sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Viaturas furtadas

Consulto com frequência o Oeste Online, jornal que pauto de grande valia para a Região Oeste.
Não há portanto nenhuma embirração particular que justifique uma segunda crítica num curto espaço de tempo.
Vem isto a propósito desta notícia, onde o jornal dá conta do trabalho da PSP das Caldas e de Peniche na recuperação de viaturas furtadas.
No caso concreto de Peniche dá conta da recuperação de um veículo a 24 de Fevereiro.
Ora segundo informação da PSP a um dos proprietários lesados, no fim-de-semana de 23 e 24 de Fevereiro, foram furtadas 3 viaturas na cidade.
Custa a perceber o critério (ou a fonte) que faz da recuperação de viaturas alvo de notícia, mas que omite os casos de furto.

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Momentos felizes na pesca em Peniche II

Depois de, dois posts atrás, ter ironizado acerca do "cardume de triatletas" na imagem que acompanhava a notícia da maior pescaria da história da pesca de cerco em Peniche, no Oeste Online, a ilustração foi mudada para a que agora apresento.
Foi também eliminado o meu comentário, onde no mesmo tom irónico, alertava para a infeliz escolha.
Soube o Portal/Jornal encaixar a crítica, e aproveitar a oportunidade de melhoria.
Dou-me por satisfeito!
É esse o permanente desiderato do Amigos de Peniche.

Euskal Herria

A posição de Espanha em relação à declaração unilateral de independência do Kosovo, em contradição com os seus habituais aliados, é o maior reconhecimento público de que o País Basco reúne todas as condições para o mesmo tipo de declaração.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Nem tudo o que vem à Rede...

O relato da maior pescaria da história da pesca de cerco em Peniche, realizada há escassas semanas pela embarcação "Mar Vermelho", vem aqui extensamente documentado neste artigo do Oeste Online.

Curiosa é a imagem, que reproduzo, utilizada para ilustrar a notícia com a legenda "Momentos felizes na pesca em Peniche".
Aí se vê um extenso e vivaz cardume de triatletas, em pleno porto de Peniche, esbracejando com determinação, possivelmente ao avistar as ameaçadoras malhas da rede da eficiente "rapa".
Porém não vejo como o momento possa ser feliz para a pesca. Tudo indica que o "lance" irá falhar e que o peixe conseguirá escapar....de bicicleta.

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Dois pesos e duas medidas








Massa e Medida Padrão do Kosovo










Massa e Medida Padrão do Curdistão


Fonte: Comunidade Internacional

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Turismo PFU

Foi nesta vasta entrevista à CMP, com extensa informação sobre a Política de Ambiente de Peniche e dos esforços tendentes à sua concretização, que deparei com a seguinte postura:

"... o odor proveniente das fábricas (indústrias) é o principal problema (ambiental de Peniche), no entanto, este não é de forma alguma prejudicial para a saúde pública. Este problema constitui apenas um incómodo...."

Ora sendo Peniche um concelho de assumida vocação turística, esta afirmação, nesse contexto, ganha uma outra dimensão.

Já se podem, por exemplo, contactar os inúmeros turistas que abandonaram Peniche, indignados e incomodados com os cheiros desgradáveis, dizendo-lhes: -Voltem seus ignorantes! A vossa saúde em nada foi afectada.
Já podemos contar com a multidão de turistas que habitualmente rumam a Souselas ou à zona do Outão para férias e que agora, demonstrada a inocuidade do pivete penicheiro, decerto escolherão a nossa cidade.
E o que dizer da alternativa ao Produto Turístico SPA, hoje tão banalizado.
Peniche poderá apresentar uma nova vertente de turismo saudável, um género de Aromaterapia ao ar livre, com certificada ausência de contra-indicações para a saúde pública, e que passará a constituir um novo e arrojado conceito, o Turismo PFU.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Composição pós-Orwelliana

Qualidade é fazer o que está certo quando ninguém está a olhar Imagem: René Magritte
Frase: Henry Ford

Agora sim, confirmadíssimo!

