quinta-feira, abril 29, 2010

Às voltas com o Redondo...

O Ciclo de Conferências do Forte é uma iniciativa do Município de Peniche para o ano em curso e tem a nobre intenção de valorizar a matriz cultural do espaço da Fortaleza de Peniche.
A primeira dessas conferências decorrerá a 23 de Maio, pelas 18h00, e abordará o controverso tema da Memória: Resistência e Arquitectura, sendo moderada pelo jornalista Carlos Magno, e contando com a participação do Prof. Doutor António Borges Coelho, historiador e ex-preso da Cadeia do Forte de Peniche e, como aqui indiciei, do Arq.º Álvaro Siza Vieira.
Até pela convidativa data e hora, era importante a massiva participação local, de modo a que, no que respeita ao futuro deste emblemático monumento da cidade, se garanta que Peniche é quem mais ordena...

quarta-feira, abril 28, 2010

Upgrade ígneo

Já está aí a data para a 31ª Corrida das Fogueiras e 10ª Corrida das Fogueirinhas 2010, em Peniche.
Trata-se duma das mais originais e emblemáticas provas de atletismo em Portugal, e sem dúvida a sua melhor corrida nocturna.
Consta que o calor que se sente no périplo que milhares de participantes percorrem pelas ruas e falésias penicheiras, repletas de incentivador público, nem todo vem das fogueiras que espaçadamente iluminam o percurso.
Tendo quase feito o pleno nas edições das Fogueirinhas, este ano vou falhar.
Tem coisas de que a idade não perdoa!
É por isso que, quanto antes, vou arriscar pela primeira vez uma participação nos loooongos 15 km das Fogueiras.
Esta prova, este público e Peniche merecem todo o meu tempo.
Sim, porque não me venham falar de esforço num passeio nocturno pelo litoral penicheiro...

terça-feira, abril 27, 2010

Peniche não é só Mar!

Façam-se à Estrada....

segunda-feira, abril 26, 2010

Livros ou alfarrábios?

Um recente artigo de Luísa Inês, na Voz do Mar edição nº1275 de 13 de Abril, cita declarações do Presidente da autarquia dando conta dos recentes desenvolvimentos referentes à obra da futura Biblioteca Municipal de Peniche, a qual se encontra parada há vários anos.
Do novo agendamento retive aquilo que presumi ser (unicamente!) a conclusão da jornalista:
“.......Feitas as contas, se o arranque da obra avançar em meados de 2011, a conclusão dos trabalhos só deverá acontecer em finais de 2012, princípios de 2013. E esse é precisamente o ano das próximas eleições autárquicas.”
Não sei bem o quê, mas há algo nesta previsão que me faz acreditar...

sexta-feira, abril 23, 2010

A nova Relação do poder

O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu ontem o empresário Domingos Névoa da Bragaparques, condenado em 1ª instância por corrupção no valor de 200 mil euros a um vereador de Lisboa, em troca de favores num negócio de terrenos.
O Tribunal da Relação admite que os factos são verdadeiros, mas absolve o empresário por ter concluído que o vereador não possuía poderes de facto para conceder o favor pretendido.
Esta decisão abre todo um novo campo de actuação ao suborno em Portugal e nos meios autárquicos a situação fica muito mais clarificada. Ao agente corruptor recomenda-se que leia com atenção todos os pelouros e competências de um dado vereador para não ter o improvável azar de acertar na ilegalidade.
Confirmada a ausência de poder de facto sobre a matéria a influenciar, é avançar despudoradamente na oferta.
Entre vereadores poder-se-á até instituir facilmente um prático sistema de permutas. Eu, o vereador do turismo, dou um toque ao colega das obras e encaixo gordo envelope, ao qual retribuirei, após palmadinha do colega, logo que ele arrume o seu chorudo sobrescrito.
Os interessados munícipes vêem os seus favores acedidos, os vereadores têm a sua influência recompensada e os tribunais ficam muito mais aliviados de processos. E tudo isto num enquadramento legal devidamente sancionado pela Relação.
Chega até a ser bonito tanta simplicidade!
O futuro da corrupção em Portugal ficará assim circunscrito a dois ou três imprudentes distraídos que sobre um qualquer negócio de terrenos se precipitem a untar o vereador do urbanismo........

