terça-feira, julho 31, 2012

Peniche nas Olimpíadas 2012 (atualização)

Depois da vitória de ontem, Telma Santos defronta hoje aquela que é a tida como a adversária mais forte do grupo num jogo decisivo para a passagem à fase seguinte. Às 13h42!

16ª Feira do Livro de Peniche

Em iniciativa integrada na Feira do Livro, terá lugar hoje, terça 31, pelas 21h45, no Auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche, a projeção do filme "O Escritor Fantasma", realizado por Roman Polanski e baseado no livro de Robert Harris.
Entretanto a feira permanece aberta, todos os dias, das 15h00 às 23h30, nas instalações do Clube Recreativo Penichense.

segunda-feira, julho 30, 2012

Peniche nas Olimpíadas 2012 (atualização)

De uma forma (que até pareceu) fácil, com um jogo concentrado, colocado e convincente, a atleta penicheira Telma Santos tornou-se o primeiro atleta português a vencer, alguma vez, uma partida de Badminton em Jogos Olímpicos.
A Telma (e o não menos merecedor treinador Luís Carvalho) têm sobejas razões para festejar!

Peniche nas Olimpíadas 2012

Força Telma!

sexta-feira, julho 27, 2012

Às ondas que nos assolam...

Numa parceria com a conceituada Quinta do Monte d'Oiro, berço de alguns grandes néctares portugueses, a Tasca do Joel acaba de lançar um vinho que homenageia o surf e os sufistas que acorrem às virtuosas ondas penicheiras.
Nas versões branco ou tinto, com variantes de rotulagem em português e inglês, e com um adequado design, esta nova criação do empreeendedorismo da "Tasca" promete proporcionar a toda a comunidade surfista um maior desfrute de todas as ondas.
Mas mais do que isso, este vinho é um convite a que todos retribuamos as magníficas ondas com que, há muito, a natureza nos brindou em Peniche.

quinta-feira, julho 26, 2012

Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche

Decorre entre 26 e 29 de julho mais uma edição da Mostra Internacional de Rendas de Bilros de Peniche.
O certame inicia-se hoje, e da melhor forma, com a apresentação da publicação "Saberes e Sabores da Terra e do Mar", de Ida Guilherme, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da CMP.
Outras interessantes iniciativas englobadas neste certame podem ser consultadas aqui.
A mostra propriamente dito terá lugar no fim-de-semana, no Jardim Público, com a presença de representações de um número crescente de países, dando seguimento a um crescimento sustentável desta iniciativa que assim vai consolidando esta superior forma do artesanato local.
Devemos todos passar por lá. É a nossa tradição!

Ainda a 16ª Feira do Livro de Peniche

Em acréscimo à programação inicial, a Feira do Livro de Peniche contará no próximo sábado, dia 28, pelas 21h00, no Clube Recreativo Penichense, com a apresentação do livro "Os Anjos não têm Asas", na presença do seu autor, Ruy de Carvalho.
Em simultâneo continua a ter lugar a venda de livros a preços reduzidos, todos os dias, das 15h00 às 23h30, no mesmo local.

quarta-feira, julho 25, 2012

16ª Feira do Livro de Peniche

Hoje, quarta 25, pelas 21h30, no Clube Recreativo Penichense, será a vez da apresentação do livro "A mulher-casa", pela autora Tânia Ganho, em mais uma iniciativa integrada na Feira do Livro a decorrer, todos os dias, das 15h00 às 23h30, no mesmo local.

terça-feira, julho 24, 2012

16ª Feira do Livro de Peniche

Em iniciativa integrada na Feira do Livro, terá lugar hoje, terça 24, pelas 21h45, no Auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche, a projeção do filme "A Toupeira", realizado por Tomas Alfredson e baseado no livro de John le Carré.
Entretanto a feira permanece aberta, todos os dias, das 15h00 às 23h30, nas instalações do Clube Recreativo Penichense.

segunda-feira, julho 23, 2012

Berlenga. O melhor das nossas costas!

Uma significativa parte da beleza da Berlenga impõe-se logo à primeira observação do visitante. Conjugada com o enquadramento selvagem da ilha, feito de imagens, sons e cheiros, é muitas vezes quanto baste para que se ouçam tecer maravilhas deste arquipélago a escassas milhas da costa.
Mas pode não ficar por aí o assombro. Quem procurar melhor neste deslumbrante destino, constatará outras não menos belas camadas onde a natureza roça a perfeição.
Foi o que fez o João Pedro Silva, neste fascinante painel fotográfico (de onde espero me seja inocentado o recorte que surripiei para ilustração).

sexta-feira, julho 20, 2012

A poesia anda por aí...