RE: Concertos Jorge Palma - Agenda 2008 II‏
De:Blogue Palmaníaco (ladoerradodanoite@hotmail.com)
Enviada: quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 22:27:12
Para: amigos de peniche (
amigosdepeniche@hotmail.com)

"...Não contavamos poder dar a boa notícia tão cedo, mas desta é que é! Confirmadíssimo o concerto de Jorge Palma em Peniche a 7 de Fevereiro Junho. Podem confirmar no vosso blogue.
Continuação de bom trabalho

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Cadernos de Viagem - Alguém me disse

Foi no fim de Dezembro de 2002, a caminho do Futuroscope, em Poitiers, que me demorei 2 ou 3 dias na região de Bordéus.
Explorada a cidade, aventurei-me pela “terroir” dos Bordeaux, com frequentes paragens para abastecimento, meu e da garrafeira que se ia acumulando em vasta zona reservada do porta-bagagens.
Uma dessas paragens foi em Saint-Emillion, ex-libris da região vitivinícola, onde depois de percorrida a vila e de visitar as bem fornecidas caves Clos de Menuts, o meu estômago me lembrou de que nem só de líquidos se vive.
Na rua principal os restaurantes eram declaradamente de preçário turístico e foi numa rua mais retirada que encontrei um poiso que me agradou, com preço e carta adequados. Escolhi uns patês e mais uns complementos que agora não recordo, escolhi também um bom vinho da região (que ali se oferecem quase ao preço de mercado) e saciei-me tendo por fundo os vinhedos das cercanias. O momento era ainda mais perfeito pela música ambiente que me envolvia, uma voz quente, sensual, que cantava aprazíveis melodias, em obrigatória língua francesa.
Tanto me agradou que inquiri o empregado sobre a cantora e nome do álbum, para além do papier e crayon para anotação.
O garçon, com ar intrigado, lá me providenciou o pedido, trazendo-me mesmo a capa do CD para que tomasse a devida nota, sem nunca retirar um leve ar, ao mesmo tempo curioso e inquisidor, com aquela inusitada solicitação.
É aí que ainda hoje me arrependo de não lhe ter sentenciado:
Parce qu’elle sera un jour votre première dame!

Ressalva

Sobre a notícia do concerto de Jorge Palma, em Peniche, a 7 de Junho, há novos desenvolvimentos nos comentários deste post.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Outros Amigos de Peniche, a mesma luta.

“....Basta assistir, por exemplo, a qualquer hora do dia, ao desrespeito constante dos sinais de trânsito que regulam o percurso do Largo 5 de Outubro/Largo D. Pedro V/Rua José Estevão...a ignorância fingida de uns, o atrevimento de outros e a prepotência de muitos, raríssimas vezes são penalizadas: ou porque há quem veja e não pode, ou porque quem pode não vê ou não quer ver – como parece ser o caso, tantas são as reclamações....
Este é, pois, um dos capítulos indiciadores do crescimento da mediocridade em Peniche
.....”

J.J. Vitorino Pedrosa in “ A Voz do Mar” edição nº1223 de 12 de Fevereiro de 2008

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Tiro no barco de 3

Foi o Delfim quem disparou ontem contra uma escuna holandesa, no porto de Peniche.E acertou-lhe bem, com a Canon 40D!

Um portento em balada

Está aqui agendado, não restam dúvidas, a 7 de Junho vamos ter Jorge Palma em Peniche.
Que bom!
Também nos queremos "encostar"...

Voltando às Cesaredas...

Julgo ser este video a continuação do projecto já aqui referenciado e que neste blogue melhor se documenta.
O que é realmente importante é que a beleza da paisagem apresentada se encontra a escassos 10 minutos pelo IP6, num estado ainda passível duma miríade de aproveitamentos lúdico-turístico-sustentáveis.
E era importante agir para que de novo não se espere até à fase do lamento pela oportunidade perdida.
Bom trabalho! Eu também acredito neste pólo de desenvolvimento!

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

_ _ _ _ pendente


Para se ser independente não basta merecê-lo, é preciso sê-lo.
Política à parte, será que o Kosovo o será?

Qual o melhor restaurante de Peniche?

Segue a bom ritmo a votação para os melhores restaurantes de Peniche, que decorre na faixa lateral deste blogue.
Os restaurantes a votação foram todos os nomeados nos comentários do post inicial, onde foi lançado este tema.
Já depois do início da votação, emitiram-se novas sugestões nos comentários desse post, que infelizmente já não puderam ser incluídos para votação.
Lembro que a escolha deve ser baseada na relação qualidade/preço, qualidade de confecção, qualidade de serviço e tipicidade.
Na votação são permitidas múltiplas opções.

