quinta-feira, julho 31, 2008

9ª Corrida e Caminhada da Praia

Será no dia 3 de Agosto, pelas 9h30, que este ano se realizará a Corrida e Caminhada da Praia, numa organização do PAC – Peniche Amigos Clube.
As inscrições serão no local da prova, na Praia da Gambôa em frente ao Intermarché de Peniche, e proporcionam T-shirt alusiva.
Trata-se duma iniciativa que de ano para ano vai consolidando o seu sucesso, assente numa entusiasta e voluntária organização, e que proporciona uma actividade desportiva de largo espectro, que vai desde a corrida competitiva até à caminhada descontraída entre amigos e família
Tudo isto bastaria para uma saudável e agradável manhã.
Mas a prova acrescenta ainda o deslumbrante cenário de baixa-mar numa das mais belas praias portuguesas...

quarta-feira, julho 30, 2008

12ª Edição da Feira do Livro de Peniche

De novo em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará hoje, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche, o filme "O Lado Selvagem" realizado por Sean Penn e baseado na obra literária de Jon Krakauer.

Let's look at the trailer:

terça-feira, julho 29, 2008

A saída do Fosso

Hoje, pelas 12 horas, na capela de Santa Bárbara, na Fortaleza de Peniche, vai ser assinado o Protocolo de Recuperação do Fosso da Muralha de Peniche, entre a Câmara Municipal de Peniche e o Instituto Portuário dos Transportes Marítimos.
Presidirá ao acto a Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino que conta também com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Rui Baleiras.
É sem dúvida uma das emblemáticas aspirações penicheiras que dá aqui mais um passo importante para a sua concretização.

Leva de Vento (I)

«A lei é igual para todos em duas dimensões: nos direitos e nos deveres. Naturalmente, todos os cidadãos independentemente da cor da sua pele, etnia, condição social e origem estão sujeitos à lei portuguesa», afirmou Rui Pereira, ministro da Administração Interna de quase todo o Portugal.

segunda-feira, julho 28, 2008

A Festa do Decibel

Após alguns anos de interregno voltei a circular no zona do arraial da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, ainda em período pré-oficial.
Fiquei impressionado com a intensidade da chinfrineira.
Parece que durante as últimas décadas o progresso na potência das instalações sonoras não demoveu os proprietários das atracções de continuaram com o volume e graves no máximo. Como a muralha está por perto, o som por ali reverbera e redunda em cheio no transeunte que não tem alternativa senão gritar com os seus companheiros de infortúnio. Já os feirantes, para se conseguirem fazer ouvir, pululam pelo topo de cadeiras e bancadas e, armados de megafone, lá vociferam a plenos pulmões os 5 Euros da contrafeita praxe
É o reino do ruído trepidante, da sirene lancinante, do estridente grito, que se propaga por todo o recinto, por toda a zona, por todo o Peniche. E que ainda hoje alguém me garantiu ser audível na Atouguia.
Tem mesmo de ser assim?
Sendo o arraial uma parte importante da Festa em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem será que, com tamanho alarido, se está a honrá-La ou a levá-La ao Otorrino?
(Edvard Munch, O Grito, 1895)

sexta-feira, julho 25, 2008

Hesitação sintomaticamente pré-ferial

Na pesquisa de imagens para ilustrar o post anterior, hesitei entre as singelas palmas que utilizei....e a bela Giorgia Palmas que por ali também apareceu nos resultados do motor de busca.

E ainda agora tenho dúvidas sobre qual motiva maior ovação...

Artistas de Palmo e Palmo e Meio

Nunca será demais a divulgação de um bom trabalho, como este que o Cabo Carvoeiro Memoria's aqui postou.
O meu prolongado aplauso!

Post com som

Hoje quero dar-vos conta duma banda de Peniche.
Basta que descubram a ligação em falta....








12ª Edição da Feira do Livro de Peniche

Hoje, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro, Carlos Machado em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro "O homem que viveu duas vezes" (Presença).

quinta-feira, julho 24, 2008

Splendida porro oculi fugitant....

