quinta-feira, setembro 15, 2011

Toponímia Berlengueira

2 contributos:

At 15/9/11 22:04, Blogger Manuel Leonardo disse...

Toponimia Berlengueira.

A topologia berlengueira tem sido suavemente modificada e teem modificao o sentido real da denominacao de locais historicos .
Uma delas e' o Caga na Franca que passou para Ponta da Franca, a segunda tambem foi modificada indo ao arrepio da verdadeira historia da Berlenga.
Aos primeiros seis leitores que adivinharem ofereco um biscoito de Peniche na minha proxima visita a Cidade.
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 16/9/11 09:03, Blogger Manuel Leonardo disse...

Toponimia berlengueira

A topologia da berlenga esta' suavemente a mudar '
Com a troca de nomes vai-se perdendo a verdadeira Historia da Ilha.
O Caga na Franca foi adocicado para ponta da Franca tirando o seu significado hitorico belico pois o Caga da Franca fez parte de uma pequena guerrilha entre os pescadores de Peniche e os seus colegas Franceses que se queriam apoderar da pequena baia formada ao sul da Ilha e que ja as barcas penicheiras nao tinham lugar e uma noite viram as suas amaracoes cortadas e seus barcos a' deriva ja afastados muito ao sul da ilha .

Sensatamente os franceses que precisavam de atracar em Peniche para se abastecerem de viveres e petroleo para os motores das suas embarcacoes aceitaram pacificamente a derrota.
Esta Historia foi me contada nos anos quarentas pelo o meu Amigo Morgado o entao capitao da ilha Mais recentemente esta-se a tentar fazer mais uma transformacao na topologia das Berlengas .
Aquem reparar e me disser o nome darei um esse , "S" de Peniche aos primeiros seis concorrentes quando for novamente a Peniche .
Nao se deve mexer nos nomes historicos que tambem fazem parte
dessa lendaria e lindissima rocha de Peniche
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 

Enviar um comentário

<< Home