sexta-feira, setembro 28, 2012

Regrando...

Foi comunicado aos organismos responsáveis pela elaboração do futuro Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Alcobaça-Mafra a necessidade daquele documento integrar regras que impeçam a sobrelotação das praias resultante da proliferação de escolas de aprendizagem de surf.
A ser acatada esta solicitação, feita pelo presidente da Associação de Escolas e Surf Camps de Peniche, calculo que alguns empresários ligados à modalidade terão de refrear o negócio.

quinta-feira, setembro 27, 2012

Alegação de Saúde

Esta notícia deixou-me convicto que, numa cidade da orla marítima como Peniche, o nosso coração funcionará tanto melhor quanto mais uso conseguirmos dar ao nosso pepino.

Para lembrar...

A visita guiada pela costa norte da Península de Peniche é a iniciativa que destaco de entre o programa de atividades das Jornadas do Património que a Autarquia promove para os próximos dias 28, 29 e 30 de setembro, sob o tema "O futuro da memória".. O passeio (que só peca por não ser Passeio Pedestre de marcação perene) terá lugar no dia 29, sábado, pelas 9h30, com início (e visita) no Farol do Cabo Carvoeiro e incluirá uma palestra introdutória com interpretação do património natural e cultural. 
Um boa forma de começar o fim-de-semana.

quarta-feira, setembro 26, 2012

Propaganda

Foi, sem surpresa, uma noite animada a passada no CIAB (Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia), na passada sexta-feira, a propósito da exibição do documentário "Mother Vine - A Mátria do Vinho".
A cruzada do Professor Virgílio Loureiro na defesa da diversidade do peculiar património vito-vinícola nacional contra as globalizantes e uniformizadoras diretrizes europeias, facilmente cativa todo o nosso apoio.
Encontra-se muita da essência portuguesa naqueles produtores que, contra tudo e contra todos, lá vão persistindo em técnicas ancestrais, de fraco rendimento, mas pujantes duma tradição e cultura enraizada nas terras, nas famílias, nas gentes e costumes locais.
As provas subsequentes deixaram-nos rendidos à força dos argumentos.
E tudo isso envolto na boa disposição que só a temática do vinho sabe emprestar.
Beber vinho (genuíno português) até que poderá dar de sorrir a 10 milhões de portugueses.

terça-feira, setembro 25, 2012

Más artes

Esta ausência de mais de uma semana no blogue deve-se também a uma profunda deceção.
Participei na manifestação de 15 de setembro, em Peniche. Algo ingenuamente, concluo-o agora. Julguei-me a lutar contra este conluio que há longos anos se instalou em Portugal e que, na maior promiscuidade, lá vai montando negócios desastrosos para o Estado, na conivência de impunes governantes, para enriquecimento de ambos, e com a fatura a ser invariavelmente apresentada à maioria dos portugueses. Esta situação, algo permitida pela passividade portuguesa perante a “espertalhice” de alguns dos nossos políticos, gerou um endividamento externo que compromete o nome de Portugal e com o qual não podemos falhar. Este condenável comportamento foi (e é) transversal a várias forças políticas e não se compadece de mais umas trocas de cadeiras. Há que assumir com todos os sacrifícios as nossas dívidas externas, mas denunciar todos os obscuros negócios (PPP e quejandos) e os seus promotores que estão na base desta periclitante situação. Denunciá-los, julgá-los, condená-los, linchá-los na praça pública e partir para uma era de outra responsabilidade política e cívica, renovada de todas as ligações inquinadas entre políticos e capital. Foi por isso que saí à rua no dia 15 de setembro. Não acredito que alguma das forças políticas atuais tenha capacidade para inverter esta situação. Julgava-me a lutar contra isso. Mas não! Logo a oposição pegou num milhão de descontentes e usou-a em proveito próximo, para se aproximar mais do poder. Estão em causa os excessivos (mas intocáveis) 230 lugares do parlamento, outros mais ainda no governo e aparelho de estado, com todas as regalias e benesses, a que se juntam as ligações diretas e indiretas e os corredores franqueados a muitos conselhos de administração das principais empresas portuguesas, perfazendo uma vida financeiramente tranquila, com futuro regalado.
Tenham vergonha!!!

segunda-feira, setembro 17, 2012

Brindo, desde já, à iniciativa!

domingo, setembro 16, 2012

Agitação e Relaxe


sexta-feira, setembro 14, 2012

Este fim-de-semana, troika de vida!
















ver mais: para sábado e domingo

Cruéis como punhais?