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Imagem presságio

Já aqui por diversas vezes me tenho insurgido contra o incremento e proliferação da venda ambulante um pouco por toda a cidade, com todo o impacto negativo que isso acarreta a vários níveis.
São disso exemplo este, aquele e aqueloutro post, não propriamente recentes.
Tive agora conhecimento de um abaixo-assinado apresentado à CMP por comerciantes de Peniche, com vista à introdução de alterações e fixação de medidas no domínio da venda ambulante nos espaços públicos da cidade.
Para o efeito foi nomeada comissão, que integrará elementos das forças políticas representadas na CMP, PSP, GNR e ainda Capitania, ACISP e área social.

Há algo aqui que me custa entender.
Tal como está, o regulamento actual não permite o regabofe que se instaurou, com cada vez mais escaparates espalhados por toda a cidade, em clima de total impunidade e laxismo.
É pois no efectivo cumprimento do regulamento que reside o problema.
Perante tal cenário, a solução encontrada foi....criar uma comissão para alterar o regulamento.

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

O poema da passadeira.

Já se iniciaram as experiências de funcionamento da Fonte Cibernética (é assim que lhe chamam na acta camarária) do novo Parque Urbano (que permanece sem nome).
Já não me admirarei se na inauguração da dita fonte, em espectáculo feérico de luz, cor e som, devidamente registado em suportes variados para difusão mediática, e emoldurado por solenes personalidades locais, se formar, em contorno de fumo no vasto céu da península, o nome pelo qual, e a partir daí, se passará a designar o anónimo Parque.

É que veio-me à memória um poema do Gedeão:

Um Parque Urbano tão grande, tem tudo o que se queira,
O que ele não tem é uma passadeira...

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

O que de bom se faz na Restauração em Peniche

Do post anterior resulta a necessidade de algo se fazer pela melhoria do serviço de restauração em Peniche.
A modesta contribuição que este blogue pode assumir é a de tentar acelerar a selecção natural no ramo, enaltecendo as boas ofertas em detrimento dos casos onde se atenta ao bom nome da gastronomia e acolhimento penicheiros.
Proponho-me eleger os 7 Melhores Restaurantes de Peniche, ponderando o binómio qualidade/preço, mas também o serviço, hospitalidade e tipicidade penicheiras.
Numa primeira fase, fomentarei a discussão neste post para seleccionar cerca duma dúzia de nomeados, os quais submeterei a sondagem final na faixa lateral.
Conto com a vossa adesão ao tema, de preferência com contribuições devidamente justificadas.
Reservo também as minhas sugestões para a caixa de comentários.
Venham de lá então esses nomeados....

terça-feira, fevereiro 12, 2008

A seita tem um radar....(VI)

Aviso para os penicheiros mais sensíveis:



O Pinhal da Lagoa

Eu ainda sou do tempo em que a zona norte do istmo de Peniche era um grande pinhal onde se “picnicava” em família. Depois o parque de campismo apareceu, cresceu e foi “rapando” a zona . Os hotéis instalaram-se e relvaram outras extensas áreas. O parque aquático cortou mais uma talhada.
Do pinhal original resta uma pequena faixa entre o vedação do Hotel Praia Norte, a vedação do Sportágua e a estrada do Baleal. E mesma esta zona encontra-se totalmente invadida por mimosas (acácias) que a tornam na prática intransponível.
Depois de se ter despendido um esforço financeiro considerável na construção dum Parque Urbano a partir do nada, porque não reabilitar esta área restante de pinhal e devolvê-la à população para seu usufruto, criando uma ligação verde, de intensa vegetação, entre o acesso ao Baleal e o novo parque urbano.
Para tal bastaria arrancar as plantas invasoras e delimitar uns corredores de passagem.
Seria seguramente uma obra de baixo custo e a qual, não haveria dúvidas, o actual executivo camarário poderia reclamar em pleno.
Como está, e embora seja espaço público, apenas serve o aumento da privacidade das estruturas anexas.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Esforço triplo