Hoje, pelas 21h30, no Clube Recreativo Penichense, terá lugar mais uma sessão d'«A Poesia anda por aí...», inciativa que tanto tem divulgado os autores de língua portuguesa junto dos mais e menos novos do nosso Concelho.
O evento, dinamizada pelo Município, será desta feita integrado e enquadrado na Feira do Livro de Peniche, que lhe servirá de adequado cenário.
Decerto um bom aperitivo para um fim-de-semana de praia onde, com alguma perspicácia, até poderemos concluir que "a poesia também nada por aí...".

16ª Feira do Livro de Peniche

Amanhã, sábado 21, pelas 18h30, no Clube Recreativo Penichense, terá lugar mais uma apresentação de uma obra literária, desta feita o livro «ABC da Música» de Mafalda Casmarrinha, Mariana Menezes e Inês Figueiredo, que será apresentado pelos Classic Art Piano Academy.

A rota, com satisfação!

Pelo quarto ano consecutivo a Autarquia irá dinamizar a Rota das Igrejas do Concelho de Peniche. Este é um projeto de divulgação do património histórico-religioso através da criação de um itinerário de visitação e interpretação orientada dos diversos templos que integram a rota e que, habitualmente, estão fechados ao público ou só abertos no âmbito de cerimónias religiosas.
Trata-se duma excelente forma de mostrar o considerável património que nos rodeia, quer para quem nos visita, quer mesmo para um percurso mais atento e aprofundado dos autóctones.
Com perto de 150000 visitas já contabilizadas nos seus 3 anos de vigência, esta é uma inciativa de sucesso que deve e que faz perdurar.
Mais info: aqui

quinta-feira, julho 19, 2012

Ainda para hoje, 19 de julho.

Pelas 19h30, no Pavilhão Polivalente, podemos e devemos todos assistir ao último treino da Telma Santos, antes da sua partida para Londres onde representará Portugal nos Jogos Olímpicos, na modalidade de Badminton. Não se esperam as multidões que cercam Óbidos com a seleção de futebol, não obstante, neste caso, o esforço e a dedicação serem porventura superiores.
Mais tarde, em iniciativa integrada na Feira do Livro, terá lugar pelas 21h30, no espaço da Feira do Livro no Clube Recreativo Penichense, a apresentação do livro "Tanto Mar" de Pedro Adão e Silva & João Catarino.
Entretanto a feira permanece aberta, todos os dias, das 15h00 às 23h30.

quarta-feira, julho 18, 2012

Porque o Hospital faz-nos bem à Saúde!

Quando tentamos perceber melhor os argumentos que superintendem a proposta de encerramento da Urgência do Hospital de Peniche, assaltam-nos dúvidas sobre a robustez do processo.
Será fruto duma cega e insensível razia financeira? Ou, por outro lado, assenta na análise dos peritos da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência, depois de avaliadas todas as alternativas, implicações e consequências destes encerramentos, com base num efetivo e sólido conhecimento no terreno das atuais condições vigentes?
A proposta para o encerramento da urgência básica do Hospital de Serpa dá-nos a resposta.
Trata-se dum serviço que nunca chegou a ser criado...

Eclusa inclusa quase conclusa

(depois faltará a água lusa...)

terça-feira, julho 17, 2012

As sapateiras cozem-se vivas!

Já falta pouco para uma das maiores, senão a maior festividade concelhia.
Falo, claro está, da festa de Ferrel que, ano após ano, vai conquistando maior impacto, público e pujança, ganhando terreno face ao hesitante e volúvel figurino do evento similar na sede do concelho, desbaratado que foi entre requalificações urbanísticas do largo e concomitantes adaptações do certame.
Este ano Ferrel vai mais longe, presenteando-nos com a inovação duma grandiosa Corrida de Toiros, suportada por consagrado cartaz.
Podería também ir mais longe na divulgação desta enraizada tradição nacional, não fosse o risco de me tornar um tauromafioso sujeito a que me espetem meia dúzia de bandarilhas eletrónicas.

segunda-feira, julho 16, 2012

16ª Feira do Livro de Peniche

Em iniciativa integrada na Feira do Livro, terá lugar amanhã, terça, dia 17, pelas 21h45, no Auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche, a projeção do filme "A Rainha do Palácio das Correntes de Ar", realizado por Daniel Alfredson e baseado no livro de Stieg Larsson.
Entretanto a feira permanece aberta, todos os dias, das 15h00 às 23h30, nas instalações do Clube Recreativo Penichense.

sexta-feira, julho 13, 2012

Desta não me Livro!