Os Morales e os costumes

Ontem comi frango ao almoço.
Corri ao espelho, a inspeccionar o cabelo, e demorei-me, maroto, a apreciar a foto anexa.
Sem alterações!

quinta-feira, abril 22, 2010

Sugestão em Dia da Terra

Inserida nas Comemorações do Dia Mundial da Terra a Arméria, Movimento Ambientalista de Peniche, irá organizar o seu 4º Pedipaper Ambiental no dia 25 de Abril, entre as 9h30 e as 12h30, com início na sede da Associação (Espaço Associativo - Rua Marquês de Pombal, n.º 22, 1º andar - antigo edifício da PSP Peniche).
A actividade consiste num passeio de cariz ambiental e cultural pelas ruas da cidade de Peniche, com acesso gratuito e aberto à comunidade em geral.
Mais uma excelente oportunidade para pugnar pela preservação e sustentabilidade da nossa Terra e também da nossa terra.
(Inscrições: associacaoarmeria@gmail.com ou 934111088)

quarta-feira, abril 21, 2010

Fortaleza ou Fraqueza (do futuro) de Peniche?

Anuncia-se para breve, em sessão pública com ilustre convidado, a retoma da discussão sobre o futuro da Fortaleza de Peniche, entre arreigados preservadores da memória e desempoeirados apostadores no turismo.
Percebe-se por isso que, por aqui e por ali, já se vão limpando armas.

terça-feira, abril 20, 2010

Para não deixar esquecer o passado...

Como por aqui divulguei, decorreu no passado sábado mais uma edição de "A poesia anda por aí....", desta vez no espaço das celas da antiga prisão política, na Fortaleza de Peniche.
Integrada nas Comemorações de Abril Mês da Liberdade da Câmara Municipal de Peniche, esta sessão foi dedicada à "Poesia na Prisão, Poemas de Liberdade".
No simbólico enquadramento escolhido, os brilhantes "dizedores" de serviço contaram com um inspirado acompanhamento musical e com uma grande participação de público, resultando em pleno a evocação das conquistas de Abril.
Relembro que este conceito de difusão cultural assente na divulgação e partilha da poesia portuguesa teve a sua origem, uns anos atrás, nas sessões de "Poesia na Garagem", na Biblioteca Municipal de Peniche. Foi pela perseverança de Ângela Malheiros (também, de certa forma, de abril) que se dinamizou este tipo de evento, vencendo algumas sessões menos assistidas, e teimando que é possível com parcos meios contribuir para uma eficiente divulgação do património poético em língua portuguesa.
Também aqui é importante não deixar esquecer o passado!

segunda-feira, abril 19, 2010

Brevemente num teatro (bem mais) perto de si......

O grupo de Teatro da Escola Secundária de Peniche voltou a marcar presença na Mostra de Teatro Escolar, cuja 10ª edição decorreu na passada semana, na Póvoa de Varzim, numa organização da Escola Secundária Rocha Peixoto.
Participaram 10 escolas, uma delas de Coruña, Espanha, e na edição deste ano os jovens participantes contaram ainda com workshops sobre técnicas de teatro dinamizados por actores profissionais.
O grupo de Peniche levou a palco a peça “Pecados (I)mortais”.

sexta-feira, abril 16, 2010

Todos são livres de comparecer

É já amanhã, sábado, dia 17, pelas 21h30, que terá lugar a próxima sessão do projecto "A poesia anda por aí...." desta vez sob o tema “Poesia na Prisão, Poemas de Liberdade”.
Trinta e seis anos depois do 25 de Abril, a zona das celas do piso 3 da Fortaleza de Peniche (Museu Municipal) irá estar de portas escancaradas para todos, sem que tenham de passar carros de porta-bagagens levantados.
As vozes de Rogério Cação, Mariana Paulino, Paulo Ramos e Bernardo Costa ecoarão livremente, de viva voz, lembrando que, não sendo já ousadia, importa sempre enlaçar a Liberdade e Poesia.
Seguramente a não esquecer....
Cartaz: Vieira da Silva

