terça-feira, novembro 30, 2010

Tiro no barco de 1

Nos últimos tempos Portugal parece ter redescoberto o Mar como supra-sumo do potencial estratégico nacional, o hypercluster futuro da economia. Prova disso são as contínuas referencias ao tema em estudos e conferências, para além da recente ênfase do Presidente da República.
Ivone Rocha, num artigo publicado no jornal "Oje", analisa o Orçamento de Estado para 2011 à procura de pistas para a concretização deste renovado interesse.
No decisivo documento, o Mar continua sobre a plena alçada do Ministério da Defesa que se limita a dar seguimento à estratégia Nacional para o Mar publicada em 2006, com o reforço da aposta na sua valorização como fonte de riqueza e oportunidades.
Já no Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento, onde se esperaria que este novo desígnio nacional aparecesse destacado na promoção duma economia dinâmica, competitiva e geradora de emprego, não há uma única referência ao Mar. Nada!
O que é considerado como a grande e prometedora aposta do desenvolvimento português continua assim sobre a esfera de acção da entidade que se ocupa....da Defesa Nacional.
É caso para perguntar para que querem eles o Mar?
E a resposta emerge, retumbante:
-Senão, onde é que punham os submarinos?

segunda-feira, novembro 29, 2010

E você, já leu o último folheto do Modelo?

Sempre por aqui me manifestei favorável à implementação do supermercado Modelo em Peniche. E assim permaneço!
Mas, obra feita, não posso deixar de reflectir sobre o futuro cultural duma cidade que, em poucos meses, se empolga e agita com a construção e inauguração duma nova superfície comercial enquanto, pachorrentamente, continua a aguardar há longos anos a conclusão da nova Biblioteca...

sexta-feira, novembro 26, 2010

Feira-greves

Chegaram-me ecos da reabertura da feira mensal de Peniche, que teve lugar ontem, no seu novo espaço na Prageira.
Maior vigilância, menos contrafacção, num espaço funcional, organizado e digno, parecem mostrar ter esta reactivação obedecido a uma tentativa de alguma requalificação desta tradição concelhia.
Para que a melhoria fosse plena, perdeu-se a oportunidade de remeter a feira para um dia não útil, garantindo maior clientela e evitando as faltas ao trabalho nas empresas locais.
Mas enfim, outros que se preocupem com a produtividade neste país....

Este fim-de-semana vou investir!

Garantia de depósito, generosa retribuição do valor investido e distribuição de dividendos durante todo o ano.
Nos tempos que correm, que outro Banco oferece estas condições?

quinta-feira, novembro 25, 2010

Já fomos um Império. Ora Bolhas!

Clique na imagem para ampliar (com audio!)

terça-feira, novembro 23, 2010

A seita tem um radar (XXVIII)

Mais um título de post em que a amizade penicheira é alvo de contrafacção.

domingo, novembro 21, 2010

O Fracasso Pedonal de Peniche XV

É justo reconhecer o empenho que a autarquia penicheira tem colocado, sobretudo nos últimos anos, na promoção da Acessibilidade e Mobilidade para todos através da eliminação das barreiras urbanísticas e arquitectónicas. Prova disso é o recente PMPA, em fase de conclusão, e a Conferência Internacional sobre este tema, promovida em Outubro passado.
Já no que toca à acessibilidade do peão em geral, tem-se assistido a sucessivos recuos e contemporizações nos projectados espaços ou vias pedonais, como sejam o Campo da Torre, o eixo pedonal do Largo 5 de Outubro/Rua José Estevão ou o acesso à ilha do Baleal.
A foto anexa, enviada por um leitor deste blogue, documenta uma situação que dura há vários meses, de forma quase permanente, e onde o automóvel se apodera duma via em pleno, impedindo praticamente a passagem a carrinhos de bebé ou a cadeiras de rodas. E tudo isto numa zona da cidade que deveria ter exclusivo uso pedonal.
Como penicheiro, é sempre com grande perplexidade que encaro estas incoerências!

Agastamento iNATO

Num país onde vigoram medidas de coacção que permitem que continuem em liberdade meliantes que injuriem, assaltem, estropiem, firam, violem e atentem contra a vida de outros, parece algo exagerado que grupos de dezenas de bem equipados polícias do Corpo de Intervenção barrem, algemem brutalmente e detenham cidadãos que apenas ousavam ostentar um cartaz com uma ou duas frases inócuas a várias centenas de metros duma cimeira da Nato...
São vicissitudes dum Portugal democrático, onde todos somos iguais, mas em que os governantes são cada vez mais iguais que os outros...

quinta-feira, novembro 18, 2010

Portugal 4 ever?

quarta-feira, novembro 17, 2010

Gastronomia penicheira nas alturas

"Agora, sim, o restaurante (Nau dos Corvos) está à altura da fabulosa situação de que desfruta."
José Quitério in Expresso edição de 13-11-2010

A mar assim...

