quarta-feira, setembro 30, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº3)

O insucesso pedonal de Peniche. O Eixo pedonal Largo 5 de Outubro, D. Pedro V e Rua José Estêvão terá ou não trânsito e estacionamento automóvel nos próximos 4 anos?

Candidato pela CDU (António José Correia):
A avaliação das condições pedonais na cidade de Peniche não pode ser limitada à área referida, discordando deste modo da adjectivação formulada.

As diversas reuniões que foram realizadas em 2009, quer com a Direcção da ACISCP, quer com moradores e comerciantes daquela zona, apontaram para a possibilidade da coexistência da circulação pedonal com a circulação de trânsito, em moldes bastante condicionados. Aliás, o conjunto de actividades e serviços que existe naqueles espaços e, particularmente, o funcionamento da Santa Casa da Misericórdia, no Largo 5 de Outubro, exige a adopção de soluções que salvaguardem as condições de segurança necessárias para o seu funcionamento. A área em referência está integrada na zona de intervenção da Parceria para a Regeneração Urbana que foi aprovada no passado mês de Agosto. Este programa contempla verbas para a requalificação do Espaço Público Urbano, em diversos largos e praças do centro histórico da cidade, pelo que o projecto que está a ser elaborado para esta zona, terá o necessário enquadramento financeiro.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
Trata-se de um assunto que continua por resolver e que qualquer munícipe tem dificuldade em entender que não esteja resolvido.
O que se constata é que as forças de segurança, nesta matéria têm uma complacência que não se entende.
Portanto, em primeira ordem, é impossibilitar o trânsito naquelas artérias, aliás como já prevê a sinalização existente, e pressionar as forças de segurança a cumprirem o seu papel, i.e., zelar para o rigoroso cumprimento das regras de trânsito estabelecidas.
Na perspectiva desta candidatura, o trânsito deve limitar-se a “cargas e descargas” e o estacionamento será o decorrente desse movimento, procurando-se encontrar soluções de estacionamento para os comerciantes da zona, em ruas envolventes.
Relativamente a esta matéria, está previsto no nosso programa eleitoral realização de um Estudo de Mobilidade para o Concelho.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
O trânsito na Cidade de Peniche foi completamente desprezado no último mandato. O eixo pedonal Largo 5 de Outubro – Rua José Estêvão deverá ser pois encarado dentro de uma solução mais global. No entanto, entendemos que não se podem criar zonas pedonais (tais como esta, a o Campo da República) sem cuidar de lhes conferir vida através de programas de animação, sob pena do seu comércio definhar e acabar por morrer.
O trânsito nestes espaços só deve ser autorizado em determinados períodos, e o precário estacionamento devidamente regulamentado.

6 contributos:

At 30/9/09 18:56, Anonymous Agostinho Neto disse...

sobre a questão do transito...uma pergunta:
Quem dá ordens á PSP de Peniche, para que não faça cumprir o regulamento de transito e assim "passar" as responsabilidades para a CM Peniche?
Será que o dedo do Sr. Gonçalves, via Gov. Civil, está aqui presente? Eu acredito que sim...visto que esta gente para atingir os seus objectivos é capaz de tudo!

 
At 30/9/09 22:44, Anonymous Anónimo disse...

1.ºSerá que quem vai levar os filhos á Santa C. da Misericórdia fica com espaço para parar o veiculo (NÃO ESTACIONAR)salvaguardo

2.º Parece que para o actual Presidente há requalificação para tudo e verbas para mais alguma coisa,»»»que requalificação é que el fala, o que é que se pode requalificar naquele espaço««««
A questão que foi colocada,"" foi se haverá ou não transito e estacionamento naqueles locais ou não""MAIS UMA VEZ NÃO HOUVE UMA RESPOSTA CONCRETA DO SR. PRESIDENTE. Continua como sempre sem ideias e a fugir ás questões.

3.ºO Luis Ganhão diz e bem que se tem que conferir vida aquelas zonas , para ver se o comércio naqueles locais ainda consegue sobreviver(e é importante esta leitura do candidato do PSD, pois actualmente é tudo fora ou á entrada da Cidade, são supermercados, feiras, gasolineiras,festa da Nossa Senhora da Boa Viagem,praias, não havendo nada que cative as pessoas a vir visitar a cidade , não vale a pena requalificarem o que quer que seja)

 
At 1/10/09 09:13, Anonymous Anónimo disse...

Se calahr os comerciantes deviam requalificar a sua oferta e competitividade... Ou pensam que é a pôr palhacinhos na rua q aquilo se vai encher.
Vejam as Caldas....

 
At 1/10/09 09:31, Blogger jp disse...

Caro Agostinho Neto,

Talvez até possa haver escutas do ministro na esquadra local ou vulnerabilidades no sistema informático do sub-comissário aproveitadas pelo primeiro-ministro. Já para não falar da mais que provável mãozinha na CIA nesta manigância, que isto de teorias da conspiração tem muito que se lhe diga.

A PSP local, essa, claro, é inocente!

 
At 1/10/09 10:09, Blogger jp disse...

Voltando à discussão séria, para reconhecer que o título que inicia esta questão, retirado dos posts em que este assunto foi discutido neste blogue, não tem a neutralidade que deveria preceder este tipo de questionário, pelo que deveria ter sido evitado.
A ressalva da CDU, neste contexto, tem todo o cabimento (a pedagogia do acto de contrição é também algo que urge difundir junto da classe políica).

Em relação à zona em debate, também sou sensível a situações como a da Santa Casa da Misericórdia, cujo louvável e intenso trabalho não pode ser obstaculizado por estas decisões.
Resulta evidente não existir um consenso sobre as excepções a considerar e o modo como serão controladas.

A minha proposta é imediata e fácil: Retirem o sinal de trânsito proibido!

Só depois das excepções e regras definidas, voltem a colocar o sinal em simultâneo com a nova regulamentação e um apertado controlo naquelas vias.

Não se pode criar nos munícipes uma mentalidade respeitadora da lei, zelosa, cumpridora e responsável se, durante longos anos, convivem com uma descarada situação de impunidade legal por todos conhecida, consentida e tolerada.

Mais do que a ausência duma clara aposta pedonal no centro de Peniche, é esta situação que é vergonhosa.

 
At 2/10/09 17:23, Anonymous Anónimo disse...

Qualquer cidade de 1ª ou 2ª deste país tem especial atenção ao trânsito, sendo os peões quem merece a prioridade máxima.
Nas zonas comerciais e de lazer essa preocupação é dominante. Por isso, senhores candidatos (como todos vós conheceis e sabeis) em Peniche só há que (fazer) respeitar os direitos da maioria que, certamente, não será a 1/2 dúzia de empresários retrógrados, ou a de uns quantos agentes bonacheirões ou a de meia centena de penicheiros para quem o que ficava bem eram lojas /cafés/ restaurantes tipo McDrive a cada esquina.
P.favor criem juízo a esta terra!

 

Enviar um comentário

<< Home