segunda-feira, setembro 28, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº1)

Que futuro para o Campo da Torre? Com ou sem estacionamento automóvel? Com ou sem Feira mensal e Festa anual? Com ou sem gravilha?

Candidato pela CDU (António José Correia):
Relativamente a esta matéria, temos consciência que uma parte significativa da população de Peniche partilha da opinião de que o projecto do Campo da República, aprovado no mandato anterior, não foi a melhor solução. Face a isto, é obrigação do próximo executivo municipal procurar uma melhor solução, em consenso com todas as forças políticas, consciente de que todas as alterações serão financeiramente suportadas na íntegra pela Câmara Municipal de Peniche. A solução a ser encontrada deverá contemplar algum estacionamento, criar um circuito pedonal, e permitir a dinamização de actividades desse espaço. Aqui se inclui a possibilidade da realização do arraial da festa anual ‐ necessariamente em moldes diferentes dos actuais ‐ num formato construído em conjunto com a Paróquia de Peniche. Não nos podemos esquecer que a instalação da Pousada na Fortaleza de Peniche obrigará a encontrar uma solução que compatibilize os diferentes usos deste espaço nobre. Quanto ao piso, a colocação da gravilha foi a solução encontrada em alternativa ao saibro, que estava previsto no projecto, e que julgamos ser melhor opção.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
Defendemos que deverá corresponder ao que esteve subjacente ao projecto da sua requalificação.
Entendemos que não deve, em circunstância alguma, ser convertido em parque de estacionamento, na sua total extensão. O estacionamento deverá resumir-se, tão somente, à zona do Alto da Vela.
Relativamente à Feira Mensal, não nos parece ser o local indicado para a sua realização.
Contudo, é perspectiva desta candidatura, a criação de condições para que a realização da Festa da N.ª Sr.ª da Boa Viagem volte a ter lugar no Campo da Torre.
Quanto ao piso, e tendo em conta o que referimos anteriormente, será num quadro de piso em saibro, aliás de acordo com o que foi definido pela equipa projectista.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
O arranjo do Campo da República (vulgo Campo da Torre) foi uma oportunidade perdida. Certamente que qualquer ideia que para aquele espaço se formule há sempre opiniões divergentes, sendo, pois, impossível encontrar uma solução consensual.
Em primeiro lugar, no nosso entender, importa dotar aquela área de vida dando-lhe animação que permita o florescimento de comércio, restaurantes e esplanadas. Para isso, é necessário reordenar o caótico estacionamento que actualmente ali ocorre. Porque não existem outras alternativas práticas (pena foi não se ter avançado com a criação de um parque de estacionamento subterrâneo), é preferível “limpar” a frente da Fortaleza, permitindo o parqueamento na zona lateral entre o Alto da Vela e zona da muralha Poente.
Igualmente julgamos ser essa a zona ideal para se devolver o arraial da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem ao lugar de origem. Já quanto ao mercado mensal, é necessário encontrar uma alternativa melhor que satisfaça o público e os comerciantes locais.
No que diz respeito ao revestimento do piso, a maior parte da área deverá ser em coberto vegetal e saibro, mantendo a gravilha só pontualmente para permitir um reajuste estético. Da mesma forma preconizamos a criação de passeios em pedra para maior comodidade dos peões.

10 contributos:

At 28/9/09 18:31, Anonymous pb disse...

1º Parabéns ao autor do blogue por esta iniciativa que pode vir a fazer tanto ou mais pelo esclarecimento dos eleitore que semanas de campanha eleitoral.

2º Parabéns aos candidatos que aceitaram o desafio e responderam. O facto das 3 candidaturas mais representativas terem aceite responder diz muito acerca da idoneidade e isenção política deste blog.

3º Só espero que os comentadores que normalmente se abespinham quando toca à política estejam ao nível dos candidatos e do blog.

Abraços!

 
At 28/9/09 18:44, Anonymous Anónimo disse...

