terça-feira, novembro 04, 2008

Museu da Pesca

O Museu Municipal de Peniche é um digno representante do género que congrega todo o acervo de algum valor que a um dado município respeita.
Mas museus municipais há-os por todo o país, grandes, pequenos, melhores ou piores, e toda a autarquia que se preza rotula um punhado de achados e exibe-os como mostra.
Por isso sou adepto de museus temáticos, onde uma especificidade duma terra ou região é aproveitada com fins museológicos.
Há interessantes e bem sucedidos casos deste tipo em Portugal fora dos grandes centros urbanos, como o Museu do Pão, do Vinho, Marítimo , da Caça, ...
Entendo por isso que Peniche deveria ter um Museu da Pesca que, aproveitando parte do espólio existente, pudesse informar e documentar o turista e o visitante com toda a história e importância de um dos maiores núcleos piscatórios do país.
Tal, quanto a mim, poderia fazer a diferença.

3 contributos:

At 4/11/08 12:06, Anonymous Anónimo disse...

Deve ter sido com essa intenção que o Presidente Ant.J.Correia se
deslocou ao Rio de Janeiro nos dias
20 a 23 Outubro, para participar
no Seminário Internacional "A Democratização da Memória - Função
Social dos Museus Ibero-Americanos"...

 
At 5/11/08 09:00, Anonymous Anónimo disse...

Concordo. E juntar-lhe uma componente de construção naval, que tão bem se faz(ia) em Peniche tb podia ser interessante.

 
At 8/11/08 14:31, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP,

Penso que os museus municipais estão a entrar numa fase de reestruturação que passará obrigatoriamente por um programa expositivo mais cuidado, ao contrário dos actuais depósitos ad hoc de material arqueológico e etnográfico. Essa reestruturação pode não implicar a abertura de Museus ou Núcleos Museológicos separados (embora possa por aí enveredar)mas apenas uma redefinição dos conteúdos.
Os museus estão a deixar de ser gabinetes de curiosidades e a passar a ser organismos vivos onde se pode sentir a identidade de uma localidade. Neste sentido faz toda a lógica existir em Peniche um museu do mar ou da pesca...

Abraços Oestinos dos lados de Torres Vedras

 

Enviar um comentário

<< Home