Há já vários dias que o Jornal de Peniche deixou de estar legível.
Depois de quase um ano como farol da informação penicheira on-line, são muitos os que se habituaram à imprescindível consulta diária deste plural jornal.
Daí, e daqui, o nosso premente apelo a um rápido retorno.

P.S.: Realojado em novo endereço: http://www.jornaldepeniche.pt/

12ª Edição da Feira do Livro de Peniche

Hoje, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro, Teolinda Gersão em sessão de autógrafos e apresentação dos seus livros "A mulher que prendeu a chuva" e "Histórias de ver e andar".

quarta-feira, julho 23, 2008

9ª Edição do Peniche Moda

Numa iniciativa da Associação Juvenil de Peniche (AJP), com o apoio do Instituto Português da Juventude, Município de Peniche, Capitania de Peniche e Comércio Local, vai realizar-se no próximo dia 26 de Julho, pelas 22 horas, a 9ª edição do Peniche Moda.
O evento, que como habitualmente decorrerá no magnífico cenário das escadarias da Capitania de Peniche, tem como objectivo a promoção de jovens estilistas. Nesta edição participarão as estilistas Ana Anastácio, Edna Pimentão e Rita Bonaparte. Integrado na Mostra de Renda de Bilros de Peniche, o desfile será apresentado por Ângela Malheiros.

12ª Edição da Feira do Livro de Peniche

De novo em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará hoje, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche, o filme "Expiação" realizado por Joe Wright e baseado no livro de Ian McEwan.

Let's look at the trailer:

terça-feira, julho 22, 2008

Pirlimpimpim.....

O caso conta-se rápido.
Em plena excitação para a eleição das 7 Maravilhas nacionais, a Câmara Municipal de Alcobaça contrata o mágico Luís de Matos para dar a cara pela candidatura do Mosteiro.
Logo ali fica decidido que se o Mosteiro fosse eleito haveria lugar a grande espectáculo com magia nunca antes vista.
O Mosteiro de Alcobaça foi uma das maravilhas escolhidas, e a actuação prometida teve lugar recentemente, no princípio do mês de Julho. Por toda a Alcobaça circulava que o mágico iria fazer desaparecer o monumento perante a perplexidade da assistência.
No dia do evento a praça em frente ao Mosteiro estava repleta com cerca de 16 mil espectadores.
Nos primeiros dez minutos de actuação o artista liberta-se duma camisa-de-forças pendurado a 49 metros de altura por cabo que se incendeia. Aplauso estrondoso da assistência que gostou do começo. Mas que a pouco e pouco se foi transformando numa monumental vaia quando se apercebem que a actuação tinha terminado. Era mesmo só aquilo!
O mágico defendeu-se alegando que o pormenor do cabo a arder garantia a originalidade do número, a que estava contratualmente obrigado.
E por isso, e há quem alegue estar aqui a maior magia, os 180 mil euros acordados voaram dos cofres da autarquia para a conta bancária do artista.
Quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar.
Luís de Matos poderá ser a primeira excepção!

O fascínio da faina (XI)

segunda-feira, julho 21, 2008

Mais Amigos de Peniche

Misto de responsabilidade solidária, procura de saber e voluntariado, a Universidade Sénior de Peniche, iniciativa lançada com o apoio da Junta de Freguesia da Conceição, é um projecto que patenteia especial dinamismo como é manifesto no grande interesse pela reabertura, em Setembro, de novo ano lectivo.
No blogue respectivo pode ler-se que a ideia nasceu num encontro de empenhados Amigos de Peniche.
Tal apenas confirma a minha convicção de que, no que respeita ao progresso do concelho, a amizade penicheira pode ser uma vantagem competitiva.

O fascínio da faina (X)

sexta-feira, julho 18, 2008

É por demais notório cá em terra...

