terça-feira, outubro 21, 2008

Modelo de criação de emprego

"O interesse da Autarquia foi fundamental para que fossemos mais rápidos a tomar a decisão e investirmos...e tudo fez para que viéssemos para aqui", afirmou Nuno Jordão do Conselho de Administração da Sonae, no passado dia 3 de Outubro, na abertura do Modelo do Bombarral.
A nova unidade representou um investimento de oito milhões de euros, criou cerca de 128 novos postos de trabalho, e conta com uma área de espaço comercial com cerca de 3000 m2 onde também se inserem as lojas Worten e Modalfa.

16 contributos:

At 21/10/08 14:05, Anonymous Anónimo disse...

Será que ainda vamos ter Modelo em Peniche?

 
At 21/10/08 15:21, Anonymous Anónimo disse...

Infelizmente, há gente que continua a acreditar que inviabilizando o aparecimento de grandes superficies comercias, protege e defende o comércio tradicional. Errado. A história recente mostra-nos que as politicas de proteccionismo em nada ajudaram ao desenvolvimento. Fico triste por perdermos oportunidades de criar novos empregos em Peniche, mas fico contente por ver gente que em tempos foi contra a implantação de novas superficies comerciais em Peniche e que agora as defende com unhas e dentes. Há sempre tempo para mudar, o povo até tem um ditado bem a propósito....
Saudações
A.Sales

 
At 21/10/08 21:14, Blogger Dário Nantes disse...

JP - olhemos para o exemplo da Lourinhã....é igualzinho a Peniche ;) - um grande abraço.

 
At 21/10/08 22:40, Anonymous Anónimo disse...

É inadmissível se estiverem a criar entraves a investimentos como o Modelo.
A cidade se continua com este pensamento retrógrado e de cariz feudal não vai longe!
ana

 
At 21/10/08 22:43, Anonymous Anónimo disse...

Até parece que o vir ou não do Modelo se transformou num tabú.
Segundo ouvi dizer estaria prevista a inauguração para Junho/Julho do próximo ano. A construção será(ia)nos terrenos do Convento.
Nunca mais se ouviu falar no assunto. Por acaso, até gostava de saber, por parte das autoridades locais, se vem ou não.
Se for como a história do centro educativo da Atouguia...
ana

 
At 21/10/08 23:02, Anonymous Anónimo disse...

Como é possível num tão curto espaço de tempo deixar passar ao lado tantas oportunidades, tão bem acolhidas noutros concelhos? Será que estes tipos não andam a preparar o "piso" para se inserirem num desses investimentos após as eleições, do género Jorge Coelho/Mota-Engil ou Ferreira do Amaral/Lusoponte?

Estes indivíduos não são dignos de nos representar. Só se prestam a fazer barulho à porta das fábricas a reinvidicar regalias utópicas e mesmo assim em Peniche deram-se mal com a poluidora "Ensip". Nunca mais ouvi nenhum deles preocupado com a relação ETAR/Ensip.

Num tão curto comentário três áreas ingovernáveis pelos comunistas: Indústria, comércio e ambiente. Juntar-se-ão a estas muitas outras...

 
At 21/10/08 23:39, Anonymous Anónimo disse...

A propósito do modelo.. Então os colegas não sabem que era proibida a instalação da infra-estrutura no espaço proposto? Os colegas não sabem que só à pouco tempo o projecto foi entregue?
Mas para que fosse possível foi a actual Câmara Municipal que resolveu o problema com "barba rija", que permite a construção de grandes superfícies naquela zona.

Saudações Camaradas da Câmara!

 
At 22/10/08 14:01, Anonymous Anónimo disse...

Quem aplaude de pé essa alteração ao PDM, é concerteza a pessoa que vai vender o terreno...

 
At 22/10/08 16:26, Anonymous Anónimo disse...

Este anónimo já está a tentar desviar a atenção dos factos reais. Afinal o Sr. Anónimo já não quer o Modelo em Peniche? Vocês anónimos só dizem asneiras e dão o dito por não dito. A própria notícia deste site é elaborada de um modo tendencioso. Parabéns CDU pela coragem em cumprir as leis em Portugal!

 
At 22/10/08 17:31, Anonymous Anónimo disse...

Penso que esta notícia não tem um tom tendencioso, pelo contrário apenas lança a discussão pelo que será melhor para nós, Concelho de Peniche, que vivemos sem prespectivas de emprego e fraco ou nenhum desenvolvimento económico. Se o Sr. Pedro Rodrigues não é adepto da liberdade de expressão de opinião aí entraremos numa questão bem mais profunda. Só queremos o melhor para Peniche!

