quarta-feira, novembro 23, 2011

Reminiscência luminescente

Raramente falto aos meus compromissos!
Já era assim em idade escolar em que marcava presença em todas as aulas, num percurso quase sem excepção. Talvez por isso me lembre tão bem duma falta que dei a uma aula de Química-Física I, ministrada pelo já então eminente Professor Jorge Calado. Mas a minha justificação era por demais válida! Lutava-se, então, pela direcção da Associação de Estudantes do IST, onde concorriam três listas fortemente patrocinadas por outros tantos partidos políticos, que assim misturavam política com defesa dos interesses dos estudantes, numa abjecta promiscuidade. Impunha-se uma alternativa independente, e a hora em falta foi destinada à confecção dos autocolantes duma quarta lista que se propunha desmascarar a obscura infiltração política nas instituições académicas. A campanha tinha como lema "Faça-se luz!"
30 anos depois, não voltarei a faltar à aula que o consagrado Professor Jorge Calado dará hoje, no CCC das Caldas da Rainha, numa tertúlia de apresentação do seu novo livro.
Pelas razões apontadas, e por uma dessas proverbiais coincidências, o título da obra, não poderia ser, para mim, mais redentor: "Haja Luz!"