segunda-feira, agosto 31, 2009

Rescaldos de Agosto (VI e último)

Devido à semelhança de nomes entre este Blogue e o PAC - Peniche Amigos Clube, fui contactado por várias pessoas durante o mês de Julho solicitando informações sobre a Corrida da Praia Norte.
Tentei, no fim de Julho, junto da CM de Peniche e do PAC obter os dados necessários para responder a esses pedidos.
Fui informado que nada estava a ser preparado para o efeito e que não constava que a referida Corrida se realizaria.
Foi esta a informação que transmiti, comprometendo-me a corrigir caso detectasse alguma alteração, o que não aconteceu até ao dia 2 de Agosto, data em que a corrida esteve inicialmente prevista.
Soube posteriormente que, por pressão de última hora de um grupo de inveterados atletas da nossa praça junto da CM de Peniche, a corrida acabou mesmo por se realizar a 9 de Agosto, com divulgação no site da autarquia apenas no dia 6.
Como então me encontrava ausente não tive acesso, nem pude actualizar a informação que tinha avançado.
Serve este post para me penitenciar por eventuais transtornos daí decorrentes.

(foto surripiada daqui)

Porque no te vas?

Segundo notícia de hoje do Diário de Notícias, o governo de Hugo Chávez prepara-se para deter, e acusar com penas que vão de 12 a 24 anos, todos os cidadãos envolvidos em manifestações de rua contra o actual executivo.
Não são medida leves, até porque cada vez é mais difícil de disfarçar as dita duras...

domingo, agosto 30, 2009

Rescaldos de Agosto (V)

Li com atenção a recente edição do Boletim Municipal.
Folheei com interesse a descrição exaustiva de todas as iniciativas e feitos autárquicos penicheiros dos últimos tempos, a que não faltou, à laia de editorial na segunda página, a mensagem do Sr. Presidente da Câmara.
Detectei uma qualidade gráfica algo inferior ao habitual mas, em contrapartida, dei conta dum formato jornalístico mais conseguido.
Só no final constatei que se tratava do Suplemento de Verão do Correio de Peniche?!?!................

sábado, agosto 29, 2009

Rescaldos de Agosto (IV)

À semelhança de idêntico procedimento para as outras listas, não poderia deixar de dar conta da candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara de Peniche, tendo como cabeça de lista Fernando Lino, desempregado de longa duração.
Ainda não conheço o programa, mas há já uma promessa em que posso acreditar.
É que a ser eleito, temos garantida uma diminuição na taxa de desemprego.

quinta-feira, agosto 27, 2009

Rescaldos de Agosto (III)

Chama-se "Som Ideal" a empresa a quem foram contratadas as iluminações decorativas da Festa Anual de Peniche.
E a razão por que fixei o nome prende-se com o peculiar procedimento pelo qual, poucos dias atrás, se processou a remoção dos referidos enfeites.
Sem qualquer sinalização, ou pré-aviso, um funcionário da dita empresa coloca-se mo meio da avenida (Monsenhor Bastos, nos Portões de Peniche de Cima) e faz parar todo o trânsito. De seguida dá passagem e orienta a viatura da companhia, que é estacionada no meio da via. Calmamente fazem-se todos os preparativos e a plataforma do veículo munido de braço elevatório é içada com outro funcionário que começa a desmantelar os referidos enfeites.
O colega dá então sinal de recomeço de circulação, e o trânsito começa a fluir passando por debaixo da plataforma, do braço elevatório, do funcionário e dos largos e periclitantes enfeites que em malabarismos enviesados lá vão descendo para a caixa do veículo, escassos metros por cima do intenso trânsito de Agosto naquela zona.
Esta empresa pode fornecer o Som Ideal, mas na segurança deixa algo a desejar....

quarta-feira, agosto 26, 2009

Rescaldos de Agosto (II)

Talvez seja eu que complique, mas sempre tive dificuldade em encaixar que sob o manto da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, como também nas feiras mensais, Peniche se tenha tornado numa Capital da Contrafacção, como por aqui se denota.
Percebo que essa fiscalização não é da competência da autarquia, que a situação seja do interesse dos feirantes e até do agrado de muitos clientes.
Já me custa a perceber a ligeireza com que se faz o encaixe municipal dos proveitos do aluguer do terreiro da feira para o exercício de actividades repletas de ilegalidades que corroem o tecido industrial devidamente legalizado.
Já alguém ouviu falar em Responsabilidade Social?

terça-feira, agosto 25, 2009

Rescaldos de Agosto (I)

Para os penicheiros que contam com a habitual feira mensal e que têm pouca apetência para diversões do tipo carrossel, o arraial da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem constituía-se como um lugar de convívio e confraternização com aqueles amigos e conhecidos que, muitas vezes só mesmo aqui, se reencontram após prolongada ausência.
Tratava-se dum lugar onde era possível a fruição da amizade penicheira e contagiar com isso os forasteiros.
Nos últimos anos os feirantes e as diversões tem travado uma luta pela instalação sonora mais potente, pelo baixo mais trepidante, pela chinfrineira mais ululante, a que a muralha próxima dá particular ressonância.
É impossível o diálogo nestas condições, e nalguns locais o ruído ronda mesmo os limites do sofrimento.
Só mesmo a linguagem gestual granjeia ali algum sucesso.
Na iminência de nova deslocalização do local do arraial em consequência das obras do fosso da muralha, seria um bom momento para se questionar as vertentes profanas da festa.
A começar pelo ruído, onde se deverá equacionar algumas tendências de locais mais civilizados onde, à excepção de concertos, os arraiais são em versão silenciosa, também dita "unplugged", com total proibição de amplificação sonora.
É decerto um conceito vanguardista.
Estará Peniche preparado, ou preferirá continuar em competição na estridente saloiice?