segunda-feira, março 15, 2010

Rejeitámos o porto?

"Tivemos de escolher entre ter um porto de águas profundas ou uma onda que vale milhões. Escolhemos a onda".

António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, no Seminário "Impactos do Surf na Sociedade - Centros de Mar: Que futuro?"

27 contributos:

At 15/3/10 17:12, Blogger El Comandante disse...

Este malabarista político( é assim que eu o chamo, pois não passa disso)
tem que explicar onde estão os empregos garantidos com o Surf, onde estão as fontes de receita e , também onde estão os milhares de visitantes que Peniche acolhe por causa do Surf.

Que o Surf é uma mais valia? Talvez até seja, agora fazer do Surf a salvação do concelho, só pode estar a gozar connosco.
Entre o Porto de águas profundas e o Surf, qual proporcionaria mais empregos e receitas?

Deixo aqui a hipótese de se fazer um debate público e analisar os prós e os contras das duas situações.
Possivelmente o Porto de águas profundas traria mais empregos e mais desenvolvimento para o concelho, só que tem um senão, não cria tanto mediatismo , nem dá tanta visibilidade a esse malabarista político.

 
At 15/3/10 18:49, Anonymous Anónimo disse...

Grande Mentira do Avô Cantigas.
Continua a fazer as pessoas de parvas...

 
At 15/3/10 21:25, Anonymous Anónimo disse...

Ora aí está. Finalmente a verdade a vir ao de cima. Ele está-se borrifando para os Penicheiros.Onde é que já se viu escolher entre Surf e Comércio marítimo, a primeira !!!
Só de uma mente doente. Vai ficar na história mas pelas piores razões.Aguardemos os próximos capítulos e espero sinceramente enganar-me, para bem deste povo que não pensou ao votar. Querem festa, ela não tarda.

 
At 15/3/10 21:36, Anonymous RL disse...

Se Peniche tivesse um porto de águas profundas eis o cenário que me vem à imaginação: peniche seria invadida por marinheiros de outros países, muitos deles feios, porcos e maus e, infelizmente, com pouca ou nenhuma educação/ formação. O ambiente da terra seria "de cortar à faca": a prostituição aumentaria e a droga proliferaria. Doenças infeciosas trazidas dos confins do mundo ameaçariam a nossa frágil comunidade. Os nossos filhos jamais poderiam vagar em segurança pelas ruas e pelas prais do concelho. Os restaurantes da Av. do Mar transformar-se-iam em autênticas cantinas onde africanos que trabalham no porão dos navios se acotevelariam sob um cheiro nauseabundo do sovaco do próximo. Sobre as nossas límpidas águas flutuariam mantos de óleo e demais gorduras tão características da referida actividade, as nossas praias seriam invadidas, não por turistas mas por nacos de nafta, por objectos não identificados, por peixes e crustários moribundos, intoxicados pela podridão aquática.

Apetece-me descrever mais e mais daquilo que me vem à cabeça mas fico-me por aqui.

Desenvolvam o turismo que o futuro passa por aí. Na minha opinião falta urgentemente formação em hotelaria, em restauração, em línguas, em actividades recriativas etc à população do nosso concelho.

RL

 
At 15/3/10 22:10, Anonymous Anónimo disse...

RL, Peniche vive do turismo 2 meses por ano, nada mais. Peniche não é a Madeira nem o Algarve ou outra coisa parecida.O porto de águas traria coisas menos boas, é certo, não as que menciona, pois isso é gozo e arrogância da sua parte , isso nós não precisamos. Quantos postos de trabalho traria o Porto de águas profundas? Quantos?? Como é que se poderia não prejudicar a parte turística??? Os benefícios seriam maiores ou menores que os prejuízos?? Isto sim , serão temas que podemos discutir e opinar. Seria bom que as gentes de Peniche se convencessem que aqui tem que se arranjar empregos e muitos, pois quer queiram ou não, Peniche só será terra de turismo no máximo durante 2 meses - Julho e Agosto, o resto são fantasias de mentes doentias e facciosas, que nada abonam para o desenvolvimento desta terra.

Anti - ruído

 
At 15/3/10 22:14, Anonymous Anónimo disse...

Convém dizer que não rejeitámos o porto de àguas profundas, fugiu para outro lado. Convém ainda dizer que este debate não é do tempo de avô cantigas, é do tempo de outros avôs. Convém também dizer que até à presente data o numero de empregos criados pela industria do surf foram pouco mais que ZERO. Convém ainda dizer que os milhões que o surf é capaz de dar, não nos cairão no colo só porque temos uma boa onda. É preciso muito mais, mas não é com esta gente!
O minimo que se pede a um politco é que seja sério!!!!
Com papas e bolos....
Não votaram CDU? Agora aguentem!!!
JF..

