terça-feira, janeiro 05, 2010

2010 - Primeiras Impressões


  • Os 50 anos anos da Fuga do lider histórico comunista, Álvaro Cunhal, do Forte de Peniche, é também para mim motivo de celebração. Sempre fui solidário com todos os grandes lutadores contra regimes totalitários.

  • Na Sida, Peniche mantém a prevalência no distrito, como consequência deste "meio pequeno e fechado, onde existe troca de parceiros sem se protegerem".

  • Uma Casa, um Pesadelo perdura e teima numa luta que é sintomática do estado da justiça em Portugal. Todos reconhecem razão ao lesado, mas daí até ao apuramento de responsáveis vigora o protelar, o empurra-empurra, que tanto denigre pessoas e instituições. Força Raul!

    • 13 contributos:

      At 5/1/10 21:32, Blogger Raul Correia disse...

      Agradeço a força que nos dás.
      Desta vez não sei por quantos dias será, espero que não, mas certamente serão os que forem necessários.

      Um abraço

       
      At 5/1/10 21:34, Blogger Raul Correia disse...

      Agradeço a força que nos dás.
      Desta vez não sei por quantos dias será, espero que não muitos, mas certamente serão os que forem necessários.

      Um abraço

       
      At 5/1/10 23:07, Anonymous Anónimo disse...

      Preocupante a forma sintomática de afirmação de Peniche pela negativa.

       
      At 5/1/10 23:59, Blogger Manuel Leonardo disse...

      Os 50 anos da fuga

      O Mestre Jose Calongo estava arriando a "poita" - como ele costumava dizer quando saia da sua casa para ir a' retrete publica nas pedras junto ao Alto da Vela e a' beira mar - quando viu um movimento de diversas pessoas que desciam as ameias da fortaleza junto a' guarita situada a poente - Norte virada para o largo do Campo da Torre.
      Pensou que algo de extraordinario se estava a passar e aguardou com algum receio o final deste filme que nao iria esquecer para o resto da sua vida .
      Da sua posicao em que estava via somente um automovel que depressa se encheu com as muitas pessoas que fugitivamente corriam como malucos .
      Levou uns minutos a recuperar a sua admiracao e pouco tempo depois ja esperava pela sua companha no barco que governava para ir para mais uma noite de pesca .
      Nao disse nada ao que tinha assistido e no outro dia de manha procurou-me para contar o que tinha tido ocasiao de observar.
      Perguntei-lhe se ja' tinha dito o que me estava a dizer a alguem.
      Respondeu-me que nao .
      Ainda bem respondi-lhe eu ,pois eu tambem tinha achado muita admiracao quando ia a caminho da ribeira para ir para a pesca na tardinha anterior ver homens para mim desconhecidos , alguns de fato inteiro outros vestindo como gente do povo que nas ameias das muralhas outros no jardim pareciam procurar algo que nao encontravam .
      Se foram presos que fugiram o Mestre Jose Calongo nao o deveria dizer a alguem pois as autoridades policiais na epoca ,lhe iriam dizer porque nao foi comunicar de seguida o que tinha visto , e ele tinha mesmo a seccao da Guarda Republicana a 50 metros da casa em que habitava no Campo da Torre e os problemas graves comecariam a aparecer , pois um honrado cidadao tinha o dever de comunicar o sucedido na hora da fuga ! Que eu saiba nunca tive conhecimento de ele ter contado a alguem o que tinha visto, se o contou foi segredo muito bem guardado .
      Historias da minha vida !
      Manuel Joaquim Leonardo
      Peniche Vancouver Canada
      Salvem o Hospital , Salvem Peniche ,Reparem a ETAR e Sereis Salvos

       
      At 6/1/10 09:16, Blogger Manuel Leonardo disse...

