segunda-feira, maio 10, 2010

Peniche, Cidade de Mar

Sempre me pareceu (no mínimo) redutor o slogan de “Capital da Onda”, ainda que reconheça o bem sucedido esforço da autarquia na divulgação das condições locais únicas para a prática deste tipo de desportos e na projecção de Peniche como "onda" de qualidade mundial.
Mas no Mar que envolve Peniche há muito mais. Não é só a imponente onda mais ou menos regular, há toda um cambiante que vai dos folas desvairados a dias de calma podre. E depois há a paisagem, a pesca, a gastronomia, o mergulho, o veraneio, a natureza, os recursos, as energias, a plataforma continental, os desportos, a luz, o vento, a vida, a força, a história, os homens .......
Uma imensidão de vertentes, de abordagens inesgotáveis, tendo o oceano como elemento comum.
A recente visita do Presidente da República no âmbito das “actividades mais relevantes que o Município de Peniche têm vindo a desenvolver no âmbito do Mar” veio demonstrar o reenfoque crescente em toda a envolvência marítima e na valorização dessa particular promiscuidade penicheira com o mar.
Não poderia concordar mais. Por alguma razão somos a Terra que o mar abraça.....

2 contributos:

At 11/5/10 12:40, Anonymous RL disse...

Como é óbvio há toda uma panóplia de actividades relacionadas com o mar que se pode fazer em Peniche, tal como o JP mencionou. Porém há uma que se destaca, entre todas, que são os desportos de ondas por haver nesta península condições geográficas e temporais extraordinárias para a prática daquele desporto/ estilo de vida.

Se há uma que sobresai, porque não sublinhá-la e dar-lhe mais relevância do que às outras, sem nunca esquecer ou ingnorá-las??

Sou surfista penichense há muitos anos e por vezes noto nos meus conterrâneos uma certa inveja no trato para com o surf e surfistas. Inveja essa que se dilui à medida que me embranho no interior do país onde denoto, acima de tudo, admiração.

Estranho fenómeno este...

RL

 
At 11/5/10 19:07, Anonymous Marretadas disse...

Saúdo a escolha de Peniche para enaltecimento das actividades marítimas pelo Sr Presidente da República.

Como diz o Povo, "tarde piaste"; a Marinha Mercante foi quase totalmente desmantelada; a frota de pesca está moribunda; os portos nacionais estão às moscas, do repovoamento do oceano nada se sabe, da investigação oceânica nada se sabe...e a obra do fosso das muralhas que vai arrancar brevemente andou quinze...quinze anos a bailar da pôncio para pilatos. Aí valentes!

Ah, meu País de Marinheiros!
Meu País de Naus, de esquadras e de Frotas,
Onde estão as lanchas dos Poveiros a saírem da barra entre ondas e gaivotas...
(Grande António Nobre)

 

Enviar um comentário

<< Home