sexta-feira, junho 29, 2012

Mais são civismo

A Plataforma Oestina das Comissões de Utentes da Saúde vai promover marchas simultâneas contra o processo de fusão das unidades hospitalares de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche.
As manifestações estão agendadas para 7 de julho, sábado, pelas 21h30, e visam contrariar a pretensão da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), que quer um centro hospitalar único para a região Oeste.
O protesto pretende também fazer parar o contínuo esvaziamento das condições de funcionamento a que têm sido sujeitas as diferentes unidades hospitalares.
Para que a administração central nos leve em conta, é necessário que a pressão cíviva se faça ouvir juntamente com a autárquica e que todos possamos contribuir para a manutenção deste serviço.
Estarei presente! Venham daí, o nosso Hospital faz-nos bem à saúde!

quinta-feira, junho 28, 2012

Atletismo no istmo e na península de Peniche

A propósito e em linha com este número da revista Spiridon onde o Professor Moniz Pereira afirma:
"O Atletismo em Portugal é uma ilha rodeada de Futebol por todos os lados".

quarta-feira, junho 27, 2012

Este nosso agreste e peculiar tômbolo...

...tem mais um domínio em que também é único no mundo.

sexta-feira, junho 22, 2012

Meio século

Também faço 50 anos em 2012.
Logo na minha adolescência, quando ganhei suficiente independência para, como bom português, partir à descoberta do meu então pequeno mundo, deparei-me com fossos, muralhas, baluartes e fortalezas, grutas, praias e vestígios de naufrágios, ilhas, ilhéus e rochedos, fontes, ruínas e lendas. Todo um imenso património e uma deslumbrante paisagem que desde sempre me aguçaram a curiosidade e a que é impossível ficarmos alheios em Peniche.
Cansado de aventuras, recuperava fôlego folheando um livro que lá em casa havia e que contava todas as histórias por trás dos sítios que acabara de ver. Livro onde os quês e os porquês soçobravam, ficando o sonho das lendas que embalavam ao deitar.
Hoje permaneço curioso, continuando a querer saber as causas de todas as coisas, mas sem descurar que, para além de todos os rigores históricos e científicos, existe uma outra visão poética, sonhadora, que nunca deveremos menosprezar.
Foi essa a lição que retirei deste livro!

A propósito da sessão pública comemorativa dos 50 anos da obra "Peniche na História e na Lenda" que o Rotary Clube de Peniche, em parceria com a Associação Juvenil de Peniche e o Município, vão organizar no próximo dia 26 de junho, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.

Peniche do Antigamente: Conclusão.

Com o filme do post anterior dou por encerrada a divulgação dum importante e valioso património documental penicheiro, que me chegou nas condições que por aqui explanei.
Todo este acervo de 18 filmes foi em simultâneo disponibilizado no YouTube, com acesso totalmente público.
Convém não descurar o passado quando tanto se gosta por aqui de opinar no futuro....

Peniche do Antigamente - Francisco de Jesus Salvador Parte 18

Agenda em dia?

As duas primeiras propostas têm como mote o Solstício de Verão, com a Poesia a decorrer já na noite de hoje, na Biblioteca Municipal, e a caminhada a ter lugar na manhã do próximo domingo. Já a corrida das fogueiras, essa será só no sábado seguinte, mas querem melhor momento para se ensaiar o treino final dos 15 ventosos quilómetros?

quinta-feira, junho 21, 2012

Peniche do Antigamente - Francisco de Jesus Salvador Parte 17


Escassez na Brasa

Segundo a revista Visão, o recinto junto aos Bombeiros Voluntários de Peniche irá servir de cenário, no domingo, a um cordão humano em forma de peixe para protestar contra os excessos na pesca, à semelhança de igual evento em Lisboa, numa iniciativa internacional envolvendo cinco organizações portuguesas.
O evento incluirá uns assados na brasa para que a multidão de manifestantes possa mostrar vigorosamente a sua preocupação para com a escassez de peixe.
Serão Febras? Frango?? Entrecosto???
Não! Sardinhas!!?!?....

quarta-feira, junho 20, 2012

O fogo que arde e que se vê

O próximo encontro d' "A Poesia anda por aí..." está marcado para o jardim da Biblioteca Municipal de Peniche (ou para a respetiva Garagem se as condições meteorológicas assim determinarem) para a noite do próximo dia 22 de Junho (6ª feira), pelas 22h00.
Chegados ao Solstício do Verão, será noite com direito a fogueira, à volta da qual pulularão os poemas e cintilarão as canções escolhidas para animar a noite.
E diz que as brasas não se limitarão a aquecer lenha...
Que mais precisam para se convencer?

