segunda-feira, maio 31, 2010

E tanto que ainda sobra...

Pegando na celebração de hoje, 31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco, aproveito a embalagem para divulgar o Drogas Népia, excelente iniciativa da Acompanha visando a prevenção da toxicodependência.
E por aqui me fico!
É que não tenho mais nada a apontar ao Ian Dury....

Triatlo Escolar de Peniche

Realiza-se, no próximo dia 02 de Junho de 2010, a 6ª edição do Triatlo Escolar de Peniche, uma organização da Escola Secundária de Peniche com o apoio da Câmara Municipal.
A prova decorrerá na Praia do Quebrado e Papôa, com início marcado para as 15.30 horas.
Inscrições na Escola Secundária de Peniche até ao dia 31 de Maio.

Estou particularmente de acordo com a autarquia no gesto de incentivo a estes atletas.

This is an automatically generated Blog Notification

Que bem que se MIA na Atouguia

Tive a oportunidade de assistir a alguns dos concertos inseridos no encontro de música improvisada que decorreu este fim-de-semana na Atouguia da Baleia, o MIA 2010.
Gostei do que vi e ouvi, do improviso e da criativa empatia.
Sobre a música, e como leigo, não arrisco a opinar.
Mas sei reconhecer plenamente um ambiente de entusiasmo e de reconhecimento pelo sucesso duma iniciativa que, como tal, é forçoso que tenha continuidade.

sexta-feira, maio 28, 2010

30 de Maio: Dia Nacional do Pescador

Portuguese Fisherman, Kathryn Gardner
Mais info: aqui

(A primeira edição do) MIA

Vai realizar-se neste fim-de-semana, 29 e 30 de Maio, o 1º Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia (MIA 2010) no Auditório da Sociedade Filarmónica.
Trata-se duma iniciativa que contempla um colóquio, um workshop e diversos concertos e que pretende abordar, em sintonia, as vertentes artística e pedagógica da música, contando com a participação de alguns dos nomes (portugueses e estrangeiros) mais importantes do género.
Proposta arrojada e inovadora no campo da experimentação e da criação musical à qual desejo o maior sucesso.
Mais info: aqui.

quinta-feira, maio 27, 2010

A Poesia da nossa Pátria

É já amanhã 6ªfeira, dia 28, pelas 21h30, que se realiza mais uma sessão do projecto "A poesia anda por aí..."
Desta vez o tema será “Impressões poéticas em português com sotaque”, terá lugar no espaço de exposições do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche e abordará poesia em língua portuguesa de fora de Portugal.
Parece-me extremamente feliz a ideia de enquadrar esta iniciativa com a exposição de pintura e escultura "Impressões" de Fátima Pedro, patente no local.
Mais do que se vê, do que se lê, ou do que se ouve, são as particulares impressões que daí retiramos que realmente contam. E essas são únicas e insubstituíveis.
É por isso que temos de lá ir....
Impression, Claude Monet

Sentido único

Acabo de ler esta notícia publicada ontem no Jornal das Caldas on-line onde se lê:

"Comemorou-se no passado dia 15, pela primeira vez nas Caldas da Rainha, o Dia do Enfermeiro.
Apesar de se festejar sempre em Peniche, a comissão organizadora, o serviço de pediatria, decidiu marcar as comemorações na cidade das termas este ano porque os hospitais de Peniche, Caldas e Alcobaça, se uniram sob o mesmo conselho de administração, pelo que faria sentido organizar-se nas Caldas da Rainha."

Esforcei-me, mas não consegui perceber o sentido invocado.
Devo estar doente!
A que hospital acham que faz sentido ir?

quarta-feira, maio 26, 2010

Domingo há mais...

Desta feita trata-se do 4º Pedipaper Ecológico o desafio que a Arméria-Movimento Ambientalista de Peniche nos coloca para o próximo domingo, 30 de Maio, pelas 9h30, integrado nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente.
A partida terá lugar na sede da Associação Arméria, rua Marquês de Pombal nº22 - 1º andar (antigo edifício da PSP - Peniche).
A iniciativa de cariz ambiental e cultural é grátis e aberta à comunidade em geral, sendo contudo necessária inscrição prévia através de associacaoarmeria@gmail.com ou Tlm: 934111088.
Haverá prémios para o 1º e 2º classificados......e um planeta mais são para todos.