Na primeira leitura dos comentários do post precedente, cataloguei-os como mais umas alfinetadas que, a reboque de alguns posts, por aqui se desferem contra um ou outro quadrante político, como é apanágio dum blogue que se quer independente.
Mas em tempo de contenção e poupança, parece-me que os ditos serão melhor aproveitados e reciclados enquanto reflexão sobre o formato de atuação dos autarcas na procura da concretização das aspirações locais.
Deverão lutar na praça pública, frontalmente, com base em argumentos claros, diretos, que têm por demais válidos no contexto nacional ou, por outro lado, será preferível a via de obscuras assembleias e recatados bastidores, nos limites da legalidade, onde se cozinham e influenciam decisões de supremacia local, com total desrespeito pelo concertado interesse do país?
Estará a maior eficácia da segunda via (veja-se Madeira, Oeiras, Gondomar, Felgueiras e muitos outros), na origem dum desorientado e financeiramente desastroso crescimento do país, no seu todo, nas últimas décadas? Ou será ponto assente que a procura do bem-estar local de votantes munícipes não se compadece de um distante e famigerado interesse nacional?
Assim, enquanto nos preocupamos com punhaladas, não se sentem tanto os alfinetes!
Jacques-Louis David, A morte de Marat

quinta-feira, setembro 13, 2012

Os Amigos de Alcobaça

Foi ontem publicada a Portaria nº276/2012 que cria o Centro Hospitalar do Oeste por fusão do Centro Hospitalar de Torres Vedras e do Centro Hospitalar do Oeste Norte. O novo organismo terá sede nas Caldas da Rainha e agregará as unidades hospitalares de Torres Vedras, Caldas da Rainha, Peniche e Alcobaça.
Quanto ao Hospital de Alcobaça, o tal que acolheu o equipamento do bloco cirúrgico do Hospital de Peniche em prol da reorganização assistencial que permitia o imediato desenvolvimento de mecanismos de complementaridade assistencial entre as unidades oestinas, esse terá passagem fugaz nesta estrutura, tendo já confirmada a sua transição para o Centro Hospitalar de Leiria-Pombal.
Esta sensação que uns municípios fazem o que querem, enquanto outros são delapidados, não se coaduna com os argumentos de eficiência regional que nos impingem....
Incisivamente deprimente!

quarta-feira, setembro 12, 2012

Gosto!

O Verão Quente de 2012

Joan Miró - Summer

terça-feira, setembro 11, 2012

Res non verba

segunda-feira, setembro 10, 2012

Eles ainda saltam!

Foi com este comentário, de algum desafio e picardia, que a jovem equipa feminina que nos defrontou num dos primeiros jogos do Convívio de Jogadores de sempre do Basquetebol do Stella Maris (prefiro o de sempre, ao epíteto de Antigos) manifestou a sua surpresa perante a nossa enérgica equipa de super-veteranos, que lhes coube defrontar. E o que julgavam ser provocação foi, para muitos de nós, encarado como um rasgado elogio. Muitos outros saltos houve na fantástica e bem organizada 1ª edição desta iniciativa que a Secção de Basquetebol do Clube Stella Maris de Peniche tão bem soube concretizar, e que já tem continuidade marcada para 7 de setembro de 2013.
De todos esses saltos, muitos foram em bolas ao ar, em ressaltos, em passes e assistências, mas aqui e ali, houve um ou outro que eram mesmo só de contentamento....
Foto (que julgo ser) de Marina Folhas

