terça-feira, maio 31, 2011

O darwinismo profissional

No que toca a despedimentos sempre hesitei grandemente entre a dita política de esquerda e a de direita.
Se por um lado uma desenfreada liberalização do vínculo laboral coloca na mão do patronato um trunfo que pode frequentemente descambar em prepotência e irresponsabilidade social, por outro, as excessivas medidas proteccionistas dão azo a abusivas acomodações improdutivas, que todos apontam e criticam, mas que, inconsequentemente, se eternizam.
Deste imbróglio sai-se com uma terceira via que daqui faculto ainda a tempo de ser repescada por uma qualquer força política em campanha.
Trata-se de algo a que chamarei validação pelos pares. Perante uma intenção de despedimento por parte da entidade patronal, tal seria liberalizado nos casos em que essa medida fosse validada por uma percentagem significativa dos colegas do trabalhador em causa.
Este processo permitiria travar os despedimentos que resultassem de mera imposição patronal e viabilizar os casos de trabalhadores que flagrantemente, e até descaradamente, se mantém improdutivos para total desagrado dos seus pares.
Estou certo que todos os que lêem este texto conhecem um desses irritantes casos que se anseia punir, mas que a cega lei vai defendendo.
Não sei se esta sugestão me coloca na esquerda ou na direita, mas sei que é mais justa qualquer dessas laterais alternativas e muito contribui para a evolução da espécie.

O rimbombar do pedal

Numa organização local (comissão da igreja), vai decorrer em Reinaldes, a 10 de Junho, o 7º Passeio BTT "Os Trovões".
A prova contará com dois tipos de percursos. Um passeio de 10 km, de dificuldade mínima, e acessível a toda a família “betetista”. Outro, de 45 km, de dificuldade média, e já para quem gosta mesmo de pedalar.
Estava esta divulgação guardada para uma data mais próxima do evento, quando me deparo ser hoje, 31 de Maio, a data limite para inscrições (em igrejareinaldes@hotmail.com ou Formiga_06@msn.com ou TLM: 969203803, com nome completo, BI, localidade, data nascimento e percurso pretendido).
Mais info: aqui

segunda-feira, maio 30, 2011

XXVIII Triatlo da Cidade de Peniche

(clique na imagem para ampliar)

A poucos dias da realização da 28ª edição do mais antigo Triatlo português (é já no próximo sábado!!), e dado a escassa divulgação do evento, recebi duma colaboradora deste blogue esta preciosidade referente à primeira notícia sobre a 1ª edição do evento, publicada na revista Spiridon, e onde se reconhecem grandes nomes do desporto local, como por exemplo no 2º, 22º e até no 11º lugar...
Ao tentar obter mais informação sobre a prova, confirmei que mesmo no site da Autarquia há uma ausência de destaque ao evento, em nada compatível com o historial da prova a nível nacional.
Urge corrigir!

A semana alegórica

É todo um país à beira-mar procurando a luz ao fundo do molhe...

Foto de jonhy 10, que por aqui se expõe a críticas e comentários

sexta-feira, maio 27, 2011

Já quase se Mia na Atouguia...

Depois do sucesso do primeiro evento, realiza-se no próximo fim-de-semana, 28 e 29 de Maio, no Auditório da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro de 1902, o 2º Encontro de Música Improvisada da Atouguia da Baleia, cujo programa actualizado se pode consultar aqui.
Quem teve oportunidade de assistir à última edição saberá que pode contar com entusiásticos momentos de espontânea criação musical.
Quem não teve, pode agora redimir-se...

Antigos de Peniche XVIII

quinta-feira, maio 26, 2011

O DEICOPE

É já na próxima sexta-feira, 27 de Maio, pelas 10 horas, no Auditório da Escola Secundária de Peniche, que será apresentado publicamente o Directório de Empresas Industriais do Concelho de Peniche, resultante dum trabalho da Área de Projecto, desenvolvido por um grupos de alunos do 12º Ano daquele estabelecimento de ensino.
A apresentação é aberta ao público e contará com intervenções de representantes da Autarquia e da Indústria local.
No seguimento das imensas iniciativas do género que por aqui tenho divulgado, este é mais um exemplo das potencialidades desta disciplina enquanto geradora duma dinâmica de relacionamento entre jovens alunos e comunidade. Por isso custa tanto a entender porque vai agora ser descontinuada. Será remetida para "novas oportunidades"?

quarta-feira, maio 25, 2011

Haverá petróleo em Peniche?