Oráculo do Farilhão

Resolver o problema da pressão humana na Biosfera Reservada da Berlenga será cada vez mais um complicado puzzle.

terça-feira, junho 19, 2012

(Por um) Aquário de Peniche

"...perspectiva da janela principal para o habitat dos recifes costeiros, uma janela de perfil curvo sobre a qual rebentarão as ondas vindas do alto mar. No recife, poderemos observar os movimentos dos peixes ao sabor das ondas..."
A gostar, indubitavelmente!

segunda-feira, junho 18, 2012

Caminhada do Solstício

Em conjugação com o Grupo P'lo Oeste, a Armeria - Movimento Ambientalista de Peniche promove mais um passeio pedestre no próximo dia 24 de junho, domingo.
A caminhada, que nos levará do Baleal aos confins do concelho, terá um percurso circular, de dificuldade reduzida, com cerca de 12 km de extensão, e decorrerá no seguinte horário:

8h15 – concentração do grupo P'lo Oeste na Expoeste nas Caldas da Rainha.
8h45 - concentração no Parque de Estacionamento do Baleal.
9h00 - início da caminhada.
14hoo - hora prevista de chegada.

Podem participar sócios e não sócios da Arméria. Inscrição gratuita pelo e-mail: associacaoarmeria@gmail.com (para gerir adesão).
Notas: Indispensável levar comida para meio da manhã e almoço, água, vestuário e calçado adequados. É aconselhável levar máquina fotográfica / binóculos. A organização não se responsabiliza por qualquer acidente que possa ocorrer.

Peniche do Antigamente - Francisco de Jesus Salvador Parte 16

quinta-feira, junho 14, 2012

Filtrando as notícias...

Depois de por aqui termos ecoado, e acolá sonhado, continuamos a dar toda a atenção que este património nos merece.

quarta-feira, junho 13, 2012

Peniche do Antigamente - Francisco de Jesus Salvador Parte 15

segunda-feira, junho 11, 2012

Eutrofização ou Eurofixação?

Foto de Carlos Alberto Tiago

Mas que Boa Onda!

O Summer Meeting é uma realização do Península de Peniche Surf Clube (PPSC) e terá lugar já no próximo dia 16 de Junho, na Praia do Baleal. Trata-se de um evento de socialização visando a divulgação e promoção do Surf Adaptado - prática de surf por pessoas portadoras de deficiência motora, visual ou cognitiva. Vários surfistas portadores de deficiência vão demonstrar a modalidade, cuja prática estará aberta, de forma gratuita, a todos os que quiserem experimentar.
O Summer Meeting incluirá ainda a Tag Team, formato de competição de equipas constituídas por 4 elementos, sendo obrigatoriamente 2 surfistas e bodyboarders, que participarão em simultâneo no apoio ao evento do Surf Adaptado.
Estas atividades têm inicio previsto para as 9H30.
E ainda o Sunset Party, fim do dia com festa na Praia do Molhe Leste, no bar Taskareia, a partir das 20H00, onde será apresentado o projeto do PPSC para 2012-2013 (porco no espeto, DJ’s, sorteio de prémios e muita animação).
Auspicioso este projeto-arranque do PPSC!
O evento é uma parceria do Península Peniche Surf Clube (PPSC), da Câmara Municipal de Peniche e da SURFaddict-Associação Portuguesa de Surf Adaptado, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Peniche, da Fenacerci, Cercipeniche, Associação das Escolas e Surf Camps de Peniche, DaNau Bar, Pizzaria Baleal, Taskareia e G3 Surfshop.

domingo, junho 10, 2012

Peniche do Antigamente - Francisco de Jesus Salvador Parte 14

quinta-feira, junho 07, 2012

Peniche a todo o gás?

Para ler aqui.
(enquanto não se avança por ali).

terça-feira, junho 05, 2012

Cisterna da Fortaleza de Peniche

Em excelente foto de Carlos Alberto Tiago
(...quer para constar aqui, quer para poder figurar em qualquer folheto turístico...)

Peniche do Antigamente - Francisco de Jesus Salvador Parte 13

segunda-feira, junho 04, 2012

Apoitamento fotográfico

Peniche, 1955, retirado daqui.

sexta-feira, junho 01, 2012

Ajuda aí a levar a bicicleta...

Há poucos dias, alguém por aqui num contributo preconizava uma via automóvel para este percurso.
Por coincidência, uns dias depois a Junta de Freguesia da Ajuda colocava este sinal no local, proibindo a passagem de motociclos.
Saudei a Junta quando da criação deste caminho pedonal entre as piscinas e a rua do Brasil, e volta a saudar a proibição de motociclos no local.
Já a interdição a bicicletas parece-me excessiva e desnecessária! Uma cidade que se assume empenhada numa rede de ciclovias para fomentar o uso da bicicleta, e que consta na vanguarda das iniciativas de cicloturismo, deveria ser mais atenciosa para com os utentes deste meio de transporte.

Peniche do Antigamente - Francisco de Jesus Salvador Parte 12