quinta-feira, outubro 08, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº 7)


Futura Marina de Peniche. Qual o modelo a seguir e onde se deverá localizar? Peniche poderá ter um novo passeio marítimo?

Candidato pela CDU (António José Correia):
É do conhecimento público que o conceito de Marina que defendemos para Peniche é o de uma Marina Urbana, com uma forte ligação de proximidade ao centro histórico da cidade. Nesse sentido, temos vindo a trabalhar conjuntamente com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, no seio do reordenamento da bacia portuária e nos termos da cooperação institucional recentemente acordada, de modo a que seja possível aumentar o número de locais de amarração destinados a embarcações de recreio dentro da zona portuária. Tal envolverá a transferência das embarcações de pesca para a nova zona portuária, libertando dois dos pontões localizados mais proximamente ao casco histórico o que permitirá construir a marina urbana. No âmbito do Plano de Acção do Oeste, foi contratualizado com o Governo o financiamento para a construção do prolongamento do actual molhe da “marina” que contribuirá igualmente de modo significativo para a concretização deste projecto. Quanto à questão de um novo passeio marítimo, julgamos que toda a intervenção prevista no âmbito da recuperação do Fosso da Muralha, permitirá para que Peniche possua efectivamente um novo passeio marítimo, aproximando as pessoas ao mar e assim aumentar a atractividade da nossa cidade.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
O que a candidatura do PS defende nesta matéria é, desde logo, a sua importância enquanto veículo de desenvolvimento da actividade económica para o sector do Turismo, que, consideramos, uma alavanca decisiva para o futuro no nosso concelho. Defendemos portanto a valorização da náutica de recreio com o alargamento da sua área na infra-estrutura portuária existente, designadamente, nas áreas correspondentes aos primeiros pontões, em articulação com o IPTM, o Clube Naval de Peniche e com as empresas que actuam nesta actividade.
Quanto ao passeio marítimo, consideramos que será uma necessidade e irá surgir, em nossa opinião, em função da forma como se irá desenvolver a articulação entre, a requalificação do Fosso das Muralhas, a valorização do “ Cais das Gaivotas” e intervenção a efectuar na zona envolvente da área alargada na infra-estrutura portuária, para a náutica de recreio.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
Numa primeira fase, correspondente ao próximo mandato, tudo será feito para concretizar, em estreita colaboração com o IPTM, o que preconizamos no ponto 5. Porém, seguramente serão estabelecidas as medidas de apoio ao investimento que permitam, em parceria com empresas privadas, materializar o projecto de construção de uma marina (e correspondente componente imobiliária) na zona do Molhe Leste.
Tudo faremos para tornar Peniche numa verdadeira Cidade Atlântica em que todas as componentes marítimas serão acarinhadas.
Marina turística, porto de recreio, área de apoio a empresas marítimo-turisticas, serviços a embarcações passantes, passeio marítimo, desenvolvimento de desportos náuticos e radicais, aquário oceânico, estabelecimentos de talassoterapia, etc., etc., serão complementares e tornarão sustentável o desenvolvimento da actividade económica do sector.

Candidato pelo CDS-PP (Pedro Formozinho Sanchez):
Peniche e sua Marina são conhecidos nos roteiros marítimos Internacionais, nomeadamente Franceses e Ingleses, como NÃO RECOMENDÁVEIS. Isto por que não servem para o fim a que foram feitos.
A Marina não tem condições capazes para receber quem quer que seja, e é a segunda mais pequena do País, veja-se a lista de espera do Club Naval:
· Não tem balneários para as tripulações que se abrigam ou fazem escala na nossa Cidade;
· Não tem uma sala de convívio para receber essas mesmas tripulações, equipadas minimamente, com Net e outros meios de comunicação e divulgação;
· Não tem capacidade para receber embarcações de grande porte a não ser que acostem ao Cais da responsabilidade do IPTM.
O modelo a seguir é o de tantas outras Marinas que oferecem as condições que apontei acima.
Quanto ao local, julgo que só há um dentro do Porto de abrigo que é Peniche, de preferência mais próximo da Cidade e por conseguinte não muito distante da actual e em local mais abrigado às tempestades.
Peniche é por si só um passeio marítimo, e o que é preciso é criar melhores condições nos que já existem.

