sexta-feira, setembro 30, 2011

Wave Goodbye

A limpeza urbana do Baleal e Casais do Baleal é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Ferrel que para o efeito dispõe de 5 funcionários, 5 dias por semana, número assumidamente insuficiente para esta vasta tarefa.
Tanto mais que, segundo a própria Junta, dois desses dias são totalmente dedicados à limpeza do cemitério de Ferrel (?) (Fonte: Carta aberta de Elena Vasilyeva, parte dela recentemente aqui referida).
Parece evidente a estratégia tomada!
Nada se faz, para já! Com o estado actual da proliferação de lixo, não tarda que o Turismo e o Surf na zona acabem por morrer.
Ter-se-á o cuidado de os enterrar no cemitério de Ferrel.
E então sim, contarão com a imaculada limpeza proporcionada pelo desvelo dos funcionários da Junta, durante dois inteiros dias na semana. Para todo o sempre.
E depois dizem que os autarcas não sabem planear e poupar a longo prazo...

8 contributos:

At 30/9/11 16:16, Anonymous Anónimo disse...

A Junta de Freguesia de Ferrel pode limpar as ruas mas não tem condições para recolher o lixo de contentores, nem os montes de lixo provocados pelos comerciantes da ilha. Um pouco de civismo de Todos também ajudava, não?

 
At 30/9/11 20:07, Anonymous Anónimo disse...

E onde estao os recipientes para quem circula a pe (sao poucos porque a maioria nao larga o carro)deitar fora o lixo? Capital da Onda ou Capital do LiXO sao opçoes

 
At 30/9/11 21:41, Anonymous Anónimo disse...

Claro que sim, mas então foram eleitos para quê? Se é só para receberem mais um vencimento cá dos otários que lhes pagam, não merecia a pena. Há juntas de freguesia deste concelho a fazer bem mais e com muito menos. Mas cada um é p'ró que nasce.

 
At 3/10/11 10:26, Anonymous pb disse...

Ouvi recentemente alguém dizer uma coisa muito acertada: "no Baleal o lixo tem que ser deitado para a praia. É a única coisa que limpam."

Triste mas verdade.

 
At 3/10/11 11:14, Blogger jp disse...

Caro pb,
Registo que a limpeza de praia está a funcionar bem no Baleal (às vezes esquecemo-nos de notar o que está bem!).

Quanto à limpeza urbana parece que ainda há muito por fazer e melhorar mas o esforço tem de ser de todos.
Tenho a certeza que também existe uma grande falta de civismo aí envolvido, que importa corrigir. A identificação e a repreensão dos prevaricadores é algo que deve estar ao alcance de todos. Só por esta via se conseguirá manter a zona com a nível de limpeza pretendido. Não podemos deixar sujar com base na existência de serviços de limpeza. Esse não é o caminho para a solução. Temos de evoluir civilizacionalmente e impor essa evolução aos outros.
(em tempos numa cidade da Suiça, apertado pelo tempo limite da parquímetro onde tinha deixado o carro (e sobretudo pela multa em francos suiços), atravessei em completa segurança uma rua sem trânsito a 100 metros duma passadeira. De imediato vários transeuntes locais se aproximaram, informando-me determinados, taxativos e exigentes, que a travessia deveria ter sido feita na respectiva passadeira. Nenhum deles pertencia a qualquer força da ordem. Eram meros e vulgares munícipes).

Alguma da energia que por aqui se descarrega em reclamações às autarquias poderia e deveria ser descarregada por esta via.

Na outra parte, também continuarão a contar com esta blogue.

 
At 3/10/11 11:32, Anonymous pb disse...

Tem toda a razão JP.
Ao facto de não haver limpeza das ruas, junta-se uma grande falta de civismo. Dos transeuntes, dos pescadores profissionais e desportivos e dos próprios comerciantes locais que insistem em deixar os seus resíduos no chão, encostados aos contentores, dentro de sacos pretos em vez de os colocarem no ecoponto. E não pense que não foi já canalizada uma boa dose de energia para os tentar convencer a fazer o óbvio.
Quanto ao lixo causado pelo vulgar cidadão, onde é que o há-de pôr se não existe na ilha um único caixote do lixo? Daqueles pequenos, agarrados ao poste da electricidade para se deitar o maço de cigarros e o papel do Corneto. Nem um.
Para ajudar à festa, alguns dos contentores para lixo doméstico já não têm tampa. Como estão sempre a transbordar e o local é dado a ventanias está-se a ver o resultado...

 
At 25/10/11 22:43, Anonymous Anónimo disse...

No baleal além do lixo visivel em toda a ilha. convêem ainda referir a proliferação de garrafas algumas delas partidas por todo o lado um risco acrescido para as crianças que brincam na areia.Tambem alguns cafés deviam ter vergonha ao não colocarem os residuos dentro dos contentores existentes para o efeito, só por esse facto deveriam ser multados, inclusivé poderiam perder a licença de porta aberta para exemplo.Saloios.

 
At 16/12/13 22:21, Anonymous Anónimo disse...

I аlways used to read post in news papers but now as I am a userr of web ѕo frtom
now I am using net for posts, thanks to web.


Feel free to visit my weblog :: decoração

 

Enviar um comentário

<< Home