domingo, julho 01, 2012

Corrida das Fogueiras 2012 (em 1:16:02)

Km 12 e qualquer coisa, perto do Carreiro de Joanes. A minha respiração vai controlada, enquanto as pernas ameaçam cada vez mais ceder ao esforço da prova.
Quase no fim da subida avista-se o mar, o mesmo que nos Remédios, ao km 10, já nos tinha aspergido em incitamento. Agora, é um imponente rastro prateado, difundido na sua superfície desde a Consolação, que deixa antever todo o contorno do litoral e dos “carreiros”, cintilando pequenos brilhos no apaziguado mar noturno.
Um atleta a meu lado, bem mais idoso (claro, dirão vocês!) lá vai arfando audivelmente, com total descontrolo de respiração, ameaçando colapsar.
De repente, por meio dos seus entrecortados soluços, ouço-o exclamar rendido: - “Eh pá, só por esta paisagem vale a pena vir correr a Peniche!”
Dopado de penicheiro orgulho, sinto-me disparar até à meta.
Foi assim que consegui terminar!

12 contributos:

At 2/7/12 23:15, Anonymous Anónimo disse...

No meu ponto de vista a corrida devia começar meia hora mais cedo, para que os atletas quando chegam à marginal sul, ainda verem uns minutos do pôr-do-sol e então correrem para a escuridão com a iluminação das fogueiras ao longo das marginais...
Penso que a corrida ganhava uma beleza ainda maior. Mas quem está à frente da corrida há anos, já não tem capacidade de inovar em nada, estão-se a "marimbar", faltam pequenos pormenores para a corrida melhorar-
ideias para

 
At 3/7/12 08:18, Blogger jorge saldanha disse...

Parabéns! Conseguir chegar é óptimo!

 
At 3/7/12 08:19, Blogger jorge saldanha disse...

Parabéns! Conseguir chaegar é óptimo!

 
At 3/7/12 09:22, Blogger jp disse...

Obrigado.
Quanto à sugestão do primeiro anónimo parece-me algo de válido e que, de facto, poderia ainda valorizar mais o soberbo enquadramento paisagístico que faz desta uma corrida única.
Onde não concordo é que a organização se esteja a "marimbar" para isto. Trazer 6000 atletas a Peniche, numa prova com esta complexidade, com arranque em pleno miolo urbano, e recolher críticas por demais positivas não só de atletas como da imprensa especializada, não é algo que se consiga "marimbando". Talvez mais "trabalhando"...

 
At 3/7/12 09:33, Blogger jp disse...

E já que estamos em maré de sugestões para inovar a corrida, deixo aqui a minha.
Uma dos congestionamentos da corrida, também no sentido literal, é a partição da Avenida do Mar em duas faixas para que a chegada das Fogueirinhas não impeça as Fogueiras de continuar o seu trajeto. Este divisão faz com que, no arranque, esta zona seja alvo de atropelos, congestionamentos e atrasos. Porque não terminar as fogueirinhas no cais das gaivotas/ponta da investida? Perdia-se pouco mais que 500 metros desta prova, mas a Avenida do Mar poderia ficar, desde o início, aberta na totalidade para a partida das Fogueiras, depois das Fogueirinhas, a passagem das Fogueiras aos 6 km e o fim desta prova. Tudo na largura total da Avenida, com muito mais espaço para público.
Com a eclusa pronta, os participantes das Fogueirinhas rapidamente se juntariam à zona da meta, reunindo com os amigos e colegas da outra prova e acedendo facilmente a toda a logística da zona da meta.
Esta medida parece fácil de implementar e contribuiria para facilitar toda a preparação da Avenida do Mar no dia da corrida.
Que vos parece?

 
At 3/7/12 11:18, Anonymous Anónimo disse...

Parece-me uma ideia muito válida e interessante para ser relembrada quando a eclusa estiver pronta e o cais das gaivotas livre do estaleiro, uma vez que no arranque só se consegue começar a correr sem atropelos a partir da "rotunda dos bombeiros". Depois, entre a "rotunda da santa, o ponto de retorno e novamente a mesma rotunda também existem muitos atropelos e os atletas são obrigados a correr em cima do separador da Av. Monsenhor Bastos. Penso que também deveria ser avaliada a possibilidade de a corrida ir pela estrada do Molhe Leste até atrás da baliza sul do estádio e voltar. Ou pelo menos serem as fogueirinhas a fazer esse percurso, de modo diminuir o tempo em que a cidade esté fechada ao trânsito.

 
At 3/7/12 11:54, Anonymous Anónimo disse...

Teria de haver um arranjo urbanístico na zona do cais das gaivotas.

 
At 3/7/12 14:09, Anonymous Anónimo disse...

Não gosto de ler "rotunda da santa". Rotunda de Nossa Senhora da Boa Viagem parece-me mais correcto. Em relação ao proposto parece-me aceitável dividir a corrida das fogueirinhas, seguindo esta pela estradas dos estaleiros. As fogueiras deveriam começar as 21h, também me parece bem. As restrições ao trânsito é de perder a paciência, mesmo em caso de emergência pode haver complicações.

 
At 4/7/12 09:30, Anonymous Anónimo disse...

Então troco por rotunda dos hotéis.

 
At 4/7/12 20:55, Anonymous Anónimo disse...

Algum preconceito com o nome rotunda de Nossa Senhora da Boa Viagem?? Também é daqueles que foge da terra quando há festa da própria terra?

 
At 5/7/12 15:45, Anonymous Anónimo disse...

A rotunda em causa não tem nome.
O meu preconceito é contra os fundamentalismos religiosos do género daquele que o levaram ao ato de preciosismo que foi implicar com o uso que fiz do termo "santa".
Feira, ciganada, armadores e pescadores a subsidiarem restaurantes cheios na avenida do mar que prefeem apoiar a festa de Ferrel? Tento mas nem sempre consigo. Mas há muitos crentes e devotos em Peniche que são useiros e vezeiros nesse expediente.

 
At 5/7/12 17:53, Anonymous Anónimo disse...

Fundamentalismos? Está enganado, completamente enganado. Nem foi implicação, foi uma correcção porque assim achei que o deveria fazer. Já fez algum esforço para melhorar a festa? Já participou nela e contribuiu para a melhorar? Pelo que vejo não, é mais um treinador de bancada, como muitos que existem no país que só sabem criticar mas passar para a acção...zero. Informo que a festa este ano não terá os ciganos e a feira como descreve.

 

Enviar um comentário

<< Home