quarta-feira, janeiro 13, 2010

O fracasso pedonal penicheiro

O sucesso comercial de Peniche

Quando, após o arranjo urbanístico do Campo da Torre, os comerciantes e empresários da restauração da zona constataram que os eventuais clientes não poderiam estacionar no largo defronte, logo se organizaram em tonitruante trupe, reclamando junto da autarquia. De imediato todo o investimento na reabilitação da zona foi mandada às urtigas, e metade da placa central, mais uma ou outra zona circundante, foi transformada em parqueamento consentido.

Também nos últimos anos, a tentativa de criação duma primeira zona pedonal em Peniche, na faixa Largo da Misericórdia/Rua José Estêvão, contou com a permanente contestação e prevaricação dos comerciantes locais, a que se juntou, com a conivência da PSP, uma oportunista faixa da população, tornando o sinal de trânsito proibido que encabeça a via no mais veemente símbolo da hipocrisia na aposta pedonal penicheira.
Por consulta no site da ACISCP, fiquei a saber que a decisão de reabertura franca desta zona ao trânsito já está tomada pela autarquia desde Março de 2008, após pressão da referida associação comercial, esperando-se apenas o devido enquadramento financeiro que permita verba para destruir o investimento realizada na reabilitação e transformação da zona em área pedonal. Julgo que é a isto que os políticos chamam visão estratégica, mas é campo que não domino muito bem.
O investimento agora necessário é considerado elevado. Não me admiraria que tal se devesse à instalação de rampas para que as viaturas dos clientes entrem mesmo dentro dos estabelecimentos o que, como se sabe, é a única maneira do comércio local ser reabilitado.

Só me resta penitenciar pela veleidade de neste blogue tentar participar na discussão do futuro pedonal de Peniche.
Para o efeito, eu deveria era abrir um estabelecimento comercial.

20 contributos:

At 13/1/10 11:07, Anonymous Zé Pedrosa disse...

EU NÂO ACREDITO !!!

Quando é que, os que têm a função de poder mandar nesta terra, vão ao urologista tratar da disfunão eréctil para ganharem "coragem" de proporcionar o progresso (económico, social e cultural) de Peniche ?

JP, desculpe entrar assim, mas, a sua postagem de hoje, é muito dolorosa.

 
At 13/1/10 12:36, Anonymous pb disse...

Um McDrive, por exemplo.
Uma vergonha, é o que é...

 
At 13/1/10 14:25, Blogger El Comandante disse...

JP, falta este....- Venda ambulante – Dado não se ter chegado a acordo com o novo regulamento Municipal da venda ambulante, na anterior Cãmara, agora é necessário retomar todo o processo. Primeiro, tem de ser reconstituída a comissão, voltar a analisar o respectivo documento, chegar a acordo e aprovar.

Caros cibernautas, isto é uma vergonha... existe um regulamento municipal que proíbe a venda ambulante em frente ao Mercado Municipal.

 
At 13/1/10 17:31, Anonymous Anónimo disse...

Que vergonha! A câmara deve ser rica para andar a destruir o que construiu. Ainda por cima, é boa a ideia da zona pedonal. O dinheiro devia ser utilizado para criar outras zonas e não destruir o pouco que existe.
Mas que visão estratégica é a desta gente?

 
At 13/1/10 18:39, Anonymous Anónimo disse...

ATENÇÃO O LARGO 5 DE OUTUBRO É O SR. MANUEL DUARTE, SÓ ELE TEM AUTORIZAÇÃO PARA LA ESTACIONAR OS 4 OU 5 CARROS DELE, É POR ISSO KE AKILO NÃO É PEDONAL, AHAHAHAHAHAHA

 
At 13/1/10 22:51, Anonymous Anónimo disse...

Uma rua que tem no seu início não um , mas dois sinais de proibição de circulação e quando a PSP vê e não actua e quando os senhores resposáveis camarários e funcionários constantemente por ali passam , como é que devemos chamar a isto ?
Perdeu-se completamente o respeito de uns pelos outros e tudo porque assim sempre se ganham uns votos.
A família Duarte e Belos é a prova provada da falta de civismo e educação.
É fartar vilanagem-.