 
At 15/3/10 22:48, Anonymous RL disse...

Anti ruído, se queres olhar para o horizonte e em vez de veres o pôr- do-sol a espraiar-se no verde mar veres um ou vários petroleiros é lá contigo. Da minha parte podes crer que não gostaria.

Tens o exemplo de Óbidos que também tinha turismo só de verão, agora são só mais dois cinco estrelas. Quando passo na praia del rey, ainda a semana passada, o campo de golf estava cheio...

Não podemos comparar Peniche a Óbidos mas concerteza que se eles conseguem nós também conseguiremos, embora noutras vertentes que não o golf.

Críticas gratuitamente quem tem uma visão diferente da tua, se é essa a tua perspetiva de abonar para o desenvolvimento, ò meu "amigo", já nem gasto mais o meu latim contigo...

 
At 15/3/10 22:51, Anonymous Anónimo disse...

O Avô Cantigas já não faz mais nada do que dar tiros nos pés. Só a sua ânsia desmesurada pelo palco e pelas luzes da ribalta justifica este tipo de afirmações vazias e sem o mínimo sentido. Arrumar os assuntos internos, tá quieto! Responder aos munícipes, tá quieto! Resolver os assuntos dos funcionários da câmara, tá quieto! Ele é bom é a sair de manhã bem cedo com o carro da câmara para aqui e para ali, para falar sobre ele e sobre as coisas que ele supostamente fez ou faz. A verdade é que aqui também já ninguém o consegue ouvir.
Então o porto de águas profundas não foi para Sines? E essa não foi uma opção estratégica tomada pela administração central, até porque Sines apresentava melhores condições naturais? Tipo e natureza dos fundos, melhores acessos à rede ferroviária, etc… etc…
O avô da onda quer agora vender (vender não, que já ninguém lhe compra nada) ou oferecer a ideia que foi ele que nos salvou dos malandros que queriam construir um porto de águas profundas. O que vale é que a mentira tem perna curta.
A verdade (que a maioria das pessoas não sabe) é que para o Ministério das Obras Públicas, Peniche continua a ser considerado um “porto de reserva estratégica nacional” o que significa que se a qualquer momento o país necessitar de mais um porto comercial, não é o senhor TV que vai travar a sua construção.
Há pessoas que fazem tudo e metem o bedelho em todo o lado para tentarem parecer importantes. Isto sim é fazer ondas.
RL, sou contra qualquer aumento da área portuária em Peniche, e por princípio contra a construção do porto comercial, mas também não consta que o apocalipse que descreve tenha chegado ou chegue algum dia à bela localidade alentejana que ficou com o porto de águas profundas, como não chegou a Roterdão, Calais ou Marselha.

Albino Gomes André

 
At 15/3/10 23:08, Anonymous Anónimo disse...

Este tipo de postura e estas afirmações é gozar com a inteligência dos penicheiros.
Esta forma de estar na política afasta as pessoas sérias e mina completamente uma actividade que deveria ser nobre por natureza.

HF

 
At 15/3/10 23:20, Anonymous Anónimo disse...

Seria interessante fazer um cálculo aproximado dos empregos da industria do surf. Não sei quantos são, mas são seguramente mais do que muita gente imagina... No meu pouco conhecimento sobre um porto de águas profundas, prefiro o surf... Temos um porto tão grande, onde se continuam a gastar milhões, para meia duzia de traineiras e barquinhos, que pelos vistos cada ano que passa são cada vez menos... Quem tiver as estatísticas correctas seria bom apresentá-las ( especialmente em relação às pescas). Quem tiver sobre o surf que as apresente também ... O surf existe em Peniche naturalmnte, não foi preciso construir nenhuma infraestrutura para existir. Foram os estrangeiros que descobriram os spots de surf na nossa terra, é um desporto da natureza tal como ela é ...Um porto de águas profundas dava emprego a meia duzia de empregados de escritório e chefes que seriam colocados no lógica da cunha e do conhecido...

 
At 16/3/10 11:45, Anonymous Anónimo disse...

