sexta-feira, julho 31, 2009

Pausa para Doors




13ª Feira do Livro de Peniche (IX)

Segunda, dia 3 de Agosto, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro no Clube Recreativo Penichense, Pedro Pinto em sessão de autógrafos e apresentação do seulivro "O último bandeirante" (Esfera dos Livros).

quinta-feira, julho 30, 2009

13ª Feira do Livro de Peniche (VIII)

Sexta, dia 31, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro no Clube Recreativo Penichense, João Tordo em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro "As 3 vidas” (QuidNovi).

Percursos pelo Património 2009

Também interessante é a continuidade desta iniciativa que conjuga a realização de Percursos Pedestres com a divulgação do Património Histórico Penicheiro.
Todas as quintas-feiras de Agosto.

Mais informação no Posto de Turismo de Peniche, tel: 262789571

quarta-feira, julho 29, 2009

As férias de Marx

terça-feira, julho 28, 2009

Palanque do Leitor (II)

Afinal a canção de intervenção não está extinta em Portugal!
Em mail recebido há uns tempos atrás fui presenteado com o que parece ser a evolução desta forma de intervenção social que recorre ao You Tube para enfatizar o que as incisivas letras apenas deixam vislumbrar.
E aos ouriços políticos do burgo importa clarificar que intento dar voz à forma e não ao conteúdo.(imprescindível ligar o som)


Mais trabalhos de Farpas & Estadulhos podem ser apreciados, ou não, aqui.

Rota das Igrejas do Concelho de Peniche

Foi recentemente inaugurada a Rota das Igrejas do Concelho de Peniche, integrando onze templos.
A rota contempla a abertura das igrejas e capelas em horário pré-determinado, sendo possível visitá-las e obter informações para um conhecimento mais aprofundado da sua história.
Simultaneamente foi editado uma brochura informativa contendo informações diversas relativas a cada um dos imóveis.
Há que felicitar esta feliz sinergia que divulga e valoriza o património histórico-religioso do concelho, enquanto aumenta a sua oferta turística e cultural.

segunda-feira, julho 27, 2009

E a arte por aqui escarrapachada...

Philipe PESEUX continua a expor por terras penicheiras.
Quem ainda não teve oportunidade de admirar a apurada técnica do consagrado artista, tem agora uma segunda oportunidade nesta Exposição no Baleal Cocktail.
A não perder...

13ª Feira do Livro de Peniche (VII)

Quarta, dia 29, pelas 21h45, em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche, o filme "Marley & Eu", realizado por David Frankel e baseado na obra literária de John Grogan.

sexta-feira, julho 24, 2009

Palanque do Leitor (I)

Tentando dar voz a alguns legítimos desabafos que recebo no mail deste blogue, dou aqui início a uma rubrica que transcreve o cerne das mensagens recebidas.

"Estamos a ser “colonizados”… é como me sinto quando vou à praia de Peniche de cima, e seja de manhã ou de tarde, irrompe pela praia dentro, as colónias, com dezenas de miúdos entusiasmados (como é natural e saudável) por mais uma tarde de praia…
Até aqui tudo bem, não fosse a falta de bom senso dos monitores das colónias, que ser ter respeito por quem já lá está, “abancam” nos primeiros metros quadrados que encontram, que nitidamente são insuficientes para a quantidade de crianças que trazem, incomodando quem está por perto, pois parece que não têm a noção, que tantas crianças juntas, fazem naturalmente muita confusão, criando em quem já lá estava na areia , ciente das regras de cidadania e boa educação, um fenómeno já típico da “fuga das toalhas” como se estivéssemos a fugir de alguém com uma doença contagiosa.
É triste ver esta situação, de quando as crianças chegam, os veraneantes que já estavam na praia a agarrar nos seus pertences e a ter de fugir para longe, para se livrar de levar constantemente com umas toneladas de areia em cima ou mesmo quase não ter espaço para se mexer. Não sou contra as colónias (pelo contrário), temos grandes e excelentes praias para todos, devemos promover a nossa cidade para o turismo, mas quem vem, também deve ter consciência que tem de saber estar para ser bem acolhido. Neste caso da praia de Peniche de cima, é evidente que se os monitores se dessem ao trabalho de andar mais uns metros para escolher clareiras de praia com menos gente, que se evitava cenas desagradáveis de insultos e quase confronto físico que se vão repetindo esporadicamente nestes meses de verão....."

