terça-feira, agosto 24, 2010

O cinzento futuro do homónimo gato

"É lamentável que o proprietário da quinta não seja obrigado a recuperá-la ou se não quer ou não pode, a venda a quem a trate da maneira como merece. A Quinta é simplesmente fabulosa e é vergonhoso a Camara permitir o seu estado de degradação e abandono.Visitei os terrenos em volta da quinta a 25 de Dezembro 09 depois dos ventos tropicais terem devastado a região Oeste e as árvores da Quinta que tombaram, estavam a ser cortadas e levadas! Por quem ? Quem de facto manda ali ? Quem apetece entrar ? Será que não existe em Portugal alguma entidade que tenha interesse num edifício magnifico? "


(destaque ao testemunho/lamento de Eugénia Pereira, retirado daqui).

17 contributos:

At 24/8/10 11:38, Blogger Bento Gonçalves disse...

ora bem! mais uma coisa de que a CM Peniche é responsável! Esta Câmara tem a culpa de tudo! De o Cinema PRIVADO fechar, por falta de publico! De os ciganos continuarem acampados num terreno PRIVADO! De os donos desta casa PRIVADA não se preocuparem por ela! Do rio de S. Domingos ser poluido pelos PRIVADOS e o Min. do Ambiente, que é o responsável por actuar contra este tipo de crimes contra o ambiente, nada fazer! De a Festa da N. Sra. da Boa Viagem ser o que é, sendo ela organizada por uma Comissão de Festas PRIVADA! De o Forte na Berlenga, gerido por "amigos" PRIVADOS ter sido fechado pela ASAE! Da PSP em Peniche fazer vista grossa aos problemas de estacionamento e de trânsito provocados pelos PRIVADOS! Pela degradação de instalações PRIVADAS na Estação de Autocarros PRIVADOS! Pela falta de qualidade dos restaurantes dos ferrelejos PRIVADOS na Av. do Mar! e também da crise financeira Mundial, criada pelos especuladores PRIVADOS e do aquecimento global, causado pelos poluidores PRIVADOS!

 
At 24/8/10 17:26, Anonymous Anónimo disse...

Tanta privacidade e a Câmara sem culpa nenhuma !!!!!! Até mete dó! O pessoal só sabe culpar a C.M.P. que até é boa! A pena é que realmente os ciganos são de responsabilidade da CMP. A degradação das casas é culpa da CMP., há multas para quem não cumpre, senão para que precisamos de fiscais? Não tenho nada contra esta Câmara, excepto nas atribuições da Camara que não cumpre nem faz cumprir. Se bem que não seja atribuição da Câmara, não vende electricidade mas paga, corrijo, pagamos, permite que as luzes da rua Sé carneiro fiquem acesas de dias e apaghadas à noite. Será por ser Sá Carneiro? Temos uma Câmara sem culpas nenhumas, nós é que somos maus Municipes, porque a elegemos!!!!!
JSaldanha

 
At 24/8/10 19:11, Anonymous Anónimo disse...

Epá compra tu Eugénia... A CM não coloca qualquer entrave de certeza.. Isto há com cada coisa.

Bem a minha casa já está a ficar velha vou é escrever um artigo que a CM devia comprar, não há direito :\

LOOL. Cumps

 
At 24/8/10 22:02, Anonymous Anónimo disse...

O Terreno onde os ciganos estão acampados é privado mas o lixo que eles estão a fazer junto da estrada é da responsabilidade de quem?

 
At 25/8/10 09:49, Blogger jp disse...

Caro Bento Gonçalves,

Quase a concordar em pleno consigo.

Não fosse o caso do licenciamento e respectiva fiscalização referente à permanente e crescente construção de casas, barracas, garagens, canis, anexos e afins (ainda que em terrenos privados) no acampamento/aldeia (quase vila!) clandestina no centro da cidade de Peniche ser do foro integral da Câmara Municipal de Peniche.

