sábado, agosto 21, 2010

O futuro da inFestação

É assim, a referência que o Correio da Manhã faz à Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Peniche.
Sou só eu, ou já se tornou por demais flagrante que a preponderante vertente não religiosa da Festa se converteu em pouco mais que um arraial pindérico, caduco, retrógrado, ruidoso, mercantilista, ilícito e indigno duma cidade actual do litoral europeu.

(N.E.: Post inicialmente publicado no dia 19-08-2010, às 8:53, repescado à ribalta em função da copiosa discussão e participação suscitadas. É que ainda cabem por aqui muitos contributos....)

29 contributos:

At 19/8/10 11:23, Anonymous Anónimo disse...

Caro amigo
Infelizmente a sua visão da festa de Nª Srª da Boa Viagem não está desfazada da realidade. Ao longo de décadas tornou-se numa festa "xunga": má iluminação, horriveis espectáculos, arraial sem qualificação, palco(s)mal localizados, barulho em excesso, falta de parquementos, acampamento terceiro mundista na zona portuária, desarrumação generalizada, circulação automóvel desorganizada, ruas e contentores sujos. Enfim, no período de festas Peniche tem menos encanto...
Um abraço
Francisco Salvador

 
At 19/8/10 13:06, Anonymous Anónimo disse...

Caro jp, não, não é o único. Há mais gente que partilha exactamente da mesma opinião e que está na disposição de contribuir para que se mude a bem do futuro deste pedaço de litoral abençoado pela natureza e sobretudo a bem dum futuro muito mais risonho para as suas gentes. Há até, gente que se aventura com propostas inovadoras e projectos arrojados, sem custos para a terra e que só pede envolvimento e empenho por parte das entidades. Invariavelmente as respostas por parte das entidades é de soberba e do seu lugar confortável, garantido por um salário razoável e certinho ao fim do mês, uma reforma por inteiro ao fim de uns anos e uma ambição politica medíocre, impede os seus responsáveis políticos de tomarem medidas corajosas e determinadas. O garante destes tachinhos é o povo... e o povo se continuar na ignorância, continuará a contentar-se com a mediocridade e facilitismo do que se lhes apresenta... e assim, continuaremos a destruir o que a natureza levou uns milhões de anos a preparar-nos e continuaremos ignorantes mas contentes porque temos uns responsáveis "cool's".

 
At 19/8/10 14:21, Anonymous Anónimo disse...

Caro jp,

Não, não é o único. Há mais gente preocupada e empenhada em fazer algo para que esta mediocridade deixe de ser o apanágio de uma terra tão abençoada pela natureza, um trabalho ardiloso de milhões de anos que os elementos levaram a realizar. Há até gente, que, sem querer qualquer beneficio monetário ou favorecimentos que visem lucros fáceis e imediatos, tem feito apostas inovadoras e arrojadas na cidade e que em troca só pede envolvimento e empenho por parte das entidades. Infelizmente as respostas por parte das entidades é de soberba e do alto do conforto dos razoáveis e certinhos salários, a reforma por inteiro ao fim de uns aninhos e ambições politicas mediocres impedem os seus responsáveis politicos de tomarem medidas corajosas e determinadas que visem o desenvolvimento de projectos qualificantes tanto para o património natural da cidade como para o património edificado e até para o desenvolvimento económico/cultural das suas gentes. É o voto do povo que garante e sustenta este" faz de conta que fazemos qualquer coisa em prol do povo" e enquanto o povo for ignorante e privado de acesso a mais cultura e instrução, contentar-se-a com este facilitismo e mediocridade das instituições e bastará, numa "onda cool", manter o povo contente com as promoções do Lelo e a garagem da vizinha para por o pópó do Barreiros.

 
At 19/8/10 15:36, Blogger jkimilas disse...

quando é que vocês se convencem que a vossa terra só tem de bom aquilo que vem da Natureza enquanto o "homo espertus" não lhe põe a mão (ou será a pata)?

 
At 19/8/10 17:48, Anonymous Anónimo disse...

Caro jp,

Em tom de desafio/lançamento de discussão... talvez também valesse a pena uma reflexão sobre a feira de quinquilharias... peço desculpa... feira de artesanato, é assim que os enormes cartazes a apregoam, que a cidade apresenta aos seus visitantes no mês em que a população da cidade triplica!?

 
At 19/8/10 23:07, Anonymous Anónimo disse...

