terça-feira, junho 14, 2011

Sou de Peniche!

Nos dias 21 e 22 de Junho, no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, vai ter lugar a 5ª edição da Convenção "Sou de Peniche", desta vez sob o tema "Por um território vivo, onde apetece viver!”.
Trata-se dum momento de excelência para discussão e debate dos projectos presentes e futuros do Concelho, fomentar uma cidadania participativa e constituir uma reflexão sobre o "penicheirismo" em geral.
Desde o primeira edição que sou adepto deste conceito e do que ele representa enquanto afirmador da identidade local. E é com indisfarçado orgulho que pavoneio a t-shirt homónima nas minhas deambulações.
Duas críticas/sugestões me serão permitidas depois da isenção que esta introdução me confere.
A primeira prende-se com a necessidade de equilibrar mais a participação pública em detrimento da contribuição institucional. Os momentos de debate decorrem sempre após a apresentação de temas pré-definidos, devidamente moderados, sem grande margem de variação. Falta na Convenção um painel de tema livre, para onde possam ser seleccionados um determinado número de intervenções capazes de gerar ideias inovadoras, de constituir novas perspectivas e funcionarem como um debate de acção e não de reacção. Um momento e espaço para a cidadania de proactividade.
A segunda crítica prende-se com a escolha de datas. Não sendo um tema que se conjugue, de forma directa, com muitas das preocupações profissionais locais, a sua marcação para dia útil (caso do dia 22) coloca muitos penicheiros num dilema entre a identidade local e a responsabilidade profissional. Deveria ter sido evitado!

3 contributos:

At 14/6/11 19:28, Blogger Manuel Leonardo disse...

Parece-me que tudo esta bem feito.
Consta por aqui _ noticia a confirmar - que sua Excia o Presidente da Camara de Peniche vai dar tolerancia de ponto e as faltas que houverem durante esse dia 22 nos servicos administrativos , sao considerados para bem da nacao , - desculpem-me enganei-me para bem de Peniche .
A ser verdada caro JP o imponente cenario vai ser de casa a' cunha .
Ja que falei em cunha nos dias de hoje essa palavra nao e' possivel fazer Lei . Com gente se'ria nao se brinca .
P.S.
Como de vez em quando os meus comentarios sao publicados com uns dias depois do envio ,agradecia que este se possivel fosse publicado ainda a tempo de acompanhar a "noticia " neste grandioso evento .

Como estou de penitencia hoje nao ha' a ladainha de Peniche .

 
At 15/6/11 06:53, Blogger Bento Gonçalves disse...

O "Homem que fala só", irá estar presentes nesta iniciativa e contribuir decisivamente para o futuro de Peniche? Ou prefere continuar a mandar bitaites sem consistência, como de costume?
O outro é que tem razão: Falam, falam, falam e eu não os vejo a fazer nada!

 
At 15/6/11 10:03, Anonymous Anónimo disse...

Gostava que me indicassem uma iniciativa realizada em Peniche
que tivesse saído dessa convenção.
Essa convenção é uma " treta" e serve essencialmente para o Grande Timoneiro explanar as suas grandes ideias que acaba por não executá-las.
Gosto de iniciativas práticas e não de fantasias.
Uma coisa prática, quando é que acabam com a feira ilegal diária à porta do mercado ? A lei municipal já saíu, por que esperam ...

 

Enviar um comentário

<< Home