17 contributos:

At 8/10/09 09:38, Anonymous Anónimo disse...

Concordo com a marina dentro dos molhes e perto do centro da cidade.
Acho a proposta do PSD, completamente megalómana com a consequência de alterar completamente a praia do molhe leste, supertubos etc. Devem querer fazer mais uns mamarrachos...
MH

 
At 8/10/09 09:52, Anonymous Anónimo disse...

Não sei onde leu super tubos nessa proposta, e entendo molhe leste como a marina que já lá está.

MM

 
At 8/10/09 10:15, Anonymous Zé Pedrosa disse...

Parabéns ao Carlos Amaral que teve o condão de abanar a megalomania de algumas mentes socialistas da terra.

É por isto que as MARÉS fazem falta.

Felicidades.

 
At 8/10/09 13:19, Anonymous C. Brancos disse...

Se não tivessem rejeitado o projecto milionário apresentado na camara, com vista a urbanizar a quinta dos salgados, peniche ja teria uma marina urbana a muito tempo com condições de topo. e segundo consta ate o parque urbano da entrada da cidade seria construido e totalmente financiado por esse grupo de investimento, mas não, peniche e uma terra muito rica, não precisa de investimento vindo de fora....

 
At 8/10/09 13:31, Blogger Dário Nantes disse...

o desenvolvimento que fala o ultimo comentário só pode ser igual ao de Òbidos e esse não é sustentavel...conversaremos daqui a 30 anos e ver-se-á o que a Natureza proporcionará a Obidos e á sua envolvência. Desse desenvolvimento não obrigado.

 
At 8/10/09 14:55, Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo MM

Para mim molhe leste é a zona para lá do referido molhe. Para a marina ser construída junto do melhe leste mas na antiga praia dos barcos, tem que tirar de lá os estaleiros navais de Peniche. O que não deve ser fácil... Se o que está proposto pelo PSD é na área do actual porto de pesca ( entre os molhes) então não pode referir molhe leste.Isto para a maioria das pessoas de Peniche...
MH

 
At 8/10/09 15:01, Anonymous Anónimo disse...

O sr. José Pedrosa, tem muitas vezes estes comentários enigmáticos, só para pessoas muito inteligentes.Como devo ser muito burro/a, não percebi o que quiz dizer...Se não me engano, a ideia de uma marina oceânica e de um empreendimento turistico, no local onde existe o parque municipal de campismo era uma bandeira eleitoral do PS nas eleições passadas...

 
At 8/10/09 18:26, Anonymous Anónimo disse...

CONTINUA Zé. Pode ser, que assim, algumas pessoas comecem a perceber-se.
Volta Scolari, estás perdoado!

 
At 8/10/09 19:25, Anonymous Anónimo disse...

Também aqui fomos ultrapassados, a marina e o seu financiamento vai para a Nazaré, agora só sobram as cascas, as palavras e o tempo perdido...

 
At 8/10/09 19:34, Anonymous Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-vai-construir-12-novas-marinas_69424.html

 
At 8/10/09 19:35, Anonymous Anónimo disse...

http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=21075

 
At 8/10/09 19:40, Anonymous Anónimo disse...

esta malta do PS e do PSD é engraçada...em 30 anos o unico que fizeram foi encher os bolsos e deixaram Peniche entregue ao mais completo abandono.
Estes que lá estão há 4 anos é que tinham que ter feito tudo..se em 4 anos não conseguiram desfazer a porcaria que os outros deixaram...

 
At 8/10/09 23:51, Anonymous José Miguel Nunes disse...

Por tudo aquilo que tenho escrito e defendido relativamente ao surf, não posso estar em mais desacordo com a proposta do PSD nesta matéria. Por favor, não destruam mais uma praia em Peniche. Já bastou o que fizeram com aquela que existia onde agora está a lota, e que bastante falta nos faz agora. Não destruam a praia do Molhe Leste e por consequência as suas ondas e as dos Super Tubos, não destruam mais aquilo que a natureza nos ofereceu e nos torna melhor que os outros. A estupidez de fazer a lota no local onde está já nos penaliza bastante, não precisamos de mais penaltis.

