domingo, novembro 30, 2008

Sermão aos Amigos de Peniche

O Padre António Vieira é, no ano de 1641, um prestigiado jesuíta, pregador popular no Brasil, missionário apaixonado e amado pelos índios da aldeia do Espírito Santo.
A 15 de Fevereiro de 1641 chega à Baía uma caravela que traz a espantosa notícia: a 1 de Dezembro do ano anterior a dinastia filipina fora apeada, D. João IV era o monarca de um Portugal restaurado. O então vice-rei do Brasil, D. Jorge de Mascarenhas, marquês de Montalvão, acolhe a informação com entusiasmo, adere ao novo rei, coloca a colónia sob a autoridade do Restaurador. Não sabe, ainda, o marquês que, em Portugal, dois dos seus filhos se posicionam contra D. João IV, passam para o lado espanhol, a sua própria mãe é aprisionada no Castelo de Arraiolos. Um outro filho do vice-rei está no Brasil, ao lado do pai. Conhecida a adesão em todo o território ao novo regime, o marquês decide enviar a Lisboa esse filho para garantir ao rei a fidelidade. A comitiva de D. Fernando Mascarenhas é constituída pelos dois jesuítas mais considerados: Simão de Vasconcelos e António Vieira.

Uma tempestade obriga a caravela a afastar-se do Tejo e a aportar a Peniche. Quando a caravela, desconjuntada pelo temporal, arriba a Peniche, a população apenas sabe que nela viaja um filho do vice-rei. Tomando-o como conivente com os irmãos, espera-o uma assuada tremenda do povo de Peniche. Esteve prestes a ser ferido pela multidão colérica. Consegue, todavia, refugiar-se na Casa da Companhia. Só a autoridade do conde de Atouguia, comandante da praça e um dos conjurados de 1640, evita que D. Fernando e os dois jesuítas sejam linchados pela turba enfurecida.
Dois dias depois, António Vieira está em Lisboa.

Ah...esta tendência dos Amigos de Peniche em se imiscuirem nos imbróglios da história....

(texto construído num descarado copy/paste daqui)

sexta-feira, novembro 28, 2008

E para "criar" ambiente....

É com este cativante enquadramento que se dá a conhecer mais um projecto de um grupo de alunos da Escola Secundária de Peniche que, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, pretende dedicar especial atenção à temática do ambiente da região de Peniche.
É mais um valioso contributo nesta onda crescente de consciência ambiental resultante duma empenhada formação escolar.
Para não deixar de acompanhar, aqui: ambienteap12ch1.blogs.sapo.pt

Mutilada represália

Com referência a este apontamento postado uns dias atrás, constatei que, após contacto informativo do Jornal das Caldas, os serviços de Protecção Civil da Câmara de Peniche e a GNR de imediato se prontificaram a encetar diligências para perseguir e capturar o cão que mordeu um homem.
Assim ficamos todos muito mais seguros e descansados ao saber que os cães que mordem e arrancam dedos a transeuntes em Peniche são depois severamente perseguidos pelas autoridades...

quinta-feira, novembro 27, 2008

Post profundo

Englobado nas iniciativas do Mês do Mar, terá lugar sábado 29 de Novembro, pelas 21h00, no auditório do edifício cultural da Câmara Municipal de Peniche, uma sessão dedicada ao SS Dago.
Trata-se dum navio de carga afundado em 1942, ao largo de Peniche, vítima de ataque de um avião alemão.
Jaz a 50 m de profundidade e para os mais curiosos deixo aqui as coordenadas, a reportagem ou o filme.

quarta-feira, novembro 26, 2008

À procura de Huambo

A carta de Fernando Álvaro Seco é um verdadeiro ex-libris da Cartografia nacional, sendo a primeira representação conhecida do conjunto do território continental português.
É também um desafio para os estudiosos, existindo muitos elementos por esclarecer referentes à sua realização e ao seu autor. Pouco se conhece hoje de Álvaro Seco e das suas fontes.
É pena!
Tanto que eu gostaria de saber mais sobre Nova Lisboa e o Castelo do Conde, ali mesmo, em 1560, junto à baía de Peniche....

terça-feira, novembro 25, 2008

Finally, they welease Bwian on You Tube

For 3 years you YouTubers have been ripping us off, taking tens of thousands of our videos and putting them on YouTube. Now the tables are turned. It's time for us to take matters into our own hands.
We know who you are, we know where you live and we could come after you in ways too horrible to tell. But being the extraordinarily nice chaps we are, we've figured a better way to get our own back: We've launched our own Monty Python channel on YouTube.....

Antigos de Peniche (VI)

Inauguração da luz eléctrica em Peniche com a presença dos Minsitros do Interior e Comércio e outras entidades oficiais:

Revista Ilustração Nº 111, 1 de Agosto de 1930, pág. 16

sexta-feira, novembro 21, 2008

Apontamento

não é a primeira vez que aqui participo na denúncia deste tipo de incidente em Peniche.
E confesso que me admira a sua infrequente ocorrência, face ao número crescente de cães vadios e dos desaçaimados e pouco seguros exemplares de raças perigosas que por aí pululam.
Carece de se inverter esta situação.
Até porque se corre o risco de, mais tarde, não haver quem lhe aponte o dedo....