A gaivota que fugia do mar (óleo sobre tela)
Paula Carreira

Os brancos do Joel

Existindo desde 82, foi a partir de 1995 que o Joel liderou a fase de maior crescimento da "Tasca do Joel", desde as pequenas instalações iniciais, até ao portentoso restaurante actual.
Há pouco tempo, e sempre inovando, juntou-lhe uma Loja Gourmet de sucesso, que rapidamente ganhou projecção e reconhecimento nacional, e que tem sabido trazer a Peniche alguns dos vultos marcantes do panorama vínico nacional e não só.
Após tantos anos de continuado empenho, é natural que os brancos apareçam...

12ª Edição da Feira do Livro de Peniche

Hoje, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro, Alberto S. Santos em sessão de autógrafos e apresentação do livro "A Escrava de Córdova" (Porto Editora).

quinta-feira, julho 17, 2008

As Naus dos Corvos

Já reabriu o Café e Restaurante Nau dos Corvos, no Cabo Carvoeiro.
Localizado num dos melhores locais da península de Peniche, detém soberba vista pela pedra homónima e por um infindável mar onde se vislumbram as Berlengas.
É grande a responsabilidade deste local e torço para que a nova aposta vingue.
Para muitos visitantes, é aqui a sua única paragem em terras penicheiras e o acolhimento, simpatia e qualidade de serviço ofertado terá um peso significativo na imagem turística penicheira.
A Nau dos Corvos, associada ou não à restauração, está também indubitavelmente ligada à imagem de Peniche no mundo.
Exagero?
Talvez não...


Café e Restaurant Nau dos Corvos, Newark (NJ), USA

quarta-feira, julho 16, 2008

Discreto pesar ( que daqui secundo)

O navio "Cuyabá" encalhado nas Berlengas em 21.07.1937

12ª Edição da Feira do Livro de Peniche

Em iniciativa interligada com a Feira do Livro, passará hoje, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche, o filme "O Menino de Cabul" realizado por Marc Forster e baseado no livro de Khaled Hosseini.


Let's look at the trailer:

Enlevo publicitário II

terça-feira, julho 15, 2008

O Surf, a Noite e a Tentação

É com ofertas como esta que Peniche poderá capitalizar a onda:

Para além dum tentador pretexto para um inesquecível fim de tarde e passeio nocturno pela esplendorosa baía.
(há ali um momento, perto do ocaso, em que a ténue luz solar cria um reflexo especial na areia molhada. Então, toda a baía brilha em sintonia. Há um marcado silêncio, temperado pelo bruaá do mar e pelo grito das aves. O tempo pára e inevitavelmente se embevece. Depois, poderemos viajar o resto da vida procurando lugares bonitos. Mas, mais tarde ou mais cedo, concluiremos que o melhor esteve sempre aqui à nossa porta, num qualquer fim de tarde na baía de Peniche ao Baleal.)

Tiralô

O Sol, quando nasce, é para todos.

Windows PX

Versão 2.4 - Seiscentista

segunda-feira, julho 14, 2008

A seita tem um radar...(XI)

Quem sou eu para contestar o Rui Miguel Soares....


Windows PX

Versão 2.3 - Partido
(foto de João Tito)

sexta-feira, julho 11, 2008

Todos os espectáculos são gratuitos

Este ano, na animação das noites da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, são variadíssimos os artistas que irão actuar na Ribeira Velha, como o casual exemplo da foto anexa, retirada do cartaz do evento.
Não dispõe dessa informação?
Então, talvez seja melhor dar aqui uma espreitadela...

São Tomé, 1602

Tomei aqui conhecimento que o projecto de limpeza e reabilitação do fosso das muralhas de Peniche vai finalmente avançar.
Não duvido do elevado empenho do executivo camarário para que esta obra seja uma realidade.
Mas quando na peça se diz: "A obra deverá estar concluída dentro de ano e meio...", remeto-me à admiração de Caravaggio.

O almejado Passeio Marítimo

Com a construção e sucessivas ampliações do Porto de Peniche, o núcleo central da cidade foi-se apartando da sua ligação ao mar.
Perdeu-se a praia inicial, junto à Fortaleza, depois a praia dos Barcos, e até o início da Praia do Molhe Leste ficou algo desfigurado pela deposição de areias da última ampliação portuária.
Nos bastidores congeminam-se projectos para uma Marina Oceânica, na zona do Molhe Leste, que embora mantendo parte da praia, segundo algumas versões, decerto inviabilizará mais um largo talho do areal.
Com o galopante desassoreamento da Praia de Peniche de Cima, muito receio que os meus netos ainda tenham de ir a banhos à Nazaré.