Mostra de Renda de Bilros

Está a decorrer, de 23 a 26 de Julho, a Mostra de Rendas de Bilros de Peniche, com um alargado programa de actividades que pode aqui consultar.

10ª Edição do Peniche Moda

É já amanhã, 25 de Julho, pelas 22 horas, que o Peniche Moda contará com a sua 10ª edição, no sempre agradável cenário das escadarias da capitania de Peniche.
A organização do evento está a cargo da Associação Juvenil de Peniche e visa promover a divulgação de jovens estilistas.
Nesta edição passarão trabalhos de Ana Anastácio, Mara Indio e Pedro Batim, num evento integrado na Mostra de Renda de Bilros de Peniche.

quinta-feira, julho 23, 2009

De pequenito é que se torce o gambito

Há muito que acompanho o formativo, consistente e bem sucedido trabalho que a Secção de Xadrez da Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense tem desenvolvido nos últimos tempos, com especial mérito para o seu mentor António Mamede Diogo.
Como sempre que há empenho numa missão, os resultados aparecem na devida proporção.
É por isso que a Associação Penichense é “apenas” o Clube com mais atletas cedidos à Selecção Nacional de Jovens que irá participar nos Campeonatos de Jovens da União Europeia a realizar em Mureck (Áustria).
Por entre os 14 participantes nacionais, lá estarão a Rita Osório Jorge (campeã nacional feminina sub 10 e vice-campeã absoluta), o João Miguel Santana (oitavo lugar do escalão sub 10) e a Inês Lima Santos (campeã nacional feminina sub 14).
Parabéns a todos, com a certeza duma honrosa participação penicheira.
(mais info aqui, já com link permanente na faixa lateral)

13ª Feira do Livro de Peniche (VI)

Hoje, dia 23, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro no Clube Recreativo Penichense, Inês Pedrosa em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro "A eternidade e o desejo” (D.Quixote).

quarta-feira, julho 22, 2009

A misteriosa ESA em Peniche

Já por aqui abordei o delicado tema das autocaravanas em Peniche, esse misto de meio de locomoção e económica casa de férias, com toda a ambiguidade que esta dupla classificação lhes confere em termos de prolongado estacionamento.
Uma das preocupações, que muitos partilham, prende-se com a conjugação dum demorado aglomerado de autocaravanas no principal parque de estacionamento da cidade, com a inexistência duma estação de despejo de WC's na área e com o fosso da muralha ali tão perto.
Pois bem, pasmei aqui ao ler que essa Estação de Serviço para Autocaravanas (ESA) já existe na zona, que recebe elogios da comunidade a que se destina, e que até pode ser uma fonte de alguns rendimentos para uma associação sempre deles tão carenciada.
Mas nem tudo é perfeito.
Parece que, para já, só se deu o Corpo (dos Bombeiros) ao MANIFesta....

(vide nota " ÚLTIMA HORA e MUITO IMPORTANTE", no fim deste post.)

Post ruminado

Este outro post teria ficado superiormente ilustrado recorrendo a um divertido cartoon que o talentoso JAM posteriormente me enviou.
Mas, se entendo que, entre gente esclarecida, uma piada colhe sempre todo o encaixe, já o seu repisar tardio toca a fronteira do indecoroso.
É por isso que este dilema afunila neste link.

terça-feira, julho 21, 2009

Uma Casa, um Pesadelo.....na TV

É por demais evidente existirem graves negligências nesta contenda e, no mínimo, incúrias que deverão ser adequadamente punidas.
Quando os lesados recorrem à exposição perante a comunicação social, para dar voz a um superior descontentamento, é porque as vias normais de reclamação, investigação e punição apresentadas não lhes conseguiram oferecer garantias de célere e eficaz funcionamento.
Mais ainda do que as próprias falhas, é esta situação que é de lamentar.

E como se diz por aqui: “...no futuro, muito provavelmente outros virão a beneficiar desta luta.”