Permita-me ainda repescar esta afirmação que publiquei no longínquo Julho de 2007 (http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2007/07/anteviso-da-festa-2008.html), que julgo evidenciar bem o que a CMP considera ser sua capacidade de intervenção no que se refere ao figurino da Festa: “ Queremos, de forma partilhada, encontrar um novo modelo de Festa (e volto a frisar que temos que saber separar a dimensão festa, da dimensão feira) que volte a dignificar a nossa cidade e o concelho, no respeito pela tradição, querendo a Câmara assumir um papel mais activo na sua planificação, organização e financiamento.” (in Informação à População sobre a reabilitação do Largo da República, pela Câmara Municipal de Peniche.)

Nas restantes situações expostas, e embora reconhecendo que, no sentido lato, a preocupação duma autarquia para com o seu concelho e munícipes pode ir até à crise financeira mundial e mesmo até ao aquecimento global, sou levado a concordar numa abusiva imputação de competências, num passar de bola e isenção de responsabilidades enquanto munícipes activos, actuantes e participativos que todos deveríamos ser.

Grato pelo contributo.

 
At 25/8/10 11:51, Anonymous Anónimo disse...

só uma pergunta: se Peniche tem (e tem até mais) tantos problemas como os referidos pelo 1º comentarista, então o que tem andado a fazer a PRIMEIRA entidade que DEVERIA defender os interesses públicos, ou seja a CÂMARA MUNICIPAL?

Anónimo (obviamente)

 
At 25/8/10 12:06, Blogger Bento Gonçalves disse...

Caro JP,

na "mouche" o seu comentário:
"...munícipes activos, actuantes e participativos que todos deveríamos ser...".

Aqui está o fulcro da questão!

Com honrosas excepções, a participação civica do penicheiro resume-se ao lançamento de "bitaites" (antigamente na tasca, hoje em dia nos blogues)!


P.S.: a sério que imagina a CM Peniche intervir mais na organização da Festa? E os "irmãozinhos" da caridade? Até se atiravam ao ar, com medo da "nacionalização" do seu couto privado!
Ou a CM Peniche a intervir na pouca vergonha do Forte da Berlenga? Outro couto privado!

Enquanto não houver em Peniche uma Revolução Cultural tipo Maoista, as "famiglias", os "barões" e os "patriarcas" locais continuarão a asfixiar o desenvolvimento local em prol do seu próprio enriquecimento financeiro!

 
At 25/8/10 13:13, Blogger jp disse...

Nota de Editor:
Não foi publicado o contributo enviado por um anónimo às 8h30 de hoje, por nele constarem injúrias a uma personalidade política recente, homenageado na toponímia penicheira.
Estarei disponível para publicar uma nova versão desse contributo, devidamente purgada das referidas ofensas, ainda que mantendo as mesmas ideias críticas.

 
At 25/8/10 14:00, Anonymous Anónimo disse...

A questão do acampamento cigano é UMA VERGONHA DE TODO O TAMANHO! Cada vez está maior e é lixo por todo o lado.
Vergonhoso numa terra que se quer turística. Belo "cartão de visita" para quem vem até estas paragens.
PORQUE É QUE NÃO SE FAZ NADA HÁ UMA SÉRIE DE ANOS?
VERGONHOSO! VERGONHOSO! VERGONHOSO!
a.c.

 
At 25/8/10 14:34, Anonymous Anónimo disse...

ó Anónimo das 11:51!!

Vocé sabe quais são as competências das Câmaras Municipais?

Se não sabe, pode sempre informar-se!

Se acha sabe, aproveito para o desiludir: Não sabe nada!

Se sabe, e faz esse tipo de comentários, é demagogo e mal intencionado...ou do PS(D), o que acaba por ser o mesmo!

 
At 25/8/10 17:43, Blogger Amigo que gosta de Peniche disse...

