quinta-feira, março 29, 2012

PAC no Pódio

No triatlo longo de Vila Real de Santo António a equipa de Triatlo do PAC - Peniche Amigos Clube obteve a sua melhor classificação de sempre!
Conquistando o 2º lugar por equipas, os triatletas de Peniche mostraram que têm valor para disputar os lugares cimeiros do Campeonato Nacional. Neste momento a equipa segue em 3º lugar num campeonato onde existem 40 equipas, muitas delas com orçamentos largamente superiores ao do Peniche AC, onde todos os atletas são amadores.
Estas diferenças são superadas com um grande espírito de equipa patente no entusiasmo com que se fizeram ao pódio, na praia de Monte Gordo.
Bem merecido!

Rubro-negro mesmo para além do azul...

Não poderíamos deixar passar.

quarta-feira, março 28, 2012

conservarPORTUGAL

terça-feira, março 27, 2012

Simplex i sem qompliqasõex...

...foi pur iso qe guxtei de saburiar exte antigu textu, qe aqi dexcubri, na bibliuteca du jasintu.

segunda-feira, março 26, 2012

Caído do céu...

Volto à Terceira Dimensão para vos mostrar o Baleal, em mais algumas bem conseguidas perspetivas de Duarte Fernandes Pinto.
E se não notarem acrescida beleza nesta reportagem não será, seguramente, por falta de qualidade fotográfica, mas tão somente porque o Baleal já nos deslumbra, mesmo com os pés assentes no chão.

Por dentro do CIAB

O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia encontra-se a promover a atividade “De que é feito um museu" onde, para além da área aberta ao público, é possível conhecer o “backoffice” deste recém-inaugurado espaço museológico. Os visitantes poderão assim visitar as áreas de Reservas Técnicas, Laboratório de Conservação e Restauro e Centro de Documentação, com explicações detalhadas pelos técnicos residentes.
Esta oportunidade decorre de terça a sexta-feira, às 10 e às 15 horas, só até ao próximo dia 30 de março. Para se inscrever nas visitas guiadas, os interessados devem contactar o número 262 758 644 ou através do email ciab@cm-peniche.pt.
Excelente iniciativa, embora em pouco convidativo horário.

sexta-feira, março 23, 2012

Ainda em modo rendado...

Todos deveríamos saber que as rendas de bilros de Peniche representam um valiosíssimo património local que importa preservar.
Para tal, admito que se tenha de condescender, associando-as a materiais menos nobres....

quinta-feira, março 22, 2012

Partilhando a Onda

Pareceria natural que o crescimento do fenómeno da onda em Peniche, e sua reconhecida qualidade, contribuísse para a melhoria das condições dos praticantes locais que, há longos anos, por cá desfrutam e tentam preservar este nosso, hoje tido por valioso, património natural.
Mas não será bem assim!
Não fossem algumas vozes que por aí nos defendem e hoje, em provas que por cá se realizam, os locais seriam relegados para meros espectadores em duna distante, vendo as praias tomadas por empossados forasteiros...
Por isso entendo ser importante participarmos nas respostas à série de perguntas que o Peniche Surf News vai colocando online.
A desta semana é: "Acha que as infra-estruturas/acessos de praia sofreram melhoramentos desde a criação da marca "Peniche Capital da Onda"?
Para ir respondendo não aqui, mas acolá!

quarta-feira, março 21, 2012

Ups...

Quase no limite, mas ainda a tempo de divulgar que hoje se celebra o Dia Mundial da Poesia, e por isso mesmo o projecto "A poesia anda por aí..." estará na Escola Secundária de Peniche, pelas 21h30.
Depois, e passo a publicidade, poderá sempre recorrer aqui!

terça-feira, março 20, 2012

Peniche visto do céu

Por todos os lados que o observemos, o panorama do litoral penicheiro não deixa de nos cativar.
No blogue "A Terceira Dimensão" de Duarte Fernandes Pinto, deparamo-nos com uma perspetiva menos comum e, por isso mesmo, ainda mais interessante.
A apreciar...

segunda-feira, março 19, 2012

Peniche auscultado

Gostei de ver toda a classe política de Peniche unida a uma só voz perante a defesa das valências e urgências do Hospital local.
Valorizei o papel da oposição autárquica que, discretamente, não deixou de manifestar um forte sentido de coesão em torno deste tema.
Apreciei que a população fosse informada e mobilizada para o seu importante papel nesta tomada de posição, algo que a classe política vai percebendo ser uma força a usar cada vez mais.
Só não gostei da fraca participação, mostrando que no que toca à intervenção cívica e à cidadania ainda há um longo caminho a percorrer.
O povo esteve lá, mas a populaça, como sempre, ficou por aí dizendo mal de quem governa.

sexta-feira, março 16, 2012

Silêncio!

