sexta-feira, dezembro 16, 2011

A muralha, a marina, o surf e os outros...

Soube por aqui dos esforços que a Câmara Municipal de Peniche tem feito no sentido de serem estudadas formas de colaboração para os projectos de renovação urbana em curso, ou em preparação.
No contacto feito com a EPUL, foram apresentados os projectos do Fosso da Muralha, da Futura Marina de Peniche e do Centro de Alto Rendimento de Surf, obras que, segundo o artigo, prevêem uma profunda remodelação das características do miolo urbano da cidade de Peniche.
Não quero deixar de enaltecer todas as tentativas de ginástica financeira que possam conduzir a uma melhoria da imagem urbana da cidade.
Mas permitam-me que conteste prioridades, quando se esquece o Plano de Pormenor da Zona Central da Cidade de Peniche previsto para uma área, essa sim em pleno miolo da cidade, onde se continua a permitir instalar uma degradada "aldeia" habitada por uma comunidade de etnia cigana que, em permanente crescimento e com materiais de construção cada vez mais perenes, ameaça ocupar e desfigurar, para todo o sempre, a zona central da cidade.
Perante esta confrangedora realidade, não há fossos, marinas ou centros de surf que lhe atenuem o efeito.
Para quando alguma acção também neste domínio?
Foto: Dias dos Reis

8 contributos:

At 17/12/11 23:15, Anonymous Anónimo disse...

HEI!!! Não vale ir por aí.Então já foi aprovado a lei sobre os vendedores ambulantes e até agora nada, como é que eles conseguiam ficar bem com Deus e com o diabo? Hem?

 
At 18/12/11 14:59, Anonymous Anónimo disse...

O surf vai resolver isso. Com mais 2 ou 3 campeonatos do mundo o acampamento desaparece.

 
At 18/12/11 21:28, Anonymous Anónimo disse...

Onde páram os 6,5 milhões de euros!!!???

http://www.record.xl.pt/Modalidades/Surf/interior.aspx?content_id=731784

 
At 18/12/11 21:44, Anonymous pedro disse...

pois se nao os deixasem a 30anos atras apoderaren se do terreno nada disto estava ca hoje mas estes e que teem que resolver o problema com mais de 30 anos è justo

 
At 19/12/11 10:15, Blogger jp disse...

O tema abordado neste post é muito provavelmente o maior problema urbanístico de Peniche que condiciona e condicionará o crescimento urbano da cidade durante décadas.
É pequeno, mesquinho e ignóbil reduzir esta discussão aos habituais "tirinhos" politiqueiros, os quais se esfumam em estéreis querelas de circunstância, em vez de motivar e engajar os penicheiros para uma pressão cívica visando uma resolução supra-política a médio prazo para esta imensa vergonha urbana.
Aliás, esta é provavelmente a razão pela qual ninguém se tem debruçado a fundo na procura duma solução. Ou não fosse Peniche, uma cidade portuguesa...
Mudai ou soçobrai!

 
At 24/12/11 11:03, Blogger Manuel Leonardo disse...

E' lamentavel Sr. Jorge Paulino mas eu continuo a dizer que o maior problema urbanistico em Peniche e' o meu que ha quase VINTE E CINCO ANOS que o meu problema nao e' com Peniche mas com todos os reis e principes capciosos que teem governado a minha terra que em luta feroz e descriminatoria teem abusado com uma pessoa que durante QUINZE ANOS se calou contra uma vinganca que TODOS os ilustres governantes teem tido a coragem hedionda e discriminatoria , de a continuar ate' hoje . Com todos os pontos nos iis vou em capitulos ,- sera' uma telenovena -, a dar a saber ja' dentro em breve principio do ano toda a coragem e valentia destes Herois contra um Homem que nunca lhes fez mal, nem a' minha terra que me viu nascer . Eu choro de raiva e dor e lamento em dizer que em Peniche ja ' poucos homens, com letra Grande ha'.
Esqueceu-me que e' Natal que nao devo dizer agora o que ha' muitos anos ja' o deveria de ter dito mas o que esta' escrito escrito esta'.
As melhores saudacoes para as ainda pessoas de Bem de Peniche
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 28/12/11 17:43, Anonymous Bernardo Ribeiro Costa disse...

Sapos. A solução passa por colocar sapos no acampamento.

 
At 5/1/12 22:19, Anonymous Anónimo disse...

Vá lá, deem-lhes uma casita nova.Então! Mais tarde ou mais cedo têm de o fazer!

 

Enviar um comentário

<< Home