segunda-feira, abril 30, 2012

Em tempos de parcas bússolas...

Outros pontos cardeais: aqui e acolá.

Stop'(N'Register)'N'Play

Já só sobram 10 das 120 inscrições abertas para a 2ª edição da LanParty, organizada pela Associação Desportiva e Recreativa de Casal Moinho, e que terá lugar nos próximos dias 11, 12 e 13 de maio.
Hurry up!

25º Passeio Pedestre da Arméria

O 25º Passeio Pedestre da Arméria, intitulado "Boavista do Oeste", leva-nos à região da Serra do Bouro, caminhando entre a serra e o mar, com magníficas perspectivas sobre grande parte da região oestina. A iniciativa terá lugar no domingo, 13 de maio, com concentração pelas 8h45 no parque de estacionamento do Tribunal de Peniche. Deslocação com início às 9 horas, em viaturas particulares. Em alternativa, ponto de encontro no início do passeio (Miradouro da Arrinhada- Boavista - Estrada Atlântica - Serra do Bouro), pelas 10 horas. Retorno previsto em Peniche, pelas 16h30.
Notas:
1. Passeio pedestre em circuito circular, de dificuldade reduzida, com cerca de 10km de extensão.
2.Podem participar sócios e não sócios da Arméria – inscrição gratuita pelo e-mail associacaoarmeria@gmail.com para gerir adesão;
3. É indispensável levar comida para meio da manhã e almoço, água, vestuário e calçado adequados;
4. É aconselhável levar máquina fotográfica / binóculos;
5. A organização não se responsabiliza por qualquer acidente que possa ocorrer.
É deixar-se ir, naturalmente...

sexta-feira, abril 27, 2012

A nossa diáspora


Quem serão estes nossos associados...

terça-feira, abril 24, 2012

Eles retribuirão...



Uria aalge

Por aqui, os jovens reporteres do ambiente preocupam-se com o Airo e não só...

Abril livros Mil

Ainda a tempo de divulgar a iniciativa "Abril livros Mil", uma feliz realização da Associação Juvenil de Peniche (AJP), que já vai na sua quinta edição. Este ano decorrerá entre os dias 21 de Abril e 1 de Maio e terá como objetivos comemorar o Dia Mundial do Livro e possibilitar o acesso a livros com vários descontos. Durante as referidas datas, junto ao Forum da Parreirinha, haverá um espaço destinado à venda de livros com vários descontos. O espaço estará aberto das 15h às 19h30 de domingo a quinta e à sexta e sábado das 15h às 19h30 e das 21h às 22h30 (iniciativa com o apoio do Município de Peniche).

segunda-feira, abril 23, 2012

Boavista do Oeste

Brevemente, num Passeio Pedestre perto de si....

quinta-feira, abril 19, 2012

Parlatório declamante

Amanhã, sexta, dia 20 de abril, terá lugar mais uma sessão d’ “A Poesia anda por aí.”
Integrado nas comemorações do 25 de abril, o evento irá decorrer no Parlatório da Fortaleza de Peniche tendo como tema “Da cadeia do Forte de Peniche à Poesia de Abril: Patrimónios (i)materiais da Liberdade".
Para nos deixar evadir...

A Livre Teimosia Casaleira

Também a Associação Desportiva e Recreativa de Casal Moinho apresenta interessante e diversificado programa para as comemorações do 25 de abril, no habitual dinamismo que por aqui temos registado. Destaco a 2ª Caminhada Casaleira, no dia 25, com partida/concentração pelas 9h30 (inscrições: 262759153 ou 925 482 595).
Assim se prossegue a demanda da liberdade!

(clique na imagem para ampliar)

Abril mês de Liberdade

É de aproveitar antes que o feriado (e o conceito) também sejam "troikados".

terça-feira, abril 17, 2012

Ups...

segunda-feira, abril 16, 2012

Cegos pela surriada

Pintura "Mar Bravo" de Carlos Gargaté e
Crónica de João Quadros no Negócio On-Line:

"Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram que o Pingo Doce (da Jerónimo Martins) e o Modelo Continente (do grupo Sonae) estão entre os maiores importadores portugueses.
Porque é que estes dados não me causam admiração? Talvez porque, esta semana, tive a oportunidade de verificar que a zona de frescos dos supermercados parece uns jogos sem fronteiras de pescado e marisco. Uma ONU do ultra-congelado. Eu explico.
Por alto, vi: camarão do Equador, burrié da Irlanda, perca egípcia, sapateira de Madagáscar, polvo marroquino, berbigão das Fidji, abrótea do Haiti... Uma pessoa chega a sentir vergonha por haver marisco mais viajado que nós. Eu não tenho vontade de comer uma abrótea que veio do Haiti ou um berbigão que veio das exóticas Fidji. Para mim, tudo o que fica a mais de 2.000 quilómetros de casa é exótico. Eu sou curioso, tenho vontade de falar com o berbigão, tenho curiosidade de saber como é que é o país dele, se a água é quente, se tem irmãs, etc.
Vamos lá ver. Uma pessoa vai ao supermercado comprar duas cabeças de pescada, não tem de sentir que não conhece o mundo. Não é saudável ter inveja de uma gamba. Uma dona de casa vai fazer compras e fica a chorar junto do linguado de Cuba, porque se lembra que foi tão feliz na lua-de-mel em Havana e agora já nem a Badajoz vai. Não se faz. E é desagradável constatar que o tamboril (da Escócia) fez mais quilómetros para ali chegar que os que vamos fazer durante todo o ano.
Há quem acabe por levar peixe-espada do Quénia só para ter alguém interessante e viajado lá em casa. Eu vi perca egípcia em Telheiras... fica estranho. Perca egípcia soa a Hercule Poirot e Morte no Nilo. A minha mãe olha para uma perca egípcia e esquece que está num supermercado e imagina-se no Museu do Cairo e esquece-se das compras. Fica ali a sonhar, no gelo, capaz de se constipar.
Deixei para o fim o polvo marroquino. É complicado pedir polvo marroquino, assim às claras. Eu não consigo perguntar: "tem polvo marroquino?", sem olhar à volta a ver se vem lá polícia. "Queria quinhentos de polvo marroquino" - tem de ser dito em voz mais baixa e rouca. Acabei por optar por robalo de Chernobyl para o almoço. Não há nada como umas coxinhas de robalo de Chernobyl.
Eu, às vezes penso: o que não poupávamos se Portugal tivesse mar."

sexta-feira, abril 13, 2012

Galeria Peniche

Vale a pena vasculhar com atenção todo o conjunto de 10 fotos antigas de Peniche, que por aqui encontrei (clicar em "Anterior")

LetsBonus surpreende na oferta penicheira...

...com todo este enfoque no arriscado marketing olfativo!




Joaquín Sorolla, Na areia da praia de Valência.

quarta-feira, abril 11, 2012

Rápido, tomem lá atenção!

À conversa com...Dr. Nuno Lobo Antunes é uma inicitiva do projeto "És Especial", promovido pela ADEPE, em parceria com uma longa lista de instituições locais, cerci, autarquia, escolas, etc...
O evento terá lugar na próxima quinta-feira, 12 de abril, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.
O tema da conversa abordará as perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção, destinando-se a pais, familiares, professores e outros técnicos de educação.

segunda-feira, abril 09, 2012

Não seria melhor instalar semáforos também nesta zona?...

(foto de Carlos Alberto Tiago)

quinta-feira, abril 05, 2012

A prova dos 9

Em plena Páscoa o jornal Região de Leiria não quis deixar de contribuir para fomentar a paz e a harmonia no distrito. Por isso avançou com uma iniciativa que decerto irá colher o mais alargado consenso, fomentando o entendimento e a concórdia em todos os concelhos da região.
A objetividade sempre foi uma característica inerente ao tema em causa, e não tenho dúvidas que todos os votantes o farão com a mais plena isenção, apenas baseados na meticulosa análise retrospetiva da obra realizada, como é apanágio nestas matérias.
Falo deste inquérito e, sobretudo, deste bico-de-obra! (votações só a partir das 15h).
Já sabem que poderão sempre replicar por aqui comedidas declarações de voto.
Ah claro, e uma Páscoa feliz!
Cordeiro Pascal, Josefa de Óbidos, cerca de 1660-1670

"Amorti" para Londres

Ao vencer a australiana Vitoria Na, na segunda ronda do Open da Austrália em Badminton, Telma Santos deu ontem um importante passo rumo aos Jogos Olímpicos deste ano.
Com esta vitória, a atleta de Peniche arrecadou 2.720 pontos para o ranking da modalidade, tornando cada vez mais provável a sua presença em Londres.

quarta-feira, abril 04, 2012

Stop and Play.....in Casal Moinho II

Dias 11, 12 e 13 de maio, a Associação Desportiva e Recreativa de Casal Moinho irá realizar a 2ª edição da sua LanPartY, no seguimento do sucesso que ganjeou a primeira edição desta iniciativa.
Informações, regulamentos, etc...: aqui.

segunda-feira, abril 02, 2012

I'm a Fan