Em ultima instância a competência, desculpem-me mas nem me darei ao trabalho de ler a quantidade de regulamentações que os políticos profissionais se dedicam a criar por forma a garantir a quantidade e qualidade dos seus poleiros em regime de “sã” rotatividade (ora da CM para a associação de desenvolvimento da região, ora da associação para a junta de freguesia, ora da JF para a CM novamente, ora da CM para o Parlamento...... e tudo isto, como é óbvio, garantido por salários pagos com dinheiros públicos), de uma Câmara Municipal será a de garantir o progresso do seu município e munícipes. Nesta medida, tudo o que atente contra o bom progresso do Município e dos seus munícipes é responsabilidade da Câmara e consequentemente dos seus responsáveis políticos pois, é a eles que lhes cabe gerir os recursos disponibilizados/confiados pelos munícipes para que lhes garantam o progresso. Cabe aos responsáveis rodearem-se de pessoas competentes e interessadas no bom progresso, independentemente dessas pessoas virem de um espectro/ideologia politica diferente da sua ou não; Cabe aos responsáveis políticos terem a coragem de purgarem as instituições, que dirigem, de técnicos ou meros funcionários que não trabalhem em quantidade e qualidade suficiente para o progresso da comunidade; cabe aos responsáveis políticos encabeçarem e mobilizarem os munícipes para lutas contra os pequenos lóbis instalados que travam o progresso da comunidade; Cabe aos responsáveis políticos encabeçarem e mobilizarem os munícipes para pressionarem as instituições competentes para a resolução de problemas que travam o progresso da comunidade. (continua...)

 
At 25/8/10 17:44, Blogger Amigo que gosta de Peniche disse...

Mais uma vez reforço, que nada tenho contra ou a favor da equipe que está na CMP. Apenas constato que o que estão a fazer fica muito, mas muito, aquém daquilo que deveriam de estar a fazer, aliás, à semelhança do que as ultimas equipes que lá passaram.
O País está a passar por uma crise grave, muito por culpa da crise financeira internacional é certo, mas está sobretudo mergulhado numa crise de identidade e de lideres, que não vem de ontem. Peniche está numa crise de identidade ainda maior que a crise do pais e é tempo de jogar as mão à obra e se, esta equipe camarária tem a intenção de fazer e deixar algo de bom para o futuro desta terra é tempo de começar a apoiar abertamente o que deve de ser apoiado e combater abertamente o que deve de ser combatido e para essas lutas, precisará de gente competente e interessada e os que por lá estão, salvo honrosas excepções, não permitirão mais do que até aqui se tem visto. Assim como há gente seria e gente menos séria na politica, também há gente séria e menos séria nos privados e certamente ,só se poderá conseguir bom progresso pela união de esforços dos políticos sérios com os privados sério e vice-versa.

 
At 25/8/10 19:44, Anonymous Anónimo disse...

é curioso que duante 30 anos de incompetência, compadrio e desastre, nunca ninguém se queixou da Câmara!

Será porque se lhes acabou o tacho?

Ainda estamos para saber quem aprovou aquele mamarracho da União de Bancos na Av. do Mar!!
Ou aquele outro na rotunda da Santa?
Era bonito saber isso, não era?
Ninguém se lembra daquele ex-Presidente da CM Peniche que quando era gerente bancário no Ribatejo, foi "afastado" da Sucursal onde estava?

Eu lembro...ainda este ano na procissão, lá estava ele a segurar no pau, a fazer sombra ao Só Prior!

 
At 25/8/10 23:55, Anonymous Anónimo disse...

A União Soviética, o Muro de Berlim, o 11 de Março e o PREC já passaram à história; mas há malta que, até no anonimato, continua a ter a mania da perseguição.

Obrigado ao "amigo que gosta de Peniche" pela defesa da minha dama. Nem eu teria feito tanto e tão bem!



Anónimo (obviamente)

 
At 26/8/10 10:31, Anonymous Anónimo disse...

ia acrescentar que não se esqueçam de que os Comunas também comiam criancinhas, mas depois lembrei-me que afinal quem as come são os Padres e os Xuxas da Casa Pia!

 
At 26/8/10 23:29, Anonymous Anónimo disse...

Passei uns meses sem visitar o blog, mas vejo que não perdi nada, ao nivel dos comentários refira-se, os posts continuam a manter um nivel, qualidade e actualidade absolutamente fantásticos e que no panorama Penicheiro está perto de se assemelhar a um pinguim no deserto. Daqui por 6 ou 7 meses regresso.
Obviamente demito-me...

 
At 27/8/10 18:59, Anonymous António Barreto disse...

Ena, tantos anónimos!

"Realmente há privados a mais! É simples, confisca-se tudo e está o problema resolvido! E até era mais honesto!"

Quanto à participação cívica dos Munícipes,geralmente,só é bem recebida quando estão dispostos a "comer o milho que lhe querem dar",não é assim?

 

Enviar um comentário

<< Home