Vem tudo isto a propósito desta notícia, onde se preconiza a ampliação da existente Marina de Peniche nos dois pontões iniciais do Porto de Pesca, com ligação ao Cais das Gaivotas, ao Fosso recuperado, e quiçá (não custa insistir), a uma pedonal Avenida do Mar.
A ideia não é nova, já aqui lhe fiz referência oportunamente, bem como à sua fonte, mas parece que é cada vez mais assumida por todos esta necessidade do núcleo histórico da cidade recuperar a sua ligação física ao mar.
E convenha-se que o Cais das Gaivotas ficará melhor como charneira duma nova zona de ligação entre a cidade, o mar, a navegação e a zona recuperada do fosso, do que palco de episódicos torneios futebolísticos em piso de transladada areia.

"Tal como o mar,continuamente,molda as arribas..."

É inaugurada amanhã, pelas 17h00, na Fortaleza de Peniche, uma exposição de fotografia intitulada “Arribas” – Paisagens, Geologia, Fauna e Flora, que estará patente até 31 de Agosto, com o horário de funcionamento do Museu Municipal (10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, encerrado à segunda-feira todo o dia e à terça-feira de manhã).
A mostra, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, é organizada pelo “f2.8 Colectivo de Fotografia” e resulta do trabalho dum grupo de 15 pessoas que em comum têm a a paixão pela fotografia, o respeito mútuo e a amizade.
Além disso ainda conta, inevitavelmente, com algumas fotos da região penicheira.
Parece mais que suficiente para valer a visita...

quinta-feira, julho 10, 2008

Iniciativa a Nossa Terra Quer

Com origem na Cercipeniche, recebi a seguinte mensagem que transcrevo na íntegra e que muito me agrada divulgar.
Solidarizo-me no apelo a colaboração penicheira.

"A Cercipeniche foi uma das três instituições seleccionadas no distrito do Leiria, cujos projectos vão estar a concurso durante a próxima semana, através da Iniciativa A Nossa Terra Quer, promovida pela Estação de Televisão SIC.
O Projecto apresentado, intitula-se AQUA – Aumentar a Qualidade na Acção, e tem como objectivo realizar obras de reestruturação do espaço da piscina, balneários e vestiários. Uma obra que entendemos ser urgente para fazer face às dificuldades de acessibilidade à zona de piscina por parte de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. De referir ainda que, este espaço é utilizado semanalmente por cerca de 150 crianças, jovens e adultos, alguns dos quais com mobilidade reduzida.
O Projecto pretende assim, incrementar a qualidade do serviço prestado, através do melhoramento das condições de acessibilidade, higio-sanitárias, de segurança, do tratamento de água e das disposições técnicas e funcionais da piscina e zonas adjacentes.
Assim, de 14 a 25 deste mês, a seguir ao Jornal da Noite e no Programa Fátima Lopes, serão apresentados os 3 Projectos a concurso. Depois de apresentados em reportagens na SIC, estes projectos serão sujeitos à votação do público que através do telefone elegerá os vencedores da iniciativa ‘A Nossa Terra Quer’.
Deste modo, solicitamos a vossa colaboração para participarem activamente, votando no Projecto AQUA e divulgando esta iniciativa.
Agradecemos desde já a sua colaboração, certos que estamos que, todos sairemos a lucrar com a realização desta obra."

