quinta-feira, junho 12, 2008

Para uma história do Porto de Peniche....

Na recente exposição de Winy Smit-Vuijk, que aqui divulguei, estiveram expostas algumas fotos de Peniche, nos anos 40, algumas delas relativas à construção do Molhe da Ribeira. Tal ficou a dever-se ao pai da artista ter sido o responsável pela construção daquela estrutura portuária, razão que motivou a residência em Peniche naquela época.
Essas fotos dos primórdios do molhe fazem parte duma colecção mais vasta, que foi também disponibilizada ao município, e que representa um inestimável registo histórico dos primórdios duma obra tão determinante para a pesca de Peniche e, consequentemente, para o progresso da cidade.
Muitas outras alterações e ampliações sofreu o Porto de Peniche desde essa época, como aliás as que actualmente decorrem no referido molhe.
Conforme pude confirmar, também o Instituto Portuário do Centro em Peniche guarda alargado acervo documental e fotográfico sobre o historial da evolução do porto de pesca, que poderá ser facultado para dar suporte e seguimento à colecção agora encontrada.
Por tudo isto, era importante que o material agora disponibilizado se possa constituir num embrião do que deverá ser a história em falta do maior porto de pesca português, a que todos os penicheiros, duma forma mais ou menos próxima, estão indubitavelmente ligados.
Só desta forma, e com a divulgação do sugerida compilação, a oferta de Winy Smit-Vuijk chegará finalmente ao seu destinatário, o povo de Peniche.

2 contributos:

At 12/6/08 10:14, Anonymous Anónimo disse...

A CMP deveria constituir um sector que tratasse só do acervo de fotografia que muitos penicheiros ainda têm.
Caso não o faça muitas fotos antigas irão perder-se.

 
At 13/6/08 09:23, Anonymous Anónimo disse...

Aqui está uma excelente ideia / proposta de trabalho! Certamente que existe na comunidade penicheira (ou fora dela, porque não?) alguém da área de História que estará disposto a abraçar este desafio. Estou certo que vai encontrar mercado para escoamento do trabalho final. Uma sugestão: porque não, tal trabalho resultar de uma encomenda dos dois organismos mais envolvidos no tema: o Instituto Portuário do Centro e a Câmara Municipal de Peniche?
Penicheiro

 

Enviar um comentário

<< Home