 
At 14/1/10 01:34, Anonymous Raia de Molhinho disse...

Se não os consegues vencer junta-te a eles, já diz o ditado. Com os apanhadores de percebes na berlenga aconteceu o mesmo, não os conseguiam apanhar, arranjaram licenças para ser legal, é bem mais fácil, não dá trabalho nem chatices, aqui é a mesma coisa. Os Duartes, Belos e outros que tais ainda fazem valer a sua influência quando é preciso. Já viram que depois quem é que montava o som nas dezenas de eventos que acontecem na capital da onda... era uma chatice e uma trabalheira explicar porque tinham de ir buscar um tecnico lá fora não era.

 
At 14/1/10 08:50, Anonymous Anónimo disse...

como se os belos tivessem sempre a loja aberta é + o tempo dela fachada do ke aberta, o largo segundo o ke ouvi e dito pelo filhinho +++ novo do duarte, é do pai e ke ate devia ter o nome manuel duarte,

 
At 14/1/10 11:16, Anonymous jkimilas disse...

e os chineses, e a sede, e a oficina de automóveis, e a bomba de gasolina que ali existem... fechava tudo ?

 
At 14/1/10 17:13, Anonymous banca disse...

Já que se fala tanto em dinheiro mal gasto venho dar a conhecer uma pequena grande bomba de Carnaval.
Ao que se fala, parece que o orçamento para sonorizar o domingo e terça-feira de carnaval são 10 mil euros, empresa de fora porque segundo o que soube depois do assalto que o Zé Bello sofreu, ele negou-se a fazer o som também parece que nunca foram tão simpáticos para ele falando mesmo que houve sempre falta de humanismo e condições de trabalho, só que existe um senão o Zé Bello levava 3 mil euros para fazer os 2 dias de desfile, som ambiente da rua e o carnaval das crianças, neste momento segundo fonte segura da camara fala-se em 10 mil euros + IVA para só os 2 dias.
SErá que Peniche tem condições para continuar a deitar dinheiro a rua???????????

 
At 14/1/10 21:53, Anonymous Anónimo disse...

Claro. Para isso e muito mais , mas para os 200 mil para pagar o esquecimento da empresa para fiscalizar a obra do fosso e os 22mil para os cabacinhas para acabar com aquela enormidade da casa na estrada , é que não há "bago".Agora casamentos e baptizados é sempre a aviar .

 
At 14/1/10 22:34, Anonymous Anónimo disse...

há uma coisa q nunca percebi no carnaval de px, os grupos têm músicas próprias, q vão a tocar nos carros q os acompanham, e o público tem q gramar música brasileira q se sobrepõe à dos carros (nada contra a música brasileira) eu só gostava de ouvir as músicas dos grupos

 
At 14/1/10 23:37, Anonymous carnavalesca disse...

se bem eu sei isto tudo é só para satisfazer a vontade das cagonas, tal como elas mesma se dão a conhecer, falam tanto mal da nazaré, mas pelo menos lá não ha esta redicularização de precusso, nem em torres vedras, nem mealhada, nem sines, loulé claro só em peniche capital da onda é que existe esta necessidade de se mostrarem, porque esta camara tbm não dá a mesma oportunidade de se mostrarem ao grupo do vai sempre, porque têm medo de algumas verdades que por eles são ditas,
Andaram a poupar nas iluminações de natal para dar um melhor carnaval as cagonas, que ridiculo

 
At 15/1/10 00:08, Blogger El Comandante disse...

Não ataquem os Belos,não prejudicam ninguém e são de cá.
Cobram menos do que os outros, não são tão bem tratados como os outros e ainda por cima se trabalham para o AVÔ ficam em favor.

A questão do carnaval é outra coisa, não sei se sabem mas o ano passado ouve uma marcha de Ferrel que não veio porque foi quase intimidada a isso mesmo,foi o que se constou por aí.

Com a quetão dos números, o que se consta é que são só números ficticios, pois não existe pichelim.

 
At 16/1/10 04:09, Blogger Manuel Leonardo disse...