Estímulo sinérgico

Um rebuçado para o fim-de-semana...

...sem o perigo de provocar muita sede.

Toponímia debruada a renda de bilros

Pelas piores razões, o Garret e o Marchal são pretexto para se Conversar em Peniche.

"................
Deita o lanço com cautela,
Que a sereia canta bela...
Mas cautela,
Oh pescador!

Não se enrede a rede nela,
Que perdido é remo e vela,
Só de vê-la,
Oh pescador!
..................."

(excerto da Barca Bela de Almeida Garrett)

quinta-feira, novembro 20, 2008

Daqui há Gala!

Dali também....

Gala of the Spheres - Salvador Dali

quarta-feira, novembro 19, 2008

Migrando a Sul...

...é o tema da sessão de observação de Aves Marinhas promovida pela CMP (Mês do Mar), conjuntamente com a SPEA e o IPL, no próximo sábado dia 22 de Novembro, pelas 11.00h, no Cabo Carvoeiro.

terça-feira, novembro 18, 2008

Em pleno Mês do Mar

René Magritte "El Seductor" - 1953

segunda-feira, novembro 17, 2008

Sucumbir à oriental

Jardim Oriental da Quinta dos Loridos, Bombarral
[mais (e melhores!) fotos, aqui]

quinta-feira, novembro 13, 2008

(as minhas) Pistas para a dificuldade de inclusão da comunidade cigana em Peniche

(clique nas imagens para ampliar)











Fonte:"Pistas de reflexão para a inclusão das famílias de etnia cigana no contexto de Peniche: A dimensão do realojamento", Câmara Municipal de Peniche, Setembro 2008.

quarta-feira, novembro 12, 2008

Três notas soltas...

  1. Para lembrar que hoje, no Auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche, pelas 21h30, o pedopsiquiatra Pedro Strecht fará apresentação do seu mais recente livro: "A minha escola não é esta - Dificuldades de aprendizagem e comportamento em crianças e adolescentes".


terça-feira, novembro 11, 2008

Eclectismo


A reportagem não está completa.
Houve pelo menos mais uma pessoa às voltas no Santo Sepulcro.

segunda-feira, novembro 10, 2008

Peculiares Relaxes (XVI)

Entre o exército do imperador Qin, perfilado algures no Bombarral...

sexta-feira, novembro 07, 2008

Hoje, às 21h30, com entrada livre.

Comemorando o 700º Aniversário da doação de ATOUGYA a D.ª Isabel de Aragão, por El Rei D. Dinis, a Câmara Municipal de Peniche organiza na Igreja de S. Leonardo, na Atouguia da Baleia, um concerto pelo Grupo Vértice, dirigido pelo maestro Sérgio Fontão, com a colaboração do Coro Paroquial de Atouguia da Baleia.

Este é o milésimo post deste blogue!

foto de Ha-r-bin

quinta-feira, novembro 06, 2008

A insustentável leveza da ilha

Esperar-se-ia que o tão apregoado Projecto de Sustentabilidade das Berlengas tivesse tudo menos detractores.
E muito menos que esses viessem da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), que aqui têm afirmações mais contundentes que as avisadoras buzinas da ilha em dia de cerrado nevoeiro.

Variações heráldicas insulares

quarta-feira, novembro 05, 2008

A eterna reserva estratégica do Porto de Peniche

“É muito mais caro ir buscar um contentor a Alcântara do que ir buscá-lo a Peniche ou a Sines”, afirmou o empresário socialista Henrique Neto nas jornadas parlamentares do PSD, considerando “um absurdo” o projecto do terminal de contentores de Alcântara.

News of the World

terça-feira, novembro 04, 2008

Museu da Pesca

O Museu Municipal de Peniche é um digno representante do género que congrega todo o acervo de algum valor que a um dado município respeita.
Mas museus municipais há-os por todo o país, grandes, pequenos, melhores ou piores, e toda a autarquia que se preza rotula um punhado de achados e exibe-os como mostra.
Por isso sou adepto de museus temáticos, onde uma especificidade duma terra ou região é aproveitada com fins museológicos.
Há interessantes e bem sucedidos casos deste tipo em Portugal fora dos grandes centros urbanos, como o Museu do Pão, do Vinho, Marítimo , da Caça, ...
Entendo por isso que Peniche deveria ter um Museu da Pesca que, aproveitando parte do espólio existente, pudesse informar e documentar o turista e o visitante com toda a história e importância de um dos maiores núcleos piscatórios do país.
Tal, quanto a mim, poderia fazer a diferença.

segunda-feira, novembro 03, 2008

Peculiares Relaxes (XV)

Cave Canis na Papôa

domingo, novembro 02, 2008

Peculiares Relaxes (XIV)

Nada fiz de mal, mas apanhei umas galhetas...