Em relação à feira do artesanato, até gostei. Achei o espaço arrumado e gostei da zona dos petiscos. Não entendi a história os carros à venda. Será algum patrocínio?
Tenho pena que o espaço da fortaleza continue abandonado e não haja projectos para o aproveitar adequadamente para diversos eventos.
Quanto às festas, concordo com os comentários já efectuados.

 
At 20/8/10 08:16, Blogger Bento Gonçalves disse...

Porque não dirigem estas "inquietações" aos membros da Comissão de Festas? Tenho entendido que são pessoas, que de maneira voluntária, todos os anos organizam estas Festas! Ou talvez, em vez de se dedicarem a criticar o que se faz, façam vocês mesmos qualquer coisa? O que os parece? Levantar o rabinho da cadeira e produzir qualquer coisa?

 
At 20/8/10 11:14, Anonymous Anónimo disse...

Uiiiiiiii, que comentários tão eloquentes!

Temos eleições à porta, ou quê ?


Anónimo (obviamente).

 
At 20/8/10 12:00, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP,

Quando oiço os meus avós falarem da Festa de outros tempos referem a existência de inúmeros jogos populares (corrida de sacos, jogo da bilha, etc) para além destas actividades ainda há poucos anos me lembro de assistir a provas de natação, corrida de remos e de ginga e a subida ao mastro do bacalhau. Por tão puco dinamizadas que foram, acabaram por perder-se.
Por exemplo em Ferrel, na corrida de burros, existem animais para alugar na hora. Que eu me lembre, em Peniche nunca houve lanchas ou côcos disponíveis para alugar ou disponibilizar aos participantes no momento.
Acredito que com a multidão que no sábado da festa se concentra na ribeira velha, com a ajuda de um animador munido de um pequeno sistema de som, se conseguiria dinamizar uma série de actividades engraçadas capazes de devolver alguma alma às festas de Peniche.
Como todos devem saber, o aluguer do terrado da feira é que paga os artistas e a iluminação festiva.
Como penicheira acho perfeitamente aceitável prescindir da iluminação e da música para não ter que suportar um acampamento imundo e um centro temporário de promoção da contrafacção durante um mês e meio na minha terra.
Desta forma a festa voltaria às suas origens e ao seu cariz marcadamente religioso (que eu pessoalmente dispenso mas que reconheço e apoio).
Algo tem de ser feito. Não obstante o esforço e dedicação dos homens e mulheres que ao longo dos anos se têm dedicado de corpo e alma à Comissão de Festas, os quais merecem a nossa gratidão, considero que este modelo está gasto e não agrada a ninguém.

Marta Pinto Petinga Malheiros

 
At 20/8/10 13:30, Blogger jp disse...

O objectivo do post era o de discutir a decrepitude a que chegou a vertente não religiosa da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem (adiante designada por FNSBV). Parece que não estou só nessa constatação. Verifico, também, que tal resulta dum processo que se vem agravando paulatinamente ao longo dos anos, sem qualquer tipo de influência dos calendários autárquicos.
Cada vez mais os penicheiros se ausentam durante os confusos, lotados e barulhentos dias da FNSBV, deixando a cidade entregue a hordas de ululantes turistas e veraneantes que com ela se comprazem. Há um divórcio flagrante entre a população penicheira e a FNSBV que importa inverter. Decerto que também existe uma franja da população para quem o actual molde de massificados visitantes interessa sobremaneira.
Mas caberá aos penicheiros reflectir, propor e discutir as possíveis alternativas para o futuro (da vertente não religiosa) da FNSBV e fazer que tal seja ouvido junto do poder local. Era aí que se inseriria o modesto contributo deste blogue e as contribuições obtidas têm tanto mais força e valor, quanto menos se imiscuam em querelas políticas que em nada fortalecem a voz duma cidadania activa que se pretende promover.

Voltando ao cerne da questão, acho que este poderia ser um bom ponto de partida nesta reflexão:

http://www.semanadomar.net/index.php

 
At 20/8/10 18:52, Blogger Amigo que gosta de Peniche disse...

