quarta-feira, setembro 09, 2009

Um futuro amigo de Peniche (etapa 1)

Não contem comigo para fazer qualquer tipo de balanço à actuação do actual executivo camarário.
No momento presente, considero mais interessante fazer a comparação de propostas para o próximo mandato e pelas quais irei pautar a minha decisão em termos de voto, com toda a liberdade inerente a um desapaixonado político assumido.
Nessa perspectiva, dediquei-me a compilar os 7 temas mais discutidos neste blogue e que motivaram mais celeuma e/ou indignação.
Irei remeter esta lista às candidaturas dos partidos políticos no concelho para recolha das suas propostas concretas nestes domínios, que também publicarei.
Mais, e aqui é que isto se pode tornar interessante, acompanharei no próximo mandato essas promessas, com regularidade, e publicamente confrontarei o prometido e o devido.
É tempo de criarmos uma maior, mais activa e esclarecida pressão cívica que se faça ouvir acima do ruído da cacofonia política.
Quem sabe, um dia a Câmara de Peniche ainda vire vermelha e preta....

E as questões que colocarei são:

1- Que futuro para o Campo da Torre? Com ou sem estacionamento automóvel? Com ou sem Feira mensal e Festa anual? Com ou sem gravilha?

2- Acampamento cigano. O que se vai fazer de concreto nos próximos 4 anos para resolver esta situação?

3- O insucesso pedonal de Peniche. O Eixo pedonal Largo 5 de Outubro, D. Pedro V e Rua José Estevão terá ou não trânsito e estacionamento automóvel nos próximos 4 anos?

4-No acesso automóvel à ilha do Baleal o que vai mudar?

5-Qual o futuro para o Cais das Gaivotas, após a remodelação do Fosso das Muralhas?

6-ETAR, ESIP e Fábrica de Farinha de Peixe, o que vai mudar no “aroma” penicheiro?

7-Futura marina de Peniche. Qual o modelo a seguir e onde se deverá localizar?
Peniche poderá ter um novo passeio marítimo?

23 contributos:

At 10/9/09 12:35, Anonymous Anónimo disse...

Julgo que te falta um ponto muito importante:
Qual o apoio às modalidades desportivas existêntes e com alguma tradição, para haver uma forte prática desportiva regular, com muitos jovens e crianças a praticá-las ? Para além do apoio aos eventos que já se realizam há anos.
Há 25/30 anos atrás, comparando os meios existêntes, havia muito mais desporto em Peniche.
O aspecto desportivo em Peniche é muito mais importante e mais difícil de concretizar que os pontos que referis-te, salvo o do acampamento cigano. Tem que que haver um forte desenvolvimento nas práticas desportivas básicas, para os nossos jovens não se perderem em "coisas más ", como acontece muito na nossa terra.

 
At 10/9/09 13:59, Blogger Dário Nantes disse...

JP. uma achega !

relativamente á protecção fisica / ambiental de toda a orla costeira de peniche - quais as prespectivas ?
Como mau exemplo temos o Baleal, ninguem liga aquele cantinho. A protecção em madeira ficou por acabar há 4 anos / o estacionamento - acesso é caotico (em Agosto 2009 foi infernal / para quando acabar com as motas de água e barcos no Baleal Sul / para quando respostas e acções concrectas ?

abc

 
At 10/9/09 17:31, Anonymous pb disse...

Excelente iniciativa. Eu não perguntaria melhor.

(as perguntas do Carlos B. também são pertinentes)

 
At 10/9/09 18:08, Anonymous Arnaldo de Matos disse...

(I)
outra questão:
Para quando o fim da bandalheira no Forte de S.J. Baptista nas Berlenga?
Seria importante que as forças vivas de Peniche se empenhassem em recuperar algo que pertence a todos, mas infelizmnet tem sido destruido por alguns..dizendo-se "amigos"..

 
At 10/9/09 18:28, Anonymous Anónimo disse...

Já agora tente algum esclarecimento do caso "Modelo", e que sinceramente ja começa a fartar ter de fazer 20km para ir a um modelo. Ate uma "vilasinha" como o bombarral ja evoluiu! triste terra......

 
At 10/9/09 22:36, Anonymous Anónimo disse...

E que tal termos um Jumbo, um decatlon, uma makro etc... novo sinónimo de evolução = Modelo ??!!

 
At 10/9/09 22:39, Anonymous Anónimo disse...

A ASAE fechou o Forte de S.João Baptista na Berlenga, no início desta semana.

 
At 10/9/09 22:40, Anonymous Anónimo disse...

Não o novo sinónimo de evolução e aquele "mamarracho" em frente ao pingo doce....... isso e que é evolução.....

 
At 10/9/09 23:13, Anonymous Major Tomé disse...