O princípio do fim do Hospital de Peniche

Por proposta da Administração Regional de Saúde de Lisboa, a ser submetida à aprovação do Conselho de Ministros, as administrações dos Hospitais de Peniche, Caldas da Rainha e Alcobaça vão ser substituídas por um único Centro Hospitalar.
O proposta acrescenta que a médio prazo os actuais hospitais serão integrados no futuro Hospital Oeste Norte. Até lá apenas ocorrerão pequenos ajustes nas actuais unidades.
Até aqui nada de novo e está de acordo com o protocolo de Janeiro passado, entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal, que acordou a manutenção das Urgências no Hospital de Peniche.
O que há de novo nesta proposta da Administração Regional de Saúde de Lisboa são as seguintes duas passagens, bem reveladoras das intenções futuras em relação ao Hospital de Peniche:

“...tendo em vista que a médio prazo (os actuais 3 hospitais) vão ser substituídos pelo Hospital Oeste Norte.”

“...O futuro das instalações ocupadas pelos hospitais ainda não está definido, mas o Presidente da ARS disse que poderão ser reconvertidas em unidades de cuidados continuados... “

Perante este cenário, percebe-se que Caldas e Alcobaça se digladiem pela localização do novo Hospital.
Já custa mais a entender este consentido silêncio penicheiro......

quarta-feira, julho 09, 2008

24 Horas a Correr

Vai decorrer no próximo fim-de-semana, entre as 18h00 de sábado e as 18h00 de domingo, a 4ª Festa de Atletismo "24 Horas a Correr".
Trata-se de mais uma iniciativa do Centro Social do Pessoal da Câmara Municipal de Peniche que, para além do incentivo à prática desportiva, faz reverter a inscrição/donativo para o Lar de Santa Maria.
Perfeito seria a prova realizar-se em ruas de trânsito vedado.
Mas o máximo que se consegue é o corte de tráfego no Largo de partida e em metade da rua inicial do percurso.
Acabada a prova, volta o trânsito regular a essa zona pedonal...


Enlevo publicitário I

Ligue o som, clique aqui e aguarde...

12ª Edição da Feira do Livro de Peniche

Abre ao público no próximo dia 11 de Julho, pelas 15h00, a 12ªedição da Feira do Livro de Peniche, numa iniciativa da Associação Juvenil de Peniche.
A feira decorrerá no Clube Recreativo Penichense, diariamente das 15h às 23h30, até dia 4 de Agosto, e conta com a presença de cerca de 18 editoras de vários géneros literários e os habituais e simpáticos descontos.
Interligado com este evento, terá lugar um ciclo de cinema que passará vários filmes baseados em livros, e sessões de apresentação/autógrafos de várias obras literárias, das quais irei dando conta oportunamente.

(Imagem: A Biblioteca de Maria Helena Vieira da Silva, 1949)

Já notaram que está diferente a Nau dos Corvos?.....

terça-feira, julho 08, 2008

Viagem ao Mundo das Amonites e não só...

Foi hoje divulgado o Balanço das Comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra na Escola Secundária de Peniche.

O documento relata um vasto conjunto de actividades realizadas ao longo do corrente ano lectivo e que, de modo imaginativo, soube envolver alunos dos vários níveis de ensino e a comunidade em geral.
Não deixe de consultar aqui o artigo na íntegra.


segunda-feira, julho 07, 2008

Moishe Zakharovich Shagalov

Nasceu em Vitebsk, na Bielorrússia, há precisamente 121 anos.
Ficou mais conhecido pelo nome com que assinou as suas obras....


O Aniversário - 1915
Marc Chagall

Os dois mercados

Gosto de me passear pelo Mercado de Peniche aos sábados de manhã.
Da panóplia de cores, da profusão de cheiros, do bulício de gentes.
Por tudo isto, e pela qualidade e diversidade dos produtos à venda, o interior do Mercado espelha bem alguns dos pontos fortes do Concelho.
Já no exterior, são mais as fraquezas....


(foto de João Tito)

sexta-feira, julho 04, 2008

Windows PX

Versão 2.2 - Rosa-velho
(foto de João Tito)

Resolvido a contento(r)

Foi um processo exemplar.
Na blogosfera aqui e ali, denunciou-se a situação de menor respeito pelo património penicheiro.
Nos comentários recebidos, confirmou-se que a indignação era partilhada por vários outros leitores e não fruto duma qualquer susceptibilidade pessoal.
Deu-se conta do sucedido, por mail, ao Município.
Recebeu-se imediata resposta com garantia de reavaliação do problema, ao que se seguiu promessa de resolução.
Hoje constatou-se que o problema se encontra resolvido.