Caro Anónimo (obviamente) de 20/8/10 11:14,
É precisamente por não termos eleições à porta que o seu comentário, aos comentários anteriores é descabido de propósito.
Eu, que me passarei a identificar por: amigoqgp (Amigo que gosta de Peniche) e desta forma perceberá com o decorrer do tempo que todas as minhas intervenções não têm qualquer objectivo politico camuflado. Tem um objectivo politico sim. Mas um objectivo politico genuíno. De alguém que se preocupa com o desenvolvimento deste Pais e em particular de Peniche, que se aflige por continuarmos a ser um país assente em chico-espertismos saloios e mesquinhos e em caminhos facilitistas. É como diz o outro: “desde que para mim chegue!!”. Efectivamente, a mim não me chega.
E, só para terminar este esclarecimento: as instituições a que me refiro não é nenhuma em particular e são todas em geral. São todas aquelas a quem lhes couber a carapuça. Pois, pouco me importa se são geridas pelo partido A, B ou C o que me importa é o que as pessoas que as representam possam ou não estar dispostas a fazer em prol desta terra. Que ponham acima do seu interesse particular o interessa da terra e das suas gentes.
Os meus comentários publicados e que assinei como anónimo são: (Anónimo das 19/8/10 13:06 ); (Anónimo das 19/8/10 14:21 ) e (Anónimo das 19/8/10 23:07).

Caro jp, peço desculpa por este momento, mas senti-me cutucado e julgo ser justo esclarecer que a minha intenção com os comentários não é fazer qualquer ataque politico com pretensões eleitoralista a quem quer que seja. Sou apenas um cidadão anónimo que ama o seu País e a terra que escolheu para viver e que a cada dia que passa se sente mais triste pelo rumo que as coisa vão levando. Como muito bem diz - “Verifico, também, que tal resulta dum processo que se vem agravando paulatinamente ao longo dos anos, sem qualquer tipo de influência dos calendários autárquicos.” - estou totalmente de acordo.
(fim parte 1)

 
At 20/8/10 18:53, Blogger Amigo que gosta de Peniche disse...

(parte 2)

Voltando agora ao que importa: estive a dar uma vista de olhos no site que sugeriu http://www.semanadomar.net/index.php , e parece-me sem dúvida um trabalho profundo e bem feito que envolve variadíssimas entidades, sendo o tema central o mar consegue abarcar, com um conjunto de actividade diversificadas e bem estruturadas, todas as faixas etárias. Importa agora saber como tudo aquilo acontece na prática e sobretudo saber de que forma algo parecido poderia ser aplicado à realidade de Peniche, na minha modesta opinião, Peniche tem condições intrínsecas (naturais e geográficas) para se fazer algo muito, muito superior... mais uma vez reforço... são as pessoas e a sua vontade que podem fazer as coisas mudar e só com o verdadeiro e genuíno envolvimento das pessoas (as pessoas que representam as instituições) é que algo se poderá fazer. - (Fim)

 
At 21/8/10 10:30, Blogger Bento Gonçalves disse...

é só teóricos!! como diz o outro: falam, falam, falam...mas não os vejo a fazer nada!

 
At 21/8/10 19:52, Blogger Manuel Leonardo disse...

As cebebracoes da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem em Peniche ja terminaram ha muitos anos . ( nao confundirem com outras celebracoes dos festejos em honra de Nossas Senhoras da Boa Viagem que de ano para ano sao celebradas com mais explendor em outras Terras de Portugal ) .
Como todos sabemos a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem tem sido uma homenagem dos pescadores de Peniche que em sua Honra teem celebrado os seus festejos com dignidade ha mais de cincoenta anos .
So que tudo muda em Peniche para o mau e sendo assim estao decadentes e proximas a acabar as suas celebracoes em Honra de Nossa Senhora
Nao ha pescadores em Peniche que possam dar continuacao a´tradicao das suas procissoes que ainda por enquanto saem a´rua com meia duzia de gatos pingados ja´mesclados com figuras femininas
para comporem o ramalhete quero dizer o conjunto de pessoas necessarias para o andor poder sair para a rua.
As muitissimas embarcacoes que existem em Peniche de pesca desportiva nao sao classificadas por si proprios de ter obrigacao de entrar no cortejo da Procissao do Mar para assim poderem dar uma grandiosidade maior aquilo que tem dado chamariz a muitos milhares de forasteiros que nos visitam nessa noite . Fazem-me lembrar um certo atador de redes que fazia parte dos pescadores da empresa e que na celebre greve dos pescadores de Peniche furou a greve dizendo que nao lhe pertencia estar em greve porque era simplesmente atador e nao fazia parte dos pescadores de Peniche - continua

 
At 22/8/10 02:01, Blogger Manuel Leonardo disse...