Começa hoje, dia 13, a 16ª edição da já consagrada Feira do Livro de Peniche, na habitual e dinâmica organização da Associação Juvenil de Peniche.
Durante quase um mês, até 7 de Agosto, poderemos ter acesso a milhares de livros, de 36 editoras, com descontos que podem ir até aos 50%. A feira decorrerá nas instalações do Clube Recreativo Penichense, diariamente, entre as 15h e as 23h30. Como habitualmente, a iniciativa contará com um programa paralelo onde se incluem a apresentação de várias obras literárias, um interessante ciclo de cinema de filmes baseados em obras literárias (no Auditório do Edifício Cultural da CMP) e, este ano, uma especial atenção para com as comemorações dos 50 anos de publicação da obra "Peniche na História e na Lenda" de Mariano Calado, com uma exposição alusiva.
Tudo boas propostas num não menos convidativo Cartaz.

Não faltarei!

quinta-feira, julho 12, 2012

Acordar Abrupto...

...em que teimarei que o serviço de urgência hospitalar em Peniche não poderá ter existência efémera.

quarta-feira, julho 11, 2012

Olhó peixinho fresco!

Parece que até ao final do corrente ano toda a nossa frota de pesca estará equipada com o AIS (Automatic Identification System) que nos permitirá seguir as suas rotas em tempo real.
Entretanto, no Portal Marine Traffic, já nos podemos ir habituando a seguir a faina de algumas traineiras locais (ver imagem).
Para os menos jovens, isto deixa-nos a matutar na diferença para com aqueles distorcidos roncos, com que dificilmente, e por entre rajadas de estática, lá íamos ouvindo as atribuladas comunicações radiofónicas rececionadas através do Peniche Pesca: Escuto!?...
Pois agora poderemos também dizer: Vejo!!...

terça-feira, julho 10, 2012

Continente Berlenga


(mais info: aqui)

segunda-feira, julho 09, 2012

Mar de GENTE

Estimou-se em cerca de 3000 o número de participantes que, em Peniche, marcaram presença na marcha em defesa do Hospital, à semelhança de igual e simultâneo protesto nas cidades vizinhas de Caldas da Rainha e Torres Vedras.
O protesto juntou as várias forças políticas, mas foi a força da população anónima que lhe deu intensidade, numa marcha cívica, ordeira e sentida.
Grande demonstração de cidadania, mostrando que mesmo contra ventos adversos, é possível singrar.
Neste rumo eu acredito!

sexta-feira, julho 06, 2012

Amanhã não podemos faltar!

Cada vez mais a força das cidades mede-se pela capacidade de intervenção cívica dos seus habitantes e de se afirmarem como um todo, unido, na defesa dos seus interesses.
Para Peniche, na atualidade, não vejo situação onde isso seja mais premente que na defesa da manutenção do nosso Hospital.
Não bastarão os múltiplos esforços da Autarquia enquanto defensora dos interesses do município. Há décadas de outros diligências, de nossos conterrâneos, que lutaram para que Peniche, merecidamente, dispusesse destes serviços.
Agora cabe-nos a nós, anónimos munícipes, honrar todo este passado e clamar à região e ao País que, pelas múltiplas razões que se conhecem, Peniche quer, deve e merece manter o seu Hospital com uma gama digna de serviços.
Por tudo isto, estar presente na MARCHA de amanhã, é obrigatório para os (genuínos) Amigos de Peniche.

Proposta de Revisão Constitucional

Princípios fundamentais
Artigo 1.º República Portuguesa
Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, exceto nos anos em que a conjuntura económica o impeça.

Artigo 2.ºEstado de direito democrático
A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa, e desde que salvaguardados todos os compromissos assumidos com comissões internacionais de avaliação do desempenho económico.