Numa organização da Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche, vamos poder ser elucidados sobre a resposta a esta pergunta, bem como às novidades e desafios que a questão encerra, com a presença em Peniche do Dr. Ricardo Ferreira Louro Silva, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.
O Colóquio terá lugar no próximo dia 7 de Junho, 3ª feira, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.
Há que enaltecer mais esta iniciativa da Arméria em prol da enriquecimento cultural da população, esse sim o verdadeiro petróleo de qualquer comunidade.
Impõe-se a "nossa" participação!

terça-feira, maio 24, 2011

Fantoches de estetoscópio

Não estando os polícias de Braga a cumprir a totalidade de horas estipuladas pela lei, o Comando Distrital criou uma bolsa de horas a crédito, que depois é accionada e utilizada em situações de carência de efectivos, normalmente em sábados, domingos e feriados. Os policiais alegam que prefeririam o prolongamento diário do horário e protestam contra a medida.
Se bem que a decisão do Comando vai no sentido de melhorar a segurança das populações ao menor custo, resta saber se os direitos dos trabalhadores não foram aqui de alguma forma atropelados.
Já onde não me restam dúvidas é na infeliz e “quase criminosa” forma de protesto usada, que passou pelo recurso à baixa médica de 18 agentes, que assim se esquivaram ao serviço para que foram escalonados.
Foram 18 baixas a pedido, sem qualquer fundamento médico, que tiverem de contar com a conivência de alguns profissionais que assim desprestigiam toda uma classe.
Policias e médicos ficam mal neste estratagema e mais ainda o país onde há muito se pactua com esta prática recorrente sem que uma fiscalização capaz lhe consiga por cobro.
Será que esses profissionais não se apercebem que cada vez que alguém “vai ao médico pedir baixa” os está a tratar como meros fantoches de estetoscópio?

segunda-feira, maio 23, 2011

Contra os canhões, marchar, marchar....

Realizou-se ontem o 23º Passeio Pedestre da Armeria, no magnífico enquadramento da Serra do Sicó. A iniciativa começou com a travessia do Canhão de Poios, seguiu-se uma visita às buracas de Casmilo e, no regresso, ainda houve tempo para uma "perninha" na Feira do Queijo do Rabaçal, em Pombal.
Toda a deslumbrante paisagem natural da zona, com curiosas formações geológicas, proporcionou uma intensa jornada de convívio entre os 37 participantes.
Mas talvez que o momento mais curioso do viagem tenha sido a chagada à isolada aldeia de Casmilo, onde os poucos habitantes presentes justificaram a aldeia quase deserta com o facto da maioria dos seus habitantes se terem ausentado nesse dia,....numa excursão a Peniche.
Tomem nota, o próximo passeio da Armeria será a 11 de Setembro.

sábado, maio 21, 2011

O dia do ataque ao Dia da Defesa

Confesso sempe me custou perceber o Dia da Defesa Nacional, esse resquício do Serviço Militar Obrigatório, onde se consome uma verba considerável para que todos os mancebos e mancebas deste país sejam confiscados por um dia, faltando a aulas ou ao trabalho, para uma jornada de propaganda intensiva onde se apregoam alegadas virtudes duma vida militar.
Tenho, insisto, alguma dificuldade em entender, mas presumo que os pais da Ana Rita ainda tenham mais...

(Meninos brincando de soldados, Jean Baptiste Debret)

sexta-feira, maio 20, 2011

European Seafood Investments Portugal, Lda (ESIP)

O pomposo nome que dá título ao post, e que consta na placa semi-encoberta desta estrutura, refere-se a uma unidade industrial cujo grau de cumprimento ambiental desde sempre permaneceu indexado à sua importância enquanto principal empregador de Peniche.
Em período de grande desemprego, o pano branco dependurado parece dar a entender que alguém se rendeu na luta travada para conter esta imundice, ali mesmo, na (nobre) entrada da cidade.
Shame on you, ESIP!

(foto recebida hoje de Carlos Tiago, (felizmente) sem odor incluído)

O sabor da onda...

