terça-feira, maio 22, 2012

Isto não é uma mensagem fútil!

Percorrendo os bastidores deste blogue, deparei com o número de 2129 mensagens já por aqui publicadas.
De todas essas, algumas serão decerto fúteis, outras provavelmente fortuitas, outras ainda de questionável pertinência.
Mas talvez que lá pelo meio de todo esta enredada verborreia se consiga encontrar, procurando bem, uma ou outra daquelas verdades intemporais, cravada com certeira pontaria.
Talvez sim...ou então esta será mais uma mensagem fútil.

3 contributos:

At 23/5/12 14:56, Anonymous Anónimo disse...

Caros Senhores,

Na notícia abaixo anuncia-se 1 milhão de euros (antes das inevitáveis 'derrapagens'), para "consolidar as arrinbas da Consolação, Peniche.

Nascido e criado aqui, testemunhei durante muitas décadas que a erosão era minúscula, e ainda conheci o Forte na sua traça quase primitiva.

Depois, veio a mania de que a Consolação é uma praia "milagrosa", e todos os anos são muitos os milhares de doentes "dos ossos" que aqui vêm tomar os seus banhos de sol. São modas. Até aos anos 60 os médicos recomendavam a praia da Parede (Linha do Estoril), depois foi a Consolação a cair no goto.

Até aqui tudo bem, não fora a estupidez humana e a tendência para a superstição, que começou a atribuir propriedades "milagrosas" à argila fóssil das arribas. Todos os anos são arrancadas destas arribas TONELADAS de argila. É fácil fazer as contas. Se cada banhista solar retirar 1 kg por dia, num mês de férias retirou 30 kg. Mais os 30 kg que leva para casa, para depois das férias, são 60 kg por banhista/ano. 100 banhistas são 600 kg. 1000 banhistas são 6 toneladas. Mas há mais de 1000 banhistas por ano.

Resultado: as arribas desfazem-se. E o contribuinte paga!

Para agravar:

- Ninguém faz caso algum dos sinais (recentes) que proíbem o estacionamento junto às arribas.

- É comum camionetas e particulares virem abastecer-se de rochas, para a construção e para decoração de jardins.

- A própria Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia manda deitar veneno e cortar a vegetação nativa, que, além do seu interesse cultural, paisagístico e de biodiversidade, contribuem para a infiltração da água das chuvas e para a fixação das arribas, com as suas raízes.

- Continua-se a permitir a construção nas arribas (mais milhares de toneladas a 'carregar').

- Continua-se a impermeabilizar (betonizando e alcatroando) as superfícies nas imediações das arribas, contribuíndo para que a água das chuvas corras à superfícia e arraste pedaços da terra.

No ano anterior morreu gente em S. Bernardino, devido à queda destes blocos.

A ignorância dos autarcas nestes assuntos técnicos é TOTAL. O famoso Instituto da Água é mais uma entre milhentes entidades a quem o contribuinte paga milhões para eles gastarem o nosso dinheiro em obras inúteis ou evitáveis, como esta.

Muito me agradaria ver este alerta divulgado.
Cordialmente,
Ricardo Gomes
------------------
O ARTIGO DO CORREIO DA MANHÃ:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/peniche-inag-lanca-obras-nas-arribas-da-consolacao

 
At 24/5/12 08:39, Blogger Manuel Leonardo disse...

Quem quer saber destas ninharias ?
Comentarios para que ?.
Nao sei porque so ao fim de 6 vezes de ir ao comentario e que consegui ver o comentario .Carregava e vinha a minha primeira pagina , casualidade !!! E um bom comentario e merecia ser debatido mas ha coisas mais importantes!!!

 
At 24/5/12 12:37, Anonymous Anónimo disse...

A malta em Peniche preocupa-se é com o Surf, vivem numa ilusão. Depois temos uma elite que olha para o seu umbigo e não contribui para enaltecer este concelho. Um bom comentário e ninguém diz nada. Triste vai Peniche!

 

Enviar um comentário

<< Home