sexta-feira, julho 30, 2010

Está dito!

"....Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros. Apreciem cada momento. Agradeçam. E não deixem nada por dizer, nada por fazer."
António Feio

Gruta dos Frades (IV)...na intimidade

14ª Feira do Livro de Peniche (X)

Quinta, dia 5, pelas 21h45, em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche o filme "O rapaz do pijama às riscas", realizado Mark Herman e baseado no livro de John Boyle.

Gruta dos Frades (III)

Afinal o amigo Carlos Alberto Tiago também aceitou o desafio de retratar o enquadramento actual da Gruta dos Frades.
Só que se esqueceu de consultar a Tabela de Marés...
Vale o compromisso de que isto não fica por aqui!



Foto, claro, de Carlos Tiago

14ª Feira do Livro de Peniche (IX)

Quarta, dia 4 de Agosto, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro no Clube Recreativo Penichense, Patrícia Reis em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro “Antes de ser feliz”.

quinta-feira, julho 29, 2010

A Gruta dos Frades (II)

Não tendo recolhido retorno do desafio aqui lançado, baseado num postal antigo de Peniche, lá me aventurei em mais uma sessão de Falesing, na senda do enquadramento actual da Gruta dos Frades.
A forte erosão da batida costa norte penicheira não permite grandes certezas, mas até prova em contrário, dou por muito provável o local que agora apresento.

14ª Feira do Livro de Peniche (VIII)

Sábado, dia 31 de Julho, pelas 18h30, no Espaço da Feira do Livro no Clube Recreativo Penichense, Ana Leonor Tenreiro em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro “O homem que ia contra as portas”.

Em jeito de Direito de Resposta

Relativamente ao post "Das casas que são pesadelos...", recebi do Grupo Parlamentar do PCP cópia do esclarecimento prestado pelo seu Presidente (Bernardino Soares) e que a seguir transcrevo:

"...Tendo em conta a publicação no Diário de Notícias (...), relativa à situação de uma moradia de habitação em Ferrel, e considerando que, no que toca ao Grupo Parlamentar do PCP, ela não é verdadeira, importa esclarecer o seguinte.
Os cidadãos em causa foram de facto recebidos pelo Grupo Parlamentar do PCP, em concreto por uma assessora, a Dra. Ana Serrano. Nessa audiência, por eles pedida, foi ouvida a descrição do problema para melhor conhecimento da situação. Contudo, e ao contrário do que é referido, não foi produzida por nós qualquer afirmação de “indignação” em relação à Câmara Municipal (de Peniche)(...) ou de que “a Câmara podia ter feito mais do que fez”, como falsamente vem referido na notícia em causa. De resto é política deste Grupo Parlamentar, em todas as situações que envolvem competências municipais, não se imiscuir nesse campo, uma vez que é aos órgãos próprios do município que compete a execução e a fiscalização das mesmas.
Na notícia agora veiculada, para além de se referirem afirmações que são falsas, omitem-se outras que foram realmente produzidas, como o facto de se ter chamado à atenção para a existência de uma sentença judicial sobre o problema a carecer de ser executada, o que devia aliás ser a prioridade.
Naturalmente pela nossa parte esta questão não terá qualquer outro desenvolvimento em matéria de iniciativas parlamentares...."

Mantendo a postura deste blogue em contribuir para o apuramento de todas as verdades e responsabilidades, desde já assumo o compromisso de divulgar todas as acções que decerto o Grupo Parlamentar do PCP irá intentar contra o Diário de Notícias, face à gravidade das alegadas falsidades publicadas na referida notícia.

14ª Feira do Livro de Peniche (VII)

Sexta, dia 30 de Julho, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro no Clube Recreativo Penichense, David Soares em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro “O Evangelho do enforcado”.

quarta-feira, julho 28, 2010

Das casas que são pesadelos....

