segunda-feira, março 12, 2012

Apoios de praia Peniche/Baleal

Acabo de receber, no mail do blogue, uma insurgida mensagem sobre os apoios de praia entre Peniche e Baleal.
Não sendo conhecedor desta temática, não opinarei sobre o assunto, mas abro portas a uma discussão sensata nas páginas deste blogue.
Passo a transcrever:
"Procuro saber a vossa posição sobre os apoios de praia directos ou indirectos do Baleal até Peniche:
Aprovam a Mafia existente que impede novos e mais qualificados espaços ao longo desta faixa?
Sabem o porquê que ao longo dos ultimos 20 anos somente abriram espaços muitíssimo amadores sem alguma formação profissional para os locais ?
Sabem que não existe um estabelecimento de restauração digno deste concelho de Peniche e do extenso areal para os turistas nacionais e internacionais!
Concordam ou não em novas aberturas de estabelecimentos neste areal (Baleal/Peniche) que tragam mais dinamismo, profissionalismo e enriquecimento gastronómico e de serviços?
Aguardo o vossa posição!
Leitor devidamente identificado"

Ainda que não subscreva a formato denunciador como são colocadas as questões, julgo existir aqui material para reflexão e discussão.

10 contributos:

At 12/3/12 15:51, Anonymous pb disse...

Que não existe um único restaurante de praia minimamente decente, onde se possa ir comer uns percebes ou peixe da nossa costa do Baleal até Peniche, é um facto.
Não me parece é que a solução passe por mais apoios de praia. Sou mais adepto de requalificar e reposicionar (no sentido marketeiro da expressão) os actualmente existentes. Mas para isso é preciso que os proprietários queiram. E isso, como se sabe, isso custa dinheiro e dá muito trabalho...

 
At 12/3/12 17:58, Blogger Fernando disse...

Conversas de ressabiados que entram num restaurante e começam logo a dizer como ficava melhor. Normalmente são essas pessoas que depois de abrirem os restaurantes "dignos" aparecem no OLX a vender arcas frigorificas a metade do preço para pagar as contas. Afinal não era tão simples...

 
At 12/3/12 22:51, Anonymous Anónimo disse...

Concordo que devem existir apoios de praia mas tal como o nome diz. Apoios de praia e jamais iguais aquele em alvenaria que existe à entrada de Peniche de Cima e que nos confirma que outros negocios estão subjacentes aos verdadeiros apoios de praia.

 
At 13/3/12 12:40, Anonymous RL disse...

Também quero abrir um apoio de praia de qualidade e digno para os turistas.

 
At 14/3/12 10:26, Anonymous Anónimo disse...

Outra questão interessante é saber se os chamados apoios de praia são conseções da câmara, e se sim de tanto em tanto tempo teriam que ir a concurso, mas em peniche parece que são vitalicias, basta ver o caso dos supertubos em que quem lá está diz à boca cheia que já lá tá à 30 anos e que ninguém o tira de lá.

 
At 15/3/12 19:57, Anonymous Anónimo disse...

o Baleal é um tesouro que interessa preservar. Ja noutros carnavais me insurgi amiúde perante este tema. È inconcebível que no verão o Baleal Sul seja explorado com motas de agua e barcos de aluguer que alem do barulho que fazem poluem a agua de combustível e óleos ; é impraticável o volume de transito que se transfere para a ilha ; os apoios de praia são pouco credíveis e as pessoas são por norma pouco simpáticas e disponíveis; seria de facto importante uma requalificação do Baleal em si, principalmente da mentalidade reinante. abc a todos Carlos Brandao

 
At 23/3/12 20:48, Anonymous Anónimo disse...

Entre o baleal e Peniche sendo uma zona de duna sensivel jamais deveria ser autorizado a abertura de mais bares de praia e muito menos de restaurantes, deveria sim proceder-se a requalificação de zonas degradadas no Baleal tipo a "agua doce" que mais parece um bairro de lata, condicionar o caos do transito, ajardinar as zonas verdes da ilha e terminar o que está a anos inacabado .Uma vergonha.

 
At 3/4/12 01:18, Anonymous Anónimo disse...

Como penicheiro deixo aqui a minha humilde opinião. As concessões que existem já são demais. Restaurantes para quê? Para estarem às moscas? Os que existem já se queixam, com mais então, não sei o que seria.
As concessões estão no âmbito do Ministério do Ambiente e são concessionadas por um determinado prazo. As de alvenaria encontram-se em "stand by" em cima da mesa de algum ministro à espera que haja ordem para demolir, tal como os edíficios da Agua Doce, nos quais os seus ocupantes já foram notificados para demolir. Mas neste país para se poder dar um passo, tem que se esperar que toda a boa gente dê a sua opinião... mesmo que ocupem o que não é deles.

 
At 30/4/12 14:13, Anonymous Anónimo disse...

A construção de novos apoios de praia numa zona sensivel como a duna é um atentado, deviam ser sim construidos acessos elevados em madeira como existe em outras zonas do Pais para evitar a degradação da duna e sua vegetação.Infelizmente esta câmara não tem a minima preocupação ecológica.

 
At 10/8/12 23:01, Anonymous Anónimo disse...

Alguns bares de praia, são condignos, e uteis para os veraneantes, o mesmo não se poderá dizer das "barracas" ultimamente instaladas junto ao pontão que dá acesso a "ilha" que apenas criam poluição visual, porque esteticamente são horriveis, poluição quimica da água por derrames de combustivel e óleos poluição sonora pelo barulho ensurdecedor dos motores, poluição do ar pelo cheiro nauseabundo a gasolina além do perigo para os banhistas, tudo isto para manter a sua actividade de aluguer de "motas de água",que incomoda toda a gente que vai a praia para encontrar um pouco de paz e tranquilidade e poder ouvir o mar.Tipico deste Pais do terceiro mundo ao pé do mar plantado e mal governado.

 

Enviar um comentário

<< Home