O que ninguem fala e isso é o + importante, é que hoje em dia para receber turismo(de qualidade) é preciso competencia, e ai, meus amigos Peniche joga na distrital jà para nao dizer que nem esta inscrito, ou seja em termos de pessoas formadas para uma area tao exigente como o turismo, o balaço é zero, mas faz parte da cultura das muralhas, so querem os outros quando precisam quando estao servidos mandam passear, no turismo isso significa a morte e é esse o principal problema da terra, ""os habitantes"", quanto ao presidente depois de aquilo que acabei de escrever penso que os penicheiros têm aquilo que merecem, um presidente fogo de vista a imagem dos habitantes.

 
At 16/3/10 12:44, Blogger jkimilas disse...

... e para que serve o actual porto? quem explica o recente aumento de cais e de armazéns quando o resto dá mostras de decrescente utilização?
qual é, de facto, a actividade portuária do presente que, aparentemente, passa ao lado do cidadão comum ?

 
At 16/3/10 15:02, Anonymous Anónimo disse...

Este RL é um drama!!

Realmente você é um iluminado, é mais um do muitos iluminados pelas pranchas florescentes.

O apocalipse que chegou a Roterdão foi dar emprego a milhares de portugueses, o que chegou a Sines também só emprega empregados de escritório e chefes. Ignorância pura desta gente.

Agora a verdade é que Peniche não perdeu nada até ao momento , porque não havia nada a perder,nunca chegou a ser proposto nenhum porto de águas profundas para Peniche.

Anti-ruído

 
At 16/3/10 15:41, Anonymous Anónimo disse...

No passado dia 26 de Fevº realizou-se no NERLEI (Leiria) uma reunião do Conselho EStratégico para a area do transportes, onde foi defendido junto do Secretário de Estado dos Transportes, a utilização do porto de Peniche no transporte de mercadorias em pequena cabotagem.
O Presidente da Câmara de Peniche manifestou a sua discordância com a justificação do surf.
SE i sso viesse a acontecer, ficaria Peniche sem condições (praias) para a prática do surf? Obviamente que não.
Peniche necessita de encontrar soluções económicas que utilizem as infraestruturas existentes e que transmitam futuro as suas populações.

 
At 16/3/10 16:43, Blogger Manuel Leonardo disse...

Figueira da Foz
Mais uma exposicao de vaidades e mentiras.
Figueira da Foz :
Porto Industrial , Comercial.
Industria ainda muito activa no Concelho
Casino .
Turismo classificado .
Porto de Pesca.
Terra viva de pujanca , sempre em accao .
Surf actividade insipida ,actualmente , como meio de contribuicao turistica .

Comparacoes com Peniche :

Porto de Pesca , em declinio total.

Porto Industrial, Comercial,
nunca teve sequer projecto

Industria da Pesca , conserveiras ,sempre com credo na boca chantageadas com o fecho a qualquer hora .

Casino ainda nao chegou a Peniche

Turismo a serio , o mal amado de Peniche , assim como o cheiro imundo de Peniche

Agressoes ecologicas a todo o momento a ceu aberto ,com ETAR que nunca funcionou .

Sem Hospital para as urgencias basicas .

Com um Centro Hospitalar Oeste Norte a funcionar dentro de uma gaveta de uma secretaria algures em Caldas da Rainha ...

Pequenos problemas em que ninguem fala

mas com uma industria do surf que deu a conhecer a milhoes a existencia de Peniche com tudo que e' belo de visitar .
E tenham cuidado Penicheiros eles ja' estao a chegar a's duzias ...de milhares todos os dias .

E ainda ha' dias alguem me dizia que o mundo ainda tem Vergonha !!

Salvem o Porto de Peniche ,Salvem o Hospital,Reparem a ETAR , Salvem Peniche e Sereis Salvos
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 16/3/10 19:14, Anonymous Anónimo disse...

O frio do Canadá já está a fazer efeito amigo jquim.

 
At 16/3/10 19:33, Anonymous Anónimo disse...

Contributo da ADEPE para o Livro Branco sobre política portuária

Um porto de águas profundas em Portugal

http://www2.uninova.pt/MARHE/um_porto.html

Quem era vice-presidente da ADEPE em 1996, quem era?



Conclusões do colóquio que deu origem ao documento anterior

COLÓQUIO / DEBATE
"Um Porto de Águas Profundas - Desafio para Portugal no Século XXI"

Peniche, 16 de Dezembro de 1996


http://www2.uninova.pt/CRI/GSIA/PROJECTS/MARHE/desafio_xxi.html



Sempre Vosso,
Capitão Iglo

 
At 16/3/10 21:34, Blogger Manuel Leonardo disse...

Nao tenham medo rapaziada .