(II)
Outra questão:
- Porque será que a PSP não faz cumprir o regulamento de trânsito em Peniche? Serão ordens da "famiglia" Gonzalvez via Desgoberno Cibil? Penso eu de que...

 
At 11/9/09 00:01, Anonymous Anónimo disse...

Seria interessante reunir estas e outras questões e apresentá-las...dava para cobrir quase todos os problemas...questões de Amigos de Peniche.

FF

 
At 11/9/09 00:17, Anonymous Anónimo disse...

Todas estas questões são pertinentes e devem merecer da parte dos cadidatos respostas cabais, mas não posso deixar de discordar de uma pequena coisinha. É que nas próximas eleições, para além de discutir o futuro, também está em julgamento o mandato que agora termina, onde muito se prometeu e pouco se fez. Aos candidatos que se submetem a sufrágio pela primeira vez, concordo que lhes seja pedido perspectivas de futuro, ao que lidera o municipio para além disso devem ser pedidas contas do trabalho prometido e não realizado. (ver da A a Z)
É para isso que servem as eleições.
É nessa lógica que este exercicio de cidadania, o de julgar e votar, deve consistir, para que se opere mudanças se entendermos que as expectativas foram defraudadas,ou seja, que a montanha afinal pariu um rato, o que me parece que aconteceu.

 
At 11/9/09 07:38, Blogger Manuel Leonardo disse...

E depois ainda digamm que nao existem os amigos de peniche .
Olha saiu me com letra pequenina, o meu computador ainda esta muito calao , nao escreve com acentuacao e assim nao sei o que compreendem com os dichotes brejeiros que de vez enquanto alguns me deixam passar ,parece-me que como e costume ninguem passa cartao . Mais uma vez vai-se passar o mata borrao pela escrita indecorosa que se escreve por ai em Peniche e com uma penada poem-se dentro da lei o gravissimo crime que se chama Hospital de Peniche como ponte capital para que os homens , - esta-me tudo a sair hoje com letra pequena - com a saude que o Hospital lhes poderia dar ,terem forcas para limpar a ETAR de Peniche .
Em contra mao aparecem sete casos gravissimos que serao descutidos ao longo do ano e apresentados a julgamento com regularidade , publicamente durante todo o ano serao confrontados com o prometido e o devido .
" E tempo de criarmos uma maior e mais activa e esclarecida pressao civica que se faca ouvir acima do ruido da cocofonia politica "
Aonde e que eu li ja publicado num Jornal ? Parece-me na Voz do Mar de Peniche aonde se pode ler em palavras sem cacofonia o significado real de toda euforia de que agora e que vai ser !!!
Mas voltemos ha minha pergunta principal , o Hospital de Peniche em que lugar tinha lugar nesta lista em que tanto de prioriotario existe ?
Centessima posicao ?
Seria interessante para alguns que nos leem darem uma olhadela no Forum do oesteonlaine.pt com o titulo " Alguem se lembra " do dia 28-8-2009 o que foi escrito ha cinco anos e facam a comparacao com o que sucedeu na politica de Peniche
Nao e levantado da minha cabeca !Desculpem a minha azia ! com os mais cordiais cumprimentos , sou o Filho de Peniche
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Hospital e Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos

 
At 11/9/09 08:35, Anonymous Isabel do Carmo disse...

sobre o Hospital e se tivermos em conta que nas reuniões da CM Peniche com o Governo central estiveram presentes elementos do PPD(bombista)-PSD(da cara lavada), isto cheira a uma grande manobra de diversão, que eventualmennte terminará com a conclusão que foi um grande tiro nos pés...no caso do PPD/PSD de Peniche, nos pézinhos de coentrada...oinc, oinc !!

 
At 11/9/09 11:17, Blogger jp disse...

Agradeço todas as sugestões e participações.
Como todas as listas, também esta iria provocar alguma celeuma.
Reflecti na selecção dos temas a questionar.
Optei por consultar o historial do blogue e seleccionar os temas com base em três critérios:
Os mais discutidos, os que são directamente dependentes das decisões e dinâmica autárquica e aqueles onde existem conhecidas divergências nas soluções a implementar.
São estes critérios que, em meu entender, permitirão fazer a diferença nas eventuais respostas obtidas.
Dir-me-ão, e com razão, que tal conduziu à omissão de temas mais importantes e prementes para Peniche.
Mas foi a selecção que preferi e que enviarei hoje para os mails dos candidatos que indicarei num próximo post.
Caso esta iniciativa obtenha pronta resposta, estarei disponível, e ainda haverá tempo, para fazer nova consulta sobre os temas entretanto sugeridos.
É claro que poderão sempre optar por colocá-los directamente nos mails que indicarei.
Qualquer candidato a autarca, íntegro e responsável, não deixará de responder...