      A SIDA em Peniche
      Quando comecaram os rumores que ia ser montado em Peniche num armazem da zona comercial da Prageira um centro social de tratamento e recuperacao dos sidos positivos escrevi uma carta e enviei uma copia para um jornal das Caldas da Rainha e outra para outro jornal em Peniche em que apresentava os meus protestos contra a vinda de esses servicos de saude para Peniche .
      Argumentava eu que existindo mais seros positivos em numero que me parece que triplicavam nas Caldas do que existiam em Peniche , nao fazia sentido que esses doentes viessem para Peniche tratar-se mas sim os de ca' ir para uma clinica a ser formada nas Caldas da Rainha .
      Apesar de a carta ir assinada com n_ de bilhete de Identificacao e morada correcta como e' meu costume identificar-me , nao foi publicada em nenhum jornal ,o que mais uma vez nao me admirou e foi sem surpresa para mim que esses servicos cairam de paraquedas em Peniche.
      Agora somos a segunda cidade com a maior percentagem de doentes com essa doenca no distrito de Leiria e talvez de Portugal.
      Alguem se surpreende ?
      E Caldas da Rainha em que lugar estara'?
      Nao pensem que eu tenho alguma aversao a essas pessoas que sem quererem apanharam um virus que segundo dizem foi elaborado em laboratorio !
      A' minha maneira tenho lutado para chamar a atencao das mais diversas individualidade nacionais e estrangeiras para a doenca da SIDA e ainda pelo Natal de 2006 fiz um modesto e pequeno poema com o titulo de Noite de Natal que enviei aos meus Amigos e personalidades diversas incluindo sua Excia o Presidente da Republica Portuguesa Professor Doutor Anibal Cavaco Silva para lhe chamar a atencao de tao grave problema .
      Nesse ano Sua Excia tinha programado a Educacao para tema principal e deste modo dedicou pouco do seu tempo a este tema Espero que Sua Excia ainda dentro deste seu mandato dedique a este continuado grave problema um pouco da sua atencao.
      Sobre este pequeno conto que foi pouco publicado em Portugal , foi traduzido e publicado em diversas linguas tais como Portugues no Brasil,ingles ,frances e segundo me disseram sem confirmacao em African ,gracas a's entidades que nos diversos paises do Mundo teem os seus Servicos de Assistencia e tratamento da Sida .
      Tambem o meu Amigo Carlos Pinto Coelho teve a amabilidade de sobre ele fazer o seguinte comentario numa missiva que me enviou nessa ocasiao ....Li ,igualmente com grande agrado , o seu pequeno e encantatorio conto de Natal .
      Esta minha "confissao" e' somente para mostrar-vos que sempre durante a minha vida tento quando posso , ajudar quem de qualquer modo precisa do meu modesto apoio .
      Com os melhores cumprimentos do
      Manuel Joaquim Leonardo
      Peniche Vancouver Canada
      Salvem Peniche, Salvem o Hospital ,Reparem a ETAR e Sereis Salvos

       
      At 6/1/10 17:09, Blogger Manuel Leonardo disse...

      O Rul Correia e Companhia Ltd sao de " Raca Pura "e sabem que o lutar sempre e' o principio da Victoria !
      Dentre em breve sera lancada em seu favor uma acha para consumir na miseria moral que parece haver na Camara Municipal de Peniche . Todos juntos seremos muitos e de certeza "Alguem "nos ira ouvir
      Manuel Joaquim Leonardo
      Peniche Vancouver Canada
      Salvem o Hospital Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos.

       
      At 6/1/10 21:09, Blogger Raul Correia disse...

      Primeiro que tudo quero agradecer a solidariedade dos AMIGOS da Blogosfera Penichense.


      Nesse sentido, quero dizer a todos sem excepção, que nos cabe a nós, munícipes do concelho de Peniche, alertar para situações destas ou similares, para que no futuro, situações como estas não possam voltar a acontecer.


      Também tenho a noção de que esta luta, contra a actuação da câmara , nesta fase , não me irá beneficiar em nada, mas no futuro irá fazer com que estas situações não voltem a acontecer,aliás, sei que já está a mexer e bastante com o controlo das fiscalizações às obras e com outra atenção por parte dos técnicos responsáveis pelas mesmas.

      Também tenho a perfeita consciência que arranjei mais inimigos do que amigos, isto mexe com muita coisa, são vícios com muitos anos, nunca acontecia nada a ninguém.


      Tenho também a perfeita noção que para a grande maioria do Blogues, a grande preocupação de todos é denunciar o que está mal, alertando para tal , as entidades competentes e as populações em geral, sem ter nenhum benefício próprio.

      Como um acto de cidadania, não fazemos mais que o nosso dever.


      A Única coisa que nós ( Raul , Luís e Francisco ) pedimos neste momento , não é nada mais, nada menos do que o que foi pedido por todos os Vereadores e o próprio Director do DPGU em reuniões de câmara.