Segunda parte - continuacao-

O exemplo mencionado pela nossa Amiga de Peniche , Marta Pinto Petinga Malheiros ,acerca da corrida dos Burros em Ferrel-deichem-me mencionar com o devido respeito estes espertos animais -
que podem ser alugados a´ hora para num treino de equitacao os seus famosos cavaleiros se prepararem para essa ja´ famosa corrida ,so´que duvido que haja homens que se oferecam a simples figurantes de pescadores - ainda se fosse para fazerem parte do conjunto que de palio acompanha as dignidades nessa procissao , ainda talvez se prontificassem nem que fosse so´para mudar de caras aqueles que durante muitos anos fazem parte dessa ilustre Irmandade na Terra - ...
Corridas de sacos ,jogo da bilha ,provas de natacao , ,corrida de remos , de jinga , subida ao mastro ,desculpe-me cara Amiga isso seria uma desonra e grande fadiga para os actuais dirigentes ,pois tinham que estar presentes a actividades que nao mete tv e comunicacao social pela sua pouca captacao publica e isso seria uma massada para presidentes e quejandos que como no´s sabemos querem sempre estar estrate´gicamente na primeira fila Quanto ao Sr. Francisco Salvador penso que enquanto andou nestas andanças , conseguio armonizar algumas letras - musicas - e que agora os actuais sons -nao armonizam nada melodicamente .
Estranho tambem me pareceu a nao largada de pombos na saida da Procissao da tarde no campanorio da Igreja de Sao Pedro em Peniche . Esquecimento ou nao houve dinheiro para os alugar ? .
Comissoes de festas que tantas alegrias para os outro e aborrecimento para eles membros das comissoes , estas Festas lhes teem dado , deveriam serem mais respeitados.
Por mim sempre o meu Obrigado
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Hospital ,Salvem o Porto de Pesca , Reparem a ETAR , Salvem Peniche e Sereis Salvos .

 
At 22/8/10 11:43, Blogger Bento Gonçalves disse...

fantástico..é só "contribuições" valiosissimas para o futuro da Festa! E que tal contactarem a Comissão de Festas e dizerem: Gostava de ajudar!
Claro que é mais fácil criticar por criticar!
Fazem-me lembrar aquele famoso "fotografo" amador penicheiro, que passa a vida a tirar fotografias a coisas que lhe parecem mal, mas nunca tirou fotografias a ele mesmo estacionando a "lambreta" em cima do passeio!

 
At 22/8/10 19:14, Anonymous pedro disse...

boa bento essa foi genial.e a volecidade,nao respeita ninguem

 
At 22/8/10 21:02, Anonymous Anónimo disse...

Acho muito mal, que estes "individuos" venham para aqui dizer que os membros da Comissão de Festas apenas fazem coisas para a Comunicação Social ver!
Falamos de pessoas de bem, tementes a Deus e frequentadores assiduos da Missa Dominical! Imagino que, se a estes os trata assim, que são os que organizam a Festa..se fossem outros a organizar, por exemplo ateus ou comunistas, o que não se diria deles!

Salvem-nos destes más-linguas e seremos salvos!

 
At 23/8/10 10:38, Anonymous pedro disse...

ui essa foi boa bento.mas nao e so isso e a volecidade que passa em certos sitios,e os sinais de transito proibido do hospital velho,nao saiam da frente que leva tudo na proa

 
At 23/8/10 13:27, Blogger Manuel Leonardo disse...

Aonde se pode ler nos comentarios acima que " sao os membros da Comissao das Festas da Nossa Senhora da Boa Viagem que apenas fazem coisas para a Comunicacao Social ver ? "
Sempre , como na politica a distorcao dos factos .
nao digam mal de pessoas que tanto fazem sem proveitos proprios e que nunca chegam a´ribalta da comunicacao social. Aprendam a ser honestos e nao mentirem vo´s descaradamente .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Hospital , Salvem o Porto de Pesca ,Reparem a ETAR , Salvem Peniche e Sereis Salvos .

 
At 23/8/10 15:53, Anonymous Anónimo disse...

Agora que acabou a feira do artesanato o que é que está em Peniche como possibilidade de distração/entertenimento dos veraneantes, especialmente a pensar em dias com um clima miserável como é o de hoje?

 
At 23/8/10 20:18, Anonymous Anónimo disse...

se os "visitantes" vão para Peniche, com a ideia de apanhar bom tempo, não são "visitantes"..são tontos!
Mas agora que o Modelo está quase pronto, os "visitantes" podem ir para lá passar a tarde, onde serão atendidos por dezenas de jovens bem pagos e nada explorados! Aquela malta que mandava os filhos e filhas tirar cursos Universitários por esse Portugal fora, já pode deixar de o fazer: as suas filhas não precisam de um Curso Superior, mas sim de ser caixeiras no Modelo!