Incoming Tide
Winslow Homer

terça-feira, novembro 16, 2010

O CSBP do PPSC tem BBQ em PX

Afinal, o que será que o pessoal do Surf anda p'ra aí a cozinhar?

IV Congresso Internacional de Turismo

De novo a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar a teimar em trazer para Peniche a discussão dos rumos para o futuro do Turismo, as far as territories, competitiveness, sustainability and promotion are concerned.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Inevitável clubismo

Costumo dizer que sou do Boavista!
No futebol, na política e na religião. Em todos esses campos eu sou do Boavista!
Com alguma frequência nesses domínios, amigos e conhecidos que tomo por demais inteligentes e esclarecidos, perdem momentaneamente todo o discernimento enredando-se em elaboradas e obtusas argumentações por um fora de jogo, um novo PEC ou um milagre (e não é inocente tão conjuntural tríade).
Assombro-me com tal fidelidade e espanta-me os golpes de rins com que conseguem justificar ou condenar um penalty consoante a cor da camisola, defender ou denegrir o orçamento atendendo à filiação política, exultar ou excomungar uma prática, em virtude do formato da cruz.
É parte da verdade que se subverte!
Prefiro manter a liberdade de poder dizer branco no branco ou preto no preto.
Lá está, só mesmo sendo do Boavista...

quinta-feira, novembro 11, 2010

Vejam só o simpático convite...

Depois de longos anos de ausência – a última foi em 2002 - e da quase certa extinção, as Festas de Santo Estêvão estão de volta ao Baleal.
Para além do bailarico de Sábado à noite, no Domingo há missa na ermida da ilha (Santo Estêvão) a que se segue a Procissão em volta da ilha e um magusto.
Amigos de Peniche, do Baleal e seus amigos estão convidados.
Uma tradição que ninguém quer que acabe!

Fotos de Miguel Baltazar referentes à edição de 2002. Texto em quase colagem integral da mensagem do sempre prestável PB. (obrigados!)

quarta-feira, novembro 10, 2010

Doce reflexão em aparência

A doçaria tradicional penicheira coloca-me dúvidas que em muito a extravasam:
-Porque vingam tanto os insidiosos, vistosos e volúveis "Esses" em detrimento da fiel, discreta e recatada rectidão dos "Amigos de Peniche"?

terça-feira, novembro 09, 2010

A Gente do Mar

MAURO, Frédéric, 1983 - Le Portugal, le Brésil et l'Atlantique au XVIIe siècle. (1570
- 1670), F.C.Gulbenkian, Paris

segunda-feira, novembro 08, 2010

Jaz morto e apodrece

Depois de décadas a salvar vidas, continua abandonado à intempérie, apenas coberto por inadequado oleado, o Salva-vidas "Peniche".
Quando é que chega o Salva-salva-vidas?







Foto de Paulo Martins

quinta-feira, novembro 04, 2010

Aloha Andy!

O havaiano tricampeão mundial de surf Andy Irons morreu na terça-feira, aos 32 anos, vítima de dengue, em Dallas, nos Estados Unidos, quando regressava à localidade havaiana de Kauai.
O surfista alinhou recentemente no Rip Curl Pro Portugal, em Outubro passado, em Peniche.
E sendo sempre a morte algo do mais triste e inconsolável, imaginem para quem nunca conheceu Peniche....

quarta-feira, novembro 03, 2010

A mais séria série

Há por aí uma série que sigo meticulosamente todos os dias.
Com emoção, paixão, raiando o vício.
E não páro de me deslumbrar com cada novo episódio...

terça-feira, novembro 02, 2010

Uma questão de Fidelidade!

É, sem dúvida, um dos comentadores mais conhecidos da blogosfera penicheira.
O seu tom marcadamente contundente, cáustico, directo e recorrente têm-lhe granjeado algumas réplicas, às quais responde exaustivamente, terminando numa reconhecida ladainha, que teima em apregoar.
Pode até ter criado algumas aversões, mas tal consistência de estilo esconde uma incontida amizade às terras e costumes penicheiros.
É por isso com indisfarçável alegria que daqui dou conta da sua nova tribuna, por onde se passarão a divulgar os seus ditos, histórias, sugestões e opiniões.
E para que não se perca o contacto incluí link na faixa lateral.
Votos de sucesso ao Fiel Amigo de Peniche.