segunda-feira, janeiro 02, 2012

Waveroller capital?

Chegam hoje, por via marítima, aos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), os 3 módulos de produção de energia - 100kW cada - da mais recente versão do projecto Wave Roller, de tecnologia finlandesa, que produz energia a partir das correntes submarinas do fundo do mar.
Trata-se da versão pré-comercial desta tecnologia, a instalar durante a primavera de 2012 na zona piloto "nearshore" do mar de Peniche, no seguimento dos ensaios com um protótipo testado anteriormente no mesmo local.
Estes componentes foram fabricados na Finlândia, estando todos os trabalhos de montagem final e preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar a cargo dos Estaleiros Navais de Peniche.
Esta tecnologia visa produzir energia eléctrica a partir das ondas de fundo que se formam no “nearshore”, entre os 15 e os 30 metros de profundidade. A profundidade e os fundos com características adequadas a esta tecnologia foram identificados há cerca de 4 anos ao largo da praia da Almagreira, em Peniche, onde começa a surgir uma zona piloto para instalação de tecnologias de “nearshore”.
A carga foi transportada pelo navio "EEMS TRANSPORTER", de bandeira Holandesa, com o comprimento total de 90m, chegado e fundeado ontem ao largo de Peniche, prevendo-se para hoje a operação de entrada no porto e descarga no cais dos ENP.
A utilização das potencialidadades dos recursos marinhos de forma sustentável com uma incorporação que se pretende crescente da indústria local é, de facto, uma boa forma de começar o ano neste Peniche que, como sempre, permanece abraçado ao mar.