 
At 23/8/10 21:31, Blogger Amigo que gosta de Peniche disse...

Caro anónimo (das 15:53 23/8/10),

Sem se dar conta, acabou de tocar na principal ferida. Será que é de veraneantes, que "exigem" distracção gratuita, que Peniche precisa? Ou será antes de turistas que procuram particularidades únicas e diferenciadoras e que até estarão dispostos a pagar essa qualidade e diversidade!? Parece-me que os segundos, que por sinal até costumam deslocar-se, independentemente da época do ano, para usufruir das especificidades que os destinos lhes oferecem, serão mais interessantes e contribuirão para que a cidade e a sua população vá ficando um pouco mais rica, tanto monetária como culturalmente, em vez de ver o seu património delapidado e a ficarem cada vez mais pobres.
Mas sem dúvida que para atrair estes segundos será preciso muito mais empenho pois, estes não os conseguiremos com o facilitismo habitual!

 
At 24/8/10 00:15, Anonymous Anónimo disse...

podem ir ao cinema ou dar um passeio pela biblioteca municipal.. enfim..

 
At 24/8/10 01:21, Anonymous Anónimo disse...

Oh Manuel Leonardo pá!
Tens que atinar e começar a ler as notícias do teu conselho pá!
O Porto de Pesca e as Urgências já estão salvos há algum tempo ;)

Salva a tua ignorância e serás salvo! LOL. És um pagode

 
At 24/8/10 11:28, Blogger Manuel Leonardo disse...

Vai de emergencia ao Hospital e veras o que podes encontrar . vai de madrugada espiolhar e veras muitos mendigos a espera de uma consulta que nunca mais chega.
O Jumbo e outros mais estao a hipotecar o Porto de pesca chorudos negocios concerteza !!
A nova praia fluvial dentro do Porto de Pesca sera mais uma candidata as 7 desgracas do mundo ! Penso que dentro em pouco teras noticias mais completas
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Ate´la´
Salvem o Hospital, Salvem o Porto de Pesca , Reparem a ETAR , Salvem Peniche e Sereis Salvos .

 
At 24/8/10 19:09, Anonymous Anónimo disse...

O Sr. Leonardo já disse que tem que acabar a sua ignorância e sim já fui às urgências de noite.
Porque não faz uma carta aberta sobre isso do Jumbo? Tem medo de alguma coisa que o cale?
Você fala, fala, fala, e enquanto mais se enterra vais votos a CDU ganha!
Eu já tinha avisado da maioria nestas eleições, e se a oposição continua assim vai ser maior ;)!
Cumps

 
At 24/8/10 22:06, Anonymous Anónimo disse...

O concelho do manuel não é Peniche, ele está no Canada... sabe la o que diz..

 
At 26/8/10 00:29, Blogger Manuel Leonardo disse...

Contradicoes ...
Entao eu nao sei nada acerca de
Contradicoes
Entao eu nao sei nada acerca de Peniche e quer que eu faca uma carta aberta acerca do Jumbo ?
Eu tenho medo de que ?
Quem e`que da a cara ,nome e tudo ?
Quem e que tem medo de perder os tachos e regalias escrevendo despresivelmente anonimamente ?
Quem e que nao sabe ler o que eu escrevo ?
Algum doutor de jaleca remendada ao sabado ? Eu escrevi :
" Vai de emergencia ao Hospital e veras o que la podes encontrar"
" Vai de madrugada espiolhar e veras muitos mendigos a espera de uma consulta que nunca mais chega "

" O Jumbo e outros mais estao a hipotecar o Porto de Pesca .
Chorudos negocios concerteza !!
Ainda queres carta mais aberta ?
Para teu conhecimento a minha carta aberta que escrevi à Senhora
Ministra da Saude è atè agora a unica carta aberta das algumas que tenho enviado a diversos membros do Governo que ainda nao teve resposta .
Eu è que estou Cho Cho mas sao vos caros honrosos amigos de Peniche anonimos que teem muito que aprender comigo.
Sejam Honestos e deem bons exemplos aos vossos filhos .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Salvem o Hospital, Salvem o Porto de Pesca . Reparem a ETAR , Salvem Peniche e Sereis Salvos

 

Enviar um comentário

<< Home