      Um inquérito ao DPGU e se possível pela IGAl ( Inspecção Geral da Administração Local )


      Eu tenho as minha dúvidas que este inquérito não possa levar á suspensão ou demissão do Presidente, pois sendo ele um funcionário ou agente da Administração Pública, incorre na pena aplicada pelo Artigo 101.º do RGUE


      Artigo 101.º Responsabilidade dos funcionários e agentes da Administração Pública

      Os funcionários e agentes da Administração Pública que deixem de participar infracções às entidades fiscalizadoras ou prestem informações falsas ou erradas sobre as infracções à lei e aos regulamentos de que tenham conhecimento no exercício das suas funções incorrem em responsabilidade disciplinar, punível com pena de suspensão a demissão.



      É que o Presidente é um dos que sabe e não denunciou , no meu caso ao INCI,IP , no caso do Francisco Alexandre deixou prescrever o prazo de denúncia á Ordem dos Engenheiros e parece-me que no caso do Luís Chagas a câmara não denunciou à Ordem dos Engenheiros, apesar de ter levantado um auto de contra - ordenação ao técnico responsável pela obra.


      Não querendo o Presidente denunciar, do que é que ele tem medo?

      Esta é uma pergunta que eu faço há muito tempo!



      Há uma situação que eu quero que se saiba!

      Em Julho , quando do primeiro protesto, houve quem me telefonasse, para eu ver o que ia fazer, pois podia prejudicar a CDU nas eleições que estavam próximas, chegando ao de alguém afirmar que aquele protesto era um picanço político, nada mais do que isso, isso vindo de quem veio chocou-me um bocado, pois eu tinha uma ideia que aquela pessoa defendia o povo, a razão do povo e , que só estava na política por acréscimo. Foi-me proposto uma reunião com a chefia e quais seriam as condições que nós exigia-mos para não fazer-mos aquele protesto, evidentemente que não aceitei , estava-mos ali depois de um ano e tal de reuniões , as quais só serviram para protelar no tempo a situação por nós vivida.


      Hoje e ontem ninguém nos vê perguntar nada. Não estamos em tempo de eleições.



      Isto foi duro para mim, o Presidente é só um, todos sabem quem é, nunca o vi pregar aos sete ventos, como vi outros e , esses outros que todos sabemos quem são, remetem-se ao silêncio, embora longe da vista e do olhar de certas pessoas, digam que temos razão, mas meus AMIGOS , política é política e , como nós dizemos - quando o mar bate na pedra , quem se lixa é o mexilhão.

       
      At 7/1/10 10:56, Anonymous Anónimo disse...

      Raul sem acento no "u", obviamente...

       
      At 7/1/10 14:53, Blogger jp disse...

      Caro anónimo anterior,

      Começa a ser preocupante uma certa dislexia de início de ano que aqui, e no post seguinte, se fez imiscuir.

      Faz-me lembrar a história do miúdo imbecil que queria por força que os pais pusessem o nome de Herrare ao novo irmão. É que assim poderia sempre dizer:
      Herrare é o mano!

      Já corrigi.
      Obrigado.

       
      At 7/1/10 19:35, Anonymous Anónimo disse...

      anda por aí o lápis azul, ou quê?

       
      At 7/1/10 20:00, Anonymous Anónimo disse...

      Raul, pode ser com acento no "ú",como pode ser sem acento no "u"

      O meu pai também se chamava Raúl e era com acento.

       
      At 7/1/10 21:51, Anonymous Anónimo disse...

      Raul, escrito correctamente, não tem acento.

      Atente-se no 4.º parágrafo.

      http://www.ciberduvidas.com/articles.php?rid=1856

       
      At 8/1/10 09:34, Blogger jp disse...

      Agradeço e incentivo vivamente todos os que contribuem para que este blogue esteja isento de erros ortográficos, dúvidas linguísticas e afins.
      Tenho particular empenho em que tais situações não ocorram.
      Quanto tal acontece, é sempre gratificante poder contar com a vossa pronta e esclarecedora contribuição.
      E não sinto que haja lápis azuis, vermelhos, laranjas ou cor-de-rosa que me intimidem...
      Não sei de que cor é o respeito mas, com esse sim, eu tenho particular cuidado...

       

      Enviar um comentário

      << Home