segunda-feira, maio 07, 2012

Peniche do Antigamente, por Francisco de Jesus Salvador (enquadramento)

Neste post, publicado no já longíquo dezembro de 2010, dei conta de um filme de Peniche antigo, da autoria de Francisco de Jesus Salvador, que há muito perseguia.
Nos suscitados contributos anexos ao post, Francisco Manuel Salvador, filho do autor, partilhou esclarecimentos e curiosidades por detrás daquele importante documento histórico.  
Num desses contributos arrisquei-me a sugerir: "...uma boa prenda para Peniche, seria a colocação no YouTube da versão integral deste filme." A resposta foi imediata, tendo sido facultada cópia do acervo, sem restrições para o usufruto penicheiro.
Do atraso que entretanto mediou (motivado por questões técnicas relacionadas com o tamanho e formatos do registo original) sou, por isso, o único responsável!
Passemos então à remissão, com a publicação no YouTube e, em simultâneo, em posts neste blogue, duma compilação onde se selecionaram as imagens mais relevantes para Peniche, em termos históricos, sociais e etnográficos.
Por imperativo do YouTube, essa versão foi dividida em 18 partes, tentando-se que cada uma delas reporte a um acontecimento histórico específico.
Desfrutem, brevemente, num monitor próximo de si...