Actualização

Via cortada no IP6 finalmente em análise:

(sempre sob a objectiva atenta de Carlos Alberto Tiago)

Com acesso Livro

Com início hoje, e até ao dia 2 de Maio, irá decorrer a 3ª Edição da iniciativa "Abril Livros Mil", na habitual organização da Associação Juvenil de Peniche (AJP).
Para além dos usuais e convidativos descontos na aquisição de livros (no espaço junto ao Fórum da Parreirinha, entre as 15h e as 22h30), o evento incluirá também a comemoração do Dia Mundial do Livro (23 de Abril).

Henri Matisse Dahlias 1923

Nada, que se faz atleta

Hoje publico a foto dos atletas Tiago Oliveira e Bernardo Tormenta, ambos de 11 anos, que irão participar no estágio da Selecção de Natação Distrital de Leiria de Cadetes, no próximo dia 24 de Abril em Pombal, em representação da equipa do Clube Naval de Peniche/AXA/Câmara Municipal de Peniche.
Para além do Xadrez, também aqui, na natação de competição (Natação Pura), e fruto da dedicação de atletas, pais, dirigentes e treinadores, se está a trabalhar esforçadamente para afirmar o potencial desportivo das camadas jovens penicheiras, que tanto tem sido negligenciado.
Reconhecer este meritório trabalho é um dos apanágios dos amigos de Peniche.

quinta-feira, abril 15, 2010

A via rápida c'ouve em tempos a ligar Peniche.

Foto de Carlos Alberto Tiago ( FUA )

Dias dos Reis

Desde os primórdios deste blogue que tenho recorrido aos magníficos trabalhos fotográficos de Dias dos Reis para ilustrar alguns posts deste blogue, como é o caso do anterior.
A "galeria" penicheira do autor é impressionante e particularmente feliz na combinação suprema da beleza natural penicheira com o primor duma esmerada execução artística.
Mas mesmo por ali já é impossível contornar a outra face de Peniche....

Dias dos Reis - Ainda os Bairros da Lata

quarta-feira, abril 14, 2010

Praia do Encontro

Esta imaginação de sal e duna,
inquieta e movediça como areia,
ergue, isolada, a praia, mais a espuma
que sereia nenhuma
saboreia...

Quisesses tomar tu este veleiro,
que em secreto estaleiro construí,
sem velas, sem cordame, sem madeira
- mas branco, e todo inteiro
para ti...

Brilha uma luz de morte sobre o porto saido mesmo agora da memória...
Ali estarei, à tua espera, morto,
ou vivo em minha morte
transitória...

Combinado. Que eu juro não faltar!
Contrário de Tristão, renascerei,
se pressentir, aérea, sobre o mar,
a sombra singular
do barco que te dei.
Poema: David Mourão-Ferreira
Fotos: Dias dos Reis

terça-feira, abril 13, 2010

Ela vinha...

segunda-feira, abril 12, 2010

As Amigas nos amigos

Não poderia deixar de colaborar na divulgação desta iniciativa de sensibilização para a prevenção do cancro da mama, que está a decorrer esta semana (das 9h30 às 13h00 e das 16h00 às 21h00), nas Piscinas Municipais de Peniche.
Movem-me a vigorosa e paulatina luta contra o cancro que todos devemos apoiar e a cumplicidade, no foro da amizade, para com a Associação Amigas do Peito.
Querem duas melhores razões?

Peculiares Relaxes (XXXI)

Como em todo o país, são cada vez mais os Passeios Pedestres homologados nos concelhos que circundam Peniche, e que bem sabem valorizar a paisagem oestina, proporcionando momentos de rara beleza e relaxe.
Um dia Peniche ainda irá conseguir orçamento para financiar a meia-dúzia de sinais de madeira e as duas latinhas de tinta (amarela e vermelha) necessários para acompanhar esta inevitável via de progresso no turismo sustentável.

domingo, abril 11, 2010

Ninguém segura o vandalismo?

