quinta-feira, junho 26, 2008

Lenha para as Fogueiras II

Acabo de ler a Revista da 29 ª Corrida das Fogueiras e 8ª Corrida das Fogueirinhas editada no site da Câmara Municipal de Peniche, onde se faz uma resenha da história da prova e do sucesso que, ao longo dos anos, tem granjeado por todo o país.
Sublinha-se o regresso às origens, com a prova a ser de novo organizada apenas pelo Pelouro do Desporto da CMP. Agradece-se, em vasta lista, aos muitos que contribuíram e contribuem para o êxito da prova. Lá estão, e bem, a PSP, os Bombeiros, os Escuteiros, os patrocinadores, os trabalhadores do Município, a Associação de Motociclismo e até a Igreja Cristã Nova Aliança.
Mas em nenhum lado da citada revista se faz qualquer referência ao papel e contributo preponderante do PAC – Peniche Amigos Clube que, com o apoio da CMP, é certo, congregou um vasto grupo de voluntários que durante largos anos, e com esforçado empenho, soube projectar, organizar, construir e consolidar o sucesso que a prova tem no presente.
A Câmara Municipal de Peniche terá toda a legitimidade na escolha, ou não, de parceiros para o evento.
Já não o terá para rescrever a história da prova!

10 contributos:

At 26/6/08 10:10, Anonymous Anónimo disse...

As aventuras da corrida das fogueiras já não interessam, agora as que interessam são as aventuras no triatlo. Tanto se zangaram as comadres que foi preciso adoçar-lhes a boca... e amiguinhos como dantes, pelo menos alguns...a omissão do PAC na história da corrida das fogueiras é um promenor insignificante que não tem qualquer significado...um dano colateral

 
At 26/6/08 14:29, Anonymous Anónimo disse...

no inicio da prova nao existia PAC existia sim um grupo de voluntarios amigos do desporto e do convivio que de forma simples organizava as provas de desporto em peniche ,o triatlo e a corrida das fogueiras ,faz parte da historia do desporto em peniche mas muita gente participou nessas provas de forma voluntaria e muitos nao estao no PAC ,talvez ate nao esteja grande parte dos voluntarios desse tempo.

 
At 28/6/08 17:14, Anonymous Anónimo disse...

Volto a referir que antes do Pac houve uma pessoa que idealizou e concretizou a Corrida das Fogueiras e também o Triatlo : o
prof. Nuno Belo.Também ele tem sido intencionalmente esquecido.
E há muita gente do Pac que fica muito mal nesta fotografia...
Referencia-se PSP, Bombeiros, escuteiros etc para "tapar o sol com a peneira" e com muita falta de caracter não se referencia quem
na verdade pensou, organizou e entregou esta prova a alguns que posteriormente se iriam constituir como Pac. Fale-se verdade... a corrida tem 28 anos e há muita gente que se lembra de muita coisa.

 
At 30/6/08 11:00, Blogger jp disse...

Caro anónimo das 17:14,

Tem toda a razão na omissão que aponta.
O Prof. Nuno Belo tem sido esquecido pelo concelho no reconhecimento que lhe é devido pela criação de muitas das iniciativas desportivas importantes de Peniche e, mais do que isso, no "bichinho desportivo" que deixou nalgumas gerações, uma delas, em particular, fez escola através do PAC, e da continuidade que soube dar a algumas dessas iniciativas.

Vou mesmo mais longe.
Também seria um bom nome para o Parque anónimo (a que muitos continuam a chamar de urbano ou da cidade..) e onde se pretende uma zona desportiva e de lazer para toda a população.
Parque Prof. Nuno Belo seria um justo reconhecimento pelo dinamismo desportivo que incutiu a Peniche e que ainda hoje perdura.

 
At 30/6/08 14:19, Anonymous Anónimo disse...

E eis que começa a surgir o Parque Bel(l)o da Cidade...

 
At 30/6/08 23:58, Blogger MATS disse...

Boa Noite

Quanto ao tema da Corrida das Fogueiras, não me vou demorar porque esta polemica não faz qualquer sentido. Já quanto ao nome do parque ainda não me tinha surgido essa ideia, mas para mim é uma das mais significativas e provavelmente consensual.
Também eu tive o previlegio de ser aluno do Professor NUNO durante os anos 70, e muito do meu gosto pelo desporto o devo a ele e ao seu exemplo como professor como Homem e Penicheiro.
Deixo aqui o desafiu para ser formado um grupo de pessoas que possam propor este nome para o parque, estou disponivél ainda que não resida em Peniche, e o movimento pode ser encabeçado pelos seus antigos alunos (e são muitos).

Mário de Sousa

 
At 1/7/08 01:08, Anonymous Anónimo disse...

Foi ainda apresentada pelos membros do Partido Socialista uma outra proposta.
“Fizemos o balanço da 24.º edição da Corrida das Fogueiras e da 3.ª edição da Corrida das Fogueirinhas.
Podemos considerar que se saldou por mais um êxito desportivo deste concelho, quer pelo número de atletas participantes, quer em termos organizativos.
Felicitamos, por isso, todos os que contribuíram para este sucesso.
Foi já iniciado o trabalho na organização da 25.ª edição.
Considerando o que este evento desportivo tem representado para o concelho;
Considerando que a sua realização, além de envolver diversificados meios municipais, se tem ficado essencialmente a dever ao PAC (Peniche Amigos Clube) e a um número significativo de cidadãos anónimos, que têm prestado inegável contributo com o seu esforço e espírito de colaboração;
Considerando que ao falar deste evento desportivo não deveremos esquecer aqueles que, em boa hora, decidiram iniciar a Corrida das Fogueiras,
Os representantes do Partido Socialista na Câmara Municipal de Peniche propõem a atribuição da Medalha de Mérito Municipal do Desporto cunhada a prata dourada ao Senhor Professor João Nuno Bellegarde Belo Conceição, como reconhecimento e agradecimento do seu contributo para o início desta prestigiante prova desportiva, realçando, igualmente o seu papel determinante para o lançamento do Trialtlo de Peniche e o desempenho de muitos anos como Professor de Educação Física, nomeadamente na Escola Secundária de Peniche e os seus incentivos à prática de diversas modalidades desportivas, como Badminton, o Voleibol e a ginástica.
Peniche, 14 de Julho de 2003”.
- Deliberado aprovar, por unanimidade e escrutínio secreto.

 
At 1/7/08 10:15, Anonymous Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo com o nome do Prof. Nuno para o Parque. Ele é um ícon incontornável do desporto em Peniche. Seria uma homenagem mais que mercida.

 
At 1/7/08 16:49, Blogger Paulo Renato Santos disse...

Depois de tantas tentativas do JP para dar um nome ao Parque, parece-me que esta ideia veio para ficar:
PARQUE PROF. NUNO BELLO. Enquadra-se perfeitamente na forma como ele sempre esteve no desporto e é profundamente merecida.

 
At 4/7/08 17:12, Anonymous Anónimo disse...

O anónimo de 1.7.08 das 01.08 "esqueceu-se" ou não sabe que o prof. Nuno RECUSOU receber essa medalha.

 

Enviar um comentário

<< Home