(...terá que se degustar em Outubro)

Com ou sem cloreto de sódio

Foi inaugurada no passado dia 18 de Maio a Exposição “Peniche – Água: Cultura e Património” com fotografias do concelho de Peniche subordinadas a esta temática. Os trabalhos expostos resultam de um Concurso Fotográfico integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril).
A mostra está patente ao público na Sala do Governador da Fortaleza de Peniche, até ao dia 26 de Junho.

quinta-feira, maio 19, 2011

A maior (e melhor!) corrida nocturna de Portugal

Já foram divulgadas as informações referentes à 32ª edição da Corrida das Fogueiras e 11ª edição da Corrida das Fogueirinhas que se realizará em Peniche, a 25 de Junho.
Quem já teve oportunidade de contornar a península inserido nesta prova saberá que mesmo no breu da noite, entrecortado pelo flamejar das fogueiras, o litoral de Peniche mantém todo o seu encanto, incitando os atletas com contínuas aspersões de maresia. E no meio do maioral pelotão é frequente ouvir-se que esta é, de facto, a melhor prova do género.
Já a título pessoal, e mal-grado uma preparação menos intensa, não admito pior resultado que no ano transacto, o que me remete para um ambiciosíssimo 1210º lugar.
Sempre que passeio junto ao mar em Peniche, perco a noção do tempo contemplando a paisagem. É só por isso...

Antigos de Peniche XVII

quarta-feira, maio 18, 2011

Let's look at the trailer...


Imagens aéreas da península de Peniche e Baleal a partir de uma Asa-Delta. Realizado e produzido nos anos 80 por Rui Alexandre Ramos com o inestimável "know-how" do "Estúdio Kandomga.

(N.E.: de destacar a entrada à Bonanza e a cena final da aterragem)

Mar, metade da minha alma é feita de maresia.

Conjugando a comemoração próxima do Dia do Pescador (31 Maio), com a prestável colaboração do IPTM, e tendo como tema o Mar, os Pelouros de Cultura e Acção Social da CM de Peniche vão organizar mais uma sessão d' "A Poesia anda por aí", desta feita no adequado enquadramento do Cais do Cerco, no Porto de Pesca, na próxima 6ª feira, 20 de Maio, pelas 21h30.
E se atentarmos à frase de Sophia de Mello Breyner Andresen, que dá título ao post, aos presentes vai sobejar a dúvida se o que sentem é o exalar da alma poética, se apenas o salpico do marulho próximo...


A poesia anda por aí…, é um projecto dos Pelouros da Cultura e da Acção Social, herdeiro das sessões de poesia que foram tendo lugar na Biblioteca Municipal de Peniche, nesta última dúzia de anos, nomeadamente os projectos "Poesia na Garagem" e "Estações de Poesia".( Fonte CMP, que aqui valido)

terça-feira, maio 17, 2011

Haverá petróleo em Peniche?

r(resposta dia 7 de Junho!)

Antigos de Peniche (XVI)

(agradecendo ao João Viola por nos facultar um interessante, e para mim parcialmente inédito, acervo de fotos antigas de Peniche, que hoje começo a publicar.)

segunda-feira, maio 16, 2011

Buracas de Casmila (na imagem)

Estão ainda por preencher as últimas vagas para o 23º Passeio Pedestre da Armeria, que terá lugar já no próximo domingo, 22 de Maio, e levará os inscritos à interessante, variada e luxuriante paisagem da Serra do Sicó, conforme aqui divulgado.
E por enquanto, desfrutar da natureza ainda não paga imposto....

A dar ao pedal

Imagem da 1ª Taça de Portugal em Trial Bike, realizada ontem, domingo, nos rochedos da costa norte entre o Frei Rodrigo e o miradouro dos Remédios, em Peniche, organizada pela A.C.R.D. Loureira.
Ponha-se alguém a pedalar e a polivalência da litoral penicheiro corre sobre rodas...

(Foto (e dica) de Carlos Tiago)

sexta-feira, maio 13, 2011

No estado excitado

Ora aqui está alguém capaz de tirar a claro a ligação entre dois conceitos que particularmente prezo.
É já hoje, às 22h, no café do CCC (Centro Cultural e Congressos), em Caldas da Rainha.

quinta-feira, maio 12, 2011

A mancha azul


Segundo a Linha cronológica do Google, é desde 2006 que mais se fala em Amigos de Peniche.