Artigo 3.ºSoberania e legalidade
1. A soberania, una e indivisível, reside no povo, que a exerce segundo as formas previstas na Constituição.
2. O Estado subordina-se à Constituição e funda-se na legalidade democrática.
3. A validade das leis e dos demais actos do Estado, das regiões autónomas, do poder local e de quaisquer outras entidades públicas depende da sua conformidade com a Constituição.
4. Em anos de especial dificuldade financeira, os pontos 1, 2 e 3 deste artigo poderão não ser aplicados.

quinta-feira, julho 05, 2012

O quantum da amizade

Enquanto no Brasil e em alguns dos mais conservadores estados norte-americanos ainda se tenta, pelas mais rebuscadas vias, manter vigente a teoria criacionista nos currículos educativos, segundo o qual Deus criou o homem, e já os cientistas do CERN estreitam, e praticamente anulam, a margem deixada à criação divina no que a toda a matéria respeita.
O bosão de Higgs arrisca-se a explicar a aparecimento primordial de toda a matéria, remetendo todos os deuses de todas as congregações para que se circunscrevam aos intangíveis temas do universo, abandonando quaisquer créditos por materiais criações. A partícula de Deus é, por isso mesmo, uma designação infeliz. Trata-se, isso sim, de mais uma das pequenas peças com que a rigorosa Ciência e os palpáveis cientistas vão construindo as explicações para o nosso mundo, montando e somando pequenos quantuns de forças que nos aglomeram neste Universo, diferenciando-nos do vazio.
Mais do que idílicos jardins, de tentadora fruta, desnudos habitantes e “efeminantes” costeletas, será na procura dum quantum da amizade que qualquer Igreja deveria recentrar os seus esforços e assentar as peças fundamentais para também construir uma sólida teoria ou, se preferirem, uma sustentada fé.

terça-feira, julho 03, 2012

A terra que o mar abraça...

Fiquem desde já de vigília...

No próximo dia 5 de Julho, pelas 18h30, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, terá lugar a apresentação do livro publicado pela Editora Âncora "O Quarto da Alva", da autoria do nosso conterrâneo Comandante Raúl Patrício Leitão.
A apresentação estará a cargo do Contra-Almirante José Luis Gonçalves Cardoso.
"...A sua experiência em África, no mato e no combate e na hidrografia, e depois, já no Continente Português, em diversas situações concernentes aos Portos e à navegação e ao mar, ligado à forma tão agradável como escreve, à sua perspicácia e esperteza e invejada memória, fazem deste livro algo de muito desejado, sobretudo para quem, como ele, viveu a Marinha e o País..."

Porque é que na minha terra não há disto?

Aqui, com a ajuda de (todos os) Santos...

Nada como nadar desportivamente

Os nadadores do Clube Naval de Peniche/Câmara Municipal de Peniche, Tiago Oliveira, Filipa Sarreira e Margarida Neves, participaram no Torneio Distrital de Infantis em Coimbra, obtendo um primeiro lugar, dois segundos e um terceiro lugar.
A nadadora Margarida Neves ficou ainda apurada para o Campeonato Nacional de Infantis, que vai decorrer nos dias 20, 21 e 22 de julho na piscina de Rio Maior.
Excelentes prestações nesta "nossa" jovem equipa!

segunda-feira, julho 02, 2012

Classificação geral provisória

(clique na imagem)

domingo, julho 01, 2012

Corrida das Fogueiras 2012 (em 1:16:02)

Km 12 e qualquer coisa, perto do Carreiro de Joanes. A minha respiração vai controlada, enquanto as pernas ameaçam cada vez mais ceder ao esforço da prova.
Quase no fim da subida avista-se o mar, o mesmo que nos Remédios, ao km 10, já nos tinha aspergido em incitamento. Agora, é um imponente rastro prateado, difundido na sua superfície desde a Consolação, que deixa antever todo o contorno do litoral e dos “carreiros”, cintilando pequenos brilhos no apaziguado mar noturno.
Um atleta a meu lado, bem mais idoso (claro, dirão vocês!) lá vai arfando audivelmente, com total descontrolo de respiração, ameaçando colapsar.
De repente, por meio dos seus entrecortados soluços, ouço-o exclamar rendido: - “Eh pá, só por esta paisagem vale a pena vir correr a Peniche!”
Dopado de penicheiro orgulho, sinto-me disparar até à meta.
Foi assim que consegui terminar!