13ª Feira do Livro de Peniche (V)

Quarta, dia 22, pelas 21h45, em interessante iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche, o filme "O Leitor", realizado por Stephen Daldry e baseado na obra de Bernhard Schlink.

Estou certo que o leitor não dispensará um bom filme....

segunda-feira, julho 20, 2009

Apelo para Amigos de Peniche

Tudo indica que este ano não haverá Corrida da Praia Norte.
Não posso deixar de lamentar essa possibilidade.
Não se trata de uma prova que prime pela competição ou pelo palmarés dos participantes.
Mas talvez seja a prova que mais se identifica com a postura penicheira duma saudável confraternização à beira-mar.
Reconheço ao PAC ( Peniche Amigos Clube) todo o mérito em lançar e organizar durante anos esta feliz iniciativa e dou aqui testemunho dos muitos contactos recentes para este blogue (devido à semelhança de nomes) de interessados tentando obter informações sobre a edição deste ano do evento.
Por tudo isto, e porque é uma prova que dignifica o acolhimento e amizade dos penicheiros, deixo aqui o meu apelo:
Não deixem morrer a Corrida da Praia Norte!

Post dedicado a 95 penicheiros anónimos

(chiste local, não destinado a alienígenas)

sexta-feira, julho 17, 2009

Praia de Peniche de Cima em directo

Através do site Webcams.travel, que faz uso das imagens do Peniche Kite & Surf Center, passa a constar no topo da faixa lateral, com actualizações cada 30 minutos, imagens da webcam da Praia de Peniche de Cima (zona do cerro), onde é possível averiguar o estado do mar, do vento, da maré e a cor da bandeira hasteada.
Quem vai à beira-mar....

Fim-de-semana bom para praia kitewing

quinta-feira, julho 16, 2009

O lado marginal da barragem

Não ignorando alguns laivos demagógicos aflorados nos comentários, a campanha "Uma casa, uma Árvore", que aqui se noticia, está fundada em boas intenções ambientais, com a vantagem das respectivas compensações serem aplicadas no plantio de árvores na margem esquerda da Barragem de S. Domingos, em Peniche.
É mais um contributo para esta valorizada margem esquerda, já que o lado oposto continua a penar pela simples abertura do caminho marginal.

Vamo lá, m'nha gentje

Liberto das inclementes condições atmosféricas de Fevereiro, o Carnaval de Verão em Peniche, dia 18, pelas 21 horas, manterá toda a pujança da edição invernosa, apenas com garantida menos pele de galinha.
Por detrás desta iniciativa há todo um reconhecido esforço de associação e cooperação que é preciso enaltecer.
Recomendado para apreciadores.

quarta-feira, julho 15, 2009

Há 2000 anos a produzir conservas

Feliz iniciativa da autarquia promovendo a ancestral indústria conserveira penicheira, em lata artisticamente impressa com as cores d'O Mar Salgado, de António Carmo.
Para o sucesso total deste projecto, só mesmo insistir na ideia e canalizar as verbas assim obtidas para a construção do espaço museológico dos Fornos do Morraçal da Ajuda, onde as actuais unidades conserveiras poderiam e deveriam ter prioridade de mecenato.
Com este desígnio esclarecido, dificilmente os penicheiros deixariam também de dar a sua contribuição.

A vida na maré baixa

Com este mesmo título, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, vai promover duas acções de divulgação científica no âmbito do programa Ciência Viva no Verão.
As acções decorrerão a 23 de Julho e 4 de Setembro, pelas 10h00, com duração de 3 horas e número limitado de vagas.
Mais informação e inscrições: aqui.

terça-feira, julho 14, 2009

Energia (e) Capital

É importante e imprescindível que, qualquer que seja o domínio, Peniche capitalize a energia das ondas.

Veja aqui o filme and stay tuned for the updates.

100000 razões para prosseguir...

No início deste projecto muito me preocupou o género de visitantes que poderia obter, nomeadamente no que concerne ao tipo de comentários que por aqui cairiam.

E de facto há muitas intervenções que se limitam à maledicência e à ignomínia, e que em nada acrescentam à discussão dum futuro melhor para Peniche, devidamente cimentado por este jeito típico de amizade que nos caracteriza.