Desvendado o "mistério"

Mata do Bombarral, Palácio Gorjão (Jardim e Museu) e Jardim da Paz foram os destinos surpresa de mais um interessante passeio da Arméria, realizado no passado domingo, como por aqui divulguei.

terça-feira, maio 25, 2010

A Saúde e os Alimentos

Insisto na divulgação das apresentações finais dos trabalhos da Área de Projecto dos alunos do 12º ano da Escola Secundária de Peniche.
Mais um tema interessante e actual, apresentado por quem atempadamente deve insistir na comprovada relação entre os alimentos que consumimos e a nossa/vossa saúde.
É já amanhã, dia 26, pelas 21 horas, no Auditório da Escola Secundária de Peniche.

Actividade Turística no Concelho de Peniche

Revelam-se cada vez mais ambiciosas as apresentações finais dos trabalhos dos alunos do 12º ano da disciplina de Área de Projecto da Escola Secundária de Peniche, que culminam um ano de actividades dedicado a um tema seleccionado.
Neste caso, aborda-se a Actividade Turística no Concelho de Peniche, como por aqui divulguei, e a lista de convidados presentes demonstra quão cedo se pode começar a desenvolver uma participação e uma consciência empenhada na discussão do futuro de Peniche que passa, indubitavelmente, por uma abrangente e concertada aposta turísitica.
É já amanhã, dia 26, pelas 10 horas, no Auditório da Escola Secundária de Peniche.

segunda-feira, maio 24, 2010

O imbróglio da Fortaleza

Não poderia ter começado melhor ontem a Conferência "Memória: Resistência e Arquitectura", com o Professor António Borges Coelho a avançar que todo o desígnio para o local deveria garantir o usufruto da fortaleza pelos penicheiros e assumindo a sua plena confiança em qualquer projecto da autoria do Arquitecto Siza Vieira, na conservação da memória histórica do monumento.
O Arquitecto Siza Vieira também valorizou a fruição do local pelos cidadãos e confessou as suas dúvidas iniciais e as dificuldades que encontrou no desenvolver dum projecto que conciliasse o aproveitamento turístico e a preservação da memória da fortaleza.
O Presidente da Câmara Municipal de Peniche deu conta dos esforços da autarquia junto do grupo Pestana no sentido da definição dos planos para uma Pousada de Portugal no local e declarou publicamente que qualquer reabilitação da Fortaleza terá como condição obrigatória ser baseado em projecto do Arquitecto Siza Vieira.
E tudo corria em ambiente de grande sintonia...
Foi já nas intervenções finais que o Arquitecto Siza Vieira concluiu as reflexões que vinha fazendo ao longo da conferência e anunciou a sua preferência em que o seu projecto para a Pousada no local não tivesse seguimento, deixando toda a situação num tremendo e intrincado imbróglio.
Parece que o debate sobre esta temática terá continuidade na convenção “Sou de Peniche”, já em Junho próximo. Depois de alguns anos a escutar as críticas externas, as que criticam que nada se faz alternando com as de que nada se deve fazer, talvez estivesse na altura de perguntar aos penicheiros o que desejam para o local. E actuar em conformidade....
Moderação pouco isenta e nada discreta do jornalista Carlos Magno.
(Foto de Vítor Ribeiro)

Peculiares Relaxes (XXXII)

Prefiro-a de cebolada, com um toque de colorau, mas tenho de reconhecer que há outras formas de apreciar a raia.

quinta-feira, maio 20, 2010

E o que é que eles preconizam para a nossa Fortaleza?

É já no próximo domingo que terá lugar a primeira das conferências do Ciclo de Conferências do Forte, que por aqui divulguei.
Será pelas 18h00 e terá como tema "Memória: Resistência e Arquitectura".
Nela participarão o Arquitecto Siza Vieira que valorizará a reconversão de parte do monumento integrado no projecto Pousada de Portugal, e o Prof. António Borges Coelho, historiador e ex-preso da cadeia do Forte de Peniche, que se baterá pela preservação da memória anti-fascista entranhada no local. A moderação é do jornalista Carlos Magno.
Neste esquartejar de valências falta apenas saber quem irá defender a manutenção dum espaço na Fortaleza para a habitual fruição de penicheiros e visitantes.
É que em Peniche, esta foi também uma das (re)conquistas de Abril.

quarta-feira, maio 19, 2010

É devagarinho que nos aproximamos do fim do fosso...

