quarta-feira, junho 23, 2010

Onde é mesmo que anda a poesia?

Numa acção concertada entre o Pelouro da Cultura e o Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Peniche, a próxima edição do projecto "A poesia anda por aí" será integrada no evento d' "A Fogueira dos Santos Populares" dos bairros Fernão de Magalhães e Coosofi. A iniciativa decorrerá na Casa da Bica onde está sediado o projecto de intervenção e desenvolvimento comunitário denominado GPS, Gestão de Proximidade para a Sustentabilidade.

Nem que seja por tamanha sinergia, é garantido grande arraial!

É já na próxima 6ª Feira, dia 25 de Junho, pelas 21h30. E a Casa da Bica fica por aqui.
Mário Eloy, Bailarico

sexta-feira, junho 18, 2010

Pato com Joel

A coisa é séria!
Eu sei que há muito quem por aí diga que os bairradinos néctares são agrestes, angulosos e que não chegam ao patamar qualitativo dos Douro ou mesmo Dão.
Mas para quem desde sempre se habituou a remexer nas curiosidades e confirmadas certezas da região sabe que há um pequeno leque de produtores que consecutiva e consistentemente nos prendam com inesquecíveis referências.
Luís Pato é um desses nomes e também uma incontornável referência em toda a vitivinicultura nacional.
Da conjugação deste inestimável saber com o cada vez mais afinado complemento gastronómico da Tasca do Joel, afigura-se hoje, um grande embate, para o qual já me vou abundantemente salivando.
E até é provável que acabe a grasnar de satisfação!

quinta-feira, junho 17, 2010

O peixe à mesa dos outros...

Há muito que Peniche e Matosinhos se digladiam pela posição de maior porto de pesca nacional.
Já no que toca ao peixe na mesa do restaurante, os matosinhenses levam clara vantagem.
Com o esclarecido apoio da autarquia, e uma afinada congregação dos restaurantes locais, há muito que por lá se promove "O Peixe à Mesa".
É o que faz chamarem património à gastronomia!
Por cá, parece que a arqueologia é mais valorizada. Não se defende nada, por enquanto, e daqui a uns anos haveremos de procurar bem fundo para descobrir uma caldeirada decente.

quarta-feira, junho 16, 2010

Baleal Surf Fest II

Vai decorrer, nos próximos dias 18 e 19 de Junho, na Praia do Baleal em Peniche, a segunda edição do Baleal Surf Fest.
Trata-se duma iniciativa que visa fomentar a consciencialização da comunidade de surf e de todas as pessoas que utilizam os oceanos e a sua infinidade de serviços na busca de soluções para uma multiplicidade de problemas que necessitam de atenção urgente e acção.
Do evento constam iniciativas culturais e artísticas visando promover o desporto que é o surf, a salvaguarda do ambiente, o empenho na solidariedade social e muitas outras iniciativas que pode consultar aqui.
Em suma, uma lição de responsável sustentabilidade!

terça-feira, junho 15, 2010

Porque há vida para além do Futebol.

mais info: aqui

domingo, junho 13, 2010

Curvo-me à Obra


Ausente. Genuflexório e degraus de madeira.
Luciano Zanette

sexta-feira, junho 11, 2010

Olhei para o chão, estava estrelado.....

Constelação de Pentacrinus penichensis em lugar que não revelarei (não vá ser-lhe truncado mais algum pedaço para exposição laboratorial...)

terça-feira, junho 08, 2010

Convenção-Convicção: "Sou de Peniche"

A afirmação da identidade penicheira e dos seus valores genuínos é propósito que sempre granjeará o meu incondicional apoio.
Por isso tenho tentado estar presente em todas as edições na Convenção "Sou de Peniche", onde literalmente e convictamente tenho vestido a camisola.
O evento este ano decorrerá a 11 (tarde) e 12 (manhã) de Junho no Edifício Cultural da C. M. de Peniche e será organizado pela ADEPE- Associação para o Desenvolvimento de Peniche.
Era simpático o almoço em confraternização que normalmente estava associado à iniciativa, mas não imprescindível. Por isso espero que a inusitada escolha de desagregados horários/datas não esteja apenas suportada na intenção de rodear esse encargo.
Programa global: aqui.

segunda-feira, junho 07, 2010

Na onda do Mar

Mar: Economia e Inovação é o tema do segundo evento inserido no Ciclo das Conferências do Forte, que terá lugar dia 9 de Junho, pelas 18h00, na Fortaleza de Peniche.
Pretende-se abordar a temática do Mar, como eixo estratégico de desenvolvimento do país em geral e de Peniche em particular.
A moderação está a cargo do Prof. Doutor Joaquim Borges Gouveia, professor catedrático do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

A imensidão do oceano visto do nosso litoral...

quinta-feira, junho 03, 2010

BTT em Reinaldes

Vai ter lugar no próximo dia 10 de Junho o 6º Passeio BTT "Os Trovões" em Reinaldes - Peniche.
A prova conta com dois tipos de percursos. Um de 10 km com guias e baixa dificuldade. Outro de 40 km, em andamento livre e mais "puxadito".
Em qualquer dos casos são garantidas as sempre agradáveis incursões pelas belas e recônditas paisagens da zona.
Inscrições até 8 de Junho.
Mais info: aqui.

terça-feira, junho 01, 2010

Nós é que sabemos!

Está quase aí o XI Festival Sabores do Mar, em Peniche, de 4 a 13 de Junho.
Desta vez a iniciativa contempla todas as vertentes.
Há as Tasquinhas do Mar & Solidariedade com a componente amadora e solidária da gastronomia e da confraternização penicheiras, no recinto dos BVP. E tem também a competente restauração profissional nas instalações dos restaurantes aderentes.
Paralelamente contará com a 1ª edição da ExpoPeniche, Mostra de Actividades Económicas da Região, com os habituais concertos (onde se salienta TIM e Companheiros de Aventura) e com a consagrada IV Convenção (convicção) "Sou de Peniche!".
No panorama desportivo haverá a XXVII edição do Triatlo da Cidade de Peniche, a 13ª Expedição em Autonomia às Berlengas em Kayaks e o Campeonato de surf King of the Gromm´s no Baleal.
E há muito mais!
Mas o que queremos mesmo dar a conhecer são os genuínos Sabores de Peniche que o mar, desde sempre, generosamente tempera.

A construir o futuro global

Em ano de comemoração, a Escola Secundária de Peniche vai firmando provas dum trabalho que há 50 anos constrói.
Na Química ou no Badminton, no Japão ou na Bulgária, vale a forma como o potencial penicheiro está a ser devidamente estimulado.

Há quanto tempo não vai ao Teatro?

Sábado, dia 5 de Junho, pelas 21 horas, na sala de teatro do Centro de Solidariedade e Cultura (antigo Centro Paroquial de Peniche) é apresentada a peça "Casa de Pais" de Francisco Ventura pelo "Aventuarte", Grupo Cénico de Gavião.
A iniciativa conta com o patrocínio do Rotary Clube de Peniche.