Mas outros há que motivam, argumentam, provocam e discutem.
Com argúcia, saber, pertinência, entusiasmo e prenhes desse penicheirismo que tanto tento propagar.

São esses visitantes, e esses comentários, que fazem valer este blogue e acrescem o meu orgulho em ser de Peniche.

Obrigado por isso aos (genuínos) Amigos de Peniche.

13ª Feira do Livro de Peniche (IV)

Amanhã, dia 15, pelas 21h45, em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche, o filme "Ensaio sobre a cegueira", realizado por Fernando Meireles e baseado na obra de José Saramago.
Numa cidade que se insurge perante a inexistência de um cinema, é preciso ter "olho" para estas iniciativas...

segunda-feira, julho 13, 2009

Avistamento

13ª Feira do Livro de Peniche (III)

Em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará hoje dia 13, pelas 21h45, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche, o filme "A Turma", realizado por Laurent Cantet e baseado na obra de François Bégaudeau.

Alguém sabe quem vai lá estar?

sexta-feira, julho 10, 2009

Post atestadamente ligeiro

Pelo facto de reconhecer que muitos atestados médicos de condução são passados com ligeireza, o Governo prepara-se para mudar as regras de avaliação da aptidão a conduzir, segundo notícia de hoje, no Jornal de Notícias.
A apresentação do simples atestado médico vai deixar de ser suficiente para requerer ou revalidar a carta de condução.
O Governo irá criar centros de avaliação médica e psicológica (CAMP) que terão competência para avaliar a capacidade física, mental e psicológica dos candidatos a conduzir e a revalidação.
Segundo a proposta de lei que hoje sobe ao plenário, nesses centros os médicos serão obrigados "a informar as autoridades de saúde sobre os condutores que sofram de doença ou de deficiência crónica ou progressiva ou tenham perturbações do foro psicológico susceptíveis de afectar a segurança na condução".
Com maior complexidade e substanciais custos adicionais para o Estado e, decerto, também para o contribuinte, será contudo mais um difícil problema resolvido.
E assim os outros médicos poderão, tranquilamente, continuar a passar atestados com a habitual ligeireza...

13ª Feira do Livro de Peniche (II)

Domingo, 12 de Julho, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro, Rui Marques em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro "Esperança em Movimento" (Porto Editora).

quinta-feira, julho 09, 2009

De novo o fotogénico Portinho do Meio...

...aqui magistralmente retratado pelo pincel de Alexandre Antunes, outro dotado e promissor artista penicheiro.
A explorar mais no blogue Paredes Tatuadas, com link na faixa lateral, ou, a partir de agora, directamente no site do pintor.

Antigos de Peniche (IX)

(após mais uma agradável passagem na Rua dos Dias que voam)

quarta-feira, julho 08, 2009

A 22 de Agosto....

Após o cancelamento, por razões climatéricas, do concerto agendado no âmbito da Manifesta, esperava-se que a vinda dos Deolinda a Peniche fosse rapidamente colmatada.
E vai sê-lo! Está confirmado para 22 de Agosto!

Feira do Livro de Peniche (I)

Abre ao público sexta-feira, dia 10, a 13ª edição da Feira do Livro de Peniche, numa organização da Associação Juvenil de Peniche (AJP).
O evento decorrerá, como habitualmente, no Clube Recreativo Penichense, diariamente, entre as 15h e as 23h30, onde contará com obras de 36 editoras, alguns milhares de títulos e interessantes descontos entre os 8 e os 30%.
A iniciativa, que se prolonga até 3 de Agosto, acrescenta um programa paralelo onde conta com a presença de vários autores em sessões de apresentação de livros e com um ciclo de cinema com filmes baseados em obras literárias (cinema em Peniche, lembram-se?).
Contem com este blogue para a divulgação atempada.
bibliothèque en feu
Vieira da Silva

terça-feira, julho 07, 2009

Em terras do sol poente

"Antigamente havia muitos turistas belgas. Agora com a auto-estrada para Peniche temos muitos espanhóis e japoneses..."
Afirmação dum vendedor da Praça da Fruta de Caldas da Rainha, após frequência de curso de inglês, por iniciativa da câmara local, visando uma melhor comunicação e atendimento ao turista.
Tenho alguma dificuldade em entender a afluência japonesa via auto-estrada de Peniche, mas no que toca a um bom atendimento ao anglófono turista, Peniche bem que se pode preparar para dizer: Sayonara!