O mistério da Arméria

Integrado na comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, a Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche, irá realizar no próximo domingo, dia 23 de Maio, um Passeio Mistério de cerca de 7 km, algures pela região oeste.
A deslocação até ao local do passeio é feita de autocarro que parte às 9h15 do parque de estacionamento junto ao Tribunal de Peniche e tem regresso previsto para cerca das 17H00.
É por isso importante a reserva de lugar através das pré-inscrições abertas até dia 21 (2 euros para associados e jovens e 2,5 euros para não associados).
Não deixem de participar nesta desvenda.

quarta-feira, maio 12, 2010

Ainda tenho muito que aprender...

Há uns anos atrás foi criada em Peniche uma Universidade Sénior.
O associativismo penicheiro, tantas vezes atrasado por comparação a cidades congéneres, soube aqui responder com rapidez a esta lacuna e fundar uma estrutura capaz de responder às necessidades de aprendizagem em idades mais avançadas.
E houve um grupo empreendedor que lançou mãos à obra, com apoio duma Junta de Freguesia, e apareceram professores voluntários e alunos motivados que ajudaram a fazer vingar todo o projecto.
E viveriam felizes para sempre....não fosse aqui e ali ser cada vez mais difícil de contornar a crispação política motivada pelo falta de apoio camarário a esta iniciativa.
Mal vai uma cidade que subsidia generosamente todo o tipo de carnavais e teima em não apoiar uma Universidade com tão nobre propósito.
Deve ser necessário ser político para perceber isto...
Eu não consigo!

terça-feira, maio 11, 2010

Ecos que as ondas alimentam....

Não que aprecie muito os insossos, mas talvez que haja algum exagero nestas Palavras de Sal....

Armeria no Paul

As boas condições meteorológicas e a visível beleza do local contribuíram para o sucesso de mais um passeio da Armeria, desta vez ao Paul do Boquilobo.
Não consegui estar presente.
Mas pelo acervo fotográfico recebido, roo-me de inveja.

segunda-feira, maio 10, 2010

Peniche, Cidade de Mar

Sempre me pareceu (no mínimo) redutor o slogan de “Capital da Onda”, ainda que reconheça o bem sucedido esforço da autarquia na divulgação das condições locais únicas para a prática deste tipo de desportos e na projecção de Peniche como "onda" de qualidade mundial.
Mas no Mar que envolve Peniche há muito mais. Não é só a imponente onda mais ou menos regular, há toda um cambiante que vai dos folas desvairados a dias de calma podre. E depois há a paisagem, a pesca, a gastronomia, o mergulho, o veraneio, a natureza, os recursos, as energias, a plataforma continental, os desportos, a luz, o vento, a vida, a força, a história, os homens .......
Uma imensidão de vertentes, de abordagens inesgotáveis, tendo o oceano como elemento comum.
A recente visita do Presidente da República no âmbito das “actividades mais relevantes que o Município de Peniche têm vindo a desenvolver no âmbito do Mar” veio demonstrar o reenfoque crescente em toda a envolvência marítima e na valorização dessa particular promiscuidade penicheira com o mar.
Não poderia concordar mais. Por alguma razão somos a Terra que o mar abraça.....

sexta-feira, maio 07, 2010

Não à tolerância de laicidade!

No ano em que se comemora o centenário da implantação da República, que consagrou o laicismo de Estado, junto-me a milhares de portugueses que se indignam com o financiamento público, as honras oficiais e as várias tolerâncias de ponto concedidas no âmbito da visita papal.

Circuito Surf e Bodyboard Peniche 2010

É já neste fim-de-semana, 8 e 9 de Maio, que arranca o Circuito de Surf e Bodyboard de Peniche 2010 (Check-In às 9h00 no Lagide!).
Este ano o circuito é composto por 4 etapas conjuntas, contando as três melhores.
Mais info: aqui.

quinta-feira, maio 06, 2010

O último a sair que apague a luz...

