quarta-feira, outubro 07, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº 6)

ETAR, ESIP e Fábrica de Farinha de Peixe, o que vai mudar no “aroma” penicheiro?
Candidato pela CDU (António José Correia):
Todas estas unidades referenciadas desenvolveram e/ou estão ainda a desenvolver projectos orientados para a resolução dos problemas ambientais resultantes do seu funcionamento, onde se incluem os eventuais excessos de odores associados às características da sua actividade específica. Com a conclusão desses investimentos será possível minimizar de modo significativo os impactos resultantes da actividade de empresas que assumem uma particular relevância na história da cidade de Peniche, no seu desenvolvimento em torno das pescas e na sua importância económica, social e ambiental para o concelho de Peniche. No que diz respeito à ETAR, para responder a estes problemas, e em estreita colaboração com a CCDRLVT e com a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo, foi desenvolvido o estudo prévio de engenharia, com o objectivo de adaptar a ETAR às suas afluências actuais e futuras, tendo em conta o cumprimento da respectiva licença de descarga. Desse conjunto de intervenções foi já iniciada obra de prolongamento do emissário.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
Trata-se de assunto muito actual e sempre presente no quotidiano dos penicheiros e de quem nos visita.
Relativamente à ETAR, o que pensamos nesta matéria é intervir, optimizando as condições do seu funcionamento através de investimentos a efectuar, designadamente, a construção de um emissor por forma a que deixe de se verificar as descargas para as rochas situadas na “praia do cabo”, e também no reforço do sistema de tratamento de filtragem de cheiros. Ainda nesta matéria, procuraremos encontrar, com as empresas que produzem efluentes industriais que são canalizados para a ETAR, soluções tendentes a que seja efectuado por parte destas o tratamento das suas águas residuais.
No que diz respeito à ESIP e FÁBRICA DE PARINHA DE PEIXE, é conhecido o contexto sócio económico em que vivem. Por isso, a nossa posição assenta em fazermos sentir, às empresas em causa, a necessidade de investimento no sistema de filtragem de cheiros. Para tanto, iremos ter, sempre em diálogo com as empresas, uma postura de acompanhamento e monitorização no sentido de fazer cumprir o que, relativamente a esta matéria, está legalmente definido.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
Uma das mais fortes apostas que fazemos para o futuro é o da resolução do problema dos cheiros e odores penicheiros. Para tal à que tomar enérgicas e eficazes medidas de controlo fazendo cumprir o regulamento aprovado, e em vigor, sobre os efluentes industriais.
Ocorrerão acções de formação e sensibilização junto das unidades fabris que, acompanhadas de uma fiscalização de proximidade, permita a execução correcta das regras de boa operação dos equipamentos.
Necessário será também investir na recuperação da ETAR de Peniche, sobretudo na sua desodorização, e órgãos de tratamento.
Será uma luta diária e sistemática, mas que urge vencer.

Candidato pelo CDS-PP (Pedro Formozinho Sanchez):
Quantos a estes três pontos que são abordados, pouco ou nada quase há a dizer pois eles têm estado em cima da mesa desde a sua existência, sendo que no entanto o primeiro ou seja a ETAR é da responsabilidade da Câmara Municipal e a ela cabe terminar o que de mal foi feito para minorar os aspectos negativos que todos conhecemos. Há que reformular e modernizar a ETAR, pois já não se justifica o que se está a passar.
Quantos aos outros dois aspectos pura e simplesmente, é o que se passa em quase todo o nosso Portugal: Falta de controle das fontes de poluição sejam elas donde vierem. Existem mecanismos de controle para minimizar estes cheiros que todos conhecemos. Há que filtrá-los, tratá-los e mantê-los em bom funcionamento.
Não vale a pena, como muita vezes se faz e pensa, mudar ou transferir estas indústrias para outros locais. Pois nem sempre é verdade que longe da vista longe do coração. O que se faz com essas atitudes impensadas é, isso sim, que se transportam os problemas para perto de outros e julga-se que se resolveram as coisas.
Vergonha é ainda existir neste Concelho um aterro de resíduos a céu aberto e com graves problemas Ambientais e para as Populações Locais de Ferrel.

1 contributos:

At 7/10/09 22:36, Anonymous Anónimo disse...

Como a conversa da treta continua, o que vai mudar em relação ao mau cheiro é obvio...

NADA!

 

Enviar um comentário

<< Home