A resposta do PS parece ser uma resposta fundamentada, só um pormenor , e os passeio como vão ser , em calçada ou em saibre? Não se esqueçam dos deficientes motores, pois eles neste actual Campo da Torre foram completamente esquecidos, não vamos dizer que o projecto é do mandato anterior, pois o projecto aprovado como é reconhecido pelo actual Presidente era para ser em saibre, portanto isso não foi cumprido, uma coisa é certa a candidatura do PS mantem o saibre é porque acha que é o piso indicado, aliás o candidato do PSD tambem é da mesma opinião com a ressalva de manter alguma gravilha pontualmente para permitir um reajuste estético e algum piso em coberto vegetal o que tambem é uma opinião muito correcta e que não terá muitos custos, pois parece-me que o custo maior será o do retirar da gravilha, o PSD tambem se refere e muito bem aos passeios.

Em relação ao estacionamento folgo em ver que há dois candidatos com a mesma opinião e isso é bom sinal.

Sobre a festa da Nossa Senhora da Boa Viagem parece que está tudo de acordo, o que é muito bom.

Sobre a feira o PS e o PSD têm a mesma opinião, enquanto a CDU não responde a esta questão.

P.S. Seria bom que o actual executivo não venha com respostas ás perguntas ,dizendo que foi no anterior mandato que isto ou aquilo foi aprovado, pois penso não ser esse o objectivo destas quetões que foram colocadas, mas sim arranjar soluções para o que é preciso fazer.

 
At 28/9/09 22:37, Anonymous Jovens.Px disse...

Boa noite!

O movimento jovem de apoio à candidatura do Carlos Amaral e da sua equipa pretende, a partir de hoje até ao dia 9 de Outubro, publicar diariamente no seu blog algumas medidas que constam do programa eleitoral do PS e que fundamentam o apoio do movimento ao candidato Carlos Amaral e à sua equipa. Daremos destaque às medidas que dizem directamente respeito aos mais jovens. Visitem http://jovenspx.blogspot.com!

 
At 28/9/09 22:37, Anonymous Jovens.Px disse...

Boa noite!

O movimento jovem de apoio à candidatura do Carlos Amaral e da sua equipa pretende, a partir de hoje até ao dia 9 de Outubro, publicar diariamente no seu blog algumas medidas que constam do programa eleitoral do PS e que fundamentam o apoio do movimento ao candidato Carlos Amaral e à sua equipa. Daremos destaque às medidas que dizem directamente respeito aos mais jovens. Visitem http://jovenspx.blogspot.com!

 
At 29/9/09 12:16, Anonymous Anónimo disse...

Olá
Agradeço ao autor deste blogue esta iniciativa.
Agradeço igualmente aos candidatos as respostas dadas,entendo que é preciso trazer a festa para o campo da republica mas atenção,façam-na como era noutros tempos sem aquela bandalheira de vendedores ambulantes, porque isso não dignifica o Campo da torre.
xau

 
At 29/9/09 13:05, Blogger jp disse...

Pouco diferem as respostas a esta primeira questão, como já por aqui foi demonstrado.
Ainda assim, há pormenores que carecem de serem deslindados com minúcia (para não usar o, agora tão corriqueiro, esmiuçar).

O estacionamento será mantido, mas confinado à zona do Alto da Vela ( a CDU não especifica o local, mas acreditemos que haja o bom senso de não o tentar manter nas placas centrais).
Continuo a entender que esta solução peca por curta. Peniche não comportará a quantidade de trânsito que pretende estacionar nesta zona da cidade, sobretudo em determinados dias e épocas do ano. O futuro irá demonstrar isso mesmo.
Restam duas hipóteses: ou se repensa a hipótese dum parque subterrâneo neste (já que se terá de mexer no largo para estacionamento, feira anual, remover gravilha, etc...) ou noutro local, ou se equaciona um sistema de vaivém em pequeno autocarro. Seria um serviço contínuo, devidamente assinalado, entre o parque de estacionamento da cidade ( e/ ou outros) e a zona em causa, nos dias e épocas em que tal se justifique.
É claro que também se pode continuar a fomentar a deslocação a pé, quer por uma alargada Avenida do Mar (por exemplo com um só sentido) ou pela nova ligação da eclusa entre o Cais das Gaivotas ou Ponta da Investida (consoante filiação) o e Forte das Cabanas.
Julgo que a questão do estacionamento (ou não) nesta zona deveria ter prioridade como um dos maiores desafios ao desenvolvimento harmonioso e sustentável da cidade.