O Porto Internacional a construir ira destruir a praia de Peniche de Cima que sera ocupada com a toda
a area desde a Papoa ate ao Baleal e nao vai estragar a nossa menina dos nossos olhos a Onda dos Super Tubos . Se a minha malta de Peniche de cima quizer ir para a guerra teremos que lutar contra os paises todos da Europa e ai sim os submarinos de Paulo Portas entrarao em accao
Nao se esquecam de comecar a tratar os acordos com esse homem de visoes largas que ele sera' a Salvacao de Peniche de Cima .
A nova praia do molhe Oeste se tratada com olho de ver podera' com as suas ondas ser um manancial
Turistico para todos que gostarem de situacoes marciais .
Depois ainda dizem que eu nao dou ideias novas para o progresso da minha tao maltratada Peniche !!!!
Tenho que me despedir tenho um Amigo em linha
Salvem Peniche Segue-se a minha Ladainha Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 16/3/10 23:18, Anonymous Anónimo disse...

O Carissímo Presidente da Câmara esqueceu-se de mencionar o facto de que não é uma onda, são várias. Portanto os milhões vão ser de tal maneira que já estou a pensar em comprar uns terrenos - para construção - uma empresa de viagens à Berlenga e um restaurante/bar para ganhar alguns trocos. Mas para trabalhar contrato empregados de nacionalidade estrangeira para melhor servir os surfistas.
Parafraseando alguns comentários: votaram nele - AGUENTEM-SE

 
At 17/3/10 01:27, Blogger Manuel Leonardo disse...

Votaram nele
AGUENTEM-SE
O BInonimo acima diz votaram nele
AGUENTEM >
Francamente eu que nao sou bruxo-porque sera' que uso tanto esta palavra ?- penso que seras um daqueles que estas la dentro- nos vereadores da Camara que te lamentas mas que nao queres acabar com esta miseravel vida de Peniche mas eu como sempre dou-te uma ideia :
Se achas que quem nos governa esta' a prejudicar os interesses de Peniche , nao os teus nem deles , quando fizerem votacoes acerca de qualquer assunto votem contra , hoje amanha e sempre como oposicao que olha pelos interesses de Peniche ?
Como a oposicao esta' em maioria a vereacao em poder tera que resignar
a nao ser que ja tenham contratado um vereador da oposicao que imitando o queijo limiano faca a maioria que tao mal governa Peniche. Parece -me que agora o queijo nao se chamara' limiano mas sim de ferrel.
Ja me esquecia existe o pacto de sangue !
Peniche que se lixe
Salvem Peniche ,Salvem o Hospital salvem o porto de pesca reparem a ETAR e Sereis Salvos
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 17/3/10 02:19, Anonymous Anónimo disse...

ao anonimo da 23:18 o que nao falta nos belissimos restaurantes da avenida são estrangeiros a trabalhar, e tem qualificações muito melhores que os portugueses, pelo menos salariais e ainda por cima não refilam com o horario

 
At 17/3/10 08:50, Anonymous Provedor Destas Coisas disse...

senhor MJL,
deduzo que o senhor ainda "está" noutro mandato da Câmara Municipal.
o executivo actual tem 7 elementos:

4 - supostamente CDU's
2 - " PSD's
1 - " PS

portanto, matemáticamente falando, a MAIORIA já existe; não são precisas as prostituições que o senhor insinua.

 
At 17/3/10 13:07, Blogger ThePower disse...

Bom Dia Caros Bloggers,
Sou o assinante do post colocado ontem ás 23h18. Respondendo ao caro amigo Manuel Joaquim, não faço parte do executivo camarário, nem sequer tenho qualquer afinidade com tais pessoas, pela simples razão que do meu ponto de vista a forma de estar e de fazer política desta autarquia não é exemplo e afasta todos e qualquer um da politica e da luta partidária.
Em relação ao meu post, estava a utilizar um meio bastante recorrente a que se chama - IRONIA. Não sou natural de Peniche ou do concelho, sou antes um jovem, que tal como muitos outros, chegou a Peniche, encantou-se pela terra e aí criou família.
Mas devido ao número elevado de trabalhos que abona, e com um curso universitário, e após alguns anos a trabalhar em restaurantes com um horário e salário bastante atractivos, tanto eu como a minha esposa resolvemos sair desse marasmo que é Peniche e vingar em Lisboa. O resultado foi que Peniche só ao fim-de-semana e nem todos.....

 
At 17/3/10 21:39, Blogger Manuel Leonardo disse...

