sexta-feira, julho 11, 2008

O almejado Passeio Marítimo

Com a construção e sucessivas ampliações do Porto de Peniche, o núcleo central da cidade foi-se apartando da sua ligação ao mar.
Perdeu-se a praia inicial, junto à Fortaleza, depois a praia dos Barcos, e até o início da Praia do Molhe Leste ficou algo desfigurado pela deposição de areias da última ampliação portuária.
Nos bastidores congeminam-se projectos para uma Marina Oceânica, na zona do Molhe Leste, que embora mantendo parte da praia, segundo algumas versões, decerto inviabilizará mais um largo talho do areal.
Com o galopante desassoreamento da Praia de Peniche de Cima, muito receio que os meus netos ainda tenham de ir a banhos à Nazaré.

Vem tudo isto a propósito desta notícia, onde se preconiza a ampliação da existente Marina de Peniche nos dois pontões iniciais do Porto de Pesca, com ligação ao Cais das Gaivotas, ao Fosso recuperado, e quiçá (não custa insistir), a uma pedonal Avenida do Mar.
A ideia não é nova, já aqui lhe fiz referência oportunamente, bem como à sua fonte, mas parece que é cada vez mais assumida por todos esta necessidade do núcleo histórico da cidade recuperar a sua ligação física ao mar.
E convenha-se que o Cais das Gaivotas ficará melhor como charneira duma nova zona de ligação entre a cidade, o mar, a navegação e a zona recuperada do fosso, do que palco de episódicos torneios futebolísticos em piso de transladada areia.

2 contributos:

At 11/7/08 15:58, Anonymous Anónimo disse...

Fiquei satisfeito ao ouvir a notícia...pensei que a tal marina oceânica ficasse esquecida aproveitando-se as infra-estruturas existentes...assim, a Praia do Molhe Leste ficaria preservada. Talvez não queiramos nada disso, pelo menos recordando o tratamento de choque que foi proporcionado há uns anos atrás. Que saudades da Bola de Nivea com as barracas em redor e alegria das crianças nesse areal...é como dizes talvez os nossos netos tenham de ir para a Nazaré...

FF

 
At 30/7/08 00:26, Anonymous Anónimo disse...

Desta vez , concordo com o Amigo de Peniche , de facto deve-se trazer a Marina para dentro da cidade e não colocá-la longe da cidade , as vantagens são óbvias para todos , aproveitando a recuperação do fosso das muralhas , deve-se começar de imediato a amadurecer esta ideia de que a nova marina de Peniche faz todo o sentido é no Cais das Gaivotas , até porque neste momento se está a construir um novo edificio para a lota junto ao parque da cidade, para além de que a actividade piscatória em Peniche daqui a 10 ou 15 anos será meramente residual, e não vão ser necessárias lotas nem outos equipamentos relacionados com o porto de pesca que desaparecerá também

 

Enviar um comentário

<< Home