 
At 11/9/09 18:04, Anonymous Anónimo disse...

Em relação ao comentário do Sr. Arnaldo Matos, queria só dizer que se não fosse a Associação Amigos da Berlenga o Forte S. João Batista já era só ruinas. É pena falar do que não se sabe.

 
At 11/9/09 18:20, Anonymous Jorge Nitales disse...

excelente iniciativa a deste Blog !!

Sobre a questão do Forte de S.J> batptista...eu diria o contrário: as ruinas em que se encontra a Fortaleza de S.J Baptista são o resultado dos "Amigos" da Berlenga..da Onça!!
E sei muito bem do que falo! Phalo, Phalo!

 
At 11/9/09 19:59, Anonymous Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Sr. Jorge Nitales, e também eu sei muito bem do que falo... (excepção feita ao saudoso Rui Nazareno), agora todos os outros, amigos só se forem da SUA (deles) Berlenga...

 
At 11/9/09 21:47, Anonymous Anónimo disse...

É impressão minha ou o Sr. Arnaldo Matos, o Sr. Jorge Nitales, a D. Isabel do Carmo, o Major Tomé e o anónimo das 19h59 são a mesma pessoa? Pelo menos "moram" todos no mesmo sítio, em: http://atlanticu.blogspot.com/
Boa estratégia de marketing para visitarem o seu blogue mas pouco abonatória da sua integridade...

 
At 12/9/09 12:24, Anonymous Anónimo disse...

Caro anónimo das 21:47

É impressão sua, pelo menos o anónimo das 19H59 não mora no tal blogue, os outros não sei. O anónimo das 19h59 mora em Peniche e conhece muito bem os lobbys berlenguenses, sim, caso não saiba, na berlenga também há lobbys.

 
At 12/9/09 13:56, Anonymous Anónimo disse...

Porque será que há em Peniche uma familia tão grande de anónimos e outros que usam pseudónimos?
Porque será que as pessoas têm medo de se idenficar?
Os atlanticus são a vergonha da CDU em Peniche e em nada beneficiam o partido que está no poder, com todos os nomes que utilizam só demonstram a vergonha que têm em fazer parte da CDU.
É que há por aí muita gente que pode falar mal do Amador ou Tózé, mas esses são pessoas que dão a cara ás coisas embora sabiamente possam contornar algumas coisas que não lhes interessa, mas isso é uma coisa que todas as forças politicas fazem.
Vamos ouvir todas as propostas e depois em consciências votaremos nas melhores , ou naquelas em que acreditamos.
Eu pessoalmente confio em todos os candidatos, mas temos que ver a equipa ,como ela é formada, porque o Presidente sózinho não pode fazer nada, quem sabe se eu não voltarei a confiar na CDU, embora desiludido, mas tambem com culpa minha, pois puz a fasquia muito alta.

António Dias

 
At 12/9/09 23:39, Anonymous Josip Broz Tito disse...

Tóine Dias...não se chama fasquia...chama-se outra coisa!
o Ministro Pinho tambem pôs a faquia alta e acabou fasquiado...

Onde andam os votos roubados ao MRPP em 1975?

Viva a Luta Do Proletariado!

 
At 15/9/09 12:54, Anonymous Anónimo disse...

Tanta criatividade que aqui vai com o palhaço que escreve no atlantiCU, CDU, CU, hummm que palavras estranhas estas. Saber não lhe falta, acusações também não, é porreiro pá, ter este homem aqui pá, e mais pás e vassouras, pá, se a inteligência não abunda, pá, escreve-se e diz-se uns pás, copiam-se umas fotós e umas notícias dos jornais com xxxXXxx e ----XxX----, o quão divertido deve ser escrever num blog pá, porreiro, pá.. Só que onde está o sumo disso? Esprimido, esprimido népia, pá, não sai nicles batatoides, so´ comiçhão, o que este ganha aquele recebe, aquele rouba, aquele ganha demais, aquele come crianças, pá, criancinhas dizia-se que comiam os comunistas ao pequeno almoço, se se diz alguma razao deve haver ahahahaha AtlantiCU vai dar uma volta. Tamos fartos de ti pá.

 
At 18/9/09 18:16, Anonymous Ernesto Che Galhavara disse...

ó Diabo! Este picou-se!
Folgo em saber que não lhe interessa quem rouba, nem quem anda a abusar de crianças, nem quem quem vive á custa dos outros, nem quem faz falcatruas...imagino que será porque deve ser alguém que faz precisamente isso e tem medo que lhe descubram a careca!
Tome umas pastilhas Rennie, que isso passa...enquanto acaba de ler as "Memórias do Isaltino de MOrais" e sonha ser como ele...

 

Enviar um comentário

<< Home