terça-feira, dezembro 21, 2010

Antigos de Peniche (XIII)

Há muito que procurava este filme que sabia existir.
Encontrei-o ontem, no blogue Peniche Memórias, musicado e desnecessariamente acrescentado.
É seguramente uma das formas mais intensas de sentir a "gente da minha terra"!


(com audio!)

7 contributos:

At 21/12/10 10:41, Blogger Manuel Leonardo disse...

Obrigado
Memoria Portuguesa
Obrigado
Amigos de Peniche
Obrigado JP
O radar esta sempre a trabalhar !!

Foi uma bonita prenda de Natal

Apesar de o comentario comecar truncado pois a entao Vila era a Povoa de Varzim e a estatua e o
Cego do Maio
Figura mistica da Povoa do Varzim a qual tive a honra de inaugurar acompanhado com o Antonio da Leliana que nao me recordo agora o seu apelido com as nossas respectivas Mulheres representando nos os Pescadores de Peniche e as nossas Mulheres representando as Mulheres de Peniche , graca a amabilidade do sempre Fiel e Glorioso Comandante Silvano Ribeiro, entao
Comandante da Capitania do Porto de Pesca de Peniche
Uma Festa Linda que sempre recordamos com prazer e emocao . Mais uma Vez o nosso muito Obrigado
Santo e Feliz Natal Para todos e o mais possivel Prospero Ano Novo para todos principalmente os que mais precisarem ,de todos da Familia Penicheira de Vancouver.
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
fielamigodepeniche.blogspot.com

 
At 22/12/10 09:38, Anonymous Anónimo disse...

Bom dia

É de facto um documento histórico muito interessante e que me enche de orgulho porque filmado pelo meu Pai. No entanto, importa emendar o comentário anterior uma vez que a festa que se vê nas primeiras imagens é de um bailarico efectuado à guisa de pré-inauguração da praça do mercado de fruta e peixe. Quanto às restantes imagens fazem parte de um trabalho muito maior que o meu Pai realizou ao longo de dez anos filmando a evolução da faina da pesca e, sobretudo, do assoreamento progressivo do então chamado portinho do meio, hoje doca que é alvo de obras por parte do Município. O filme assim obtido foi posteriormente montado e tem a duração aproximada de 12 minutos e relata visualmente os trabalhos de calafetagem, pintura das embarcações, bota-abaixo e descarga de peixe. Existe cópia desse filme em DVD, sendo que o original foi oferecido pelos herdeiros à Cinemateca Nacional. O Museu de Peniche tem uma cópia. O excerto agora apresentado foi utilizado por mim em acções de campanha aquando das eleições autárquicas de 2005.
Um abraço e votos de Santo Natal e Feliz Ano Novo.
Francisco Manuel Salvador

 
At 22/12/10 09:58, Anonymous Anónimo disse...

Continuação ...

Já agora, algumas curiosidades reveladas no filme:
Bailarico animado pelo grupo «Os Lusíadas» composto pelos José Carriço, Francisco Malheiros, Norberto Mota, Delmiro Silva, Mariano Vicente e José Madeira Campos, utilizando instrumentos da então já extinta Filarmónica Penichense.
Entre os presentes reconheço, entre outros, o sr. Proença (da Farmácia) o João Conceição Bello (Pai do Prof. Nuno).
Cenas de pesca: ao minuto 1.32 do filme está registado um acidente (felizmente sem consequências graves) pois um pescador cai da lancha que tentava entrar no mar e a embarcação passa-lhe por cima. Registo impressionante e que revela bem os perigos e dificuldades sentidas pelos pescadores na sua faina diária.
Mais uma vez, um Abraço Amigo.
Francisco Salvador

 
At 22/12/10 10:50, Blogger jp disse...

Bom dia e muito obrigado pelos esclarecimentos.
Quanto mais esgaravato nas memórias penicheiras, mais me convenço da existência dum importante e interessante património documental que carecia de ser mais acarinhado, preservado e difundido sem o que, a essência do penicheirismo que por aqui tento defender, corre o risco de se diluir, inexoravelmente.
Arrisco-me a sugerir que uma boa prenda de natal para Peniche, seria a colocação no YouTube da tal versão integral deste filme.
Boas Festas e Bom 2011

 
At 22/12/10 12:06, Anonymous pb disse...

Assino por baixo do JP.
De ser fascinante essa versão integral!
Abraços natalícios.

 
At 24/12/10 00:26, Blogger Manuel Leonardo disse...

Peco lhe desculpa Sr. Francisco Manuel Salvador mas o Sr. nao tem que emendar nada agora _ poderia se quizesse emendar num caso que corrompe ha mais de 23 anos as muralhas da nossa Cidade _ o que eu comentei foi um excerto de um comentario que vinha inserido no mesmo pacote de video com o trabalho que o meu Dignissimo Amigo Francisco de Jesus Salvador deixou para a posteridade e que tinha como titulo , Peniche antigamente e que foi na epoca uma propaganda do Estado Novo e editada pelo proprio Governo. Para os mais desprecavidos informo que de facto esse bonito comentario foi apresentado no inicio com as imagens da Vila da Povoa de Varzim e a estatua do Cego do Maio que como eu frizei , fui um dos pescadores de Peniche convidado conjuntamente com o meu camarada Antonio da Lileana e nossas respectivas Mulheres a estarmos presentes nessa tao bonita cerimonia .
Ainda mais acrescento que as imagens descritas como de Peniche sao as imagens respectivas da Atouguia da Baleia , coisas que sucediam a muita boa gente ,eu tambem tenho alguns filmes de 7 mm filmados por mim e sei muito bem como se podia truncar cenas que nao ficavam na sequencia certa .
Muito trabalho e pouco saber meu nao podiam ficarem melhor .
Com e natural eu nao podia de deixar de confirmar que nada que eu disse estava errado.
Festas Felizes
Manuel Joaquim Leonardo

 
At 28/12/10 19:28, Blogger Rui Granada disse...

Filme apenas visível no local onde foi alojado.
http://www.youtube.com/watch?v=73kcfbBqyUA
Rui Granada

 

Enviar um comentário

<< Home