 
At 9/10/09 18:48, Anonymous Anónimo disse...

Como surfista que sou e reconhecendo a importância que a modalidade tem para o futuro da cidade a nível turístico, fico preocupado quando a CDU afirma que:´
"foi contratualizado com o Governo o financiamento para a construção do prolongamento do actual molhe da “marina”".
Se houver esse o dito prolongamento acaba-se com a onda do Molhe Leste e a onda dos Super Tubos ficará irremediavelmente danificada. Por outro lado, se esse projecto for avante, espero que haja informação ao público e, tenho a certeza, que o executivo pode contar com umas manifestações da comunidade surfista.

Quanto à proposta do PSD nem comento porque não é viável a curto/ médio prazo.

RL

 
At 10/10/09 12:09, Anonymous Anónimo disse...

Oh RL, o molhe da marina não é molhe Oeste do porto de pesca mas sim o travessão que fica dentro do porto, e que cria o abrigo ao actual núcleo de recreio do Clube Naval de Peniche. Olha aí! http://www.cm-peniche.pt/_uploads/PDF_Noticias/prg_oeste_leziria/req_marina.pdf

 
At 10/10/09 18:56, Anonymous Anónimo disse...

Epá, assim fico mais descansado. Obrigado pelo esclarecimento na minha ignorância julguei que se referissem ao molhe da "ribeira" (molhe "sul") até porque, no Inverno passado, este sofreu um acrescentamento que, embora pequeno, alterou a onda do Molhe Leste.

Cps
RL

 
At 26/10/09 12:01, Anonymous Anónimo disse...

CPS , Ficas mais descansado mas não fiquem a dormir ! para quem se lembra a ameaça ao molhe leste e aos supertubos não é de hoje já que aqui há uns 15/20 anos se quis fazer um porto de águas profundas que prolongaria o molhe oeste, entre a construção de outras estruturas. para o seu triplo ou quadruplo do seu comprimento actual. Felizmente a decisão acertada foi o melhoramento do porto de sines tb de águas profundas e que mesmo assim se está a revelar um elefante branco. Acho extraordinário que tantos anos passados e tantos erros depois que o modelo de desenvolcimento urbanistico e do espaço público deste pais ainda siga este tipo de modelos. claro que as casinhas seriam muito bonitas, de arquitectos famosos, etc,,, e vãi ter bares e etc,,, mas é mais do mesmo ,, outro algrave descaracterizado. Se falamos de renovação urbanística da cidade e dado que esta já foi uma ilha esta deveria ser feita numa zona mais proxima e não na sua periferia e com dimensões coerentes com a realidade e não projectos megalomanos. A expansão da Cidade poder-se-á fazer exactemente na zona junto do fosso da muralha e onde existe uma zona industrial completamente anacrónica. Tirem-se de lá as fábricas velhas e uma central de transportes recente mas obsoleta e com a renovação/limpeza do fosso, na zona que vai dos bombeiros, á prageira, ao intermarché a ao antigo acmpo do peniche uma zona de espanção da cidade que tem a vantagem de apesar de estar na orla da cidade está á 5 minutos a pé do centro e da ribeira velha. Criem uma nova zona industrial com condições para quem quer investir em peniche e removam dali a central de transportes ! Só que se calhar custa mais não é ? não é só chegar à quinta dos salgados e començar a construir ! Outtros aspecto seria o do impacto das construções nos salgados que iriam interferir com os padroes de vento na zona afectando as condições de transporte de sediemntos que iriam provocar erosões a sul . ou pensão que ofir, costa da caparica algarve etc... é que é bom com a reposisção de areias nas praias pagas pelo contribuinte ?

Uns desenhos que vi aui há uns tempos vriava um novo molhe paralelo ao molhe leste , rasgava a ribeira de são domingos que a´pos passar por baixo do IP6 iria dar á tal marina e ás casinhas e tal.
Já agora deviam fazer uma pedição para a demolição do Baleal sol Vilage 2 , aquilo é pavoroso e vê-se à distância !

 

Enviar um comentário

<< Home