sexta-feira, abril 03, 2009

Receita para poupar

"O INFARMED — Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, é um instituto público integrado na administração indirecta do Estado, que prossegue as atribuições do Ministério da Saúde, sob superintendência e tutela do respectivo ministro.
O INFARMED tem por missão regular e supervisionar o sector dos medicamentos, segundo os mais elevados padrões de protecção da saúde pública, e garantir o acesso dos profissionais da saúde e dos cidadãos a medicamentos de qualidade, eficazes e seguros."

Fonte: Site da Infarmed

Todos os medicamentos à venda em Portugal são assim seguros e eficazes, conforme atestado por esta superior autoridade sob tutela do Ministério da Saúde. Sejam eles genéricos ou não.
A recente campanha de desobediência desencadeada pela Associação Nacional de Farmácias, e que visa possibilitar ao utente a substituição dum medicamento por um genérico com o mesmo princípio activo, tem a sua eficácia garantida e não constitui qualquer perigo para a saúde pública, conforme invoca a Ordem dos Médicos.
Representa, isso sim, uma substancial economia para o utente em detrimento dos lucros de algumas multinacionais do sector, que fortemente pressionam as decisões nesta área.
E os médicos, o que terão a perder?

3 contributos:

At 3/4/09 14:00, Anonymous Anónimo disse...

Tudo! Viagens, brindes, lembranças...

 
At 4/4/09 14:25, Blogger Wikinet disse...

Gostaria de informar os leitores deste blog sobre um novo projecto relacionado com as localidades de Portugal. Trata-se de uma Enciclopédia on-line, escrita em colaboração pelos seus leitores. O site, que se intitula Memória Portuguesa, usa o conceito Wiki, que permite a qualquer pessoa criar ou editar artigos existentes, melhorando a informação neles contida. Além disso, é possível introduzir comentários em cada artigo, promovendo assim o debate entre os utilizadores.

http://www.memoriaportuguesa.com/peniche

Será dada especial relevância às memórias dos cidadãos, para que sejam preservadas tradições antigas, recordações de infância, ofícios, cantares, folclore e outras manifestações culturais.

Para podermos enriquecer os artigos de cada povoação com a informação correcta, nada melhor do que recorrer às autarquias ou a movimentos de cidadãos que se esforçam por promover as suas respectivas regiões. Estamos a solicitar a utilização de texto dos sites das Câmaras, Juntas de Freguesia e sites e blogs particulares, colocando a devida referência à fonte de origem.

Assim, gostaríamos de contar com o vosso apoio, permitindo-nos usar eventual informação pertinente e sugerir que divulguem esta iniciativa junto dos familiares, amigos e conterrâneos da vossa localidade. Será que poderiam incluir um link para a enciclopédia no vosso site ou blog?

Ficaremos a aguardar a vossa visita!

Cumprimentos,

Wikinet
www.memoriaportuguesa.com

 
At 10/4/09 16:08, Anonymous Anónimo disse...

E o que ganharão os farmacêuticos?
Melhores descontos, mais lucros (a ANF quer controlar o fabrico da mesma maneira como controla já a distribuição e retalho de medicamentos), melhores cruzeiros, melhores plasmas.

P.S. Já agora se puderem falem com um médico de confiança para saberem algumas diferenças entre genéricos e produtos de marca.

 

Enviar um comentário

<< Home