Continua a luta de alguns munícipes em Peniche para apurar os responsáveis pelos incumprimentos na qualidade de construção das casas de que são proprietários.
São conhecidos três casos largamente mediatizados.
Um deles chegou agora ao Parlamento e é hoje noticiado pelo Diário de Notícias.
Digno de especial relevo é a forma particularmente acintosa como a assessoria do PCP no Parlamento se refere ao trabalho da autarquia nesta matéria:
"O PCP mostrou-se «indignado» com a inércia da autarquia liderada pelo comunista António José Correia. "A câmara podia ter feito mais do que fez." Ao casal, a assessora do PCP, Ana Serrano, explicou que o município podia "actuar sobre os engenheiros responsáveis pela obra" e avançar para a recuperação da moradia. "No final apresentava a conta ao construtor".
Neste ponto do debate, dificilmente a autarquia se poderá eximir a um esclarecimento público que evidencie de forma clara e cabal a sua actuação neste diferendo...

O Pesadelo, John Henry Fuseli (1791)

14ª Feira do Livro de Peniche (VI)

Nem só em Casablanca o Mar é digno de registo.

Originalmente Peniche

Parece consensual o sucesso do certame deste ano da Mostra Internacional de Renda de Bilros em Peniche.
Mais importante ainda, e como por aqui indiciei, fazem-se preparativos para a obtenção de novos apoios no sentido de dar maior dimensão e divulgação a esta iniciativa.
Independentemente do resultado desta concertada candidatura internacional vale, para já, a assumida aposta na projecção deste genuíno artesanato.
É que nas rendas, nós penicheiros, facilmente nos deparamos com as nossas origens....

terça-feira, julho 27, 2010

14ª Feira do Livro de Peniche (V)

Hoje, dia 21, pelas 21h45, em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche o filme "Shutter Island", realizado Martin Scorsese e baseado no livro de Dennis Lehane.

segunda-feira, julho 26, 2010

Mostra Internacional de Renda de Bilros - Peniche 2010

Está vivo e recomenda-se este marcante elemento diferenciador da identidade penicheira.
Com a anúncio de parcerias com outros locais de criação deste tipo de artesanato, vislumbram-se novos rumos (leia-se também financiamentos) capazes de relançar esta arte nos enredados caminhos da projecção e divulgação cultural.
Quais Carnavais de Verão, quais quê?!...

sexta-feira, julho 23, 2010

14ª Feira do Livro de Peniche (IV)

Domingo, dia 25 de Julho, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro no Clube Recreativo Penichense, Francisco José Viegas em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro “O Mar em Casablanca”.

quinta-feira, julho 22, 2010

Até os barcos encalham em Peniche...

Fotografia do cruzador REPÚBLICA (ex-Rainha Dona Amélia) encalhado em Peniche em 1915, onde se perdeu e foi desmantelado.
Imagem gentilmente cedida pelo blogue SHIPS & THE SEA - BLOGUE dos NAVIOS e do MAR , cujo trabalho de envolvência marítima merece ser apreciado.
Restar-nos-á identificar o local do encalhe.
Mas para isso preciso de ajuda.....
(Adenda: por aqui se pode inferir que as ajudas superaram o esperado.)

quarta-feira, julho 21, 2010

14ª Feira do Livro de Peniche (III)

Hoje, dia 21, pelas 21h45, em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche, o filme "Os homens que odeiam as mulheres", realizado por Niels Arden Oplev e baseado no livro de Stieg Larsson.

terça-feira, julho 20, 2010

A Gruta dos Frades

A imagem reporta a um postal antigo, descoberto pelo sempre atento Carlos Tiago, num feirante em Lisboa, e está referenciado no verso como Gruta dos Frades (ao lado do Convento), em Peniche.
À época, imagino as peripécias para posicionar no local a mastodôntica máquina fotográfica e tirar o instantâneo aqui exibido.
Hoje, sem dúvida, a tarefa é mais facilitada.
Por isso lanço aqui o desafio para se conseguir uma foto actual, no mesmo local.
Vamos ver quem é o primeiro a consegui-lo?

segunda-feira, julho 19, 2010

Arrenda-se em Peniche...

