sexta-feira, abril 08, 2011

A Tomada do Castelo

Carreguem-se as catapultas e os trabucos.
Alinhe-se a aríete e levantem-se as escadas.
Ice-se a ponte, aprontem-se as bestas, ferva-se o óleo e o alcatrão.
O assalto ao castelinho vai ser a 10 de Maio!

10 contributos:

At 8/4/11 22:20, Blogger José Carlos Romão disse...

É efetivamente um dos sítios mais emblemáticos da ilha, secular capela do Mosteiro da Misericórdia da Berlenga, amuralhada no século XX por discutíveis devaneios arquitetónicos.

 
At 8/4/11 22:45, Anonymous Anónimo disse...

A hasta pública é para um minimercado e depois até sardinha assada, caldeirada,etc,etc,vendem por isso é que a concorrência vai ser forte e a câmara apara o golpe.

 
At 9/4/11 00:51, Blogger Manuel Leonardo disse...

Parece me que tenho que estar sempre em todas .
La vai mais uma.
Passei este ano algumas vezes pelo Castelinho e foi com um grande prazer que contactei com quem me serviu
Como sou apenas um ilustre desconhecido com mais de quarenta anos de entradas e saidas certamente quem me serviu tao bem nao me conhece ,assim como eu penso que os nao conheco mas de cada vez que la passei perdi sempre um pouco de tempo a observar como num espaco tao pequeno as pessoas faziam milagres no atendimento e no prazer de sempre serem prestaveis apesar do ar cansativo que fisicamente apresentavam algumas vezes .
agora verifico que o vosso campeonato esta prestes a terminar.
Daqui de longe seja o resultado que for eu vou torcer por voces ,envio o vos a maior forca possivel para que ainda consigamos receber de vos com a mesma equipa todo o bom servico e atendimento cortez que me pareceram dedicar a todos que de vos se aproximavam , num campo de tao pequenas dimensoes .
Com os desejos das Maiores Felicidades e o meu agradecimento sou o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 9/4/11 20:58, Anonymous Anónimo disse...

Assim esta melhor. RBSA

 
At 10/4/11 04:34, Blogger Manuel Leonardo disse...

Desculpem me , a minha verdade deve ser dita .
Anonimamente, sempre anonimamente ha testemunhos que nao coincidem com os meus escritos
Este ano so la fui tres vezes . de todas as vezes levei sardinhas para assar e fogareiro e pao de milho , trigo ,salada ,fruta e diversos acessorios necessarios para a sardinhada nunca me foi preciso acender fogareiro porque houve sempre pessoas amiga que nos diziam :
Nao e preciso acender fogareiro comam daqui carapaus ou sardinhas porque nos temos com fartura e algumas das vezes ate me dizem :
Estas foram apanhadas esta manha !
E faziamos companhia , bebiamos e comiamos do que todos havia e se necessario la estava para vender ,mais pao vinho , cerveja cafe ou outras bebidas para quem quisesse beber ou comer Que eu reparasse nunca la vi nenhum menu ou precarios de comidas ou caldeiradas feitas na hora .
Algo se passa que eu com a minha perspicacia nao consegui enxergar ?Ainda ha cerca de de um decada ou mais estavamos numa daquelas festa que anualmente o meu Amigo Antonio Gaivota e o Sr. regedor da Usseira de Obidos que todos os anos dava um porco e vinho para ser comido no Castelinho das Berlengas ,uma senhora presente disse a mim e a minha mulher:
Assentem se que eu asso o peixe para voces e no final nos disse que ainda se lembrava dos bocados do pao que comia quando ia a minha casa em pequenita !!!
O Castelinho faz tambem parte da minha vida de mar desde os meus 13 anos ate presentemente com 83

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver canada

 
At 10/4/11 12:04, Anonymous Anónimo disse...

Como toda a gente sabe o castelinho nem sandes vende, quanto mais sardinha assada e caldeirada...

O que acontece é que os visitantes da ilha de uma forma geral utilizam o espaço em redor do castelinho para conviver, comer e confeccionar as suas refeições.

O castelinho foi construído com mais de 70 pedras do antigo mosteiro que ainda hoje é possível serem identificadas. Essa informação de que se trata de uma capela carece de fundamentação.

 
At 10/4/11 13:57, Anonymous pedro disse...

o anonimo das 22:45 numca viste vender sardinhas nem caldeirada no castelinho.o que vendem e sandes e outros bens.porque as sardihas sao as pessoas que levam e tosa a gente come(come e o meu caso quando as levo)quanto as caldeiradas sao feitas para as pessoas que la trabalham e familiares e alguns amigos de ocasiao.tem do com esse comentario nao fales daquilo que nao sabes.

 
At 10/4/11 22:21, Blogger José Carlos Romão disse...

Baseio-me em fotografias e informação em livros, pelo menos um deles referindo-se especificamente ao castelinho. Se vir fotografias muito antigas verá que o castelinho tinha a configuração de uma capela, e há as tais pedras passíveis de ser identificadas, sobre as quais também já li. Mas confesso que se tem melhores dados do que eu, poderei perfeitamente estar errado.

 
At 11/4/11 02:53, Anonymous Anónimo disse...

o castelinho nunca vendeu mais do que sandes e bolos. Conseguiram proibir o uso dos fogareiros no castelinho para o pessoal fazer as assadas. Nos anos 50/60 com a desculpa de ajudar os pescadores o srs com poder e respectivos amigos roubaram mais uma vez o ze povinho e construiram casinhas de ferias na ilha, com condiçoes,pq para os pescadores nem casa de banho fizeram, quem quizer tomar banho que vá balneario. Agora falta dominar o comercio na ilha, esse é o proximo passo, mas feito de maneira injusta, pois quem nao tem la casa nem vale a pena concorrer... A CMP tem medo de se meter com o loby da berlenga.

 
At 24/9/13 19:26, Anonymous Anónimo disse...

Amazing! Its really awesome piece of writing, I have got much clear idea about from this article.


Have a look at my web site: Lifestyle Liberation Blueprints

 

Enviar um comentário

<< Home