Ao Jovem Amigo Luis
Em primeiro lugar as minhas desculpas de "bruxo " que sou.
Lamento sinceriamente o motivo que o levou a sairem de uma terra que tanto gostam e que ate criaram raizes Familia ,facto que noto com muito gosto.
... a forma de estar e de fazer politica desta autarquia nao e' exemplo e afasta todos e qualquer um da politica e da luta partidiaria ...
Infelizmente e'preciso alguem que gostaria de estar dentro mas que tem de estar fora, para dar uma opiniao tao concreta do que se passa em Peniche
Oxala' que muitos meditem nestas suas palavras .
Mais uma vez as minhas desculpas e os desejos das maiores Felicidades pessoais e materiais para toda a vossa Familia
Respeitosamente assina o
Manuel Joaquim Leonardo

 
At 20/3/10 07:06, Blogger Manuel Leonardo disse...

Ao Senhor Provedor Destas Coisas

Agradeco o seu aviso e peco desculpa , o qual foi um lapso de "impressao " do meu computador ,pois aonde foi escrito
...Como a oposicao esta em maioria a "vereacao " ...deveria estar escrito : "a presidencia da Assembleia tera' que resignar " para a boa Etica e Justica ser feita.
Deste modo tambem peco publicamente desculpa aos Srs vereadores que fazem a maioria actual , deste lapso que ainda estava na minha memoria a vereacao do mandato anterior .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Porto de Pesca , Salvem o Hospital, Salvem Peniche , Reparem a ETAR e Sereis Salvos

 
At 21/3/10 15:40, Anonymous RL disse...

Ò Sr. Manuel

Quando diz "salvem o Porto de Pesca" não quer antes dizer "transformem-no numa marina que possa receber veleiros e outras embarcações de maior porte"??

Saúde são os meus votos

RL

 
At 22/3/10 03:37, Blogger Manuel Leonardo disse...

Ao
Senhor RL .
Quando se conversa honestamente poderemos conversar ate' o Mundo acabar porque das trevas pode sair uma Luz Radiante.
Faz-me uma pergunta que se presta para varias interpretacoes
Abreviando posso-lhe dizer que sou um daqueles que gostaria de ver veleiros e outras embarcacoes de maior porte mas nunca esquecendo embarcacoes de Pesca tradicionais
do que sem elas Peniche nunca sera a minha Cidade tipica do Mar.
Podemos estar descancados que nunca nos tempos modernos iremos ter um Porto de Cabotagem pois ainda ha poucas semanas alguem mencionou Peniche como futuro Porto de Cabotagem e como o Presidente da Camara de Peniche fez logo notar , em Peniche Nao !
O estatuto da Vila de Peniche mudou completamente com a designacao do Forte Prisao de Peniche pois as autoridades que formaram essa prisao politica automaticamente tentavam de toda a maneira esconder uma verdade que no Mundo ja comecavam a ser faladas , as prisoes politicas em Portugal .
Quanto menos progresso fosse criado em Peniche menos o especto das grades de uma prisao contra as ideias e ideais democraticos tinham ocasiao de serem vistas pelo Mundo.Desde que me conheco foram sempre a estrategia? dos nossos governantes
Contra as correntes e as mare's fizemos um porto de Pesca incomparavel com o resto do Pai's
mas nunca nos deram um caminho de ferro para espandir essa pujanca .
Ha' mais de trinta anos que no's Penicheiros comecamos a pensar na Marina Oceanica , quando actualmente teremos a Marina Oceanica na Nazare'com um conjunto de apoio turistico que fara' empalidecer tudo o que esta' feito por esse Portugal Continental
Prometeram-nos um Ip 6 de Peniche Castelo Branco, Madrid , deram-nos um Ip6 de Peniche a A' da Gorda !
Derivado a politicas das mentes pensadoras da Serra Del Rei que nunca esquecerei , deixamos passar para as Caldas da Rainha o trafego pela A 8 que nos roubou o progresso durante mais de tres anos sem proveito algum para Peniche. Estou a ir longe de mais mas meu Amigo eu nao quero petroleiros dentro do Porto de Peniche mas tambem nao queria que sendo desenvolvida a exploracao petrolifera nas areas de Peniche quem me assegura que a's nossas prais num futuro que dizem proximo nao nos trarao a nafta e os residios petroliferos e seus derrames a's praias de Peniche .... !
Com as mais cordiais saudacoes sou
o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Porto de Pesca de Peniche Salvem o Hospital, Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos

 

Enviar um comentário

<< Home