quinta-feira, setembro 06, 2012

O Basquetebol do Stella Maris

Foi no fim dos anos 70 (do século passado!!!) que pratiquei basquetebol no Clube Stella Maris de Peniche, no tempo em que não existiam cestos de 3 pontos, e em que o longo reinado dos ténis Sanjo começava a dar lugar aos primeiros All-Star. O velhinho pavilhão da rua Luís de Ataíde enchia-nos as medidas e, nos invernos mais húmidos, rivalizámos com o hóquei nos deslizes pelos encharcados mosaicos do pavimento. Nas deslocações como equipa visitante, lá nos arrastávamos penosamente, em periclitante Ford Transit, por sinuosas estradas e a lugares que, pela duração do trajeto, nos pareciam o fim do mundo. Mas mais do que as peripécias, o que mais guardo dessa época foi um particular espírito de amizade e companheirismo que perdurou.
Muito mais tarde, e em dois momentos diferentes, voltei a treinar com o Basket do Stella Maris, por entre grupos de motivados e, para mim, na maioria desconhecidos jovens. Muito mudou. Nas regras, nos equipamentos, nas condições, na competitividade....Mas voltei a encontrar intacto o mesmo espírito e a mesma genuína camaradagem de sempre.
Mais do que uma vitrine cheia de troféus, este é o grande legado do basquetebol do Stella Maris de Peniche.
(a propósito do encontro dos basquetebolistas de sempre do Stella Maris, a ter lugar domingo, dia 8 de setembro, pelas 9h30, no Pavilhão Polivalente. Inscrições e Contactos: 917036397 Carlos Policarpo)