Está longe de me parecer suficiente a divulgação e o empenho de Peniche e dos penicheiros na defesa da Renda de Bilros, magistral forma do nosso mais genuíno artesanato.
Já por aqui dei exemplos de outras localidades onde a projecção e defesa desta manifestação artística se encontra muito mais avançada.
É preciso que se faça mais!
Mas também é necessário divulgar, apoiar e enaltecer o que por cá já se vai fazendo.
Destaco por isso a Mostra Internacional de Renda de Bilros Peniche 2010, que decorrerá de 22 a 25 de Julho, com comitiva de 8 países e condigno programa que espera a nossa/vossa activa participação.

domingo, julho 18, 2010

14ª Feira do Livro de Peniche (II)

Segunda, dia 19, pelas 21h45, em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche, o filme "Invictus", realizado por Clint Eastwood e baseado no livro de John Carlin.

quinta-feira, julho 15, 2010

....e Ele-Tempera.

Inicia-se hoje, no espaço do restaurante "Tempero do Mar", uma exposição de desenhos de retrato, denominada "Eu-Retrato" da autoria de Pedro Tavares, que estará patente até ao dia 31 de Agosto.
Trata-se da primeira mostra de trabalhos deste jovem talento local e insere-se plenamente na dimensão cultural assumida neste projecto de restauração, que extravasa o âmbito da gastronomia.
Eu sei que no "Tempero do Mar" é difícil tirar os olhos do prato, mas agora, também há que dedicar alguma atenção às paredes....

Berlenga ao deslumbre

"Em nome do pai" - (mais uma bela) Foto de Carlos Tiago
(quase, quase a perfeição, não fosse a desenxabida Coca-Cola)

quarta-feira, julho 14, 2010

O pesadelo continua....

Não tenho aprofundado muito as questões técnicas e legais que movem este munícipe, nesta longa cruzada intentada contra a Câmara Municipal de Peniche.
Mas não há dúvida que estamos perante um caso de justíssima reivindicação, e onde a todos (CMP incluída) interessaria a procura da verdade para que os reais culpados fossem responsabilizados e os lesados ressarcidos, e que tal constasse preventivamente para futuro.
Em vez disso delonga-se, adia-se, endossa-se, protela-se, averigua-se, procrastina-se, tentando que o reclamante ceda, e a culpa morra sem contrair matrimónio.
Por isso, e sem juízos precoces, reitero daqui a minha maior solidariedade para com o Raul na penosa luta de exigir responsabilidades em Portugal.

Interpretações, Salvador Dali

terça-feira, julho 13, 2010

14ª Edição da Feira do Livro em Peniche

Abre ao público no próximo dia 16 de Julho, pelas 15h, a 14ª Edição da Feira do Livro de Peniche. A iniciativa irá decorrer no Clube Recreativo Penichense, diariamente, das 15h às 23h30, até ao dia 8 de Agosto.
A funcional organização da Associação Juvenil de Peniche (AJP) conta com a presença de cerca de 20 editoras e descontos que podem ir até uns simpáticos 30%.
Paralelamente à feira, contar-se-á com as habituais sessões de apresentação de obras literárias e um ciclo de cinema com filmes baseados em livros, de que, atempadamente, por aqui darei conta.

segunda-feira, julho 12, 2010

Vuvuzelo...

Manada de elefantes brancos pastando na paupérrima África

domingo, julho 11, 2010

Clímax Vuvuzelar

O domingo é dado a experiências gastronómicas que rapidamente reencaixem as calóricas ablações dum esforçado desporto matinal.
Hoje atirei-me a um polvo com entrecosto!
Tratou-se duma ousada variante do que por aqui se divulga.
Depois de confeccionado, o prato apresentou-se apelativo. As neófitas batatinhas estavam desde logo convidativas, mas foi entre o untuoso entrecosto e o encaracolado raio do cefalópode que a minha primeira garfada demoradamente hesitou.
Optei pelo polvo!
Acho que se chamava Paul....

sexta-feira, julho 09, 2010

Em elevada reflexão....

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada
-Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser…

excerto de "O que há em mim é sobretudo cansaço" – Álvaro de Campos
(com um muito obrigado ao espicaçante anónimo e aos famintos leitores que sabem ter-me despertado desta modorrenta letargia...)