De uma só vez a Câmara Municipal de Peniche soube dar um triplo impulso ao Triatlo em Peniche.
Por um lado assegurando a afirmação da prova pioneira do triatlo nacional, com o protocolo assinado com a Federação Portuguesa da modalidade para a realização duma Prova do Campeonato Nacional de Clubes, no âmbito da 25ª edição da prova penicheira.
Por outro, assegurando a participação nessa prova dos melhores atletas nacionais que, neste caso, também pertencem à elite mundial.
Por fim, incentivando a participação dos penicheiros na modalidade com a assinatura dum protocolo com a nova equipa de Triatlo do PAC-Peniche Amigos Clube, visando o apoio à primeira equipa de Peniche da modalidade e conjuntamente à dinamização da modalidade no concelho.
Quem quiser seguir mais de perto o desempenho desta motivada equipa, pode acompanhar aqui (onde aliás também se revêem grandes atletas doutras modalidades....).

A seita tem um radar...(V)

Chama-se António (Anthony) Gonçalves, é de ascendência portuguesa, e o seu restaurante de comida portuguesa/espanhola nos Estados Unidos recebeu rasgados elogios dos críticos gastronómicos do The New York Times.
É certo que a comida não é exactamente a tradicional, mas é compreensiva a concessão a outros petiscos ibéricos naquela zona.
Já o que me parece louvável é ter homenageado as suas origens escolhendo para nome do restaurante exactamente o da terra de suas raízes, Peniche.
Fica na 175 Main Street, White Plains, NY, USA e segunda a crítica:
"Peniche creates an atmosphere that is sophisticated but fun."
Quem sabe, da próxima vez que atravessar o Atlântico, não faça uma prévia reserva aqui.

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

O Caso da Foca

Os factos passaram-se na Areia Branca, concelho da Lourinhã, donde pouco dista.
Uma foca bébé foi recolhida e entregue ao Zoomarine em muito mau estado,
ao que constou devido à agressão por populares.
Talvez devido a ser a autoridade marítima na zona, o nome de Peniche e dos seus populares apareceu sempre injustamente associado a esta notícia, que teve grande difusão e causou emoção no país.
Em novas declarações, o biólogo do Zoomarine veio informar que afinal talvez a foca não tenha sido agredida, e que é frequente os animais selvagens sofrerem ferimentos quando os tentam ajudar.
Eu sempre acreditei que os penicheiros não agridem focas, mas começo a temer quanto a biólogos do Zoomarine....

Socorro!

aqui o FGV tinha documentado esta situação.
Mas nunca é demais expô-la em toda a sua fealdade.
É, quase de certeza, a janela mais inestética e infeliz da cidade, e logo num dos seus locais mais privilegiados
O ISN deixou andar, a CMP deixou passar, mas o atento turista não deixará decerto de registar este monumento à incúria e ao laxismo que há vários anos perdura.
Agora que toda a envolvente está a ser (bem) recuperada, era tempo de se (obrigar a) intervir também aqui!
O decoro afoga-se. Salvem-no!

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Partindo a loiça...

Para além dos bares de apoio de praia, a única estrutura existente nas dunas entre Peniche e o Baleal é a Carreira de Tiro.
Não terá grande movimento, e à primeira vista aparece dissimulada em frente ao Baleal Sol Village II, mas ainda assim capaz de impactos negativos consideráveis.
Um impacto sonoro, perfeitamente audível por quem esteja na Praia da Cova de Alfarroba, e por isso mesmo incomodativo, irritante até, sobretudo na época de Verão, capaz de tirar a paz ao mais irrequieto turista.
Um impacto visual nas dunas provocado pelo amontoado dos milhares de cacos de pratos atingidos por tiros certeiros, disseminados por uma área considerável e, pelo que se vê, nunca removidos. Um impacto ambiental resultante do amontoado de cápsulas metálicas dos cartuchos de tiro, por ali abandonados em pilha considerável, nas traseiras da referido campo. Sou suspeito. Nunca gostei de tiros e tirinhos.
Mas ainda assim, parecem-me demasiados inconvenientes para tão escassa actividade.

A seita tem um radar....(IV)

Nós bem sabemos que, em Peniche, é imensa a Dimensão do Crepúsculo....

foto levianamente surripiada do blogue em causa

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

A vaga do regime

Faz hoje precisamente 100 anos que se começou a valorizar mais a obra deste artista:

Onda 1895. Desenho a pastel sobre papel. Colecção particular.
D. Carlos de Bragança

Oh...da Guarda!

Esta fachada está porreira, pá!