Há já algum tempo que recebi informação sobre o alegado encerramento do Laboratório de Análise Clínicas do Hospital S. Pedro Gonçalo Telmo, em Peniche, por razões que se prendem com a diminuição da sua actividade, sobretudo após o encerramento da Cirurgia, conforme aqui foi oportunamente divulgado.
Posso agora acrescentar que não foi recebida qualquer resposta da administração do CHON (Centro Hospitalar do Oeste Norte) à pergunta colocada pelo Presidente da autarquia penicheira sobre este pretenso encerramento.
E por aqui me fico!
Em matéria tão crucial para um futuro condigno nos cuidados de saúde em Peniche, até me sinto mal perante tão presumível diagnóstico.

Tenho "impressões" que vou gostar

É já sábado, 8 de Maio, pelas 18h00, no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, que se procederá à inauguração da exposição de Pintura e Escultura “Impressões” de Fátima Pedro.
A mostra estará patente ao público até ao próximo dia 30 de Maio.
Tenho a certeza que a versátil criação artística de Fátima Pedro não deixará de nos impressionar.

quarta-feira, maio 05, 2010

Ao Paul do Boquilobo

Domingo, dia 9 de Maio, a Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche, levará a cabo o seu 21º Passeio Pedestre.
Desta vez os participantes terão como destino uma visita guiada, de cerca de 3 km, à Reserva Natural do Paul do Boquilobo (Golegã).
A (mais ecológica) deslocação é assegurada em autocarro e por isso é importante a pré-inscrição até ao próximo dia 6 de Maio ( 5 euros associados e jovens, 6 euros não associados).
A partida é às 9h15 junto ao Tribunal de Peniche, com chegada prevista para as 17h00.
Inscrições para: associacaoarmeria@gmail.com ou 934111088 (noite)

terça-feira, maio 04, 2010

Dia de almas cantantes

4 anos, 146.000 visitas, quase 1500 posts e cada vez mais convicto desta isenta e particular forma de hoje poder ser Amigo de Peniche.
Obrigado por todos os preciosos contributos que assentaram na discussão de ideias e projectos e dispensaram a personalizada ignomínia e o gratuito opróbio.
Agradeço, também, toda a crescente colaboração na informação remetida ao blogue, e à qual nem sempre é possível dar a devida divulgação por motivos de tempo, ponderado interesse, ou mesmo, confesso, sacrílegas apetências pessoais.
Congratulo-me, ainda, pelo contínuo crescimento da blogosfera penicheira, onde não param de surgir novos e interessantes espaços de discussão e divulgação de conceitos, lugares, gentes e ideias que a Peniche respeitam e os quais esforço-me por manter ligados na faixa lateral.
Se de tudo isto resultar um sentimento comum de união, permitam-me que por aqui continue a propagar este nosso peculiar penicheirismo.
Até ao post de amanhã.

segunda-feira, maio 03, 2010

MIA 2010

Com vista à preparação do 1º Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia (MIA 2010), que terá lugar no Auditório da Sociedade Filarmónica, nos próximos dias 29 e 30 de Maio, realiza-se hoje, pelas 18 horas, também na Sociedade Filarmónica em Atouguia da Baleia, uma conferência de imprensa onde serão apresentados os pormenores essenciais deste encontro.
Trata-se duma iniciativa cultural inédita que pretende abordar os lados artístico e pedagógico da música, contendo na sua programação um colóquio, um workshop e diversos concertos com alguns dos nomes (portugueses e estrangeiros) mais importantes do género.
Violino
Amadeo de Souza-Cardoso

Panorama do litoral penicheiro

Com a preparação da engalanada cerimónia para o início da obra do fosso das muralhas em Peniche, consignada na passada quinta-feira, todas as autocaravanas tiveram finalmente de libertar o privilegiado espaço que ocupavam no parque de estacionamento da cidade, permitindo finalmente vislumbrar que todo o fosso ainda por lá está....
Já de tarde, na zona da Papôa, quando tentei avistar as Berlengas, não pude ter igual certeza....

Parabéns Telma!

Terminou ontem, nas Caldas da Rainha, a 45ª edição dos Campeonatos Internacionais de Portugal, em Badminton.
A prova, pontuável para o Ranking Mundial e para o Circuito Europeu de Badminton, contou com a elite mundial desta modalidade, onde participaram 163 atletas de 25 países, dos quais 33 portugueses.
É importante divulgar toda esta informação para melhor nos apercebermos do feito de Telma Santos, natural de Peniche, que se sagrou vencedora em singulares femininos.