Pode não valer muito o conseguido.
Mas vale a satisfação de continuar a acreditar que a via construtiva da cidadania, que se pretende fomentar neste blogue, pode e deve funcionar.
Outros que se ocupem de opróbrios e ignomínias...

A seita tem um radar....(X)

É vê-los chegar pelo calor do Verão!
Alargam-se pelas praias penicheiras, cativados pelos vastos areais de areia fina.
Demoram-se pela tarde, agarrados à vista do mar até ao roçar da noite.
Prolongam-se pelo petisco nos bares do litoral. A cerveja fresquinha, o tremoço e o caracol, o mexilhão e a amêijoa e mesmo a gamba, são pretextos para um retardar até um estonteante pôr-do-sol.
Afinal isto é ou Isto não é o da Joana?

quinta-feira, julho 03, 2008

Lizarazu

Ontem, na minha corrida de fim de dia, já bem perto do Baleal, cruzei com o Bixente.

Ilustração Portugueza, nº 474, Março 22, 1915

terça-feira, julho 01, 2008

Parque Prof. Nuno Belo?

Foi nos comentários dum post anterior, a propósito de omissões aos percursores da Corrida das Fogueiras, que surgiu o nome do Professor Nuno Belo.
Ao correr da pena, avancei que a omissão neste caso era mais vasta, e que justificava maior tributo, como por exemplo a atribuição do nome ao Parque anónimo (ou urbano, ou da cidade, ou sabe-se lá o quê...).
A sugestão colheu de imediato alguns apoios e houve quem sugerisse que se levasse mais longe essa proposta.
É esse o propósito deste post, para o qual solicito participação na caixa de comentários.

(P.S.: Já depois de postar reparei que hoje, mas em a.b.r.i.l., ângela m. avançou com igual desiderato. Vai somando apoios esta proposta...)

O rescaldo das Fogueiras

É uma sensação única a de estar entre os mais de 2000 participantes da Corrida das Fogueirinhas aguardando 10 minutos para que os cerca de 2000 atletas da Corrida das Fogueiras iniciem a sua prova.
É uma mole infindável de atletas que se vai alargando e serpenteando pelas ruas da península.
No meio do pelotão onde me integro, há um saudável ambiente de festa, de camaradagem, de alegria e amizade, que muito tem contribuído para tornar esta prova numa das mais populares do país e que tão bem reflecte o espírito anfitrião penicheiro.

Há que reconhecer o megalómano esforço de organizar um evento desta envergadura que voltou a recolher largos elogios de muitos participantes.
Também existiram algumas falhas que importa apontar e corrigir.
Da minha participação, realço a estreiteza do percurso na Avenida Monsenhor Bastos, que torna as ultrapassagens quase impossíveis, e o atalhar de grande parte dos participantes das Fogueirinhas na rotunda da N. Sra Boa Viagem, causando o entupimento do trajecto para os atletas mais rápidos.
Haverá que trabalhar mais esta zona inicial do trajecto, comum às duas provas, de modo a contemplar sem atropelos os mais de 4000 participantes e, simultaneamente, garantir o acesso de trânsito a Peniche. Ou recorrendo a trajectos alternativos de maior largura (estrada de acesso ao estádio do GDP + túnel para o Campismo, por exemplo) ou, mais simplesmente, alargando a desfasagem de partida entre as duas provas.
Mas uma opinião individual de pouco valerá. Por isso coligi outras: no Mundo da Corrida, no Ateltas.net e num ou noutro blogue (este último de onde levianamante usurpei a foto).

(P.S.: O que julguei tratar-se dum lapso aqui apontado, afinal não o era. É que para o trajecto da prova, nesta edição, a Revista prevaleceu sobre o Regulamento)

A ilha

Merece destaque a qualidade das fotos com que o GuiadaCidade ilustra o artigo sobre a Reserva Natural das Berlengas.