segunda-feira, julho 28, 2008

A Festa do Decibel

Após alguns anos de interregno voltei a circular no zona do arraial da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, ainda em período pré-oficial.
Fiquei impressionado com a intensidade da chinfrineira.
Parece que durante as últimas décadas o progresso na potência das instalações sonoras não demoveu os proprietários das atracções de continuaram com o volume e graves no máximo. Como a muralha está por perto, o som por ali reverbera e redunda em cheio no transeunte que não tem alternativa senão gritar com os seus companheiros de infortúnio. Já os feirantes, para se conseguirem fazer ouvir, pululam pelo topo de cadeiras e bancadas e, armados de megafone, lá vociferam a plenos pulmões os 5 Euros da contrafeita praxe
É o reino do ruído trepidante, da sirene lancinante, do estridente grito, que se propaga por todo o recinto, por toda a zona, por todo o Peniche. E que ainda hoje alguém me garantiu ser audível na Atouguia.
Tem mesmo de ser assim?
Sendo o arraial uma parte importante da Festa em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem será que, com tamanho alarido, se está a honrá-La ou a levá-La ao Otorrino?
(Edvard Munch, O Grito, 1895)

1 contributos:

At 29/7/08 00:09, Anonymous Anónimo disse...

o assunto é diferente mas no domingo, passei pelas berlengas ai pela quarta vez na minha vida, e pareceu-me que o Salva Vidas fazia de barco maritimo turistico? estarei a fazer confusão.

 

Enviar um comentário

<< Home