No que respeita a actividades para dinamizar o local, à existência de zonas (ao contrário de hoje) onde os peões possam circular, e à realização da Festa Anual, todos de acordo ( eu incluso), salvo uma ou outra omissão. No piso temos gravilha para a CDU, saibro para o PS e PSD. O que me parece importante é que exista uma vasta área onde os peões, com ou sem salto alto, com ou sem cadeira de rodas, com ou sem carrinhos de bebé, consigam, simplesmente, circular. Garantido isso, no resto a gravilha até poderá ser mais adequada.

Já no que concerne à feira mensal, o PS e o PSD remetem-na para outro local e a CDU não a menciona. Aqui preciso ser mais esclarecido. Se a Festa Anual é para voltar ao Campo da Torre haverá que trabalhar (leia-se gastar), alargar e preparar o local para esse efeito. Porquê então despender outro tanto, infra-estruturando outro local só para a feira mensal?
Tal só se justifica se a Festa Anual aqui prevista for em moldes mais reduzidos (com atracções mas sem feira nela encastrada). Será isso que se depreende dos “moldes diferentes dos actuais” avançados na resposta da CDU?

 
At 29/9/09 13:22, Anonymous Anónimo disse...

O meu contributo:

1º - O arraial da Festa da Boa Viagem deve voltar a realizar-se no Campo da Torre, se tal não acontecer a Festa mais ano menos ano acaba.

2º No local onde está a fonte e no outro espaço em frente do Rest. Patriarca, deveria ser uma zona com sombra (àrvores, arbustos, pérgolas) e bancos de jardim. Julgo que com este tipo de equipamento a população deslocava-se e permanecia neste local.

3º Junto das muralhas da fortaleza
o espaço deve ser amplo, o tipo de piso deveria ser lages grandes e de diferentes tamanhos.Não sei se seria o tipo de piso mais indicado
para o arraial da festa.

4º O espaço verde que tem a pequena cascata, tem umas meias argolas verdes a delimitar aquele espaço que são absolutamente horríveis e deveriam ter sido substituídas, talvez por um baixo murete em pedra .

A câmara que vier, tem que tomar decisões e concretiza-las. Aquele espaço foi pensado por arquitectos famosos mas não ficou muito bonito (excepto o alto da vela).
MH

 
At 29/9/09 16:38, Blogger Dário Nantes disse...

Campo da Torre = FLOP... tanto dinheiro mandado á rua... não passa de mega parque de estacionamento de "luxo" que as autoridades fecham os olhos...

 
At 30/9/09 00:29, Anonymous Anónimo disse...

Já vi que todos querem colocar barracas, ciganos, feirantes, centenas de decibéis de música e automóveis no Campo da Torre...
Bonito!
Isso é que é realmente turismo de qualidade.
Agora é que a ENATUR vai começar a construir a Pousada na Fortaleza.
E é já a seguir!
Se o campo da torre é mesmo para voltar a destruir mais valia terem investido o dinheiro noutras necessidades.
Acho que vou votar no candidato Fernando Lino.
Pelo menos aparenta ser culturalmente mais evoluído.
Espero que a sua abrangência cultural chegue ao urbanismo e que seja um pouco mais esclarecido sobre aquilo que é a cultura citadina moderna do que estes 3 (também) candidatos a pseudo-urbanistas...

Alzirinha Alto D´Avella

 
At 30/9/09 12:00, Anonymous Anónimo disse...

A pousada do grupo Pestana é uma miragem, que só tem servido para os políticos "iludirem" o povo.
O candidato Fernando Lino pode ser culturalmente evoluído, falta-lhe é a experiência da vida, visto que nunca trabalhou na vida ...

 

Enviar um comentário

<< Home