terça-feira, maio 10, 2011

A revelação

A luta contra a xenofobia é algo que sempre contarei apoiar!
Mas não embarco na cantilena do politicamente correcto, debaixo da qual se tem permitido que grupos auto-marginalizados, de algumas minorias, proliferem com descarada impunidade legal, criando estigmas na população que acabam por funcionar como obstáculo à real inclusão.
É por isso que sempre olhei com algum cepticismo essa postura, tão acarinhada por uma faixa daquilo que se convencionou chamar o ambidextro espectro político nacional, e que, por vezes, não mais é do que uma conveniente forma de protelar problemas de difícil resolução.
Vem isto a propósito desta peça, que não poderia deixar de aqui mencionar, esperando não ter de a referenciar no futuro.
Para além da chocante brutalidade gratuita, sobressai, na primeira pessoa, a revelação dum proteccionismo cego e pernicioso que em vez de proteger, tem tido exactamente o efeito contrário.
Quantos perónios mais vão ser precisos?

Peniche Amigos Clube em triatlo

No dia 30 de Abril a equipa de triatlo do Peniche Amigos Clube participou no Triatlo Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, na distância de “meio ironman” (1900m de natação, 90kms de ciclismo e 21kms de corrida).
Para além de 3 elementos dentro do Top 100, entre os cerca de 600 atletas participantes na prova global, na sua maioria espanhóis, a equipa de Peniche conquistou ainda o 5º lugar no Campeonato Nacional de Triatlo Longo (classificação exclusiva para portugueses) onde Paulo Sequeira finalizou em 26º, José Miguel Pereira em 30º, Paulo Renato Santos em 32º e Henrique Venâncio em 61º (participaram 125 portugueses).
Parece não haver sinal de ferrugem nestes “meios homens de ferro”.

O acto pouco recomendado

"....Com tantas tentações junto a um mar de águas transparentes, praias limpas e ordenadas que se estendem por vários quilómetros desde a Foz do Arelho até Santa Cruz, mais o imenso património natural e arquitectónico, abandonar as praias de Peniche parece um acto pouco recomendado se o que procuramos é um lugar onde a alma e o corpo encontrem paz."

Foto e Excerto de texto retirados daqui.

segunda-feira, maio 09, 2011

Stop and Play.....in Casal Moinho

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Maio, a Associação Desportiva e Recreativa de Casal Moinho e a “StopNplay – Multigaming Community” (grupo de jovens que se dedica ao entretenimento em ambiente virtual), vai promover um Lan party nas instalações daquela colectividade.
Com limite de inscrições largamente ultrapassado, espera-se grande emoção em termos competitivos que poderá ser presenciada ao vivo, na zona de acesso ao público, e através do ecrã do recinto.
Embora com algum apoio da CM de Peniche, não deixa de ser audaz e corajosa esta realização duma pequena colectividade do concelho de Peniche, mostrando que na era da globalização virtual, as aldeias já não se medem pelo número de fogos.
Mais info: aqui

Animus interruptus

Hoje em dia, é preciso sermos muito mais contidos quando nos propomos animar alguém...

sexta-feira, maio 06, 2011

Vacilação teológica

Braga. O bom Jesus ?

Porto Vintage

Retirado daqui

quinta-feira, maio 05, 2011

Justificado clamor

Para quem aponta que não grito suficientememente alto a minha indignação e que nem sempre argumento solidamente as minhas posições, deixo aqui uma ligação, já adicionada na faixa lateral, para um blogue onde tal postura é assumida com outro rigor.
Grito e Argumento já ecoa na blogosfera, sonoro, reflectido e fundamentado.

quarta-feira, maio 04, 2011

Ó blogue, quantos anos fazes hoje?

segunda-feira, maio 02, 2011

23º Passeio Pedestre da Arméria

Comemorando o Dia Internacional da Biodiversidade, a Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche, vai realizar o seu 23º Passeio Pedestre, tendo como destino a Serra do Sicó.
A iniciativa terá lugar no próximo dia 22 de Maio, com partida em autocarro junto ao parque de estacionamento do Tribunal de Peniche, pelas 9h30, e chegada prevista pelas 19h00.
O passeio pedestre será realizado na magnífica zona do Canhão de Poios, região de Pombal, e terá uma extensão de cerca de 10 km, em percurso circular, de dificuldade média. Na deslocação prevê-se ainda a visita a outros pontos de interesse nas proximidades.
Inscrições até 15 de Maio pelo e-mail: associacaoarmeria@gmail.com.
Preço de 6 Euros (5 Euros para sócios).

Panorama das Costas de Peniche

Foto de Carlos A M Loff Fonseca