VI Concurso Juvenil de Fotografia "Litoral Regional"

Numa organização da OIKOS (Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria) , o concurso de fotografia "Litoral Regional" destina-se a jovens entre os 8 e os 17 anos.

REGULAMENTO
A fotografia deve ter no verso:
• Nome e idade
• Contacto telefónico
• Indicação do local onde foi tirada a fotografia
Dimensão da fotografia 10x15
Data limite de entrega – 25 de Julho de 2009
Exposição a partir de – 30 de Julho de 2009, no Centro Azul
Prémios para as melhores 3 fotografias: Livros
As fotografias podem ser enviadas para a Oikos ou ser entregues no Centro Azul na Praia do Pedrógão.
Endereço para entrega de trabalhos
Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria
Apartado 2840
2401 – 901 Leiria
Telefone: 244 828555 e-mail: geral@oikosambiente.com

segunda-feira, julho 06, 2009

A seita tem um radar (XXVI)

São cada vez mais frequentes os alertas fundamentados para que se discipline o estacionamento de autocaravanas em Peniche.

Neste domínio, bem como nalgumas reacções que por vezes provoca, há toda uma questão de educação a considerar.

Mas, com um pouco mais de disciplina, talvez se pudesse ter evitado isto.
(Mais info sobre esta temática: aqui)

Um mero muro

...ou de como a pesca está entranhada em Peniche.
(foto tirada na zona da marginal sul)

sexta-feira, julho 03, 2009

Uns comem os figos...

E a minha trilogia de sugestões para este fim-de-semana completa-se com a divulgação desta filantrópica iniciativa:

(Mas informação, só em Abril)

Alternativa para amanhã, sábado

Miosótis em Peniche

pelas 21.30h no Fórum da Parreirinha.

Nazaré Wine Weekend

Este fim-de-semana, tudo farei para imitar a pedra do Guilhim...

(clique na imagem ampliar)

A seita tem um radar (XXV)

Para além de todos os epítetos com que brindamos os "nosses primes" nazarenos, temos também de lhes reconhecer alguma perspicácia...

Esta foto assenta na reciprocidade!

Cuidado!!!

quinta-feira, julho 02, 2009

Enlevada quietação

(foto de Dias dos Reis)
Ontem, já passava das 8 da tarde, não resisti e entrei na água na praia de Peniche de Cima.
Já por lá se extasiavam alguns amigos que, como eu, se rendiam completamente ao magnânimo fim de tarde. A água tépida, a praia deserta, o mar chão e o horizonte matizado por zonas de sombra e sol, em que este também se espraiava em tons que iam do amarelo ao prenunciador laranja. As nuvens caprichavam em formas curiosas completando todo o cenário.
Mas era sobretudo a sensação de paz que imperava.
Isso, e a felicidade de viver em Peniche.

quarta-feira, julho 01, 2009

CicloPost

Como por aqui se pode enumerar, não estarei neste post a desejar muito.
No que toca a Peniche, já existem várias trechos que podem ser usadas como ciclovias. Falo do Parque Urbano, da pista Peniche/Baleal/Ferrel e duma outra que liga a rotunda do IP6 ao Casal da Vala.

Mas para que este conjunto retalhado de pistas, que se deseja em constante crescimento, seja considerado uma rede de ciclovias é necessário uma boa e segura conexão entre elas.

E, mais importante ainda, uma expedita ligação à cidade que permita o acesso a utilizadores de todas as faixas etárias e nível de destreza no pedalar.

Já aqui em tempos sugeri algumas possíveis ligações entre as duas pistas existentes.
Para a ligação da cidade ao Parque Urbano basta aproveitar a pista do Sapal da Prageira, alguns passeios e travessias na fácil e desafogada zona industrial e contemplar também este projecto na obra de recuperação do Fosso da Muralha.

Num domínio onde, com pouco, tanto se pode melhorar, lamenta-se que pequenos detalhes sejam inexoravelmente adiados, protelando o sucesso de Peniche como concelho sustentável.