terça-feira, junho 16, 2009

Sou de Peniche (qualquer que seja a sua cor....)

Participei na III Convenção “Sou de Peniche”, onde pude assistir à apresentação de vários e interessantes projectos enquadrados nas medidas definidas pela Magna Carta Peniche 2025.
Como sempre, senti-me bem entre assumidos penicheiros, naturais ou de adopção.
Era de esperar que esta iniciativa contasse com a presença de muitos dos empenhados penicheiros que, por vários meios, e de variadas formas, participam, colaboram, sugerem, criticam, inventam ou protestam com alguns ou muitos dos aspectos relacionados com o futuro da cidade.
Mas não! Não direi que a assistência era monocromática, até porque o meu pixel cinzento assim o impedia, mas notou-se a falta do contraditório que tanto enriquece estas audiências.

Custa-me sempre e entristece-me perceber quando a militância se sobrepõe ao penicheirismo...


(A organização também que poderia agendar o evento para um dia não útil (entre tantos que havia este ano) permitindo conjugar a participação com deveres profissionais. Deixo aqui a sugestão para o próximo ano penicheiro que, na minha óptica, se sobrepõe a quaisquer condicionalismos políticos.)

5 contributos:

At 16/6/09 11:11, Blogger Rogério Paulo Pereira disse...

E já agora colocado online para quem está longe poder, pelo menos, assistir.

 
At 16/6/09 11:20, Anonymous Bernardo Ribeiro Costa disse...

Olá JP

Pela primeira vez (nestas 3 edições do certame) não participei, pelo que admito à partida que possa estar a incorrer num erro de interpretação na minha opinião que segue.

No entanto, pessoalmente, considero desmotivante este formato "a puxar para" o evento científico com submissão e selecção de posters e de comunicações.

Além do mais, parece-me que desencoraja, inibe ou até afasta mesmo a participação interessada do cidadão comum, que não escreve artigos científicos nem produz posters, e no entanto tem uma palavra a dizer sobre a sua terra.

Espero que em próxima edição voltemos a um modelo mais voltado para o cidadão e menos académico.

Abraço

 
At 16/6/09 12:33, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP,

tenho de concordar com o BRC, pois este modelo não está a atrair o cidadão comum da nossa terra, que por vezes saberia dar uma opinião com mais valor do que um qualquer académico. A Convenção deveria estar acessível a todos, afinal é para isso que existem serviços públicos. Logo o risco de criação de elitismo é patente levando a uma desmotivação de outros que não podem atingir esse patamar.

Cump

 
At 16/6/09 15:08, Blogger jp disse...

Concordo em pleno com a progressiva divulgação online dos eventos penicheiros, como por aqui tenho defendido. Neste caso até que seria fácil, pois a inscrição na Convenção poderia ser condicionada à devida autorização dos participantes para a difusão de imagens.

Quanto aos posters não os vi. Posso ser algo distraído, mas julgo mesmo que a ideia não pegou e não terá seguimento.

Já o figurino de comunicações seleccionadas, também me parece menos potenciador duma discussão aberta e descomprometida sobre os desígnios penicheiros.

O risco dum elitismo ou academismo não se notou no local. Os temas abordados eram simples e acessíveis apenas pecando por demasiado consensuais.

Como antro de umas boas dezenas de penicheiros, o que faltou mesmo no local foi um pouco de construtiva polémica. Resta saber se por defensiva selecção da organização, se pelo proverbial recato contestatário penicheiro...

Agradeço os comentários.

 
At 16/6/09 22:01, Anonymous Amigo disse...

Caro Bernardo,

Acho que a ideia de este ano abrir a convenção à participação de oradores, autores, colaboradores, críticos e inventores (como refere o JP) através de um concurso e não de convites, pretendia aumentar o interesse e a participação pública do cidadão comum que pode ter algo a dizer sobre Peniche. Não considero que a ideia tenha sido dar um formato científico ao evento. Até porque eu participei e posso testemunhar que houve de tudo um pouco. Só é pena que a variedade dos temas e dos oradores não tenha sido acmpanhada por mais comentários e opiniões da plateia. As apresentações já estão quase todas disponíveis no site para poder verificar que a maior parte "não tem grande ciência". Noutras edições houve quem dissesse que eram sempre os mesmos a falar.
Pareceu-me que desta vez se tentou dar oportunidade a todos. Venham de lá ideias para melhorar a convenção!

 

Enviar um comentário

<< Home