quarta-feira, fevereiro 29, 2012

"Peniche e o Mar" say cheese!

A Junta de Freguesia de S. Pedro vai promover uma exposição fotográfica com o tema “PENICHE E O MAR”.
Esta exposição estará presente na Fortaleza de Peniche, no período de 29 de Junho a 15 de Julho de 2012.
Os trabalhos a apresentar deverão ser a cores, ou a preto e branco, com as dimensões mínimas A4 e as máximas 30x40, e não mais de 2 a 3 trabalhos em virtude do espaço disponível.
Os trabalhos deverão ser entregues naquela Junta até ao próximo dia 15 de Junho.

Enredando...

Pelo terceiro ano consecutivo, "As Rendas de Bilros vão à Escola" no mês de março, em todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Peniche, numa iniciativa da Câmara Municipal de Peniche.
Esta ação, que envolve cerca de 1200 alunos e dezenas de Rendilheiras a trabalhar ao vivo em todos os estabelecimentos de ensino, pretende divulgar e fomentar a arte da Renda de Bilros junto dos mais novos, promovendo a continuidade desta expressão máxima do artesanato penicheiro.
Também em articulação com os três Agrupamentos de Escolas do concelho serão dinamizadas várias atividades lúdicas, o concurso "Rendas D’Escritas" (Prosa e Poesia), entre outras iniciativas dedicadas ao público infantil.
Como sempre, de por aqui se saudar!

terça-feira, fevereiro 28, 2012

More tales from Peniche...

"...I like that Peniche is still the sort of town where people are trusted not to take what they find - a philosophy which extends to their churches, where valuable icons are sometimes left unattended...
It was nice to know that way of life still exists, somewhere."

domingo, fevereiro 26, 2012

Quanto naval...

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Vada a bus, cazzo!

O capitão do paquete Costa Concordia, Francesco Schettino, começou ontem o seu novo trabalho como motorista de autocarro.

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Carnaval...

...de Arlequim - Juan Miró

A matemática do enlevo

Porque é tempo de sedução (14 fev), porque é tempo de folguedo (21 fev) e porque é tempo...!

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Peniche marcou presença sem...

Venda de (materias já sem uso que costumamos empilhar lá na) Garagem

Interessante iniciativa da Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense, no âmbito dum renascido dinamismo na promoção de eventos que se regista e enaltece. Também gosto do cartaz! Mais info: aqui

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

O renascido Clube Naval de Peniche

Finalmente começou a ser colmatada uma das maiores lacunas locais. A da inexistência dum Clube Naval ativo, numa cidade que se posiciona na vanguarda da vocação marítima nacional.
O fomento da componente lúdica, formativa e desportiva nas atividades marítimas, sobretudo nas camadas mais jovens, é decerto um excelente caminho para criar novas gerações capazes de valorizar todas as potencialidades e belezas deste oceano que nos envolve.
Excelente notícia esta, a do arranque das obras! (que me chegou via Carlos Alberto Tiago).

Brevemente...

...(e por todo o lado) numa cidade perto de si.

Mar de conhecimentos

Duas recentes notícias reforçam o relevante papel que a ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, vem assumindo em diversos domínios do conhecimento. Quer seja no empreendorismo biotecnológico, onde os alunos de mestrado Maria de Fátima Santos, Márcia Santos e Rodolfo Delgado, com o projeto “MarAlgae”, apostam no uso dos recursos marinhos da costa portuguesa, ou na vertente social, onde a docente Inês Brasão venceu a edição de 2011 do “Prémio Maria Lamas para estudos sobre a mulher, género e igualdade”, patrocinado pelo município de Torres Novas.

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

ze vonden de drugs in zijn boot

Pequena contribuição para a justiça portuguesa.

Enrolando nos Supertubos

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Mais quinhão, menos teca

Em 2011, o porto de Peniche atingiu o maior valor dos últimos 15 anos (30,15 milhões de euros), pautando-se como o segundo maior porto nacional neste parâmetro, muito perto dos valores de Matosinhos. Já na quantidade pescada, e para além de Matosinhos, Peniche é ultrapassado pelos portos de Sesimbra e Figueira da Foz.

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Força PAC!

Nos passados dias 28 e 29 de janeiro, no Jamor, o Peniche Amigos Clube marcou presença pelo quinto ano consecutivo no arranque da temporada da Federação de Triatlo. Desta vez a equipa contou com alguns reforços que se juntaram aos “habituais” penicheiros. Estrearam-se pelas cores da península-cidade: Pedro Figueira, Alexandre Feliz, Tony Anacleto e Pedro Maurício Vieira, mas ainda serão apresentados outros elementos nas próximas provas.
O Peniche A. C. levou à prova doze elementos e obteve alguns lugares de destaque, sobretudo nos escalões de veteranos. Na Taça dos clubes saiu do estádio Nacional com um 13º lugar, tendo fechado a classificação coletiva Pedro Figueira em 79º lugar da geral.

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Hoje, às 21h30, no Auditório Municipal

(mais info)

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Palpita-me que valerá a pena!

A Biblioteca da Escola Secundária de Peniche convida-nos a visitar a exposição "Asas & Penas" dos fotógrafos penicheiros Bruno Maia e Victor Maia, patente nas suas instalações de 6 a 17 de fevereiro.