Carapau

 
At 22/10/08 20:01, Anonymous Anónimo disse...

Já foi há algum tempo que a alteração se verificou para que o Modelo fosse instalado naquela área. Até houve alguns problemas/desentendimentos com a Sonae. Isso é público. É só ir ver às actas.
A questão é saber se vem e para quando?
ana

 
At 22/10/08 22:06, Anonymous Anónimo disse...

Perguntem à sonae quando vem. Façam abaixo-assinados, escrevam cartas assim como quem escreve ao pai natal. É aproveitar agora que até estamos a 2 meses do natal. As condições estão criadas para a sonae e para todos os outros. Não percebo é porque é que este assunto gera tanto e mais interesse e discussão do que outros que considero verdadeiramente essenciais para Peniche.

Espião das Dunas

 
At 22/10/08 22:21, Anonymous Anónimo disse...

Estimado anónimo,após a revolução libertadora do 25 de Abril não concordo com o teu refúgio no anonimato.
Quanto ao Modelo? Foi uma Câmara de Peniche dirigida pela CDU que resolveu mais um grave problema existente na área do Planeamento/desenvolvimento do concelho.
Estimada Ana,quanto à tua pergunta, salvo melhor opinião ela deve ser dirigida ao grupo Sonae.Não achas?
Eles são os promotores.Certo?
Um abraço aos amigos que dirigem a Câmara.Esta oposição só diz mal.Força!Bom trabalho!

 
At 22/10/08 22:46, Anonymous Anónimo disse...

É uma boa ideia perguntar à Sonae.
ana

 
At 23/10/08 13:05, Blogger jp disse...

"A própria notícia deste site é elaborada de um modo tendencioso."

Caro Pedro Rodrigues,

Admito que elaborei esta notícia com a intenção de fomentar a discussão sobre este tema. Nesse sentido o post é tendencioso.

Quanto ao tema em si, estou claramente convicto de que Peniche só tem a ganhar com o aumento da oferta comercial disponível. Tal incremento gera uma concorrência que força a melhoria de serviços e/ou o abaixamento de preços, para além da criação de mais postos de trabalho.
Mais defendo que a CMP deveria ter papel activo na captura deste tipo de investimento, como o fazem ou fizeram outras autarquias na zona (de que é exemplo o noticiado Bombarral).

Percebo que a questão da legalidade do local tivesse de ser salvaguardada e estou grato por essa situação ter ficado finalmente esclarecida.
(Pena que o rigor colocado no caso Modelo não seja extrapolado para a localização de todos os tipos de ofertas comerciais, em especial para a venda ambulante que continua a ser permitida junto ao mercado e prolifera em muitos outros locais na cidade.)

Numa Assembleia Municipal (ou sessão de esclarecimento) a que assisti, fiquei a saber que, para uma Sonae habituada a ser desejada, esse rigor foi mal interpretado e entendido como um ilegítimo entrave ao projecto.
Estas insinuações causaram indignação na CMP, tendo o Sr. Presidente afirmado ir proceder judicialmente contra o seu interlocutor na Sonae.
Desconheço se tal processo teve ou não seguimento em tribunal.

Reconhecendo o direito à defesa da honra dos envolvidos, há que perceber que, para Peniche, não foi dos incentivos ao investimento mais bem sucedidos.

E é na independente perspectiva penicheira que este blogue sempre se posiciona, tendenciosamente.

Aproveito para agradecer a todos os comentadores o participado debate deste tema, cuja discussão permanece em aberto.

 
At 3/11/08 20:42, Anonymous Anónimo disse...

Bem, respeito todas as opiniões aqui "postadas", mas o que é certo e que ninguem consegue realmente responder a uma questão fundamental. Afinal o "Modelo" vem ou não para peniche? alguem consegue ter mais de 50% de certezas que vem? Será que quando precisar de algum electrodomestico mais em conta terei de continuar a ir a "worten" nas caldas?
Sé mais uma questão que vem a proposito deste assunto, Ouvi falar (pois ouvi falar porque quando algo acontece há sempre muita gente que inventa)que a CMP rejeitou a instalação de um hipermercado "DEBORLA", nos terrenos onde agora ta a nascer, para mim, o maior escandalo da cidade de Peniche, aquele prédio em frente ao "PINGO DOCE". "Sim, sim aquele que está numa zona INDUSTRIAL". Alguem poderá me responder se e verdade ou não? obrigado!


ASS: Alguem que ama muito a sua terra!!

 

Enviar um comentário

<< Home