(imagem do que resta duma figura de prevenção rodoviária, constituída inicialmente por um adulto e uma criança, junta a uma travessia de peões)

sexta-feira, abril 09, 2010

A ciência da poesia (ou vice-versa?)

Na poesia,
natureza variável
das palavras,
nada se perde
ou cria,
tudo se transforma:
cada poema,
no seu perfil
incerto
e caligráfico,
já sonha
outra forma.

Carlos de Oliveira, Lavoisier

Vaut le Voyage

Já tive oportunidade de fazer o curto desvio que me conduziu a uma mesa do novo restaurante Tempero de Mar, sito na Avenida do Mar, em Peniche.
E já tinha também por aqui revelado as minhas elevadas expectativas para com esta nova aposta que agora confirmo plenamente superadas!
Projecto sóbrio, consistente, honesto, focado na experimentação e valorização da gastronomia local, com ousadia, arrojo, imaginação e um muito bem conseguido contraste de sabores. A carta é variada, mas sempre focada em tornar a degustação numa experiência única, lidando com mestria muitos ingredientes que a restauração penicheira e oestina, arrastadamente se tem esquecido de valorizar. Toda a experiência decorre em ambiente de elevado profissionalismo, levado ao pormenor e devidamente temperado com espontânea simpatia.
Não tenho dúvidas que o futuro duma gastronomia de sucesso em Peniche, daquela que pode ajudar a potenciar o turismo local, passará por ofertas desta índole.
Caberá, numa primeira fase, a Peniche e aos penicheiros acarinhar (e segurar!) este tipo de projectos.
Mas estou certo que rapidamente iremos ler por aí que há novo e conceituado Tempero em Peniche, e que a ambos o Mar abraça.

quinta-feira, abril 08, 2010

O melhor tributo

Foram mais uma vez brilhantes os resultados obtidos na participação da Academia de Xadrez António Mamede Diogo (Secção da AEFCR Penichense) no Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez, que se realizou entre os dias 28 de Março e 1 de Abril, no Hotel Golf Mar (Porto Novo -Torres Vedras).
Os destaques individuais vão para Rita Osório Jorge que se sagrou Campeã Nacional feminina (sub-10) pelo terceiro ano consecutivo e vice-campeã absoluta (na foto), para Hugo Lima Santos que é vice-campeão nacional absoluto (sub-18) e para Inês Lima Santos vice-campeã nacional feminina (sub-14).
A Academia de Peniche contou ainda com vários outros promissores praticantes por entre os cerca de 400 jovens xadrezistas presentes e de novo conquistou a proeza de ser o clube com mais títulos (4) conquistados.
Esta consistência de resultados, na senda do trabalho do mentor deste projecto, Mestre António Mamede Diogo, já justifica que se enalteça também o esforço dos seus continuadores.
É decerto esse o melhor tributo ao Diogo!

quarta-feira, abril 07, 2010

Cidadania e Ciganania

Sigo, expectante, a recente investida da Câmara Municipal de Peniche visando repor a legalidade no Sítio da Água Doce, junto à praia do Baleal, com a demolição das construções clandestinas aí edificadas nos últimos anos.
Num concelho tão carenciado de intervenções musculadas, é preciso coragem para lidar com este tipo de acções e com todos os veementes protestos e oposições que estas demolições normalmente envolvem.
Mas em termos de cidadania é imperioso e pedagógico que todas as ocupações indevidas sejam removidas.
Tanto mais, quando os prevaricadores nem sequer são ciganos....

terça-feira, abril 06, 2010

Terapias (com peddy tascas e tudo!)

segunda-feira, abril 05, 2010

Retribuir faixa com faixa

Há já vários meses que Peniche se vê privada de uma faixa do IP6, após um pequeno desabamento de terras sobre a via.
Não sendo rancorosos, guardamos também faixa para retribuir aos responsáveis pela demora.
A colocar no ombro, na diagonal, e onde se lê:
Incompetentes!

(Foto retirada do Peniche Cultural que muito bem se adiantou na denúncia....)

quinta-feira, abril 01, 2010

Hoje não é dia das mentiras!