sexta-feira, setembro 07, 2012

(A cívica e voluntária) Limpeza das Praias

Para além de algumas (poucas) empresas onde a preocupação com a sustentabilidade ambiental já produz ações no terreno, é na comunidade surfista que este tipo de atividades está mais enraizada com uma tradição de manifesta preocupação para com a limpeza do litoral envolvente.
Serão estes atores de hoje, mentores de novas mentalidades, que figurarão na ala dos pioneiros quando a sociedade cívica finalmente alcançar um patamar mais evoluído.
(Mais info e inscrições: aqui)

quinta-feira, setembro 06, 2012

O Basquetebol do Stella Maris

Foi no fim dos anos 70 (do século passado!!!) que pratiquei basquetebol no Clube Stella Maris de Peniche, no tempo em que não existiam cestos de 3 pontos, e em que o longo reinado dos ténis Sanjo começava a dar lugar aos primeiros All-Star. O velhinho pavilhão da rua Luís de Ataíde enchia-nos as medidas e, nos invernos mais húmidos, rivalizámos com o hóquei nos deslizes pelos encharcados mosaicos do pavimento. Nas deslocações como equipa visitante, lá nos arrastávamos penosamente, em periclitante Ford Transit, por sinuosas estradas e a lugares que, pela duração do trajeto, nos pareciam o fim do mundo. Mas mais do que as peripécias, o que mais guardo dessa época foi um particular espírito de amizade e companheirismo que perdurou.
Muito mais tarde, e em dois momentos diferentes, voltei a treinar com o Basket do Stella Maris, por entre grupos de motivados e, para mim, na maioria desconhecidos jovens. Muito mudou. Nas regras, nos equipamentos, nas condições, na competitividade....Mas voltei a encontrar intacto o mesmo espírito e a mesma genuína camaradagem de sempre.
Mais do que uma vitrine cheia de troféus, este é o grande legado do basquetebol do Stella Maris de Peniche.
(a propósito do encontro dos basquetebolistas de sempre do Stella Maris, a ter lugar domingo, dia 8 de setembro, pelas 9h30, no Pavilhão Polivalente. Inscrições e Contactos: 917036397 Carlos Policarpo)

quarta-feira, setembro 05, 2012

7 point

Depois de constatar o tanto que, por aqui e por acolá, a praia dos Supertubos está a fazer por nós, sou levado a abrir uma exceção, sugerindo o que nós podemos fazer pela Praia dos Supertubos...

Planos para Domingo, 16 de Setembro?

Partindo das termas do Vimeiro, o 26º Passeio Pedestre da Armeria - Movimento Ambientalista de Peniche desafia-nos a seguir o curso do Alcabrichel que, por entre pronunciadas escarpas, num curto mas sinuoso percurso, nos conduz à sua foz, junto à Praia de Santa Rita. O retorno deste percurso circular faz-se por caminhos do topo da escarpa, de onde se avista todo o oeste, desde as Berlengas a Montejunto e à serra de Sintra.
Com zonas de grande e variada beleza paisagística, uma ou outra passagem mais exigente, e uma promissora visita final guiada ao Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro, este passeio da Armeria reúne, como sempre, todos os ingredientes para um ativo, formativo e bem passado domingo.
Inscrições gratuitas (mas obrigatórias) para associacaoarmeria@gmail.com
(clique no cartaz para ler toda a informação)

terça-feira, setembro 04, 2012

Preto e branco no turismo

Deveras interessante esta dissertação de Mestrado sobre as potencialidades do turismo militar no Concelho de Peniche.
Sem grandes megalomanias, faz uso do vasto e importante património histórico-militar do nosso município, parte do qual já só existe em memória documental, e dá-lhe um enquadramento global, que se traduz num cativante roteiro turístico, repleto de pontos de interesse.
Tal como as praias, as falésias e as ondas, também as fortificações militares há muito que estão por aqui à espera que o seu potencial turístico seja finalmente revelado.
Foto de Rodrigo Paulino Lopes, retirada daqui

segunda-feira, setembro 03, 2012

Escarpas do Alcabrichel

(...a visitar no 26º passeio pedestre da Armeria, já no próximo dia 16 de setembro)