(clique na imagem para ampliar)

Abre amanhã o CIAB

A inauguração do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia e da remodelada Igreja de S. José, irá decorrer sábado, dia 17 de março, pelas 21h00. No âmbito deste evento, terá lugar a abertura da exposição "Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia um projeto museológico participativo".
Integrado na Rede Museológica do Concelho de Peniche, o CIAB tem como objetivo o estudo, valorização e divulgação do património histórico e cultural do concelho, proporcionando uma visão integrada da Região Histórica de Atouguia da Baleia, abarcando conhecimentos de diversas áreas científicas que vão desde a geologia e da paleontologia à arqueologia e à história.

PENICHE QUER-SE SÃO!

Amanhã, sábado 17, pelas 15h30 no Largo da Câmara Municipal, todos os penicheiros deverão marcar presença na defesa do futuro do nosso hospital. Este é o momento certo para que todos se elevem acima de diferendos políticos e se unam na defesa do direito a cuidados de saúde expeditos e adequados à realidade do nosso Concelho.
Cada vez mais a força e o futuro das populações estará dependente da sua capacidade de mobilização e união em causas comuns.
Também por isso é importante estar presente!
Mais info: aqui e acolá.

terça-feira, março 13, 2012

Dar a mão a quem perde o pé

Clique na imagem para ampliar

Economia local reforçada



Tão depressa não haverá insolvências em Peniche!

segunda-feira, março 12, 2012

Apoios de praia Peniche/Baleal

Acabo de receber, no mail do blogue, uma insurgida mensagem sobre os apoios de praia entre Peniche e Baleal.
Não sendo conhecedor desta temática, não opinarei sobre o assunto, mas abro portas a uma discussão sensata nas páginas deste blogue.
Passo a transcrever:
"Procuro saber a vossa posição sobre os apoios de praia directos ou indirectos do Baleal até Peniche:
Aprovam a Mafia existente que impede novos e mais qualificados espaços ao longo desta faixa?
Sabem o porquê que ao longo dos ultimos 20 anos somente abriram espaços muitíssimo amadores sem alguma formação profissional para os locais ?
Sabem que não existe um estabelecimento de restauração digno deste concelho de Peniche e do extenso areal para os turistas nacionais e internacionais!
Concordam ou não em novas aberturas de estabelecimentos neste areal (Baleal/Peniche) que tragam mais dinamismo, profissionalismo e enriquecimento gastronómico e de serviços?
Aguardo o vossa posição!
Leitor devidamente identificado"

Ainda que não subscreva a formato denunciador como são colocadas as questões, julgo existir aqui material para reflexão e discussão.

Ainda estou intermitente...

Li aqui que "Peniche deposita a sua confiança na Soltráfego enquanto parceiro especializado no projeto e instalação de soluções da engenharia de tráfego e mobilidade urbana."
Não gosto que falem por mim!
Os argumentos da fluidez rodoviária e da resolução dos condicionalismos de tráfego não me parecem convicentes face à pacata situação atual. Sobra a segurança dos peões. Mas esses, no futuro, terão paciência para esperar?

quinta-feira, março 08, 2012

Portugal's best kept secret

Para ler aqui.

sexta-feira, março 02, 2012

Iminente tubuladura eminente

Inédito

O Surf em Peniche vai ter um novo capítulo!
Perfeito!

Esfregando os olhos



Hoje, pela manhã, rumando ao trabalho, e dedilhando sintonia no rádio do carro, esbarrei nesta pérola em português cantado.
Parei, e por momentos deliciei-me com este ato de contemporânea rebeldia: Dinheiro Não. Beleza Pura!