terça-feira, junho 19, 2012

(Por um) Aquário de Peniche

"...perspectiva da janela principal para o habitat dos recifes costeiros, uma janela de perfil curvo sobre a qual rebentarão as ondas vindas do alto mar. No recife, poderemos observar os movimentos dos peixes ao sabor das ondas..."
A gostar, indubitavelmente!

8 contributos:

At 19/6/12 11:13, Anonymous Anónimo disse...

Boa ideia! Houve em tempos essa ideia. Mas...quem paga?

 
At 19/6/12 13:12, Blogger jp disse...

Conjunturalmente difícil, é certo.
Mas tenho em muito mais conta as ideias que surgem em vazio financeiro do que aquelas que rapidamente aparecem atrás do luzir dum financiamento fácil.

 
At 19/6/12 16:39, Anonymous Anónimo disse...

Compreendo o JP mas não me parece lógico. Então apenas as ideias no vazio financeiro é que são genuínas e boas? Parece-me uma abordagem abusiva, é a minha opinião.

 
At 20/6/12 10:04, Blogger jp disse...

Caro comentador anterior,

Estou de acordo que a generalização da minha opinião seria abusiva.
Mas mantenho que na presença de dinheiro fácil muitas vezes se avança para ideias torpes.
Veja-se o caso da duplicação de autoestradas em Portugal, que hoje as moscas tanto apreciam...
Deixe-nos sonhar, maturar e aprimorar as ideias que realmente valem a pena, ainda que não haja um cêntimo para tal...É que esse apuramento, em falência financeira, é garantidamente muito mais isento.

 
At 20/6/12 13:55, Anonymous Anónimo disse...

Também gosto de sonhar. Também estou de acordo com o aquário, tal como disse já em tempos foi pensado e havia mais capacidade financeira. Portanto, sou defensor da coerência e continuidade e não formulo as minhas ideias ao sabor do vento ou moda. Contudo fico contente com a iniciativa, concordo. Tenho pena que o concelho não seja mais produtivo na produção de ideias.

 
At 21/6/12 18:25, Anonymous Anónimo disse...

que bela ideia.
uma boa oportunidade para o participativo e activo tecido empresarial local se chegar á frente, e contribuir para a dinamização do Concelho!
(nota-se a ironia?)

Aires.

 
At 21/6/12 22:33, Blogger José Carlos Romão disse...

Gosto da ideia. Mas, tal como todas as boas ideias que surgem para Peniche, esta não pode ser implementada assim do nada. O número de visitantes não ia compensar os custos, pois atualmente, concorde-se ou não, a estratégia é ter um turismo desportivo low cost nos arredores da cidade.
Um dia que se queira valorizar a relação que a cidade tem com o mar num ponto de vista cultural então será mais que oportuno construir este aquário.

 
At 9/11/14 22:59, Anonymous Filipe Pereira disse...

Boa noite meus caros!

Descobri este blog numa pesquisa que fiz pelo Google em busca de referências acerca deste tema, visto que sou um dos co-autores do projecto que mereceu a vossa atenção e discussão. Chamo-me Filipe Pereira, sou do Montijo mas tenho muito boas amizades em Peniche, nomeadamente professores, alunos e ex-alunos da ESTM. Ao longo da minha vida, o mundo dos aquários públicos sempre me fascinou, daí ter optado, a dada altura, por fazer voluntariado no Oceanário de Lisboa, um local onde cheguei, efectivamente, a trabalhar e onde me perdi de amores por este tipo de equipamento educativo-cultural.

O projecto do Aquário de Peniche nasceu há quase uma década comigo e mais duas pessoas, Nuno Vasco Rodrigues, Mestre em Biologia Marinha formado na ESTM, e o Dr. João Correia, seu professor e meu amigo pessoal desde os tempos em que trabalhei no Oceanário, onde ele também era funcionário. Juntos temos vindo a desenvolver o projecto e a reunir vários e muitos esforços para que ele se concretize e não seja mais uma grande ideia que não chega a sair do papel.

Deixo-vos a informação que, nas últimas semanas, conseguimos finalmente encontrar investidores que, esperemos, possam permitir que o projecto arranque de vez! Estão a ser preparadas reuniões com essa finalidade, mas entretanto podemos assegurar-vos que estão já do nosso lado a autarquia, desde o primeiro momento de resto, e a ESTM, cujo apoio será importantíssimo, não só nesta fase como, principalmente, assim que as portas se abrirem, uma data que desejamos que chegue depressa!

Vão ao Facebook e procurem-nos lá, aí temos vindo a fazer actualizações permanentes, e sempre que se justifica, relativamente a este assunto...

Boa semana...
E muito obrigado pelo vosso apoio!

 

Enviar um comentário

<< Home