Tenham coragem e decência !
Não ataquem Familias anónimamente
Ataquem comerciantes quando eles merecerem
A Familia Bello sempre foi uma Família respeitavel em Peniche
A Familia Manuel Duarte tambem quanto sei tambem é uma Familia merecedora de respeito em Peniche
Ajudem a dar soluções aos problemas tais como :
Como estou a vêr a localização desses estabelecimentos , a Camara deveria deixar abrir uma porta de entrada de mercadorias pela rua de trás que agora não sei o nome junto ao arco e assim ficava resolvida a situação do estabelecimento Manuel Duarte
.Outra possivel solução seria cargas e descargas Sòmente uma hora de cada vez de manhã e á noite com horas marcadas e os carros sinalizados mas sempre entrarem e sairem pela Praça do Jardim Publico
Quem fosse apanhado a sair na direcção Sul para a Fortaleza a multa seria de 100 euros para cima e para os renitentes a carta seria tirada temporariamente .Mas reparem Há uma soluçao melhor , tentem saber como Caldas da Rainha mantem a Rua das Montras pedonal e como resolvem a solução para as cargas e descargas nessa rua !
P.S.
Quanto aos favores da Camara Municipal de Peniche ao estabelecimento Bellos esta casa tem feito á Camara e a Peniche favores que quem agora o acusam de certeza absoluta nunca os teriam feito .
O seu ao seu dono !
Apesar de estar longe e perto consigo ter olhos para vêr.
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem Peniche Salvem o Hospital , Reparem a ETAR e Sereis Salvos

 
At 16/1/10 09:41, Anonymous Anónimo disse...

tds aqui falam, falam dos serviços do zé bello à camara como se ele fosse muito favorecido, mas pelo que eu tenho ouvido por ai, não é bem assim, aliás depois do que ouvi não lhe dão trabalho só porque o faz muito bem porque disso ninguem se pode queixar, mas faz porque é muito barato, e a prova disso é o novo orçamento do carnaval, aliás acontece isso ao zé tal como a qualquer músico em peniche, pois normalmente as condições de trabalho são piores que o possivel, e quando vêm empresas de fora ou grupos de fora têm tudo e mais alguma coisa, e o principal o cheque ao fim do espectáculo, e os de Peniche, qual é o fornecedor de Peniche que recebe a tempo e horas, quanto mais no fim do serviço.
Quem vem para aqui levantar essas histórias sabe bem que não se vivem de favores nos dias de hoje, têm é invenja!!!!!

 
At 16/1/10 10:21, Anonymous Anónimo disse...

ATENÇÃO VEIJAM BEM O QUE SE COMENTA, A REALIDADE É QUE A MUITOS ANOS ATRAZ O SENHOR DUARTE FOI PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, E A CASA ONDE ELE HABITA ERA DESSA ORGANIZAÇÃO NA ALTURA, NÃO É MUITO ESTRANHO ELE VIVER LÁ.
TAMBÉM É MUITO ESTRANHO ELE TER O CAMPO DE TIRO NA ESTRADA DO BALEAL POR CONTA DELE QUANDO AQUILO DEVE PRETENCER OU A CAMARA DE PENICHE OU A JUNTA DE FERREL, ISTO SIM SÃO COECIDÊNCIAS,....

 
At 16/1/10 10:52, Anonymous Garikoitz disse...

o problema de Peniche sempre foi o das "famiglias"...os bellos, os duartes, os nicolaus, os patriarcas, os barradas, os gonçalves, os almeidas e outros que tais! e os "filhos" do povo que sempre preferiram lamber-lhes as botas...faça-se a vontade do Senhor! Amen!

 
At 16/1/10 11:34, Blogger Bernabemodelismo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 16/1/10 21:01, Anonymous Garikoitz II disse...

o problema de Peniche sempre foi o das "famiglias"...os bellos, os duartes, os nicolaus, os patriarcas, os barradas, os gonçalves, os almeidas, os amadores, os antunes e outros que tais! e os "filhos" do povo que sempre preferiram lamber-lhes as botas...faça-se a vontade do Senhor! Amen!

 

Enviar um comentário

<< Home